Noticias

logo ILGA

Notícias: Internacionais

It Gets Better: Obama discursa contra o bullying homofóbico
2010-10-29
Presidente dos EUA contra homofobia

"Tal como todos vocês, fiquei chocado e entristecido pela morte de vários jovens que foram insultados e vítimas de bullying por serem gays". Foi o que disse o presidente Obama, ecoando as palavras do activista Lgbt Dan Savage e as de milhares de outros que participaram na campanha "It Gets Better".

Num vídeo com 3 minutos, postado no Youtube pela Casa Branca a 21 de Outubro, o presidente dos E.U.A. mostra complacência para com os pais das vítimas, jovens gays que se suicidaram, e continua o seu discurso apelando à acção de todos. "Como pai de duas meninas, isto destroça-me o coração", disse Obama. "É algo que não deve acontecer neste país. É preciso acabar com este mito que o bullying é apenas uma fase normal. Que o bullying é algo inevitável no processo de crescimento. Não é. É nossa obrigação assegurar que a nossa escola é um lugar seguro para as nossas crianças."

Juntando-se a celebridades como Adam Lambert, Zachary Quinto, Jason Derulo, Jewel e Adam Levine (dos Maroon 5), Obama criou o seu vídeo "It Gets Better"para confortar aqueles que não se integram por causa da sua sexualidade. "Vocês jovens precisam de saber que, estando em dificuldades, há adultos atenciosos que vos podem ajudar", disse. "Vocês não estão sozinhos, vocês não fizeram nada de errado. Não fizeram nada que justifique esse bullying."

Tal como o nome sugere, a campanha It Gets Better, originalmente criada por Dan Savage, após a publicação nos media de uma série de suicídios levados a cabo por jovens gays, veio dizer a indivíduos Lgbt que "isso melhora". A campanha urgiu a população à publicação de vídeos no Youtube com a partilha das suas experiências enquanto indivíduos queer e com o relato de como as suas vidas melhoraram depois do ensino secundário. Desde então a campanha tornou-se viral. Evoluiu para uma ferramenta que está a ser usada para criticar o bullying adolescente e a homofobia. Capturou a atenção e convidou tanto gente queer como hetero a expressar a sua opinião sobre o assunto.

Tal como reportado pelo Imprint, foi a notícia do suicídio do jovem Billy Lucas de 15 anos, que impeliu Dan Savage  a criar a campanha. Estudante na Escola Secundária de Greensburg no Indiana, Billy foi vítima de bullying por ser diferente - embora nunca se tenha identificado como gay. Foi gozado pelo que assumiram ser a sua orientação sexual, continuamente apelidado de "fag" (bicha) e foi-lhe dito que não merecia viver. A 9 de Setembro, uma quinta-feira, a mãe de Billy encontrou o seu cadáver no celeiro da família. Billy Lucas enforcara-se.

A mesma vaga de suicídios que instigou Dan a criar o It Gets Better suscitou mais debate. A ABC News, subsidiária de informação da cadeia televisiva ABC, notou que após o quinto suicídio da série, o do estudante Tyler Clementi da Universidade de Rutgers, as pessoas começaram a especular.

Tyler, que não havia assumido ser gay, foi filmado secretamente enquanto tinha relações íntimas com outro homem, pelo seu colega de quarto. O vídeo estava a ser publicado em directo no MySpace e havia ligações para ele no Twitter e Facebook. Quando descobriu o que se passara, Tyler saltou da Ponte George Washington. 

Após a sua morte, muitos falaram com aversão acerca da sua situação e sobre os outros suicídios. A 3 de Outubro, Ellen DeGeneres criou um vídeo semelhante ao de Obama. "Revelaram na internet que ele era gay e ele suicidou-se. Algo precisa de ser feito", dizia. "É a gota de água para nos apercebermos que a intimidação e bullying adolescente são uma epidemia neste país e que a taxa de mortalidade está a aumentar."

Já passaram três semanas desde esta vaga de suícidios e o apoio à campanha It Gets Better continua a crescer solidamente. O vídeo de Barack Obama no Youtube atraiu imensa atenção:  às 9 da manhã (EST), o vídeo tinha 12.440 visualizações e no espaço de uma hora o número aumentou de 32.031 para 44.472 visualizações.

traduzido e adaptado de Digital Journal, 22 Outubro 2010

logotipo do facebook logotipo do twitter logotipo do delicious
PESQUISAR NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
2019
Janeiro
2018
Novembro
Outubro
Abril
Março
Fevereiro
2017
Dezembro
Novembro
Outubro
Julho
Junho
Maio
2016
Dezembro
Outubro
Agosto
Julho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2015
Dezembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
2014
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
2013
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2012
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2011
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2010
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
2009
Novembro
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English