Publicações

logo ILGA

Educação: Publicações

Quem não tem acesso à informação encontra-se em exclusão social. A Associação ILGA Portugal tem criado vários mecanismos de divulgação. Contrariamos a sub-informação e a ausência do debate de temática LGBT, as quais agravam a exclusão por discriminação nas causas (a ignorância feita de preconceitos negativos perpetua o preconceito) e nos efeitos (o silêncio sobre a sua própria orientação sexual agride a auto-estima e a identidade pessoal).

Numa política assumida de informação a toda a comunidade desde a sua fundação, a Associação tem publicado e distribuído material informativo e formativo relacionado com a vida das pessoas LGBT.

Sabemos o que somos. Pessoas.

 É fundamental que às pessoas transexuais sejam prestados cuidados de saúde adequados e sensíveis à diversidade de identidades e expressões de género. É ainda necessária a garantia de que em Portugal são cumpridas as directrizes clínicas internacionais nesta matéria. E por isso a Associação ILGA, no âmbito do trabalho desenvolvido pela equipa de projeto TRANSformation em colaboração com o seu Grupo de Reflexão e Intervenção em Transexualidade (GRIT), acaba de publicar a brochura "Sabemos o que somos. Pessoas."

Leia aqui a publicação "Sabemos o que somos. Pessoas." em formato pdf - ou passe pelo Centro LGBT e obtenha-a impressa.

Vamos parar os crimes de ódio contra pessoas LGBT

Publicação dirigida especialmente às pessoas LGBT , editada no âmbito do projeto “Identificar e combater os crimes de ódio contra as pessoas LGBT / Tracing and tackling hate crime against LGBT persons”.

Leia aqui, em formato pdf. Esta publicação está também disponível no Centro LGBT.

Vamos parar os Crimes de Ódio contra as pessoas LGBT - orientações para a polícia

Publicação dirigida especialmente às/aos agentes das forças de segurança, editado no ãmbito do projeto “Identificar e combater os crimes de ódio contra as pessoas LGBT / Tracing and tackling hate crime against LGBT persons”.

Leia aqui (formato pdf)

Saiba mais sobre este projecto no site Identificar e Combater os Crimes de Ódio Contra as Pessoas LGBT

Pelo direito à identidade

Folheto com várias respostas às questões mais colocadas em relação à necessidade de uma Lei de Identidade de Género.

Em Portugal, uma pessoa transexual tem que recorrer aos tribunais para que o seu sexo e nome legais sejam alterados e fiquem de acordo com a sua identidade de género. Segue-se burocracia e lentidão, humilhação e desrespeito pela intimidade, a sujeição a visões caricaturais do que devem ser os homens e as mulheres transexuais - e a exclusão arbitrária de muitas pessoas transexuais.

Leia mais aqui.
 

Documentação: Pelo direito à identidade
Eu? Sou uma pessoa.

É uma publicação com perguntas e respostas sobre questões de identidade de género.

Este flyer tem o apoio da ILGA-Europe no âmbito do seu Human Rights Violations Documentation Fund. É o primeiro resultado publicado no âmbito do projecto TRANSFORMATION da Associação ILGA Portugal, que permitirá um retrato pormenorizado da situação das pessoas transexuais em Portugal.

Leia aqui em formato pdf.

Era uma vez... as famílias

Era uma vez... as famílias

Esta publicação, com desenhos para colorir e feita em parceria com a Fundacion Triangulo, pode ser um bom meio para dizer a uma criança que há crianças com uma mãe e um pai, outras com duas mães, outras com dois pais ou outras só com uma mãe, por exemplo.

As crianças poderão perceber que quando se fala de famílias não há apenas um tipo correcto, não há uma melhor que a outra, mas antes uma imensa diversidade familiar da qual elas próprias fazem parte. As famílias não são só a preto e branco, podem ser também de muitas outras cores.

Ideia: eraseunavez.com
Desenhos: Isabel Blanco González
Impressão e maquetagem: Indugrafic, artes gráficas
Edita: Associação ILGA Portugal
A distribuição é gratuita. Peça o seu exemplar no Centro LGBT.

As famílias que somos

As famílias que somos é uma brochura informativa lançada em 2008 e que, através de histórias de vidas concretas, mostra as realidades familiares das pessoas LGBT.

A versão eletrónica pode ser lida aqui, em formato pdf; no Centro LGBT existe a versão em papel, atualmente na segunda edição.

Livros infantis para TODAS as famílias

Estão à venda os dois livros infantis ("De onde venho?" e "Por quem me apaixonarei?") cujas histórias e respectivas ilustrações retratam, de uma forma simples, a diversidade afectivo-sexual, promovendo assim a igualdade, o respeito pela diversidade e a convivência cidadã desde a infância. São livros inclusivos, para todas as famílias – esta edição é afinal mais um passo na nossa luta pelo direito à indiferença.

Estes livros opdem ser adquiridos no Centro LGBT, por e-mail (centro@ilga-portugal.pt) com transferência bancária ou na Livraria Barata, em Lisboa.

Material de prevenção de IST

A Associação tem dado algum destaque à produção e distribuição de material informativo sobre prevenção do VIH/SIDA e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Deste destacaremos o mais recente material, produzido com o apoio financeiro da CNIVS.


Exemplos das últimas publicações são:

brochura: Relacionamentos e sexo – um guia para gays seropositivos

campanha: dicas sexuais

brochura: Não será melhor saber?

campanha: pensa duas vezes

brochura: Linfogranuloma Venéreo (LGV) - Uma infecção sexualmente transmissível em crescendo na Europa

brochura: Nas tuas práticas sexuais, tu escolhes a segurança que queres ter (para lésbicas)
 
Temos exemplares de todos estes materiais disponíveis no Centro LGBT, sendo também regularmente distribuídos na Brigada do Preservativo.

SUBSCREVA NEWSLETTER
PESQUISAR
JUNTA-TE A NÓS
logo facebook logo twitter logo youtub logo sapo videos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English