Identidade Género

logo ILGA
Publicação: A Lei da Identidade de Género

Folheto resultante da avaliação do funcionamento o impacto da lei nº7/2011 (vulgarmente chamada “lei de identidade de género”, e que permite a mudança de sexo legal e de nome próprio em conservatórias de registo civil), desenvolvido pela A ILGA Portugal, em parceria com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a LLH (associação LGBT norueguesa).

Leia aqui a publicação:
http://ilga-portugal.pt/ficheiros/pdfs/Folheto_Lei_Identidade_Gen.pdf

 

Recursos: Guião de Entrevista para Avaliação Social de Pessoas Transexuais

O  "SASSY - Social Assessment Interview Guide for Transexual People / Guião de Entrevista para Avaliação Social de Pessoas Transexuais" é um instrumento bilingue (português/inglês) e pretende apoiar profissionais da área social que lidam com pessoas transexuais.

Publicação: Eu? Sou uma pessoa.

 É uma publicação com perguntas e respostas sobre questões de identidade de género.

Este flyer tem o apoio da ILGA-Europe no âmbito do seu Human Rights Violations Documentation Fund. Foi o primeiro resultado publicado no âmbito do projecto TRANSFORMATION da Associação ILGA Portugal, que permitiriu um retrato pormenorizado da situação das pessoas transexuais em Portugal.

Leia aqui em formato pdf.

Publicação: Pelo direito à identidade

 Folheto com várias respostas às questões mais colocadas em relação à necessidade de uma Lei de Identidade de Género. 

Em Portugal, uma pessoa transexual tem que recorrer aos tribunais para que o seu sexo e nome legais sejam alterados e fiquem de acordo com a sua identidade de género. Segue-se burocracia e lentidão, humilhação e desrespeito pela intimidade, a sujeição a visões caricaturais do que devem ser os homens e as mulheres transexuais - e a exclusão arbitrária de muitas pessoas transexuais.

Leia mais aqui.

publicação: Sabemos o que somos. Pessoas.

  É fundamental que às pessoas transexuais sejam prestados cuidados de saúde adequados e sensíveis à diversidade de identidades e expressões de género. É ainda necessária a garantia de que em Portugal são cumpridas as directrizes clínicas internacionais nesta matéria. E por isso a Associação ILGA, no âmbito do trabalho desenvolvido pela equipa de projeto TRANSformation em colaboração com o seu Grupo de Reflexão e Intervenção em Transexualidade (GRIT), acaba de publicar a brochura "Sabemos o que somos. Pessoas."

Leia aqui a publicação "Sabemos o que somos. Pessoas." em formato pdf - ou passe pelo Centro LGBT e obtenha-a impressa.

PESQUISAR Áreas trabalho
Áreas de Trabalho
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English