Noticias

logo ILGA

Notícias: Internacionais

Emma Watson faz um discurso brilhante na ONU
2014-09-22
Emma Watson faz um discurso brilhante na ONU

A atriz britânica Emma Watson, 24 anos, que até aqui só era conhecida por interpretar a personagem Hermione Granger nos filmes Harry Potter, tem agora um novo e importante papel na sua vida: desde julho que é Embaixadora da Boa Vontade da ONU para os Direitos das Mulheres.

Foi nesta qualidade que Emma discursou na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, no lançamento da campanha pela igualdade de género "HeforShe"  ["Ele por Ela"], lembrando que "nenhum país no mundo pode dizer que atingiu a igualdade de género".

Sem margem para equívocos, a oradora evocou uma definição de feminismo e disse que esta palavra se tem tornado impopular: "É acreditar que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais. É a teoria da igualdade política, económica e social entre sexos."

Emma veio pôr a tónica no que ainda há percorrer no caminho para a igualdade de género. Num largo espectro, que não deixou de fora nem as questões pessoais e quotidianas de homens e mulheres, nem questões estruturais como a igualdade de salários, a atriz britânica lembrou que esta desigualdade tem uma escala global e afeta ambos os sexos. 

 

Homens têm de lutar pelos Direitos das Mulheres
Em pouco mais de doze minutos, Emma Watson foi muito clara no último sábado: quer recrutar os homens para as fileiras do combate à discriminação. Porque "este também é um problema vosso", afirmou, dirigindo-se diretamente aos homens.

A embaixadora da ONU relembrou que a desigualdade de género também se afirma aquando da inibição dos homens ao expressarem os seus sentimentos, porquanto lhes é incutido que devem corresponder a um certo estereótipo. Watson contou ter visto "jovens homens que sofrem de doença mental incapazes de pedir ajuda, por medo que isso os fizesse parecer menos machos" e lembrou que, no Reino Unido, o suicídio é a maior causa de morte entre os homens na faixa etária dos 20 aos 49 anos, sobrepondo-se, assim, aos acidentes de viação ou ao cancro.

 

 

Tomando as suas atuais ações como "dever", a oradora lembrava os perigos da inação. "Tudo o que é preciso para que as forças do mal triunfem é que suficientes bons homens e mulheres não façam nada". As palavras citadas pela atriz são do filósofo e político irlandês Edmund Burke. E na sua esteira a embaixadora afirmou pensado para si mesma: "Nos momentos de dúvida disse: quem, senão eu, quando, senão agora."

"Se não fizermos nada serão precisos 75 anos, ou que eu seja uma mulher de quase cem anos, para que possamos esperar receber o mesmo que os homens pelo mesmo trabalho." O discurso, que recebeu fortes aplausos da plateia e valeu a Emma Watson um demorado aperto de mão ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, terminou com uma exortação: "Perguntem a vós mesmos, quem, senão eu, quando, senão agora."

Ver o vídeo com o brilhante discurso de Emma Watson (com legendas am português)

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/estrela-de-harry-potter-lidera-luta-pela-igualdade-de-genero=f890590#ixzz3EKJ0ZZOL

 

Emma Watson faz um discurso brilhante sobre feminismo... e é  ameaçada por hackers.

A personagem Hermione Granger da saga Harry Potter é a mais recente vítima dos hackers que têm divulgado online fotos nuas de diversas celebridades. E tudo porque a atriz Emma Watson defende que os direitos devem ser iguais para ambos os sexos, defendendo até à última as mulheres e apelando a uma maior sensibilidade por parte dos homens.

"Ela fez um discurso feminista estúpido nas Nações Unidas e agora fotos dela nua vão estar online". É assim que os piratas informáticos veem o discurso de Emma pela luta da igualdade de género, na qualidade de nova embaixadora da Boa Vontade da ONU para os Direitos das Mulheres. Após o discurso  "HeForShe" (Ele por Ela), um usuário do 4Chan criou um site chamado  "Emma és a próxima" . Ao aceder ao site pode ver-se uma imagem da atriz britânica a limpar as lágrimas, enquanto um relógio em contagem decrescente mostra quanto tempo falta até as fotos serem divulgadas.

Recentemente, quando imagens íntimas de Jennifer Lawrence foram pirateadas e exibidas online, Emma saiu em sua defesa no Twitter: "Pior do que ver a privacidade das mulheres exposta nas redes sociais é ler os comentários que mostram uma tal falta de empatia", escreveu na rede social. Além de Jennifer Lawrence, também inagens de Rihanna e Kim Kardashin foram exibidas.

O FBI e a Apple já estão a conduzir investigações que posssam levar aos culpados. Para já, acredita-se que é através do programa iCloud que as fotos íntimas de diversas celebridades têm vindo a ser descarregadas. Laura Emiller, porta-voz do FBI, confirma que "estamos a tratar do problema".

Quando foi nomeada por Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, embaixadora da Boa Vontade da ONU para os Direitos das Mulheres, no passado  sábado, Emma Watson proferiu um discurso em defesa das mulheres. Lamenta que muitos interpretem o feminismo como "ódio aos homens", defendendo que apenas se trata de uma luta pela igualdade de géneros. A atriz de 24 anos sustentou ainda que cabe aos homens lutar em parceria com as mulheres para um problema que, segundo ela, também é deles.

in Expresso,  23 setembro 2014

Ver o vídeo com o brilhante discurso de Emma Watson (com legendas am português)
 
 
 
 
logotipo do facebook logotipo do twitter logotipo do delicious
PESQUISAR NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
2019
Janeiro
2018
Novembro
Outubro
Abril
Março
Fevereiro
2017
Dezembro
Novembro
Outubro
Julho
Junho
Maio
2016
Dezembro
Outubro
Agosto
Julho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2015
Dezembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
2014
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
2013
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2012
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2011
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2010
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
2009
Novembro
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English