Agenda

logo ILGA
2017   2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   Todos

Dezembro   Novembro   Outubro   Setembro   Agosto   Julho   Junho   Maio   Abril   Março   Fevereiro   Janeiro  

  • famílias arco-íris: encontro e lanche evento já ocorrido
15 dezembro
famílias arco-íris: encontro e lanche

Vai ser dia 15 de dezembro, a partir das 16h, e como sempre teremos animação e novidades. 

Já era tempo de promovermos um encontro de famílias no Centro LGBT!  O frio que se tem feito sentir ajudou à escolha, e desta vez as atividades para crianças e as conversas entre adult@s vão mesmo ser no Centro LGBT. É que apesar de termos tido já atividades (também) para crianças, nunca houve um encontro das famílias no Centro LGBT!

Está confirmada a participação da Plinc! e as crianças presentes vão ser desafiadas as puxar pela imaginação natalícia. E mais não dizemos. Ai, afinal dizemos: tragam lanchinho!

 

 


Local: centro LGBT
 
  • Curta-metragem «Parte de mim» evento já ocorrido
21
filmecurta
Irá decorrer dia 21 de dezembro (sexta-feira) às 21h a projecção da curta-metragem "PARTE DE MIM" no Centro LGBT de Lisboa, com presença de uma das realizadoras, Patrícia Louro, com quem poderá haver uma pequena conversa no final.
 
Podemos superar as experiências traumáticas que nos marcaram? Através de que métodos? Como influenciam essas experiências quem somos? Que podemos aprender delas? Que podemos ensinar?
 
Três mulheres e três caminhos que desafiam lugares-comuns sobre a violência de género.
 
 
CENTRO LGBT
Rua de S. Lázaro, 88, 1150-333 Lisboa
Metro: Martim Moniz Bus: 790

Local: Centro LGBT
 
  • Conferência Internacional 'Combate a todas as formas de violência contra as mulheres' evento já ocorrido
dia 6
Programa da Conferência Internacional 'Combate a todas as formas de violência contra as mulheres'

 A conferência, organizada pela CIG, inclui um painel dedicado ao tema "O papel das organizações da sociedade
civil no combate à Violência de Género - Boas-práticas", com a participação da ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero.

Porque o ódio face à orientação sexual, a identidade de género e a expressão de género surge com base num sistema de género (e de desigualdade de género) e tem expressões violentas, a violência de género expressa-se também enquanto violência contra as pessoas LGBT. Dos crimes de ódio à violência doméstica, já há boas práticas no combate à violência contra pessoas LGBT (http://violencia.ilga-portugal.pt), mas há ainda muito a fazer.

A ILGA Portugal será representada por Miguel Pinto, o membro da Direção que tem acompanhado a área da violência de forma sistemática. O programa pode ser consultado aqui.


Local: Faculdade de Direito de Lisboa

Programa da Conferência Internacional 'Combate a todas as formas de violência contra as mulheres'

 
  • Para Além do Visível... 24 nov-5 jan evento já ocorrido
24 novembro-5 janeiro
expofoto
Exposição de Fotografia “Para Além do Visível…”, de MÓNICA CARVALHO
24 de novembro a 5 de janeiro :: Centro LGBT
 
Um desafio aos Sentidos. Um desafio a olhar para além do percetível. Do aceitável. Para além do que por vezes olhamos e sem nos apercebermos não vemos.
 
Olhar pessoas, lugares, prender momentos. 
 
Sem pressas.
 
Este é o convite que lhe fazemos. . . A partilha do “olhar” de Mónica Carvalho. 
 
 
CENTRO LGBT
Rua de São Lázaro, 88
 

Local: Centro LGBT
 
  • TeatroConferência sobre Igualdade de Género evento já ocorrido
25
25novteatroconf

TeatroConferência sobre “Igualdade de Género” :: 25 de novembro, às 16h30 :: Valongo

A Câmara Municipal de Valongo, através da Agência para a Vida Local, e em parceria com a ADICE / GAPPTI - Gabinete de Apoio e Promoção de Políticas e Trilhos de Igualdade, vai realizar no próximo dia 25 de novembro, às 16h30, na Sala das Artes do Fórum Vallis Longus, em Valongo, uma TeatroConferência sobre “Igualdade de Género”, que visa assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Trata-se de uma original forma de intervenção, em que o tema que lhe dá mote é dramatizado por uma companhia de teatro e posteriormente comentado por especialistas. A teatralização ficará ao encargo da Associação Cultural Cabeças no Ar e Pés na Terra.
 
Considerando a importância do tema para toda a comunidade, temos o grato prazer de o/a convidar a assistir a esta TeatroConferência.
Solicitamos ainda, se possível, a divulgação desta iniciativa junto dos V/contactos.
 
De referir que a participação é gratuita mas de inscrição obrigatória e confere direito a certificado de participação.
 
Para mais informações ou inscrições:
 
AGÊNCIA PARA A VIDA LOCAL
 
Tel. 229 731 585 :::  Tlm. 932 292 322
 
E-mail: avl@cm-valongo.pt  
 
GABINETE DE APOIO E PROMOÇÃO DE POLÍTICAS E TRILHOS DE IGUALDADE
 
Tel.: 224 904 997 ::: Tlm. 936 257 441
 
E-mail: gappti.adice@gmail.com

Local: Valongo: Sala das Artes do Fórum Vallis Longus
 
  • Fim de semana pelo fim da violência contra as mulheres evento já ocorrido
24-25
25novmulher

A Rede 8 de Março* para assinalar o dia 25 de novembro, dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres, está a organizar um fim de semana (24 e 25 de novembro) de iniciativas que pretendem dar visibilidade a esta realidade.

Mais informações aqui e aqui.

*A Rede 8 de Março junta diversas associações feministas, anti-racistas, de defesa de direitos das pessoas LGBT e dos/as imigrantes e de combate à precariedade. Reúne muitas pessoas singulares e também vários movimentos sociais e colectivos, como a UMAR, SOS Racismo, ComuniDária, Precári@s Inflexíveis, Panteras Rosa e Clube Safo.


Local:
 
  • Ciclo de Cinema LGBT dedicado às Famílias Arco-Íris! evento já ocorrido
21 a 24 de novembro
Ciclo de Cinema LGBT dedicado às Famílias Arco-Íris!

O projeto Porto Arco-Íris, uma iniciativa da Associação ILGA Portugal dirigida à região norte com sede na cidade do Porto, vai promover um ciclo de cinema de temática LGBT (lésbica, gay, bissexual e transgénero), com a designação “We Are Family”.
Trata-se de um evento que pretende dar visibilidade às histórias de famílias arco-íris, constituídas por casais de pessoas do mesmo sexo ou pessoas LGBT, com um destaque especial para o tema da parentalidade. Nesse sentido, vão ser exibidos no Cinema Passos Manuel, Porto, entre os dias 21 e 24 de novembro, com sessões diárias às 22h e entrada gratuita, um total de 3 filmes de ficção e 2 documentários.

Além dos filmes a exibir, entre os quais se contam estreias nacionais, os eventos paralelos incluem o lançamento do livro infantil “Luanda, Lua”, com a presença da autora, Marta Morgado; e o LANÇAMENTO DO CONCURSO “UM CONTO ARCO-ÍRIS”, promovido pela Associação ILGA Portugal, e que tem como objetivo a publicação de um livro que aborde temas LGBT para crianças, a ser publicado em 2013.
O júri será composto, entre entre outr@s, pela sexóloga Marta Crawfod, pelo escritor Richard Zimler e pelo ilustrador Rui Vitorino Santos.

PROGRAMA

dia 21 (quarta-feira)
22h - “Comme Les Autres” (Vincent Gareq, 2008) – um filme francês que aborda o tema da adoção e da gestação de substituição, retratando pelo caminho as implicações da ausência de proteção legal.

dia 22 (quinta-feira)
22h30 – “A mi madre le gustan las mujeres” (Daniela Féjerman e Inés Páris, 2002) – divertido filme espanhol que aborda em formato de comédia a adaptação de uma família ao coming out da sua matriarca.

dia 23 (sexta-feira)
22h - lançamento do livro infantil “Luanda, Lua”, com a presença da autora, Marta Morgado; o livro baseia-se em factos reais de uma família arco-íris.
22h30 - “Breakfast With Scot” (Laurie Lynd, 2008) – do Canadá, outra comédia que aborda realidades como a família, a parentalidade, a homofobia e os estereótipos.

dia 24 (sábado)
22h – “In my shoes” (Jennifer Gilomen, 2004) – um pequeno documentário com testemunhos de jovens filh@s de pais e mães LGBT;
22h30 – “Right2Love” (Adaia Tervel, 2012) – documentário que retrata a realidade de 7 famílias em 7 países europeus, com testemunhos na 1ª pessoa do que significa fazer parte de uma família arco-íris na União Europeia.
23h30 – debate e LANÇAMENTO DO CONCURSO “UM CONTO ARCO-ÍRIS”, promovido pela Associação ILGA Portugal, e que tem como objetivo a publicação de um livro que aborde temas LGBT para crianças, a ser publicado em 2013. O júri será composto, entre entre outros, pela sexóloga Marta Crawford, pelo escritor Richard Zimler e pelo ilustrador Rui Vitorino Santos.
00h00FESTA “WE ARE FAMILY!”, também no Passo Manuel, com a participação de Rodrigo Affreixo e Hang The DJ

Link para spot do evento:
http://www.youtube.com/watch?v=GXTghZ2fexA&feature=youtu.be

Link para trailer do documentário “Right2Love” (estreia nacional)
http://www.youtube.com/watch?v=1QAvVjQ9910&feature=relmfu

 


Local: Porto (Cinema Passos Manuel)
 
  • 34º Gir@ Farol Museu de Santa Marta/Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães evento já ocorrido
18
girocascais

Cascais - Farol Museu de Santa Marta e Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães :: 18 novembro

Olá Gir@s

Estamos de regresso!
 
Mantendo o objectivo que tem guiado os Gir@s desde a sua formação - integração e visibilidade - aqui vai o nosso convite para o 34º Gir@ - Cascais - Farol Museu de Santa Marta e Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães. Juntem-se a nós. Tragam amig@s e amig@s de amig@s!
 
Para quem nos acompanhar desde Lisboa, o encontro é às 10h na Entrada Principal da Estação da CP do Cais do Sodré de onde seguiremos no comboio das 10h20 com destino a Cascais.
 
Após reunião com os restantes participantes partiremos às 11h, num percurso de aproximadamente 20 minutos, em direcção ao Farol de Santa Marta, onde visitaremos o Núcleo 1 - Faróis portugueses: Tecnologia e História e o Núcleo 2 - Santa Marta, de Forte a Farol e O Ofício de Faroleiro.
 
Após a visita rumaremos ao Parque da Gandarinha (Jardim Marechal Carmona) onde faremos o nosso pic-nic no Parque de Merendas.(Cada participante é responsável pelo seu farnel).
 
Finalizamos o nosso Gir@ com a visita ao Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães.
 
Outras informações:
- Ponto de encontro 1 - Entrada principal da estação CP do Cais do Sodré
- Ponto de encontro 2 - Entrada principal da Estação CP de Cascais
- Preço bilhete de comboio 2,05€/viagem. Podem ser utilizados os cartões Lisboa Viva e Viva Viagem.
- Entradas nos Museus são gratuitas.
 
Inscrições para caminhadas@ilga-portugal.pt indicando o ponto de encontro escolhido.
 
Até Domingo!
 
Leonor Alves
Maria Manuel
Rita Fernandes
 

Local: Cascais
 
  • DIA DA MEMÓRIA TRANS evento já ocorrido
20
transmemory

DIA DA MEMÓRIA TRANS :: 20 novembro

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal irá realizar, no próximo dia 20 de Novembro, no Centro LGBT (Rua de S. Lázaro, 88, Lisboa), uma vigília em memória das pessoas trans assassinadas por motivação transfóbica ao longo de 2012.

 
O DIA DA MEMÓRIA TRANS (International Transgender Day of Remembrance) é assinalado todos os anos, em novembro, em homenagem a Rita Hester - uma mulher trans assassinada em 1998 nos EUA, e em memória de tod@s aquel@s que perdem a vida, ano após ano, vítimas do ódio e da transfobia.
 
Segundo os dados divulgados pela Transgender Europe, foram contabilizadas mais 265 pessoas trans assassinadas desde o último Dia da Memória. Porque todas estas pessoas precisam ser relembradas, lamentadas e homenageadas, junte-se a nós e traga uma vela para acender em sua memória.
 
*Esta iniciativa irá contar também com uma performance musical, a cargo de SiRo. Saiba mais sobre este artista em http://siromusiconline.blogspot.pt/ ou http://www.youtube.com/siromusiconline
 
Centro LGBT
Rua de S. Lázaro, 88, Lisboa

Local: Centro LGBT
 
  • Sangue a Ferver: Protesto e Tentativa de doação (e rejeição) de Sangue evento já ocorrido
dia 3, sábado às 16h
gay blood discrimination

 Este sábado, dia 3, não perca uma iniciativa do blogue Bichas Cobardes para alertar para os vários casos de recusa de doação de sangue que continuam a acontecer. A propósito, sugerimos a consulta do documento que a ILGA Portugal produziu recentemente a este respeito em http://www.ilga-portugal.pt/ficheiros/pdfs/sangue/sangue.pdf

Mais informações aqui: http://bichascobardes.blogspot.pt/2012/10/sangue-ferver-accao-sabado-dia-3.html

Evento do Facebook Aqui: https://www.facebook.com/events/387479657997111/


Local: Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil, n.º 53 – Pav. 17
 
  • Formação Geral de Voluntári@s evento já ocorrido
10-11
formvol2012

Queres ser voluntári@ da ILGA? - 7ª Formação Geral de Voluntári@s :: 10 e 11 novembro :: Centro LGBT

 

Esta formação destina-se a tod@s os interessad@s em desenvolver voluntariado e integrar uma equipa de trabalho nos vários projectos da Associação ILGA Portugal:

  • CENTRO LGBT
  • Serviços de apoio e aconselhamento
  • Centro de Documentação
  • Intervenção política
  • Apoio jurídico
  • Arraial pride
  • Prémios arco- íris
  • Prevenção de ISTs e Brigada do Preservativo

Para te inscreveres envia email para: voluntariado@ilga-portugal.pt

Data limite de inscrição: 7 de novembro de 2012

Divulga a informação junto d@s teus⁄tuas amig@s! A tua participação é importante. contamos contigo!

 

CENTRO LGBT Rua de São Lázaro, 88 1150-333 LIsboa

 

 

 


Local: Centro LGBT

vol2012

 
  • rede ex aequo: 1º Encontro Nacional de Jovens Transgéneros evento já ocorrido
17

1º Encontro Nacional de Jovens Transgéneros :: 17 novembro :: Delegação Regional do IPJ no Parque das Nações (Lisboa)

Vem aí... o 1º Encontro Nacional de Jovens Transgéneros!

Enquanto associação de jovens LGBT, a rede ex aequo quer estar aqui, de igual forma, para tod@s os que se identificam com as letras desta sigla. É neste sentido que se irá realizar um encontro nacional destinado somente aos jovens transgéneros. Será um momento lúdico-pedagógico, mas também de cariz refletivo, onde se pretende conviver, partilhar e desenvolver ideias e projetos para responder às necessidades da população transgénera em Portugal, nomeadamente a juvenil.
 
O encontro irá realizar-se no dia 17 de novembro, sábado, nas instalações da Delegação Regional do IPJ no Parque das Nações (Lisboa) e na área envolvente. O encontro é aberto a todos os jovens transgéneros (sejam travestis, intersexuais, transexuais, andróginos ou outros).
 
Se és um jovem transgénero e queres participar, inscreve-te já, preenchendo a Ficha de Inscrição a partir da página da rede ex aequo.
 
Se queres contribuir para o desenvolvimento de ações na área transgénera em Portugal... Faz chegar, através do email geral@rea.pt, ideias de projetos ou campanhas que gostasses de ver implementados.
 

Local: Delegação Regional do IPJ (Lisboa)
 
  • Feira do Livro LGBT - 20 a 27 outubro 2012 evento já ocorrido
20-27
feiralivro2012
Letras, livros e leituras. Histórias, versos e contos. Literatura para adult@s e crianças. Ilustrações. Banda desenhada. Poesia, teatro, estudos e ensaios. Música e espetáculos. Encontros com Escritor@s. Conversas com Leitor@s.
 
Feira do Livro LGBT 2012
20 a 27 de outubro  18.00-23.00
(encerra 21 e 22 de outubro)
 
20 de outubro
18.00: Inauguração da FEIRA DO LIVRO LGBT 2012
20.00:  Apresentação do livro SABER AO CERTO com a Autora Margarida Fonseca Santos e Margarida Lima de Faria (Associação AMPLOS)
 
23 de outubro
20.00: Documentário The Celluloid Closet - O Cinema no Armário, de Rob Epstein
 
24 de outubro
21.00: Documentário Os tempos de Harvey Milk, de Rob Epstein
19.00: Apresentação do livro ENSAIO SOBRE A ANGÚSTIA com o Autor Joaquim Almeida Lima [CANCELADO]
 
25 de outubro
19.00: Apresentação do número temático Saúde e Bem-Estar Individual, Familiar e Social de Pessoas LGBT, da Revista PSICOLOGIA
21.30: Espetáculo MULHERES DO BRASIL, viagem pela vida e pela arte de escritoras brasileiras, conduzida por Marisa Medeiros
 
26 de outubro
19.00: Apresentação do livro TODOS OS DIAS SÃO MEUS com a Autora Ana Saragoça
20.30: Apresentação do livro LUANDA, LUA com a Autora Marta Morgado e Paulo Côrte-Real
 
 27 de outubro
17.00 - 21.00: FEIRINHA DO LIVRO
17.00 - Hora do conto infantil com Elsa Serra (Contalá)
18.00: Coro CoLeGaS
21.00: Encerramento 

Local: Centro LGBT
 
  • Jantar ILGA no Spot São Luiz evento já ocorrido
27
jantarilgaspot

Jantar ILGA :: 27 de outubro :: 21h :: @ Spot São Luiz

Venham deliciar-se e divertir-se com a ILGA no Spot São Luiz e ajudem a contribuir para uma boa causa!

20€ dão direito a:
  • um jantar delicioso cheio de iguarias divinas do Chef Fausto
  • um contributo direto de 5€ para a ILGA Portugal e para projetos como o Centro LGBT e serviços como a Linha LGBT, o Serviço de Aconselhamento Psicológico, o Centro de Documentação ou o Departamento Jurídico;
  • uma garrafa de vinho Pegões para cada 2 pessoas, oferecida pelo SPOT São Luiz
  • e uma Festa SUPER-DIVERTIDA com som pop garantido pelo popsucker!!! 
Muitas e deliciosas razões para tod@s fazermos parte deste jantar!!!
 
Restaurante Spot (Teatro São Luiz)
Rua António Maria Cardoso 58
 
Para mais informações, ligue para ILGA Portugal : Centro LGBT : 4ª a sábado, das 18h às 23h - 218 873 918
 
EMENTA
Entrada
Creme de abóbora assada com chantilly de crustáceos
ou
Torricada de pão alentejano com queijo azul
Presunto tostado e salada de rúcula
 
Prato principal
Espadarte corado sobre puré de pastinaca e verdes ao vapor, compota de tomate, cebola e alcaparras
ou
Strudel de pato sobre salada crocante de tubérculos da horta
Chutney de cerejas
ou
Hambúrguer grelhado com foie, cebola caramelizada com vinho do Porto, batata frita e salada da época
 
Sobremesa
Pannacotta de amora em sopa de maracujá
 
Inclui: covert - pão, torradas, azeite, manteiga
Oferta de garrafa de vinho para cada 2 pessoas
 

Local: Spot São Luiz
 
  • Doclisboa 2012 evento já ocorrido
18-28 outubro
doclisboa2012

Na edição em que comemora dez anos, o Doclisboa afirma-se como um importante festival de documentário nacional e internacional, assumindo uma função e uma capacidade de dar a ver e a pensar o mundo, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão viva e actuante.

 
Entre 18 e 28 de outubro - num total de 186 filmes de 38 países, incluindo 68 obras portuguesas - serão exibidas dezanove estreias mundiais, três estreias internacionais, catorze primeiras obras e duas ante-estreias.
 
Entre eles, recomenda-se o filme
Les Invisibles / The Invisibles Sébastien Lifshitz França
  • Homens e mulheres, nascidos entre as duas guerras mundiais. Não têm nada em comum a não ser a sua homossexualidade e a decisão de viver assumidamente num tempo em que a sociedade os rejeitava. Hoje, falam-nos das suas vidas pioneiras e de como conciliaram o desejo de se manterem normais com a necessidade de se libertarem para crescer. Eram destemidos.
  • 19 OUT. 16:30 - Londres - Sala 1
  • 21 OUT. 16:00 - Londres - Sala 2
  • 23 OUT. 18:45 - Londres - Sala 2
 
Todas as informações acerca do festival (programação, salas, bilhetes, etc.) poderão ser consultadas aqui.

Local: Vários cinemas
 
  • festa: PINK 5: COCKWORK ORANGE evento já ocorrido
13 outubro

 sábado, 13 outubro 2012

“Imaginem um espaço secreto no coração de Lisboa, onde congregam os filhos ilegítimos de Iggy Pop e Kylie, concebidos numa noite de maluqueira entre a Nova Iorque da Danceteria, a Berlim dos anos 70 e as entrelinhas de uma música de António Variações.”

3€.
PERFORMANCE BABÁVEL DE SPICY TUTUBOY (Madrid).
DJ Dr Caligari (NYC/Berlim/Trás-os-Contentores)

 


Local: Centro LGBT
 
  • Piquenique de Outono e compota de beijinhos evento já ocorrido
6 e 7 de outubro
Piquenique de Outono e compota de beijinhos

Tantas coisas para fazer neste fim-de-semana!

 
piquenique de Outono
 
É verdade! O tempo estará bom, mas não suficientemente bom para ir para a praia – ideal para um piquenique, portanto!
 
No domingo, 7 de outubro, junta-te a nós para mais um piquenique para todas as famílias. Vai ser no Parque José Gomes Ferreira (mata de Alvalade, vê aqui) a partir das 16h. Como sempre, basta procurar o moinho arco-íris para nos encontrarem!
 
Mais uma vez, vamos contar com a colaboração da PLINC!, pelo que as crianças têm atividades divertidas garantidas 
 
Podem trazer sumos, salgados, bolachas para partilharmos… nós tratamos da logística.
 
Todas as famílias são bem-vindas!
 
mais informação: familias@ilga-portugal.pt
 
 
compota de beijinhos
 
No sábado 6 outubro, sugerimos o atelier “compota de beijinhos”  (6 aos 10 aos), dinamizado pela associação Gato que Ladra.
 
Quem é que não gosta de beijinhos ? Por isso nada melhor que levar para casa um frasco de comporta cheio deles! Esta é uma actividade que pretende promover e incentivar a criatividade, tendo como base o livro “Os Melhores Beijinhos”, de Joana Walsh e Judi Adbot. Cada participante terá a possibilidade de imaginhar como é que o seu beijinho preferido. Será um beijinho esticado? Um beijinho gordo? um  beijinho às bolinhas? Durante esta história, tudo pode ser construído e depois levado para casa.
 
Este atelier tem o preço simbólico de 5€ por criança.
 
mais informações e inscrições: familias@ilga-portugal.pt ou producao@gatoqueladra.com

Local: Lisboa
 
  • Formação de voluntári@s para a Linha LGBT evento já ocorrido
22-23 e 29-30
linhaform
Formação de voluntári@s para a Linha LGBT
22-23 e 29-30 de setembro 2012
Centro LGBT
 
Já alguma vez pensaste sobre fazer voluntariado? Esta é a tua oportunidade.
 
A ILGA Portugal está a promover uma Formação de Voluntári@s para a LINHA LGBT, nos dias 22, 23, 29 e 30 de Setembro 2012.
 
Se estiveres interessad@, envia-nos um email para linhalgbt@ilga-portugal.pt com as razões porque te queres voluntariar.
 
A Linha LGBT é uma linha telefónica de apoio e de informação sobre questões LGBT, direcionada para conversar, esclarecer e encaminhar pedidos de apoio nas mais diversas áreas como saúde, apoio jurídico, lazer, entre outras. A Linha LGBT visa alargar o apoio já existente no Centro LGBT a todo o país e chegar a todas e todos que não têm outra forma de acesso ao apoio e à informação.
 
Esta formação tem como objetivo capacitar as/os voluntári@s interessadas/os em colaborar na Linha LGBT de conhecimentos relativos à temática LGBT e de práticas a desenvolver para o bom funcionamento de uma linha de apoio telefónica.
 
 
 
 

 


Local: Centro LGBT
 
  • Apresentação Amor que se faz homem evento já ocorrido
26
henriquepereira

Apresentação da obra AMOR QUE SE FAZ HOMEM :: 26 setembro :: 19h :: @Centro LGBT

A Associação ILGA Portugal e a GRADIVA têm a honra de @s convidar para a Apresentação da obra AMOR QUE SE FAZ HOMEM - Ensaio sobre as relações de amor e compromisso entre homens, de HENRIQUE PEREIRA.

Henrique Pereira é psicólogo e professor de Psicologia e Sexualidade na Universidade da Beira Interior – UBI. É doutorado em Psicologia Clínica, membro da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES-ISPA-IU) e desenvolve trabalho e pesquisa na área da Psicologia LGB, identidade sexual e minorias sexuais.

Esta obra pretende ajudar na viagem que se inicia quando se conhece alguém e o interesse mútuo permite uma ligação íntima e a possibilidade de partilhar um caminho de construção de uma relação significativa.

Abordando assuntos relacionados com o amor e o compromisso entre homens, partilhando histórias de homens que falam das suas experiências relacionais, proporcionando reflexões e dando pistas de forma inspiradora. Assim, tal como um caminho se percorre mais facilmente se se tiver um mapa que nos guie e oriente, a jornada será mais fácil e segura com este guia.

A Apresentação contará com a presença do Autor, da psicoterapeuta Rita Bicha Castelo e da atriz e escritora Ana Saragoça.

 

 

CENTRO LGBT

Rua de São Lázaro, 88

1150-333 Lisboa

Metro: Martim Moniz

Tel: 351 218 873 918

 


Local: Centro LGBT
 
  • Formação para profissionais de saúde evento já ocorrido
14 setembro 2012
Formação para profissionais de saúde

Formação para profissionais de saúde

A saúde e as pessoas LGBT: identificar a discriminaçao, promover a igualdade

14 de setembro de 2012, no Centro de Saúde de Sete Rios

mais informações e inscrições: ilga@ilga-portugal.pt



 


Local: Lisboa (centro de Saúde de Sete Rios)

Programa e mais informações

 
  • atelier “a cor em cheiro” evento já ocorrido
8 de setembro
família

 8 setembro – atelier “a cor em cheiro” (4 aos 6 anos), em parceria com a associação Gato que Ladra

Uma oficina de expressão artística para dar corpo aos nossos sentidos. Vamos dar cheiro ao azul, som ao amarelo, sabor ao branco, textura ao cor de laranja. Desafiamos-te a recriar de forma imaginativa o que te rodeia e assim vais descobrir que há sempre mais para além do que vemos.

Este atelier tem o preço simbólico de 5€ por criança.

mais informações e inscrições: familias@ilga-portugal.pt ou producao@gatoqueladra.com 


Local: Lisboa
 
  • PRIDE BOAT evento já ocorrido
8
prideboattejo

PRIDE BOAT :: 8 SETEMBRO

"Pelo Rio Tejo vai-se para o mundo [...]"

 

Uma viagem em plena dinâmica de festa, com sabor a fresco!

A melhor festa gay / friendly no Rio Tejo @ Ópera Cruzeiros (http://www.nmopera.com/)

 

DJ's já confirmados:

  • 2 F**KINGOODJs (Wanda Stuart Mário Varella)
  • Rita Zukt (http://soundcloud.com/rita-zukt)
  • Inlectra (http://dj.beatport.com/inlectra)

Animação (Gogo Boys)

''Com malas feitas e tudo a bordo, uma trémula sensação de futuro [...]''

 

 

PARA ASSOCIAD@S ILGA:  PULSEIRAS  - 20 EUROS

Contactos: 915096789 ou 918531553

Mais informações no Facebook: http://www.facebook.com/prideboat2012


Local: Rio Tejo-Ópera Cruzeiros
 
  • Encontro do GRIT evento já ocorrido
1

O próximo encontro do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal realiza-se já no próximo dia 1 de setembro, a partir das 15h30.

 
Será um Encontro de Verão para pessoas transexuais e seus amigos, e por isso iremos aproveitar o ar livre! O local escolhido para este encontro foi o Jardim José Gomes Ferreira. Será um pic-nic, por isso não esqueçam de levar uma manta ou toalha para sentar, lanche para partilhar, e de usar protetor solar!
 
Para mais informações contacte o GRIT!
 
Contactos
E-mail: grit@ilga-portugal.pt
Telemóvel: 926668056
Facebook: http://www.facebook.com/grit.ilga
 
Jardim José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade):
Acessibilidades
Metro: Linha Verde - Alvalade
Autocarro: 5, 17, 21, 22, 31, 44, 83, 745, 750, 755
(Limitado pela Av. do Brasil, antiga rotunda do Relógio e pela Av. Gago Coutinho)

Local: Jardim José Gomes Ferreira
 
  • Festival Pride Azores evento já ocorrido
28 - 1 setembro
açores

Pride Azores :: 28 de agosto a 2 de setembro

 

O primeiro Festival Pride Azores (Semana de Orgulho LGBTS) incluindo Marcha, no dia 1 de Setembro, vai ser realizada na cidade de Ponta Delgada (S. Miguel), Açores.

PROGRAMA

Terça 28 de agosto

  • 18h Sessão de abertura do Festival Pride Azores; "Porquê  Pride Azores?";  lançamento da campanha/cartaz "famílias" (em parceria com ILGA); historias LGBT em video. LOCAL: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Quarta 29 de agosto 

  • 18h Poemas no Jardim -  junte-se a nós com um livro ou poema de temática LGBT, Igualdade e Direitos Humanos.  LOCAL:  Jardim de Antero de Quental; .
  • 19h30 Conferência de Assuntos LGBT - participação da UMAR, Novo Dia - CIPA, APFSSR, APAV, entre outros.  LOCAL:  Biblioteca Pública                            

Quinta 30 de agosto

  • 18h Vais Participar na Marcha? Sessão informativa e oportunidade de se fazer grupos para trabalharem juntos na Marcha. LOCAL: Jardim de Antero de Quental
  • 19h30 Conferência de Assuntos LGBT - "Ser LGBT nos Açores". LOCAL: Biblioteca Pública

Sexta 31 de agosto

  • 21h30 LGBT nas Artes e no Mundo; convidad@s inclui os padrinhos e madrinha da primeira Marcha de Orgulho LGBTS nos Açores: o director executivo de New York Heritage Pride Chris Frederick (descendente de micaelenses), o presidente de uma das mais antigas associações em Portugal, OPUS Gay, António Serzedelo, e Judite Canha Fernandes do Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade; artistas LGBT dos Açores, entre outros. LOCAL: Arco 8

Sábado 1 de setembro  Marcha de Orgulho LGBTS 

  • 17h congregação e preparação nas Portas da Cidade de Ponta Delgada; se tens um grupo a participar por favor contacta com antecedência através do email prideazores@gmail.com
  • 18h manifestação tem inicio nas Portas da Cidade e segue até às Portas do Mar, com a madrinha e padrinhos da Marcha;
  • 19h apresentação cultural Tentorium, Portas do  Mar com Alexandra Boga (cantora/viola da terra), Andre Moniz (Michael Jackson Impersonator), Catarina Fernandes (performer), DF (cantor), Nuno Martins (cantor), Suelly Pluma (transformista), The Boys Gone Wild (dance performance) e personagens de Vitor Oliveira (Make-Up Artist)
Mais informações em: http://prideazores.blogspot.pt/

 


Local: Açores - Ponta Delgada
 
  • Lollipop Party evento já ocorrido
28
lollipopparty

LOLLIPOP PARTY :: 28 julho :: 23.30 :: CENTRO LGBT

A grande festa de Verão do Centro LGBT com a estreia mundial do dj popsucker!

Sim, vamos distribuir chupa-chupas! 
 
A entrada é livre, mas vem por tua conta e risco ;)
 
 
CENTRO LGBT
Rua de São Lázaro, 88
1170-333 LISBOA
 
 

Local: Centro LGBT
 
  • Encontro do GRIT evento já ocorrido
28
encpicnic

O próximo encontro do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal realiza-se já no próximo dia 28 de julho, a partir das 15h30.

 
Será um Encontro de Verão para pessoas transexuais e seus amigos, e por isso iremos aproveitar o ar livre! O local escolhido foi o Jardim da Estrela. Será um pic-nic, por isso não esqueçam de levar uma manta ou toalha para sentar, lanche para partilhar, e de usar protetor solar!
 
Para mais informações contacte o GRIT!
 
Contactos
Telemóvel: 926668056
 
Jardim da Estrela (ou Guerra Junqueiro)
Acessibilidades
Metro: Linha Amarela – Rato
Autocarro: 709, 720, 738, 773
Eléctrico: 25, 28

Local: Jardim da Estrela
 
  • Tertúlia Cem anos de discriminação evento já ocorrido
20
cemanosdisc

Tertúlia Cem anos de discriminação: da criminalização da homossexualidade ao caminho da igualdade

 

Em 2012 completam-se cem anos da criminalização da homossexualidade em Portugal. A 20 de julho de 1912 foi publicada a lei da mendicidade que estabelece a criminalização da "prática de vícios contra a natureza." 

Vamos tornar visível a história da discriminação ao longo do último século e assinalar o centenário desta lei com uma tertúlia com São José Almeida, jornalista do Público e autora do livro "Os homossexuais no Estado Novo", e com Miguel Vale de Almeida, antropólogo e ativista LGBT que se destacou enquanto deputado na aprovação da igualdade no acesso ao casamento.

 

20 de Julho (sexta-feira) às 19H no Centro LGBT Entrada Livre

 

CENTRO LGBT

Rua de São Lázaro, 88

1150-333 LISBOA

 

 


Local: Centro LGBT
 
  • Lançamento de livro Amor que se faz homem evento já ocorrido
7
henriquepereira

Lançamento do livro AMOR QUE SE FAZ HOMEM, de HENRIQUE PEREIRA :: 7 julho :: 17h :: FNAC Chiado

A sessão de lançamento do livro AMOR QUE SE FAZ HOMEM. Ensaio sobre as relações de amor e compromisso entre homens, da autoria de Henrique Pereira, publicado pela GRADIVA, contará com a apresentação de ISABEL LEAL, psicóloga clínica e psicoterapeuta.

 

 

 

 


Local: FNAC Chiado
 
  • Políticas Trans: Qual o Futuro? evento já ocorrido
7
antonelli

Tertúlia Políticas Trans: Qual o Futuro? :: 7 julho :: 21h :: Centro LGBT

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal vai promover, no próximo dia 7 de julho às 21h00, no Centro LGBT, a tertúlia "Políticas Trans: Qual o Futuro?".

Que políticas para combater a Transfobia? Num contexto comum a Portugal e Espanha, onde vigoram Leis de Identidade de Género que procuram garantir o direito à identidade das pessoas transexuais, que passos faltam ser dados para conquistar uma cidadania plena? Quais os caminhos para garantir a todas as pessoas transexuais cuidados de saúde adequados e respeitadores da sua autonomia?
 
Para esta reflexão teremos a participação de Carla Antonelli, ativista trans espanhola e deputada a Madrid pelo Partido Socialista Obrero Español (PSOE).
 
CENTRO LGBT
Rua de São Lázaro, 88
1150-333 LISBOA
 
 

Local: Centro LGBT
 
  • 33º Gir@: Do Calvário ao Tejo viajando na História com a Carris evento já ocorrido
7
eletrico

33º Gir@: Do Calvário ao Tejo viajando na História com a Carris :: 7 julho (sábado)

 

 

10h: Ponto de encontro: Largo do Calvário junto ao restaurante Fonte dos Passarinhos

Início da caminhada pela Rua 1º de Maio até ao Museu da Carris onde visitaremos:

● Exposição Lost & Found na Galeria do Museu.

● O desenvolvimento histórico da companhia visto em documentos e pequenos artefactos (Núcleo 1)

● Os elétricos e os autocarros tal como se estivessem nas oficinas (Núcleo 2)

A ligação entre Núcleos é efectuada com recurso a um carro elétrico do início do século XX

Após a visita ao Museu seguiremos pela Rua 1º de Maio, Rua da Junqueira e Av. de Brasília onde à beira rio faremos um pic-nic (cada participante é responsável por levar o seu farnel)

 

Entrada no Museu da Carris: 0,75€

Inscrições para: caminhadas@ilga-portugal.pt

 

GIR@S CAMINHADAS Grupo de Interesse da ILGA Portugal

www.facebook.com/CentroLGBT

www.facebook.com/ilgapt

 


Local: Museu da Carris

giros33

 
  • Do lado certo da história: os direitos humanos das pessoas LGBT evento já ocorrido
26 junho
'Do lado certo da história: os direitos humanos das pessoas LGBT'

  3ª feira, 26 de junho, às 18h30 - e já a caminho do Arraial Pride - vamos estar 'Do Lado Certo da História' com a Embaixada dos EUA, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho. 
Uma hora antes, inaugura a exposição Berlim-Yogyakarta na Galeria dos Paços do Concelho - numa Lisboa com ainda mais Orgulho LGBT!

 

Moderação: Ana Zanatti*

 

Intervenções:

Ethan Tidwell, Embaixada dos E.U.A.

Marta Ramos, Mestre em Direitos Humanos

Paula Teixeira da Cruz, Ministra da Justiça*

Paulo Côrte-Real, Presidente da ILGA Portugal

 

* a confirmar

 

Inserida nas comemorações do Arraial Pride 2012, a mesa redonda pretende debruçar-se sobre os Princípios de Yogyakarta que concretizam a Aplicação da Legislação Internacional de Direitos Humanos em relação à Orientação Sexual e Identidade de Género, bem como debater a sua operacionalização no panorama dos Estados Unidos da América e da Europa, especificamente em Portugal.

 

 

 


Local: Sala do Arquivo dos Paços do Concelho
 
  • Festa Pré Arraial Pride 2012 evento já ocorrido
23
prearraial

Festa Pré Arraial Pride 2012 :: Teatro do Bairro :: 23 de junho

Com:

>>Concerto dos Pink SINGERS, um coro LGBT de Londres

>>DJ SET Tagus Queen Mário Valente

>>Atuação do coro da ILGA CoLeGaS

>>>>>>>>>>>>>>E a ENTRADA é LIVRE!!

A não perder!

Segue-nos no Facebook!

 

 



Local: Teatro do Bairro
 
  • ARRAIAL PRIDE 2012 evento já ocorrido
30
arraial2012

ARRAIAL PRIDE :: 30 junho :: 16.00 - 04.00 :: Terreiro do Paço

É o maior e mais participado evento LGBT a nível nacional.

Está integrado no programa oficial das Festas de Lisboa e é organizado pela Associação ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, desde 1997.

À semelhança do que acontece nas principais capitais europeias, o Arraial Pride e uma celebração da diversidade e da igualdade que coloca Lisboa no roteiro dos principais destinos turísticos LGBT. Inserido nos circuitos EuroPride e WorIdPride, é uma festa ao ar livre, de acesso gratuito, aberto a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género. O calor do verão é invadido pelas cores, pela música, pelo convívio inclusivo e pela atmosfera familiar e amigável.

Na praça mais importante e central de Lisboa, o divertimento impera e a homofobia não entra.

 

No Pride Village, pensado para estar, conviver, mostrar, brincar e jogar, encontras artesãs e artesãos, associações de intervenção social e muitos outros serviços e surpresas - para além de variadas animações que não podes perder, no Welcome Center, onde a festa começa, e no ILGA Lounge, com vári@s Djs convidad@s: SENHOR COMENDADOR E SUA SOBRINHA (DJ SET) :: ANTÓNIO ALMADA GUERRA (DJ SET)

 

No PALCO - a maior pista de dança da cidade! - teremos:

Nomi Ruiz (Jessica 6) DJ set & Live vocals 
Nuno Galopim (Dj Set)
Conga Club (Dj Set)
DMA - Disco My Ass (João V. Boas e Vítor d´Andrade Dj Set) & Guests

E muito mais!

 


 

 


Local: Terreiro do Paço
Tags: arraial  
  • 13ª MARCHA DO ORGULHO LGBT evento já ocorrido
23
marchalgbt2012

23 junho :: 17h :: Largo do Príncipe Real

Vem marchar connosco no próximo dia 23 de junho!

Sabes porque marchamos? Lê aqui as nossas razões, se precisares  :)

 

Manifesto da Marcha do Orgulho 2012

Num contexto de crise, a discriminação tem mais oportunidades para se manifestar. É por isso ainda mais importante lutarmos hoje para que todos os direitos fundamentais estejam assegurados para todas as pessoas, incluindo as pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans) em toda a sua diversidade.

O direito a uma educação sem estereótipos de género, orientação sexual ou identidade de género, que assuma a igualdade de género e a não-discriminação como uma questão central. O direito à educação numa comunidade escolar que saiba identificar, combater e prevenir o bullying homofóbico e transfóbico.

O direito à justiça e a um combate eficaz a todos os tipos de violência, incluindo a violência doméstica e os crimes de ódio contra as pessoas LGBT. O direito à segurança e a não termos medo de quebrar todos os silêncios, fazermos aplicar a lei e denunciarmos todas as formas de violência.

O direito ao trabalho sem medo de afirmação das nossas identidades e sem nos sujeitarmos à opressão do silêncio. O direito à segurança social de e para todas as pessoas, com instituições e profissionais que permitam a expressão da afetividade e sexualidade de todas as pessoas seniores, incluindo as LGBT, e com instituições que garantam também o acolhimento adequado para jovens LGBT.

O direito à saúde para pessoas trans que respeite as normas de procedimento da Associação Profissional Mundial de Saúde Transgénero (WPATH) e o direito à informação adequada sobre todos os procedimentos (incluindo cirurgias), com a garantia de formação adequada de profissionais desta área, numa perspectiva não patologizante.

O direito à saúde para todas as pessoas, com o acesso equitativo à prevenção efetiva da infeção pelo VIH que inclua respostas específicas para as necessidades de homens gay e outros homens que têm sexo com homens, incluindo os que vivem com VIH.

O direito a uma cultura de igualdade, liberdade e respeito pela diversidade, que nos liberte de preconceitos de género, sexuais, relacionais e familiares. E o direito a uma lei que saiba proteger de todas as formas de discriminação associadas a estes preconceitos.

O direito a uma família que seja a nossa. O direito a uma lei que reconheça as famílias que já existem: é inadmissível que uma criança criada por um casal do mesmo sexo só veja reconhecida uma das pessoas como membro da sua família. O direito a que a lei deixe de restringir o acesso à parentalidade com base em critérios baseados no preconceito, do acesso à procriação medicamente assistida que deve estar acessível a todas as mulheres e todos os casais até ao direito à candidatura à adoção que deve existir também para todos os casais.

Todos estes direitos são fundamentais e devem ser de todas as pessoas. E é ainda mais importante marcá-lo agora. É por isso que estamos em conjunto – e em força – na Marcha do Orgulho LGBT de 2012. Hoje e sempre, por todos os direitos, por todas as pessoas. 


Local: Largo do Príncipe Real
Tags: marcha  
  • Encontros GRIT: A Transexualidade e os Movimentos LGBT evento já ocorrido
02
encgrit

ENCONTROS GRIT :: 2 junho :: 15.30-18.00 :: CENTRO LGBT

O próximo encontro do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal realiza-se já no próximo dia 2 de junho, entre as 15h30 e as 18h, no Centro LGBT, com o tema "A Transexualidade e os Movimentos LGBT".

Em junho comemora-se por todo o mundo o Orgulho LGBT, o que nos serve de mote para refletir sobre o Movimento LGBT. Desde a fundação deste movimento que as pessoas transexuais e as suas causas marcam presença nele, lutando lado a pessoas e causas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo.
 
Até que ponto faz sentido esta luta conjunta? Para nos ajudar a refletir a história e o futuro dos movimentos LGBT, teremos a ajuda de João Valério, ativista pelos direitos das pessoas LGBT.
 
 
CENTRO LGBT
Rua de Sâo Lázaro, 88
1150-333 LISBOA

Local: Centro LGBT
 
  • Colóquio Media e (Não)Discriminação evento já ocorrido
28
colmediadisc

Colóquio Media e (Não)Discriminação :: 28 de Maio de 2012 :: 15h:00-18h:00 :: CES Centro de Estudos Sociais (Sala 1, Colégio de S. Jerónimo, Universidade de Coimbra)

Organizado pelo IEBA Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais, em parceria as entidades que integram a Unidade Local de Análise de Imprensa: APAV - GAV de Coimbra, APPACDM Coimbra, GRAAL, NÃO TE PRIVES e SOS RACISMO, no âmbito do projecto IN OTHER WORDS (www.inotherwords-project.eu). 

Tem por objectivos dar a conhecer o projecto IN OTHER WORDS, o trabalho da Unidade Local de Análise de Imprensa, aprofundar o conhecimento e alargar o debate sobre a discriminação nos media a todos/as os/as interessados/as.

Estará presente Maria João Silveirinha - Professora Associada na secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - cuja docência e investigação têm sido dedicadas a estas matérias e que efectuará uma palestra intitulada "O mundo a preto e branco: representações e os suspeitos do costume".

Convidam-se todas as pessoas interessadas neste tema a participar no Colóquio, nomeadamente, jornalistas, alunos/as e docentes de Comunicação, Jornalismo e Ciências Sociais, bem como dirigentes e técnicos/as de entidades públicas e privadas com intervenção nesta área. 

A participação no Colóquio é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, devendo os/as interessados enviar um email para o IEBA (ieba@ieba.org.pt) com a seguinte informação: assunto - Colóquio Media e (Não)Discriminação; mensagem - Nome Completo, Data de Nascimento (DD/MM/AAAA), Escolaridade/Curso, Profissão/Cargo, Entidade/Empresa, Telefone/Telemóvel.


Local: Coimbra
 
  • 32º Gir@: Rota da Água: Parque Florestal de Monsanto evento já ocorrido
27
parquegiro

32º Gir@ :: 27 Maio 2012

ROTA DA ÁGUA Parque Florestal de Monsanto
 
Descrição da Visita
Local de Encontro 1: Av. Calouste Goulbenkian, junto ao Teatro da Comuna (Praça de Espanha) – 10h
Local de Encontro 2: Parque de Estacionamento do Espaço Monsanto – 10h30
 
IMPORTANTE
Quem precisar de boleia para o Parque deverá ir ter ao Local de Encontro 1, onde estarão @s Gir@s que disponibilizaram os carros para o transporte até ao Parque de Estacionamento do Espaço Monsanto. Aqui será o Local de Encontro 2 onde poderão ir ter @s Gir@s com transporte próprio.
Devem indicar na v/ inscrição o Local de Encontro escolhido. No caso de ser o Local 1, indiquem se necessitam de boleia ou não.
 
Início do Gir@ pela Rota da Água passando por:
– Parque Recreativo do Alto da Serafina
– Parque da Pedra
– Aqueduto das Águas Livres
– Miradouro do Moinho das Três Cruzes
– Parque do Calhau
– Palácio Fronteira (Exterior)
– Respiradouros do Aqueduto das Águas Livres
– Mata de São Domingos de Benfica
– Visita ao Clube Português de Tiro a Chumbo
– Espaço Monsanto
Terminamos com um pic-nic no Parque de Merendas do Espaço Monsanto (cada participante é responsável por levar o seu farnel).
 
Durante o pic-nic teremos a "Dinâmica dos Copos" orientada pela Animadora Gir@ Rita Fernandes. Para isso pedimos que levem um copo de plástico rígido. Quem já conhece já sabe para quê, a quem não conhece pedimos que colabore. E mais não dizemos! Surpresa!
 
Inscrições para: caminhadas@ilga-portugal.pt
 
Outras informações: 963566398
 
GIR@S CAMINHADAS - Grupo de Interesse da ILGA Portugal

Local: Monsanto

giro32

 
  • Associação LGBT Pride Azores: IDAHOT evento já ocorrido
17
prideacores

Associação LGBT Pride Azores :: 17 de maio (quinta-feira ) :: 18h :: Horta-Faial

O Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia é festejado em 17 de maio.

A data foi escolhida lembrando a exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992. Um pouco por todo o mundo faz-se neste dia marchas, beijaços, encontros, entre outras atividades a sensibilizar as pessoas.

A Associação LGBT Pride Azores assim vai dar mais visibilidade nos Açores a este dia através de uma Apresentação na ilha do Faial com a presença da Diretora Regional Natércia Gaspar, da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social. 
 
Várias apresentações vão acontecer desde o testemunho de um indivíduo que viveu vários atos homofóbicos, à apresentação do Prémio Limão-Palmatoadas à pessoa pública mais homofóbica do ano e ao lançamento oficial do primeiro cartaz da Associação assim como os planos para o futuro.
 
Tod@s são bem vind@s!
 
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Rua Walter Bensaúde, 14 Horta-Faial
 
Para mais informação sobre a Associação visite www.prideazores.com 
 

Local:
 
  • Abraços Grátis contra a discriminação evento já ocorrido
17
hugz

Abraços Grátis contra a discriminação :: 17 de Maio :: Praça do Oriente (Gare do Oriente) :: 17h30-18h30

Veste-te com a cor ROXA e vem connosco receber e dar abraços contra a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT) com a rede ex aequo.

Mas atenção, dizer que não podes vir porque não tens peças de roupa roxas já não é desculpa! Este ano podes comprar a tua t-shirt roxa por 5€, reserva-a já através do email geral@rea.pt.

E mesmo que não possas, APARECE, vens dar abraços connosco à mesma.  Pedimos-te só que estejas no local às 17h para a organização d@s voluntári@s.

 


Local: Praça do Oriente (Gare do Oriente)
 
  • O bullying enquanto manifestação de homofobia no meio escolar evento já ocorrido
17
idahotconf

Conferência "O bullying enquanto manifestação de homofobia no meio escolar" :: 17 maio :: 9.30h

Organizada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pela Direção Geral da Educação, para assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia.

Pode consultar o PROGRAMA aqui.

LOCAL: Auditório da Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa)

 


Local: Escola Secundária Pedro Nunes
 
  • Formação em Advocacia e Literacia em Tratamentos para o VIH e SIDA evento já ocorrido
17
gatform

O GAT está a organizar no dia 17 de maio uma Formação em Advocacia, Literacia e Adesão em Tratamentos para o VIH e SIDA, direcionada a técnicos de IPSS e ONG. O local da formação será nas instalações da Associação Ser, na Rua André Homem, nº60, em Cascais.  

 
Caso esteja interessado/a em participar, envie um e-mail para rosa@gatportugal.org.
 
Para mais informações, consulte o site.

Local: Associação Ser
 
  • Marcha LGBTI em Coimbra evento já ocorrido
17
marchacoimbra

Marcha LGBTI em Coimbra :: 17 de maio :: 17h

A Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia (PATH) foi criada em janeiro de 2011 com o objetivo de organizar a Marcha contra a Homofobia e Transfobia em Coimbra a 17 de maio.

 
Composta por várias organizações não-governamentais e pessoas singulares, e empenhada em combater a bifobia, a homofobia, a intersexofobia, a lesbofobia, a polifobia e a transfobia, a PATH vem agora convidar todas as organizações e pessoas interessadas no combate à discriminação a participar na 3ª Marcha de Luta contra a Bifobia, Homofobia, Intersexofobia, Lesbofobia, Polifobia e Transfobia.
 
 
PROGRAMA
17h00 Concentração (Jardim do Mosteiro Santa Clara-a-Velha)
17h30 Saída (pela ponte de Santa Clara em direção à Portagem)
18h30 Leitura de Manifesto e Beijaço I (Rua Ferreira Borges)
19h30 Chegada e Beijaço II (Praça da República)
 
20h Arraial no Jardim da Sereia (a confirmar)
23h Festa Fora do Armário, com show de transformismo (Pop Fresh)

Local: Coimbra
 
  • Tertúlia Políticas Trans: Qual o Futuro? evento já ocorrido
ADIADA
tertuliagrit

Tertúlia Políticas Trans: Qual o Futuro? :: ADIADA :: 21.00 :: Centro LGBT

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal vai promover no Centro LGBT, a tertúlia "Políticas Trans: Qual o Futuro?", integrada nas comemorações do Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia.


Que políticas para combater a Transfobia? Num contexto comum a Portugal e Espanha, onde vigoram Leis de Identidade de Género que procuram garantir o direito à identidade das pessoas transexuais, que passos faltam ser dados para conquistar uma cidadania plena? Quais os caminhos para garantir a todas as pessoas transexuais cuidados de saúde adequados e respeitadores da sua autonomia?

Para esta reflexão teremos a participação de Carla Antonelli, ativista trans espanhola e deputada a Madrid pelo Partido Socialista Obrero Español (PSOE).

 

Por causa do cancelamento de vários voos na sequência de uma greve, vai ser impossível garantir a presença de Carla Antonelli na data originalmente prevista, pelo que a tertúlia será adiada para data a anunciar.


Local: Centro LGBT
 
  • Conferência Direitos Humanos das Pessoas LGBT: de Yogyakarta ao Porto evento já ocorrido
21
yogporto

Conferência Direitos Humanos das Pessoas LGBT: de Yogyakarta ao Porto

21 maio 2012 :: 14.00 às 17.30 :: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

A conferência, que irá envolver individualidades de vários setores sociais, académicos e políticos, pretende divulgar em Portugal os Princípios de Yogyakarta, que concretizam a aplicação dos Direitos Humanos às pessoas LGBT, bem como debater a forma de os operacionalizar também a nível local, especificamente na cidade do Porto.

A Conferência realiza-se no Auditório 1 (entrada) da FPCEUP, das 14.00 às 17.30 e é uma iniciativa do projeto Porto Arco-Íris da ILGA Portugal.

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA “Direitos Humanos das pessoas LGBT -­ de Yogyakarta ao Porto”

 

14h – Sessão de Abertura

  • Daniel Coelho, coordenador de projetos da Fundação Porto Social
  • José Alberto Correia, Diretor da FPCEUP
  • Paulo Côrte-Real, Presidente da Direção da Associação ILGA Portugal

14h30 – Direitos Humanos das Pessoas LGBT

  • Greg Czarnecki, representante da organização polaca Campaign Against Homophobia (responsável pela exposição “Berlin-Yogyakarta”)
  • Gabriela Moita, psicóloga
  • Jorge Gato, investigador da Universidade do Porto

Coffee break

16h30 – Políticas de igualdade: de Yogyakarta ao Porto

  • Francisco Assis - Partido Socialista
  • Catarina Martins - Bloco de Esquerda
  • Representantes de grupos parlamentares do PCP, PP e PSD*

17h30 - Encerramento

  • Manuel Albano, Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade
  • Telmo Fernandes, Coordenador do Projeto Porto Arco-Íris da ILGA Portugal

* a confirmar

 

 


Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
 
  • Exposição Berlin - Yogyakarta: direitos humanos das pessoas LGBT evento já ocorrido
17
berlinyog

Inauguração da Exposição Berlin - Yogyakarta

17 maio 2012 :: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

A inauguração da exposição "Berlin - Yogyakarta: direitos humanos das pessoas LGBT" é uma iniciativa do projeto PORTO ARCO-ÍRIS, da Associação ILGA Portugal. Irá decorrer durante o evento de pré-conferencia "Romper as barreiras: a interseccionalidade nas questões de género/feministas", promovido pela APEM - Associação Portuguesa de Estudos das Mulheres, uma breve apresentação do projeto e dos conteúdos da exposição. A entrada neste evento é livre mas sujeita a inscrição para rede.e.apem@gmail.com

A exposição "Berlin - Yogyakarta" foi promovida pela organização polaca Kampania Przeciw Homofobii, e versa sobre o processo que conduziu à Declaração Universal dos Direitos Humanos e aos Princípios de Yogyakarta, traçando em simultâneo um retrato histórico da situação das pessoas LGBT na Europa desde finais do século XIX até à atualidade.

A exposição ficará patente até 31 de maio 2012, no átrio principal da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e está aberta ao público durante o horário de funcionamento da instituição. 

Para mais informações, contactar: porto@ilga-portugal.pt


Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
 
  • Debate alargado: Os homossexuais no Estado Novo evento já ocorrido
9
homestadonovo

Debate alargado OS HOMOSSEXUAIS NO ESTADO NOVO :: 9 maio 2012 :: 18.30

APH Associação de Professores de História promove, no próximo dia 9 de maio, um debate alargado sobre homossexuais no Estado Novo, a partir das intervenções da jornalista e autora da obra homónima SÃO JOSÉ ALMEIDA e do Presidente da ILGA Portugal PAULO CÔRTE-REAL.

LOCAL: CORTE INGLÈS: Av. António Augusto de Aguiar, 31, Lisboa - Piso 7, Restaurante

 

 

 

 


Local: Corte Inglès
 
  • Encontros GRIT: Lei de Identidade de Género evento já ocorrido
5
encgrit

Encontros GRIT :: 5 maio :: 15.30-18.00 :: Centro LGBT

 
Depois de uma interrupção em Abril, devido à Páscoa, o próximo encontro do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal realiza-se já no próximo dia 5 de maio, entre as 15h30 e as 18h, no Centro LGBT, com o tema Lei de Identidade de Género.
 
Esta lei representa um grande avanço para todas as pessoas transexuais, permitindo-lhes alterar o nome e o sexo em todos os documentos oficiais de forma simples e célere. No entanto, recorrer a esta lei ou a outros mecanismos legais podem ainda ainda gerar algumas dúvidas a quem é transexual, pelo que teremos a ajuda de Marta Ramos, jurista, para todos os esclarecimentos.
 
O objetivo desta iniciativa é criar um espaço que permita o apoio e o convívio entre a população transexual, através da partilha entre pares e do esclarecimento a partir de quem mais sabe. Estes Encontros pretendem criar um espaço, cuja falta é frequentemente sentida, que crie uma rotina e aproxime as pessoas transexuais - e onde todas elas possam ter voz e sentir-se à vontade.
 
Para mais informações contacte o GRIT!
 
Contactos
E-mail: grit@ilga-portugal.pt
Telemóvel: 926668056
 
Centro LGBT
Rua de S. Lázaro, n.º 88, Lisboa
Metro: Martim Moniz
Autocarro/Bus: 790

Local: Centro LGBT
 
  • 30º GIR@ - O Traje e o Teatro no Parque Monteiro Mor evento já ocorrido
domingo, 29 abril às 10H
mnteatro

30º Gir@ - O Traje e o Teatro no Parque Monteiro Mor

Domingo, 29 Abril 

Programa

10H Ponto de Encontro na JF do Lumiar - Estrada da Torre, 19 

A caminhada tem início na Junta de Freguesia do Lumiar e prossegue até ao Museu Nacional do Traje onde faremos uma visita guiada. Seguidamente visitaremos o Museu Nacional do Teatro também com acompanhamento por profissionais do Museu. Terminamos com uma caminhada pelos 11 hectares do Parque Botânico do Monteiro-Mor e almoço em pic-nic. 

As visitas aos museus e parque são de entrada gratuita. 

Inscrições através do e-mail caminhadas@ilga-portugal.pt 

Contacto: 963566398 - Mª Manuel

Boas Caminhadas!

 

@S GIR@S são um grupo de interesse da ILGA Portugal  Para saber mais contacte-nos para caminhadas@ilga-portugal.pt


Local: Lisboa
 
  • [Passatempo] Ganha 1 convite duplo para antestreia do filme O NOSSO PARAÍSO evento já ocorrido
23 de abril às 21h45

A ILGA Portugal em colaboração com a Leopardo Filmes tem 5 convites duplos para oferecer para a antestreia do filme O NOSSO PARAÍSO, de Gaël Morel, no cinema Medeia King, no dia 23 de Abril às 21h45.

Se és voluntári@ e/ou associad@ da ILGA (com quotas em dia) habilita-te! Só tens de responder à seguinte pergunta:

Qual o nome do filme do realizador André Téchiné em que Gaël Morel contracenou?

Responde para voluntariado@ilga-portugal.pt até dia 21 de abril. 

Sabe mais sobre o filme www.clapfilmes.pt/02Aproximaestreias.php

 

 

 


Local: Cinema Medeia King
 
  • Festa evento já ocorrido
sábado, 21 de abril
Festa

 Mia Kunter AKA Jack Shamblin believes we were designed by Aliens. Some of us are Doce & Gabana, some Pingo Doce and some Mini-Preço. On April 21st at PINK, she'll tell you how to get half-off. 

She is the lady-boy version of Performance Artist Jack Shamblin. Designed to entice and thrill gays and straights or the grays as she likes to call them. 

She debuted at New York's Gotham Comedy Club when Comedy God Seinfeld showed up, forcing her on her knees in the handicapped bathroom. NO, not like that. He needed the dressing room, so she had to do her make-up on her knees in the dark. She's pretty good in the dark and on her knees and with the handicapped, but that's another story.

Mia will be debuting the electronic pop single, Slip Slide Transsexual, at Pink at ILGA on April 21st. A collaboration between Amateur and vocalist Ana Viera for the play BLATANT by Jack Shamblin. Think Rocky Horror meets Dolly Parton going Lady GaGa. 

Centro LGBT - ILGA, Sábado 21 ABRIL
23h, Rua De São Lázaro, 88 Lisboa

Don't miss it.


Local: Centro LGBT
 
  • Festa evento já ocorrido
20 de abril
Festa

Dexter, Sonja e Glam Slam Dance, 6ª feira, 20 de Abril, no Teatro do Bairro


“É p’rá manhã”:
CheckpointLX e ILGA Portugal 
organizam festa de angariação de fundos 


A festa “É pr’á manhã” – uma co-organização CheckpointLX e ILGA Portugal – realiza-se no dia 20 de Abril (sexta), no Teatro do Bairro (Bairro Alto) e tem como objectivo angariar fundos para estas duas organizações não governamentais.

Entre as 23h e as 6h da manhã, a noite conta com as actuações dos djs Dexter, Sonja e Glam Slam Dance – dupla composta por Mário Valente e Señor Pelota.

A entrada custa 6€ e o valor reverte, na sua totalidade, a favor do CheckpointLX e da ILGA, parcerias comunitárias que têm como objectivo partilhar experiências e criar canais de comunicação, no âmbito do trabalho de prevenção do VIH, acções de formação e participação em estudos orientados para homens que têm sexo com homens. 

O CheckpointLx é um centro de rastreio rápido do VIH (30 minutos), anónimo, confidencial e gratuito, dirigido a homens que têm sexo com homens (HSH). Situa-se no Príncipe Real, em Lisboa, e oferece aconselhamento personalizado, promovendo o acesso a informação, à prevenção e à saúde sexual de uma forma mais eficaz e integrada na realidade desta comunidade.

A ILGA Portugal é a associação mais antiga de defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT) em Portugal. Tem como principal objectivo a integração social da população LGBT através de um programa alargado de apoio no âmbito social que garanta a melhoria da sua qualidade de vida; através da luta contra a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género; e através da promoção da cidadania, dos Direitos Humanos e da igualdade de género. 
Dinamiza o Centro LGBT situado na Rua de São Lázaro, 88 (Martim Moniz) - um espaço comunitário e cultural - e oferece serviços como o serviço telefónico de Apoio e Informação LGBT, Apoio Psicológico, Jurídico e o único Centro de Documentação LGBT.


Festa “É pr’á manhã”
6ª feira, 20 Abril 2012, 23h00 – 06h00
Teatro do Bairro – Rua Luz Soriano, 63 – Bairro Alto, Lisboa
6€ (o valor reverte a favor do CheckpointLX e da ILGA)
www.checkpointlx.com
www.ilga-portugal.pt
 

 


Local: Teatro do Bairro
 
  • Vozes e Rostos - A Arte pelo fim da Mutilação Genital Feminina evento já ocorrido
23
apfamnistia

Vozes e Rostos - A Arte pelo fim da Mutilação Genital Feminina :: 23 abril :: 14h :: Fundação Calouste Gulbenkian

A Amnistia Internacional Portugal em conjunto com a Associação para o Planeamento da Família, parceiros da Campanha Europeia End FGM em Portugal, vai levar a cabo uma iniciativa para apresentar uma peça de arte elaborada por uma designer brasileira que utilizou as pétalas de rosa assinadas em 2010 por pessoas de toda a Europa pedindo o fim da MGF. 
  
Nesta iniciativa haverá também lugar a um debate sobre o tema, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e com diversas especialistas da área da violência contra as mulheres. 
 
Será no dia 23 de Abril, às 14h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
 
Pode consultar o Programa aqui.

Local: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
 
  • Master Class de Pós-Pornografia no Espaço Queer Lisboa evento já ocorrido
28
masterqueer

Pós-Pornografia: Poéticas Políticas do Obsceno :: 28 abril :: Espaço Queer Lisboa

O Espaço Queer Lisboa vai organizar um conjunto de workshops e master classes orientados por formadores de diversas áreas relacionadas com o cinema e a cultura queer. 

A abrir o ciclo de formações que ocupam o primeiro semestre deste ano, Silvia Corti, de Barcelona, e Ricke Merighi, de Turim, realizam no sábado, dia 28 Abril, uma master class.
 
A master class Pós-Pornografia: Poéticas Políticas do Obsceno decorre dia 28 de abril, Sábado, e tem como objectivo analisar o percurso histórico desta revolução visual, desde a génese da expressão “pornografia” até aos tempos contemporâneos. Serão dados a conhecer os percursos pioneiros de alguns membros de relevância na origem e desenvolvimento da pós-pornografia, tais como Annie Sprinkle, Bruce LaBruce ou Shu Lea Chang. 
 
A formadora, Silvia Corti (aka Slavina), nascida em Itália e a viver em Barcelona, é uma artista multimédia e investigadora em pós-pornografia. Desde jovem que se envolveu com o activismo Media e entretenimento radical, tendo mais recentemente focado o seu trabalho no estudo das políticas do corpo e novas representações da sexualidade.
 
O curso é dirigido a todos os interessados, sendo que para o frequentar não é necessário ter conhecimentos prévios sobre a temática.
 
Será leccionado em espanhol e os preços variam entre os 40€ e os 50€.
 
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Espaço Queer Lisboa, localizado na Pensão Amor, ou via correio electrónico, para: info@queerlisboa.pt.
 
Para informação mais detalhada acerca da master class:
 
Espaço Queer Lisboa
Pensão Amor, Rua do Alecrim, 19, Quarto 303, 1200-014 Lisboa

Local: Lisboa
 
  • 6ª Formação Geral de Voluntári@s da ILGA evento já ocorrido
14 e 15 de abril
6ª Formação Geral de Voluntári@s da ILGA
 
A ILGA Portugal está a promover a próxima Formação Geral de Voluntári@s, a decorrer já nos dias 14 e 15 de Abrilno Centro LGBT em Lisboa. 

Consulta o programa da formação e descobre as áreas e projetos onde poderás colaborar. 

Para te inscreveres, envia email para voluntariado@ilga-portugal.pt ou centro@ilga-portugal.pt com:
  • 3 razões que te levam a participar nesta formação;
  • e a área/projeto que mais te alicia! 
A formação é gratuita.
 
Inscreve-te já! Contamos com a tua participação!
 

Local: Centro LGBT, Lisboa

Programa formação

 
  • FESTA: DRAG HERE evento já ocorrido
31
festadrag

O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal celebra, no próximo dia 31 de março (sábado), no Centro LGBT, o DIA DA VISIBILIDADE TRANS*.

 
Este dia, comemorado internacionalmente, pretende explorar e divulgar visibilidades positivas das diferentes populações Trans*.
 
DRAG HERE assinala esta data com a celebração da arte do transformismo - com a participação de LINDA XENNON e BETTY SANTOS.
 
Venham divertir-se - e dançar ao som de D. M. A. (Disco my ass) & Amig@s!

Local: Centro LGBT
 
  • 1ª Feira do Livro LGBT Porto evento já ocorrido
10-17
feiralivroporto

1ª Feira do Livro LGBT Porto

10-17 março :: 12.00 às 20.00
 
A Feira do Livro LGBT chega ao Porto!! 
 
De 10 A 17 MARÇO (exceto domingo), das 12.00 às 20.00, no CENTRO COMERCIAL BOMBARDA, vamos ter Livros, Escrita e Escritor@s. 
 
Livros para adult@s. Livros para crianças. Livros novos. Livros clássicos. Romances. Poesia. Estudos e Ensaios. Banda desenhada. E muito mais!
 
Encontro com Escritor@s: Richard Zimler, Manuela Bacelar, Sandra Cainé, Marisa Medeiros e a contadora de histórias Aida Gutierrez. 
 
Encontro com Autor@s-Investigador@s : Conceição Nogueira e Nuno Carneiro 
 
Workshops de escrita, com Adélia Carvalho, e de Ilustração, com Lara Luís: Contos Infantis na Diversidade.
 
E música, com o coro CoLeGaS!
 
PROGRAMA
10 março 18.00 - coro CoLeGaS
13 março 18.00 – encontro com autor@s-investigador@s Conceição Nogueira e Nuno Carneiro
14 março 18.00 - encontro com escritoras Manuela Bacelar, Sandra Cainé e a contadora de histórias Aida Gutierrez
15 março 18.00 – workshop de escrita com Adélia Carvalho
16 março 18.00 - encontro com escritor Richard Zimler
17 março 14.00 - workshop de ilustração com Lara Luís
                  18.00 - encontro com escritora Marisa Medeiros 
 
Com o apoio:
 
CENTRO COMERCIAL BOMBARDA
Rua de Miguel Bombarda, 285 PORTO

Local: Centro Comercial Bombarda - PORTO
 
  • rede ex aequo: After Party - 9º ciclo de cinema LGBT evento já ocorrido
17
afterpartyrea

After Party: 9º ciclo de cinema LGBT :: 17 março :: 23 h :: @Centro LGBT

 

 

Depois do cinema, a festa continua!

 

A AFTER PARTY do 9º ciclo de cinema LGBT, organizado pela rede ex aequo, será dia 17 de março, a partir das 23h, no CENTRO LGBT

A entrada, de 3 euros, dá direito a um SHOT ou um SUMO.

 

Centro LGBT : Rua de São Lázaro, 88 LISBOA

 

 


Local: Centro LGBT
 
  • 2º aniversário TANGO LIVRE evento já ocorrido
3 março
tangolivre
2º aniversário TANGO LIVRE :: 3 março 2012 :: 19h–22h
@CENTRO LGBT
 
Vem comemorar connosco o nosso 2º aniversário! Vem divertir-te e aprender: não precisas saber dançar tango!
Atividades gratuitas.
 
PROGRAMA
19h-20h30m - WORKSHOP TANGO LIVRE para Principiantes:
19h00m - receção d@s participantes e aquecimento
19h15m - demonstração de tango pel@s alun@s Tango Livre
19h30m - worshop “Primeiros passos” – conceitos básicos do tango argentino, abraços e caminhadas.
20h25m - demonstração de tango pel@s orientador@s
 
20h30 às 22h00 – Festa TANGO LIVRE (tango, fado & outras músicas)
Vem dançar LIVREMENTE e traz amig@s para um baile de fim de tarde/início de noite com música de tango argentino, fado, disco, e outras músicas do engenho e arte d@s DJs Paula & Jorge, Miguel & Manel.
 
21h00m – Iniciativa TANGO MATING “todos(as) dançam com todos(as)”
Se quiseres podes inscrever-te (entre as 20h30 e as 21h) nesta brincadeira em que “todos(as) dançam com todos(as)”.
Não percas esta iniciativa original!
 
CENTRO LGBT
Rua de S. Lázaro, 88, 1150-333 Lisboa
Email: centro@ilga-portugal.pt
Tel: 351 218 873 918
 
TANGO LIVRE

Local: Centro LGBT
 
  • Encontros GRIT evento já ocorrido
3 março
encontrogrit

Encontros GRIT :: 3 março :: 15.30-18.00

O próximo encontro do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal realiza-se já no próximo dia 3 de março, entre as 15h30 e as 18h, no Centro LGBT, com o tema "Cirurgias de Reatribuição Sexual".

 
As terapias cirúrgicas são procuradas por uma grande parte das pessoas transexuais, com o objetivo de atingir os melhores resultados no seu processo de transição.
 
Neste encontro teremos a oportunidade de discutir as diferentes cirurgias habitualmente usadas por transexuais, com a ajuda do Dr. João Décio Ferreira, médico e cirurgião plástico.
 
O objetivo desta iniciativa é criar um espaço que permita o apoio e o convívio entre esta população, através da partilha entre pares e do esclarecimento a partir de quem mais sabe. Estes Encontros pretendem criar um espaço, cuja falta é frequentemente sentida, que crie uma rotina e aproxime as pessoas transexuais - e onde todas elas possam ter voz e sentir-se à vontade.
 
Para mais informações contacte o GRIT, e acompanhe o programa dos Encontros no nosso Facebook (www.facebook.com/grit.ilga) ou em http://ilga-portugal.pt/noticias/agenda.php.
 
Contactos
Telemóvel: 926668056
 
Centro LGBT
Rua de S. Lázaro, n.º 88, Lisboa
Metro: Martim Moniz
Autocarro/Bus: 790

Local: Centro LGBT
 
  • Final-mente evento já ocorrido
28 fevereiro
final -mente
Final -mente. 28 de fevereiro. 01.30. Discoteca Finalmente
 
-mente é um programa de eventos para a apresentação de trabalhos criativos provenientes de diferentes disciplinas: dança, teatro, performance, música e artes plásticas sobre a temática do género.
 
O elemento comum a todas as edições será o tratamento da temática do género através das diferentes linguagens adoptadas pelos artistas convidados. Cada um deles disporá de seis minutos de apresentação, durante os quais poderá abordar o tema seleccionado. O formato é livre e estará sujeito apenas às condições disponíveis em cada local.

Final-mente é a primeira edição e terá lugar a 28 de Fevereiro na discoteca Finalmente em Lisboa.
 
Esta primeira edição conta com um programa bastante aliciante. Os artistas convidados são: André Santos; André e.Teodósio; João Villas-Boas, Vítor d’Andrade e Paulo Duarte Ribeiro, Luís Guerra, Mariana Tengner Barros, Rogério Nuno Costa, Tânia Carvalho e a mítica Maria Bakker.
 
PROGRAMA
André Santos
Título: Andregena
 
André Teodósio
Título: Pãneleiro
 
Maria Bakker (Gonçalo Ferreira Almeida)
Título: I’m still here
 
Luís Guerra
Título: GEADA
 
Mariana Tengner Barros
Título: b&p
 
Rogério Nuno Costa
Título: Let The Bite Control Your Body
 
Tânia Carvalho
Título: Canção do En.Gate
 
João Villas Boas & Paulo Duarte Ribeiro
& Vítor d’Andrade
Nome do trio: (As) Triatra

 


Local: Discoteca Finalmente
 
  • Festa Feminista - O lado F da Crise evento já ocorrido
9 de Março
ladof

Para comemorar o 8 de Março – Dia Internacional das Mulheres, no tempo em que a crise e a austeridade ameaçam todos os direitos, os que temos e os que ainda queremos conquistar, decidimos contrariar o conformismo e o isolamento e festejar a luta feminista. Juntamos movimentos sociais e lutas comuns, afirmamos a solidariedade e agimos em conjunto. Propomos uma festa onde todas as pessoas tenham lugar, um espaço livre de opressões e preconceitos, no qual as mulheres são as protagonistas. O lado feminista da crise é o da festa e o da força da nossa resposta – ampliar o campo do possível, tomando o futuro nas nossas mãos.

O evento será no dia 9 de Março (por ser sexta-feira), na Galeria Zé dos Bois (ZDB), no Bairro Alto, entre as 21h30 e as 3h.


Local: Galeria Zé dos Bois (ZDB), no Bairro Alto
 
  • Encontros do GRIT evento já ocorrido
GRIT

 O GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade da Associação ILGA Portugal inicia, já no próximo dia 4 de fevereiro de 2012, um Ciclo de Encontros destinados às pessoas transexuais.

O objetivo desta iniciativa é criar um espaço que permita o apoio e o convívio entre esta população, através da partilha entre pares e do esclarecimento a partir de quem mais sabe.

Estes Encontros pretendem criar um espaço, cuja falta é frequentemente sentida, que crie uma rotina e aproxime as pessoas transexuais - e onde todas elas possam ter voz e sentir-se à vontade.
 
Desta forma iremos ocupar todos os primeiros sábados de cada mês (em que tal seja possível), sempre entre as 15h30 e as 18h, no Centro LGBT. Os Encontros serão organizados em ciclos, com temas pré-definidos para cada encontro e, caso se justifique, com a presença de um/a convidada/o para nos informar e ajudar a refletir.
 
O primeiro encontro (4 de fevereiro) terá o tema "Processo de Transição" e contará como convidados com o Dr. Pedro Freitas, médico sexologista, e a Dra. Íris Monteiro, psicóloga clínica – ambos profissionais com experiência no acompanhamento clínico de pessoas transexuais.
 
Para mais informações contacte o GRIT, e acompanhe o programa dos Encontros no nosso Facebook (www.facebook.com/grit.ilga) ou em http://ilga-portugal.pt/noticias/agenda.php.
 
Contactos
Telemóvel: 926668056
 
Centro LGBT
Rua de S. Lázaro, n.º 88, Lisboa
Metro: Martim Moniz
Autocarro/Bus: 790

Local: Centro LGBT
 
  • Carnaval Queer evento já ocorrido
20 de fevereiro
Carnaval Queer

 O CARNAVAL é aqui!!!

segunda 20 de fevereiro a partir das 23h30
No Centro LGBT na Rua de São Lázaro, 88

O Clube Safo e a o Centro LGBT/ILGA convidam V. Exas. a participar.

Vamos ter uma Festa cheia de SURPRESAS!!!!

Vem surpreender-te, divertir-te e fazer parte da maior animação da noite de Carnaval de Lisboa!!!! :o)

Os Border Line of Two e os D. M. A. disco my ass são as 2 Dulplas de Djs convidados

E teremos Special Guest Appearences by:

BRUNO HUCA
CRISTINA BASÍLIO
JOÃO PEDRO VALE E NUNO ALEXANDRE FERREIRA
PAULO DUARTE RIBEIRO
VASCO ARAÚJO


Venham tod@s de FARDA, pois foi o tema mais votado ;)

A entrada é LIVRE


Local: Centro LGBT
 
  • The European Left - achievements, failures and challenges evento já ocorrido
26 janeiro

 Dia 26 de janeiro, e integrado no encontro "The European Left: achievements, failures and challenges" organizada pelo CIES/ISCTE, a ILGA Portugal apresenta a  comunicação"Is the European Left out of the Closet" através de Miguel Pinto, da Direção da Associção.

É na sala B204 do ISCTE, às 16h45.

Programa completo


Local: ISCTE-IUL
 
  • Prémios Arco-Íris evento já ocorrido
11
Prémios Arco-Íris

 A ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero vai uma vez mais atribuir o Prémio Arco-Íris como forma de reconhecimento e incentivo a pessoas e/ou instituições que, de forma significativa, contribuíram com o seu trabalho ao longo do ano anterior para a luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género.

Os Prémios Arco-Íris 2011 serão atribuídos a: 
• Ana Zanatti
• Clã
• GRAL (Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça)
• Luis Borges
• Nuno Miguel Ropio
• "Querida Júlia"

Juntem-se a nós e venham conhecer as pessoas premiadas e celebrar os seus contributos no dia 11 de Janeiro de 2012 (4ª feira), pelas19h00, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A entrada é livre! 
A cerimónia de entrega pública dos Prémios será antecedida por um cocktail comemorativo no foyer do Cinema São Jorge.

A apresentação da cerimónia estará a cargo de Ricardo Araújo Pereira (Prémio Arco-Íris 2009). 
A cerimónia contará com atuações dos Clã e dos The Gift
Os troféus serão da autoria de João Pedro Vale.

saiba mais em premioarcoiris.ilga-portugal.pt


Local: Cinema São Jorge
 
  • Piquenique de inverno evento já ocorrido
7
logo família

 Marquem nas agendas o dia 7 de Janeiro: vamos organizar mais um encontro/piquenique, sempre com surpresas.

O local escolhido foi novamente o Jardim da Estrela (num relvado perto do coreto, procurem pelos moinhos de vento arco-íris). Podem aparecer a partir das 15h, para aproveitarmos a luz do dia. Estão previstos 17º e sol brilhante!

O que levar?
Uma manta ou pano para sentar; roupas quentes; comes e bebes apropriados ao tamanho da família (vamos partilhar); e tanta mas tanta boa disposição…

É necessário avisar que vamos?
É aconselhável, para sabermos com quantas crianças contamos e que idades têm – afinal, vamos ter surpresas que precisam de ser preparadas! Basta enviar um mail para familias@ilga-portugal.pt

O que vai acontecer?
Um piquenique muito descontraído. As crianças terão oportunidade de brincarem juntas (com supervisão e animação adequada) e @s adult@s de conversarem um pouco, partilhando expetativas, necessidades e desabafos.

Jardim da Estrela (ou Guerra Junqueiro)
Acessibilidades
Metro: Linha Amarela – Rato
Autocarro: 709, 720, 738, 773
Eléctrico: 25, 28

Esta atividade tem a parceria daPlinc! Babysitting&Events

 

Plinc! Babysitting&Events
910 426 001

 


Local: Jardim da Estrela
 
PESQUISAR EVENTOS
EVENTOS
<     2017     >
< Junho >
SegTerQuaQuiSexSábDom
   
1
2
3
4
567891011
12131415161718
192021
22
232425
2627282930  

2017
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2016
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2015
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2014
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2013
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2012
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2011
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2010
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English