Agenda

logo ILGA
2017   2016   2015   2014   2013   2012   2011   2010   Todos

Dezembro   Novembro   Outubro   Setembro   Agosto   Julho   Junho   Maio   Abril   Março   Fevereiro   Janeiro  

  • Agenda do Centro LGBT: dezembro evento já ocorrido
dezembro
Agenda do Centro LGBT: dezembro

Um jantar de natal - e um Centro comunitário que abrirá as suas portas nas noites de 24 e 25 de dezembro.

Uma ILGA da LADRA onde tod@s podem vender, trocar ou comprar as prendas que faltam.

ILGA-te aos filmes com direito a pipocas e tudo: e filmes L, G, B e T :)

E tanto mais em dezembro no Centro LGBT em dezembro. Não percam!


Local: Centro LGBT
 
  • Autografia - um retrato de Mário Cesariny evento já ocorrido
11 de dezembro
Autografia - um retrato de Mário Cesariny

Numa iniciativa de Jumpcut e sa Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema,  no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 21H 30m, será exibido o filme Autografia - um retrato de Mário Cesariny (vencedor do prémio melhor documentário português no DocLisboa 2004) realizado por Miguel Gonçalves Mendes e com nova mistura de som propositadamente realizada para a ocasião como forma de assinalar os 10 anos sobre a sua estreia.

Na mesma sessão, terá lugar a apresentação de um excerto do documentário sobre Cuzeiro Seixas -Não VIVI, MAS, DEIXAREI DOCUMENTOS DESSE NÃO VIVER -realizado por Cláudia Rita Oliveira e ainda em fase de produção.
Na mesma data será colocada ainda à venda a reedição do livro Verso de Autografia, com DVD do filme incluído, e com prefácio da jornalista Clara Ferreira Alves e posfácio de Paulo Cunha e Silva cujos lucros revertem na integra para a concretização do filme NÃO VIVI, MAS, DEIXAREI DOCUMENTOS DESSE NÃO VIVER sobre Cruzeiro Seixas.

 


Local: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
 
  • Atelier de reciclagem criativa: decorações festivas evento já ocorrido
29 novembro
Atelier de reciclagem criaiva: decorações festivas

No próximo sábado 29 de novembro teremos o atelier para gnom@s mágic@s, dedicado à decoração festiva de época feita com materiais reciclados.

Organizada em colaboração com a Prima Folia Cooperativa Cultural e só para gnom@s mágic@s, esta atividade vai decorrer a partir das 15h00 e vamos explorar vários materiais recicláveis inesperados; junt@s vamos construir um objeto decorativo festivo para o Centro LGBT – e aprender a fazer decorações para as nossas casas, claro!

Pedimos que tragam sacos de plástico usados e de diferentes cores;  interiores de rolos de papel higiénico e de rolos de cozinha; fitas e outros materiais dourados, prateados ou brilhantes já usados – mesmo que estragados; proteção para as roupas porque vamos meter as mãos na tinta; e a habitual boa disposição :)

A seguir teremos o lançamento do livro infantil "A vila das cores", de Bruno Magina e Carolina Figueira.

Sábado 29 de novembro

15h: atelier de reciclagem para gnom@s mágic@s
18h:  lançamento livro infantil “A Vila das Cores”, de Bruno Magina e Carolina Figueira

 

Centro LGBT: Rua dos Fanqueiros, 40, em Lisboa

 

 


Local: Centro LGBT
 
  • Lançamento do livro infantil A vila das cores evento já ocorrido
29 de novembro
Lançamento do livro infantil A vila das cores

No próximo sábado 29 de novembro a partir das 18h, logo após o atelier de reciclagem criativa com enquadramento festivo dirigido a pequen@s gnom@s mágic@s, vamos ter o lançamento do livro infantil "A vila das cores".

«A Família Violeta veio recordar aos habitantes da vila que, com tantas cores existentes no mundo, não há razões para indiferença ou preconceito. Somos todos diferentes e devemos ser livres de viver como mais gostamos. E é de toda esta diversidade que vem a riqueza.»

Já me perguntaram onde fica “A Vila das Cores” ou se “A Vila das Cores” vem no mapa, mas não sei responder. Apenas sei que “A Vila das Cores” nunca mais foi a mesma desde a chegada da Família Violeta.
Vem descobrir porque é que este acontecimento deixou alguns moradores da vila com os cabelos em pé... (Bruno Magina, autor]

“A Vila das Cores” aborda, de uma forma simples e divertida, a homossexualidade, a homofobia e a diversidade de famílias, desmisticando preconceitos e deixando uma mensagem de tolerância e respeito, tanto a crianças como a pessoas adultas. Com ilustrações de Carolina Figueira, o livro inclui um prefácio de Paulo Côrte-Real (Vice-presidente da Direção da ILGA Portugal) e uma versão integral do texto em inglês.

Colaboraram na revisão dos conteúdos várias associações de referência a nível nacional: AMPLOS, ILGA Portugal, Bullying Stop It Now, Não Te Prives, Rede Ex Aequo e Saúde em Português.

“A Vila das Cores” é um livro infantil para todas as famílias – e um verdadeiro conto arco-íris. [Paulo Côrte-Real, Vice-.presidente da Direcção da ILGA Portuga l]


Local: Centro LGBT
 
  • Programação do Centro LGBT evento já ocorrido
novembro
Programação do Centro LGBT

Programação de novembro no Centro LGBT

06 Qui
19h/23h ILGA-TE AOS JOGOS TRADICIONAIS.
Esta será uma noite de jogos. Cartas, Damas, Xadrez, Quem é Quem e outros, que entretanto as prateleiras enchem-se de várias doações para recuperar a arte de bem jogar à lareira, mesmo sem lareira e com um calor… de novembro!
Junta-te a nós que o ar condicionado já funciona.

11 ter
19h ANIVERSÁRIO DO CENTRO LGBT.
Acabado de chegar à R. dos Fanqueiros, em Lisboa, o Centro LGBT existe desde 1997. Hoje, celebram-se 17 anos de vida comunitária e, com eles, histórias, encontros, pessoas. A vida do Centro é a vida de tod@s que por aqui passaram e hão-de passar, que tanto deram e que com ele cresceram. Afterwork drink com a participação do Centro de Documentação Gonçalo Diniz. Ah, e castanhas, água-pé e parabéns.

13 qui
21h30 ILGA-TE AOS FILMES – “A VIDA DE ADÈLE”.
O nosso ciclo de cinema às quintas-feiras estreia-se com La vie d'Adèle. Belíssimo _lme francês dirigido por Abdellatif Kechiche, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2013. Baseado no romance grá_co Le Bleu est une couleur chaude de Julie Maroh, conta com as brilhantes interpretações de Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux. 172 minutos acompanhados de pipocas doces ou salgadas. Consegues imaginar melhor programa? Entrada livre e gratuita.

15 SAB & 16 DOM
10h/18h AÇÃO DE FORMAÇÃO GERAL DE VOLUNTÁRI@S.
ASSEMBLEIA GERAL DA ILGA PORTUGAL PARA ELEIÇÃO DOS CORPOS SOCIAIS.
Fim de semana cheio, de formação e acolhimento ao grupo de nov@s voluntári@s que todos os anos faz crescer a ILGA Portugal com a sua generosidade, ideias e energia! À vossa espera!
No dia 15, a ILGA Portugal elege também os novos órgãos sociais para o próximo biénio.

18 ter
18h30 ENCONTRO DA REDE EX AEQUO COM O CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE.
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) quer aproximar-se das suas organizações-membro, e esta é a vez de a rede ex aequo abrir as suas portas para uma partilha com a Direção do CNJ. Será uma conversa aberta a tod@s que desejem participar, um momento para conhecer o trabalho desenvolvido pelo CNJ e pela rede ex aequo.

28 sex
23h ILGA-TE AO PALCO, EM PARCERIA COM O PROJETO BUFFALO.
A peça estreia a 26 de novembro no Teatro-Estúdio Mário Viegas, em Lisboa. Dois dias depois, no dia 28, logo após o espetáculo, encenador, atrizes, autor do texto e público descem o Chiado rumo ao Centro LGBT para uma conversa sobre este projeto e as suas motivações. Do jovem criador Alexandre Tavares, conta com as atrizes Carla Galvão, Maria Ana Filipe e São José Correia. Entrada livre.

29 sab
15h FAMÍLIAS ARCO-ÍRIS - OFICINA PARA GNOM@S MÁGIC@S!
Atividades de reciclagem e construção de efeitos alternativos alusivos à época. Entrada livre. Apareçam, convosco vai ser divertido!

 


Local: Centro LGBT
 
  • 11ªAção de Sensibilização Geral de Voluntári@s evento já ocorrido
15 e 16 de novembro
11ªAção de Sensibilização Geral de Voluntári@s

Estão abertas as inscrições para a 11ª Ação de Sensibilização de Voluntário@s!

Sabe mais e inscreve-te aqui.


Local: Lisboa
 
  • Gir@ pela Cerca Velha evento já ocorrido
25
Gir@s
Olá Gir@s!
 
O nosso próximo gir@ será sábado, dia 25 de Outubro, pelo percurso da Cerca Velha, em Lisboa.
O ponto de encontro é junto à entrada da Igreja de Santo António, na Rua das Pedras Negras, às 14h.
Aconselhamos o uso de vestuário e calçado confortável. 
 
Inscrições para caminhadas@ilga-portugal.pt
 
Até sábado!
 

Local: Cerca Velha
 
  • Saúde em igualdade evento já ocorrido
Sempre
Saúde em igualdade

‘Saúde em Igualdade’ é um projeto da ILGA Portugal que quer recolher dados sobre possíveis desafios e barreiras que as pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT) encontram no acesso a cuidados de saúde adequados e competentes.

Para participar basta visitar a página do projeto e preencher o questionário:


Local: por todo o país
 
  • conferência AO TEU LADO evento já ocorrido
10 a 12 de outubro
conferência AO TEU LADO

 

Conferência “AO TEU LADO – FAMÍLIAS PELA IGUALDADE CONTRA A DISCRIMINAÇÃO”

 

10, 11 e 12 de Outubro de 2014

 

A AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género – realiza a sua 1ª Conferência Internacional para celebrar o seu 5º aniversário.

Nesta conferência estarão reunidas organizações congéneres de  França, Espanha e Itália, pretendendo-se oferecer uma oportunidade de partilha de conhecimentos e práticas, sendo ainda uma ocasião crucial para activistas LGBTI, e especialistas em questões LGBTI, efectuarem networking e participarem nos painéis que abordam temas cruciais para a obtenção de instrumentos mais eficazes na luta pelos direitos LGBTI.

Portugal é um dos países da UE com uma situação legal mais favorável no que diz respeito aos direitos LGBTI. Conferiu a casais do mesmo sexo o direito de casarem legalmente em 2010, aprovou, em 2011, a lei da identidade de género que possibilita o procedimento de mudança de sexo e de nome próprio no registo civil. O direito penal Português contém disposições que tornam crime, incitar ao ódio, à violência ou discriminação com base na orientação sexual e identidade de género.

Apesar destes avanços legais, a maioria das pesquisas que incidem sobre a população portuguesa ainda registam taxas elevadas de depressão e mesmo de ideação suicida entre as pessoas LGBTI. Além disso, muitas destas pessoas continuam a ser vítimas de crimes de ódio que ocorrem, não apenas fora mas também, dentro de seu ambiente familiar.

A aceitação pela família é, por isso, de importância fundamental para a formação e bem estar do indíviduo. O apoio às famílias, após a revelação da homossexualidade ou transgenderismo de filhos, filhas ou pessoas próximas, assim como a informação e a educação, juntamente com a partilha de boas práticas, são de vital importância para o combate à discriminação, a todos os níveis. As organizações de pais, constituindo redes sólidas de apoio próximo e continuado, têm demonstrado assim serem de vital importância na luta pelos direitos humanos desta população.

A vossa presença  e/ou vosso apoio a esta conferência irá permitir a construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária.


Mais informações em https://www.facebook.com/amplosaoteulado

 

 

 


Local: Lisboa
 
  • Festival QUEER Lisboa evento já ocorrido
19 a 27 setembro
Festival QUEER Lisboa

Está quase a começar o Queer Lisboa!

A programaçãop está disponível em

http://queerlisboa.pt/agenda

Bons filmes!


Local: Lisboa
 
  • Canais TVCine apresentam ESPECIAL QUEER evento já ocorrido
18 de setembro
Canais TVCine apresentam ESPECIAL QUEER

No dia 18 de setembro, a partir das 10h40, os Canais TVCine exibem num só dia vários dos mais recentes filmes relacionados com a temática LGBT

 Programação Detalhada:

TVCine 2
10:40 Vic Flo Viram Um Urso
12:20 Morrer Como Um Homem
14:30 Os Amantes Passageiros
16:00 A Vida de Adèle
19:00 Um Coração Normal
21:15 Recordar o Artista: Robert De Niro, Sr. (Estreia)
22:00 Por Detrás do Candelabro
23:55 Interior. Leather Bar.
 
TVSéries
23:00 Looking (Estreia com episódio duplo)
00:00 Anjos na América (minissérie completa)
 
 
Mais informações em tvcine.pt.
Vídeo promo deste ciclo.

Local: Portugal
 
  • Inauguração do Novo Centro LGBT evento já ocorrido
Dia 12
Inauguração do Novo Centro LGBT

É já na próxima sexta 12 de setembro que o novo Centro LGBT abre as suas portas pela primeira vez.

O novo espaço comunitário, cultural e social da Associação ILGA será inaugurado a partir das 21h30 -  e está situado na Rua dos Fanqueiros, 40, em plena baixa de Lisboa.

O Centro LGBT abre a programação com a exposição 'Famílias Aqui', uma atuação do CoLeGaS (Coro Lésbico, Gay e Simpatizante da ILGA Portugal) e um cocktail que será mote de reencontros e oportunidade para deixar as suas sugestões e ideias.


Local: Centro LGBT
 
  • Diálogos in Música coros de intervenção no séc. XXI evento já ocorrido
20 de setembro
Diálogos in Música coros de intervenção no séc. XXI

A SPIM iniciou em Maio um ciclo de conferências que se prolongará até ao final do ano.

No dia 20 de Setembro, sábado, na Casa da Achada, falaremos de coros assumidamente políticos.

Nesta sessão vamos ouvir e conversar com dois coros de intervenção: Coro da Achada e CoLeGaS.

O Coro da Achada surgiu em 2009 na Casa da Achada e, além de canções com textos de Mário Dionísio apresenta canções de luta de todo o mundo e de épocas diferentes (na língua original ou traduzidas), bem como canções populares portuguesas, canções pouco cantadas, canções que por alguma razão entusiasmam e libertam.

O CoLeGaS, coro gay, lésbico e simpatizante, nasce na ILGA Portugal em 2008 e desde então que dá visibilidade a questões LGBT* pretendendo, através da música, contribuir para uma comunidade mais inclusiva, igualitária e divertida.

Ambos contam exibições internacionais e intercâmbios com coros congéneres, ambos incluem repertório em português, mas sempre direccionado para questões que lhes são fundamentais.

A sessão será conduzida pelos respectivos responsáveis artísticos dos coros, Pedro Rodrigues do Coro da Achada e João Henriques do CoLeGaS, mas intervirão também elementos de cada um destes grupos. Haverá ainda oportunidade de escutar a música que fazem.


Local: Casa da Achada
 
  • Festival Pride Açores evento já ocorrido
de 28 a 30 de agosto
Festival Pride Açores

FESTIVAL PRIDE AZORES

28, 29, 30 agosto 2014
Ponta Delgada, São Miguel, Açores
 
quinta 28 agosto
19h00 Jardim Antero de Quental: "Alice Moderno e Maria Evelina: Amor e Ativismo em São Miguel", Coletivo Alice Moderno
22h00 Biblioteca Pública e Arquivo Regional (BPAR): LGBT em FILMES
Exposição: ALL LOVE IS EQUAL de Braden Summers
 
 

sexta 29 agosto
21h30 Biblioteca Pública e Arquivo Regional (BPAR) de Ponta Delgada
Tertúlia "Antes de me discriminares, conhece-me", Novo Dia / CIPA
 
Ser LGBT nos Açores - tens alguma história para partilhar?  
Poesia e Prosa temática - tens algo para ler ou que queiras partilhar?
 
 
sábado 30 agosto
18h00 Portas da Cidade: MARCHA LGBTS (lésbica, gay, bisexual, trans, simpatizante) a prol dos direitos humanos para todos os seres humanos
É SÓ APARECER...
 
19h00 Portas do Mar: Encontro no Tentorium logo a seguir à Marcha, depoimentos e apresentações
 
 
organização: Associação LGBT Pride Azores

Local: Ponta Delgada
 
  • Gisberta em cena evento já ocorrido
agosto
Gisberta em cena

Até ao próximo dia 24 de agosto, ainda pode ver Gisberta no Cinema São Jorge.

No espectáculo, a actriz Rita Ribeiro interpreta a mãe de Gisberta, que vai relatando a um jornalista factos da vida do “seu menino”, desde a infância até o momento em vem para Portugal. Esta mãe fala da sua dificuldade em aceitar a transexualidade da filha.

mais em http://www.cinemasaojorge.pt/agenda#Gisberta


Local: Cinema São Jorge
 
  • Grupo de Teatro da ILGA apresenta ANJOS... evento já ocorrido
julho
Grupo de Teatro da ILGA apresenta

O Grupo de Teatro da ILGA apresenta "ANJOS..." a 23, 24, 25 e 27 de julho. A partir das 21h30, o espetáculo criado a partir da obra "ANJOS NA AMÉRICA" sobe a palco no Teatro Turim.

mais info pelo e-mail teatro@ilga-portugal.pt


Local: Teatro Turim
 
  • Centro LGBT em breve evento já ocorrido
Em setembro voltamos!
Lisboa contará com novo Centro LGBT muito em breve!
 
Mantem-te ao corrente das novidades subscrevendo a nossa newsletter ou seguindo-nos no Facebook!
 

 

 


Local: Baixa de Lisboa
 
  • Debate sobre Intervenção Institucional com Jovens LGBT em Situação de Violência Familiar e/ou Expulsão de Casa evento já ocorrido
30 de julho
Debate sobre Intervenção Institucional com Jovens LGBT em Situação de Violência Familiar e/ou Expulsão de Casa

A Casa Qui – Associação de Solidariedade Social, no âmbito do projeto “Casa Aqui – Primeiros Passos”, financiado pelo EEA Grants e regulado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Programa Cidadania Ativa, tem a honra de convidá-lo/a para a apresentação dos resultados preliminares e debate do estudo Diagnóstico de Experiências, Competências e Respostas na Intervenção Institucional com Jovens LGBT* em Situação de Violência Familiar e/ou Expulsão de Casa.

Este debate terá lugar na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa (Edifício dos Paços do Concelho, Praça do Município), no dia 30 de julho das 10h00 às 12h30, e contará com a presença de especialistas na área da saúde e intervenção social. Convidamos a participar todas as pessoas interessadas na temática, especialmente dirigentes e técnicos de intervenção social, bem como outros agentes de ação educativa e comunitária. A entrada é gratuita.
 

Programa

10H00: Mesa de Abertura

Dra. Rita Paulos – Diretora Executiva da Casa Qui
Dra. Sara Teixeira – Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Representante da Fundação Calouste Gulbenkian**  

10H20: Apresentação de Resultados  

Dra. Andreia Pereira – Técnica Superior da Casa Qui

10H45: Comentários

Dra. Dulce Rocha – Presidente Executiva do Instituto de Apoio à Criança
Prof. Doutor Henrique Pereira – Professor e Investigador de Psicologia na Universidade da Beira Interior
Arqto. João Afonso – Vereador do Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
Moderadora: Dra. Isabel Moreira, Deputada na Assembleia da República**  

11H30: Debate   

12H-12H30: Encerramento  

Para inscrever-se basta enviar-nos um e-mail para geral@casa-qui.pt, indicando a sua intenção de inscrição, juntamente com o seu nome e entidade que representa (se aplicável). Contamos com a sua participação! 

Mais aqui ou aqui.

 

** A confirmar


Local: Sala do Arquivo dos Paços do Concelho - Lisboa
 
  • II Marcha pelos Direitos LGBT - Braga evento já ocorrido
14 de junho

 O colectivo Braga Fora do Armário organiza no próximo dia 14 de junho, a partir das 16h, a II Marcha pelos Direitos LGBT – Braga, subordinada ao lema "Pelas Famílias Arco-Íris". 

Mais informações em https://www.facebook.com/events/663386437049883/


Local: Braga
 
  • Ciclo de cinema "We Are Family" evento já ocorrido
de 4 a 7 de junho
Ciclo de cinema

Ciclo de cinema "We Are Family" - segunda edição!

 
Programação
4 A 7 DE JUNHO
PASSOS MANUEL (Rua Passos Manuel, 137, Porto)
Sessões às 22H - ENTRADA LIVRE!
 
 
dia 4: "WEEKEND" (2011), de Andrew Haigh
Já é um filme de culto, mas muitas pessoas ainda não viram. Um ensaio delicado sobre os relacionamentos na era contemporânea.
 
 
dia 5: "LES INVISIBLES" (2012), de Sébastien Lifshitz
Um filme imperdível, que inclui a partilha inestimável das histórias de vida de um conjunto maravilhoso de cidadãs e cidadãos LGB séniores, e que traça de forma inteligente o percurso da homofobia no século XX.
 
 
dia 6: "ROMEOS" (2011), de Sabine Bernardi
São raros os filmes que colocam no centro da ação um protagonista transexual masculino. Mais raros ainda, os que, como este, o fazem de uma forma que tem surpreendido o público, ajudando a desconstruir estereótipos.
 
 
dia 7: "FLORES RARAS" (2013), de Bruno Barreto
Um filme sensação que aborda a relação intempestiva de duas grandes mentes criativas do século passado: a poeta Elizabeth Bishop e a arquiteta paisagista Lota de Macedo (uma inesquecível Glória Pires). Já foi o centro de um texto dramatúrgico, da autoria de Marta Goes, que resultou na peça "Um porto para Elizabeth Bishop", apresentada recentemente no Porto (a autora esteve também presente numa sessão da comunidade de leitura Conversas Para Lê-Las). Verdadeiramente imperdível! 
 
 
Festa de encerramento: D.M.A. (DISCO MY ASS)!
Nasceram em Lisboa, mas o Porto já os conhece muito bem. Com os D.M.A. a  diversão é assegurada e descomplexada (e a entrada desta vez é livre!).
 

Local: Cinema Passos Manuel
 
  • Arraial Lisboa Pride evento já ocorrido
28 de junho
Arraial Lisboa Pride

 O Arraial Lisboa Pride é o maior evento LGBT em Portugal. Desde 1997, é organizado pela ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, e vem dar visibilidade à população lésbica, gay, bissexual e transgénero, numa celebração de orgulho na igualdade.


IDENTIDADE

O Arraial Lisboa Pride é a maior e mais participada Festa de Lisboa na principal praça da cidade – o Terreiro do Paço. De entrada livre, é uma festa para toda a cidade e marca a identidade de Lisboa como cidade que sabe valorizar e acarinhar a diversidade e a igualdade. A inclusão de Lisboa no nome do evento vem reforçar esse compromisso e vem também colocar Lisboa no roteiro dos principais destinos turísticos LGBT.


ORGULHO

A 18ª edição acontece no sábado, 28 de junho: a data exata em que se celebra internacionalmente o aniversário da revolta de Stonewall, marco simbólico da luta pela igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais e transgénero.


VARIAÇÕES

Das 16h às 4h, queremos repetir a maré de orgulho que invadiu o Terreiro do Paço em 2013: mais de 45 000 pessoas estiveram no Arraial Lisboa Pride.
A praça mais central da cidade enche-se de atividades para todos os públicos: ponto de encontro no Welcome Center, refrescos no Lounge, explorações no Pride Village, brincadeiras no Arraialito (o Arraial para todas as crianças).
E à noite o Palco abre, a partir das 20h30, a maior pista de dança e música de Lisboa com o contributo de um conjunto muito diversificado de artistas e bandas nacionais – e com 25 bares emblemáticos da noite lisboeta a envolver a maior pista de dança da cidade!

Visita-nos desde já, em http://www.ilga-portugal.pt/lisboapride/


Local: Terreiro do Paços
 
  • Marcha do Orgulho LGBT evento já ocorrido
21 de junho
Marcha do Orgulho LGBT
Este ano ano sairemos à rua pela 15ª vez no dia 21 de Junho!

Iniciativa organizada por: Associação Cultural Janela Indiscreta · APF · Bichas Cobardes · Clube Safo · Exército de Dumbledore · GAT · Grupo Transexual Portugal · ILGA Portugal · não te prives · Opus Gay · Panteras Rosa · PolyPortugal · Precários Inflexíveis · rede ex aequo · Rumos Novos · SOS Racismo

Local: Lisboa - JArdim do Príncipe Real
 
  • Sexualidades e cidadanias lésbicas evento já ocorrido
em junho
Sexualidades e cidadanias lésbicas

 Lesbianismos, feminismos, identidades, cidadanias, sexualidades, visibilidades, movimentações...

Tudo no ciclo de Junho 2014, da Universidade Feminista, em três sessões - no mês da Marcha do Orgulho e do Arraial Pride.
 
Junho é noss@!

Local: CCIF/UMAR
 
  • Crise Económica = Crise de Direitos Humanos? evento já ocorrido
3 e 4

 Estão já abertas as inscrições para o Curso de Verão “Crise Económica = Crise de Direitos Humanos?”, fruto de um protocolo celebrado em janeiro passado entre a Amnistia Internacional Portugal, o Instituto Europeu e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF).

Com datas marcadas para os dias 3 e 4 de junho de 2014, este curso incide na temática da crise económica sobre os direitos humanos e as obrigações internacionais dos estados nesta matéria. O curso decorrerá no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Para os associados da Amnistia Internacional Portugal, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito de Lisboa, do Instituto Europeu e do IDEFF a inscrição é de €12,50 e para o público em geral de €25. As inscrições devem ser entregues nos serviços do IDEFF, com ficha de inscrição e comprovativo de pagamento ( ideff@fd.ul.pt).

 

Programa:

3 de junho de 2014

10h30: Abertura 
  
11h: Crise e obrigações de Direitos Humanos 
  
11h30: Impacto da crise sobre direitos económicos e sociais na Europa 
  
12h: Mesa redonda: Como medir o incumprimento de um Estado em matéria de direitos económicos e sociais? 

4 de junho de 2014 
  
10h00: Crise económica = Crise de Direitos Humanos? 
  
10h30: Eficácia dos direitos económicos e sociais na Constituição Portuguesa 
  
11h00: Crise e direito à saúde 
  
11h30: Mesa redonda: Respostas à crise sob o ponto de vista dos direitos humanos

12h30: Fecho e entrega de certificados de presença


Local: Instituto Europeu e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal
 
  • O segredo do sucesso das histórias de amor evento já ocorrido
sexta 30 de maio
O segredo do sucesso das histórias de amor

 "O segredo do sucesso das histórias de amor"

com »» HENRIQUE PEREIRA

Ao contrário do estereótipo que diz que as pessoas LGBT não têm relacionamentos significativos duradouros e bem sucedidos, existem muitos exemplos que nos indicam o contrário. 

Neste encontro, pretendemos descobrir quais os segredos deste sucesso! Vem partilhar os segredos da tua relação ou da relação que gostarias de ter, numa conversa aberta e divertida sobre o que é isso de ser feliz através de um relação.


Local: Centro LGBT - Serviços
 
  • Dia Internacional Contra Homofobia e Transfobia: tertúlia no Chapitô evento já ocorrido
28 de maio
cartazDia Internacional Contra Homofobia e Transfobia: tertúlia no Chapitô

Celebrando-se no dia 17 de Maio o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, e com a preocupação central o combate à discriminação em função da orientação sexual e identidade de género, o Chapitô vai organizar, no dia 28 de Maio de 2014, pelas 21h30, uma tertúlia onde se procurará refletir e dar visibilidade a organizações, projetos e/ou ações que atuem na prevenção e/ou no combate destas temáticas.

Esta iniciative insere-se no âmbito do "Bartô – espaço igualdade e não discriminação", que procura envolver representantes de organizações da sociedade civil, de municípios, de empresas e do panorama artístico português para, em redor da temática da Igualdade, Cidadania e Não Discriminação na área das actividades culturais, criar sinergias e novas parcerias, promover acções bem sucedidas e mostrar actividades inovadoras ao público em geral.

 

A ILGA Portugal vai estar presente. Apareçam!


Local: Chapitô
 
  • atividades desportivas: MOVE evento já ocorrido
desporto em maio
atividades desportivas: MOVE

Divulgamos as próximas iniciativas do Núcleo de Desporto:


-22 de maio, 5ªf, 19h30, estádio do Restelo: se gostas de ver um bom jogo , vem connosco assistir 
à final feminina da liga dos campeões;

-31 de maio, sábado, ao final da manhã: se não gostas apenas de ver, mas também de jogar, junta-te a nós para primeiro jogo de futsal.


Local: Lisboa
 
  • Nova peça do Grupo de Teatro da ILGA evento já ocorrido
Nova peça do Grupo de Teatro da ILGA
Macbeth_Grupo de Teatro ILGA MAIO 2014

21, 22, 23 e 25 de maio
21h30
Auditório do Espaço Ágora em Santos
 

Duração: 75 min
Bilhetes: donativos a partir de € 3,00 // aquisição no local


SOBRE A PEÇA

Cozinha da casa do casal Macbeth.
Uma carta. Uma garrafa de vinho. Uma tarte de maçã.
Enquanto ela cozinha e recebe as boas-novas, ele regressa a casa apressadamente.
“O rei passa aqui a noite” é a mensagem que desencadeia toda a ação.
Ele pode tornar-se rei… Ela elabora um plano…
Até onde irão a fome e a sede de poder?


INDICAÇÕES
O público ocupa o seu lugar, na sala, numa cadeira à sua escolha. Cada pessoa irá encontrar um envelope que deverá abrir de modo a ler a carta nele contida. A ação vai passar-se em todo o espaço cénico, sobretudo à volta da mesa.

 

SOBRE O GRUPO

Este é o segundo trabalho apresentado pelo Grupo de Teatro da ILGA, com encenação e orientação de Nuno Machado, e pretende-se que seja um seguimento feliz à bem-sucedida “(IN)cenação” (julho de 2013).

Após uma pausa de quase dois meses, retomámos os ensaios em 16 de outubro de 2013, desta feita através de uma série de workshops semanais dinamizados por Rui Baeta (voz), Pedro Lacerda (preparação do ator), António Braga (expressão dramática), Vera Mantero (movimento), Rute Serôdio Simões (improvisação) e pelo próprio Nuno Machado.

“Macbeth” é pois o resultado de toda esta preparação, com uma temporada de ensaios dividida entre o Centro LGBT, cujo espaço na rua de S. Lázaro foi entretanto encerrado, e o Espaço Ágora, em Santos, sede da Associação Académica de Lisboa e onde o Centro de Cursos Livres nos cedeu gentilmente um pequeno auditório para ensaiarmos e apresentarmos ao público o trabalho desenvolvido.
Assumimos também o compromisso – e o desafio! – de preparar, apenas no primeiro semestre de 2014, não uma mas duas peças.

O próximo espetáculo - “Anjos na América” - terá estreia já no próximo mês de julho, em data e local a anunciar brevemente. Tod@s são bem-vind@s!

ELENCO
Macbeth - Luís Miguel Pinhão
Lady Macbeth - Maria José Vito
Macduff - Hugo Brás
Lady Macduff - Raquel Valente
Rei Duncan - Manuel Gaspar
Banquo - Rúben Ribeiro
Lennox e Mensageiro - Bruno Magina
Malcolm - Jorge Carvalheiro
Donalbain - João Nota
Filho Macduff - Omar Baldé
Ross - João de Jesus
Aparição e Assassino - Nuno Machado

Texto Original - William Shakespeare (entre 1603 e 1607)

Adaptação, Cenografia e Encenação - Nuno Machado

Apoio na Direção de Atores - Cláudia Lourenço

Agradecimentos
A todas as pessoas que acreditaram e apoiaram este projeto.
 


Local: Auditório do Espaço Ágora (junto à estação de comboios de Santos)
 
  • Arco-Íris no Jardim evento já ocorrido
17 de maio
Arco-Íris no Jardim

 Vamos marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e Transfobia no Jardim do Príncipe Real com muitas atividades, muitos grupos, muita música e com as muitas cores do arco-íris! Junta-te a nós!

Organização conjunta: ILGA Portugal e Junta de Freguesia da Misericórdia

11h-20h Mercado arco-íris: produtos gourmet, artesanato urbano, bric-à-brac, associações LGBT 

15h Caminhada GIR@S

16h Encontro GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade

16h30 Piquenique Famílias Arco-Íris

19h Atuação CoLeGas - Coro lésbico, Gay e Simpatizante (@Embaixada)

DJ sets
- D.M.A. – (16h30 – 18h)
- Almada Guerra (18h – 20h)

 

Neste dia, comemoramos também o Dia Internacional da Diversidade Familiar e o Dia Mundial das Famílias!


Local: Jardim do Príncipe Real
 
  • Debate: Género, Orientação Sexual e Parentalidade evento já ocorrido
dia 15
Setúbal

 A ILGA Portugal, no âmbito do programa Março Mulher coordenado pela SEIES, promove em Setúbal o debate "Género, Orientação Sexual e Parentalidade" no dia 15 de maio, pelas 15h, na Fundação Escola Profissional de Setúbal.

 
Com esta iniciativa pretendemos comemorar o Dia Internacional das Famílias, abordando as diversas questões relacionadas com o reconhecimento legal das famílias e projetos familiares de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT) e debatendo também a noção de parentalidade e o seu enquadramento numa perspetiva de igualdade de género e de igualdade em função da orientação sexual.
 
Tratando-se de um debate pioneiro em Setúbal, convidámos deputadas eleitas pelo círculo de Setúbal para partilharem as suas ideias - e contamos com a vossa presença.
Estão confirmadas as presenças de: Catarina Marcelino (PS), Heloísa Apolónia (PEV), Mariana Aiveca (BE) e Rita Rato (PCP).

Local: Fundação Escola Profissional de Setúbal
 
  • 5ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia evento já ocorrido
dia 17
Marcha Coimbra

No dia 17 de maio, sábado, a PATH – Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra realiza a 5ª edição da Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra. A PATH é uma plataforma apartidária constituída por um conjunto de coletivos da cidade de Coimbra, nomeadamente a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, o Café Feminista, as Panteras Rosa, a Saúde em Português e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. Ao longo dos anos tem trabalhado em proximidade com a Secção de Defesa dos Direitos Humanos da AAC, a Existências, a Caleidoscópio LGBT, entre outras associações.

À semelhança de anos anteriores, a marcha a 17 de maio quer dar visibilidade a este tema tão importante na luta global pelos direitos humanos e pelo fim da discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género. Em 2014 o tema da Marcha é a homoparentalidade. 

Concentração às 17h nos jardins do Mosteiro de Santa Clara a Velha (junto à Ponte de Santa Clara, na margem esquerda)

Início da Marcha: 17h30

Percurso: atravessar a Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Ferreira Borges, terminando na Praça 8 de maio.

Links de divulgação do evento:

https://www.facebook.com/events/1410631405881255/

À noite realiza-se a Festa Fora do Armário, no Pop Fresh.


Local: Coimbra
 
  • Inauguração da Exposição Aguarela evento já ocorrido
dia 17
No próximo dia 17 de Maio, Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, a cerimónia de inauguração da Exposição Aguarela de Pedro Medeiros decorrerá pelas 15h00m no CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Rua Castro Matoso, 18).

 

Este evento encontra-se inserido no Projecto Aguarela - Plano de Iniciativas para o Combate à Discriminação pela Orientação Sexual e Identidade de Género.

 

A exposição é constituída por um conjunto inédito de fotografias onde estão representadas pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais que no seu quotidiano diário e associativo lutam pela defesa da sua orientação sexual e pelo direito à Identidade de Género, bem como pela igualdade social e legal de direitos da população LGBTI. 

 

Poderá ver o vídeo de divulgação da Exposição aqui 

http://www.youtube.com/watch?v=kWr8Rns--bk&feature=youtu.be

 

Para mais informações pode ainda consultar o evento no facebook

https://www.facebook.com/events/1448679255375868/


Local: CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
 
  • Gisberta evento já ocorrido
dia 17
Gisberta

  

GISBERTA

de Eduardo Gaspar

 com Rita Ribeiro

 

Sinopse:

Rita Ribeiro protagoniza o espetáculo “GISBERTA”, que foi levado à cena durante o mês de Maio, em Lisboa, numa versão embrionária com a duração de 15 minutos, obedecendo o conceito das peças apresentadas no Teatro Rápido. Devido ao grande sucesso alcançado (“GISBERTA” foi recorde absoluto de público naquele teatro), o espetáculo ganhou uma nova versão, agora com uma hora de duração, que teve sua estreia em Outubro passado no Funchal, tendo sido posteriormente apresentado nos Açores, Algarve, Santarém e Porto, e que estará em cena no Montijo, no Teatro Municipal Joaquim de Almeida, no dia 17 de Maio (Dia Internacional Contra a Homofobia), pelas 21h30. 

Pela primeira vez em sua carreira, Rita Ribeiro está a interpretar um monólogo. A história de uma mãe que perdeu o seu filho, brutalmente assassinado por 14 adolescentes, no ano de 2006, na cidade do Porto. Gisberta era uma transexual que sofreu todo o tipo de preconceito e acabou por ser morta após três dias consecutivos de uma violência física e moral sem precedentes em Portugal.

A autoria do texto e a encenação são de Eduardo Gaspar. O texto, em grande parte ficcional mas tendo como base a história do hediondo assassinato da transexual Gisberta, mostra o relato da personagem da mãe, interpretada por Rita Ribeiro, que acentua a dificuldade em aceitar as diferenças; os dogmas da igreja, enquanto instituição que castra a liberdade das escolhas que não seguem os padrões por ela instituídos; a solidão; os medos; a deceção... mas acima de tudo o amor desta mãe, que só não é incondicional, por estar escravizado aos preceitos sociais e religiosos e a complexidade de compreensão quanto a identidade de género.


Ficha Técnica:

Texto e Encenação: EDUARDO GASPAR

Interpretação: RITA RIBEIRO

Música Original: MARCELO PELLEGRINI

Figurino: DINO ALVES

Maquilhagem: CAUÊ DOS SANTOS

Criação Gráfica e Fotografias: INÊS TORRES DA SILVA

Fotografias de cena: CÉLIA DO CARMO

Vídeo: EKA UNITY

Classificação etária: 12 anos.

https://www.facebook.com/gisberta.gis

 

 

 


Local: Teatro Municipal Joaquim de Almeida, Montijo
 
  • Pride Azores: Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia na Ilha Terceira evento já ocorrido
dia 17
Pride Azores

 Associação LGBT Pride Azores promove um evento de ação pública na ilha Terceira com o apoio da Câmara Municial de Angra do Heroísmo.


sábado 17 de Maio 2014
Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia 
18h00
encontro na entrada da Câmara Municipal de Angra do Heroismo, Terceira 

Está previsto a realização de um "cordão humano", na praça em frente às portas da Câmara, em que os participantes dão as mãos em nome de todos os seres humanos que sofrem devido à sua orientação sexual. O programa continua no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroismo para uma conversa tertúlia sobre o assunto, incluindo testemunhos para que continuamos a combater as fobias na nossa sociedade através de educação e visibilidade so ser.
 

"Todas as pessoas são bem vindas, não interessa a orientação sexual, interessa a luta para uma sociedade mais justa de respeito para com todos os seres humanos," diz Terry Costa, presidente da Pride Azores, "Educação é muito importante e hoje em dia só através de visibilidade é que chegamos lá, por isso este evento é realizado anualmente de portas abertas num local público."

O Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia é marcado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992. Um pouco por todo o mundo faz-se neste dia incluindo actividades a sensibilizar as pessoas no assunto. Este é o terceiro ano que a Pride Azores marca o dia, depois da Horta e São Roque do Pico a associação agradece o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroismo para que o evento se manifeste na ilha Terceira. 

 

Local: Encontro na entrada da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Terceira
 
  • Seminário: Luta contra a homofobia e transfobia nas escolas evento já ocorrido
16
programa

Este seminário é organizado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e pela Direção-Geral de Educação, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia e Transfobia.

A CIG assinala uma vez mais esta data - e, pela primeira vez, em associação com a Direção-Geral de Educação, chamando a atenção para a necessidade de lutar contra a homofobia e transfobia nas escolas portuguesas.

A ILGA Portugal fará uma intervenção dedicada ao projeto "Tod@s somos precis@s". Tudo sobre o projeto em http://educacao.ilga-portugal.pt!

 

 

 


Local: Escola Secundária Pedro Alexandrino, Rua Aquilino Ribeiro, na Póvoa de Santo Adrião (Concelho de Odivelas)
 
  • O mundo não é Arco-Íris: Geografias da Discriminação das Pessoas LGBT evento já ocorrido
dia 17
cartaz

 O Conselho Nacional da Juventude (CNJ), em cooperação com a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero e a rede ex aequo – associação de jovens LGBTS, e contando com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organiza no próximo dia 17 de maio a Conferência «O mundo não é Arco-Íris: Geografias da Discriminação de Pessoas LGBT» no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, às 20h. 

No dia 17 de maio celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia (IDAHOT), uma data que pretende alertar a consciência coletiva em relação à discriminação e violência de que ainda são alvo muitas pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero) em todo o Mundo. Assinalando a remoção da «homossexualidade» da classificação internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrida em 1990, este dia foi instituído em 2004. Em 2014, o tema definido pela coordenação internacional do IDAHOT é a «Liberdade de Expressão». 

De acordo com o «Lesbians and Gay Rights in the World Map» (2013), divulgado pela ILGA-World no último 17 de maio, a lei ainda condena as pessoas lésbicas e gays à pena de morte em 5 países do Mundo (Iémen, Irão, Mauritânia, Arábia Saudita e Sudão, além de regiões da Nigéria e Somália), sendo que noutros 71 países as mesmas são condenadas com pena de prisão. Na Rússia, sob o formato de uma «lei antipropaganga», a liberdade de expressão e associação das pessoas LGBT tem vindo a ser fortemente reprimida. 

Na Europa, a situação das pessoas LGBT ainda está longe de ser ideal: alarmante é a ilegalidade de facto em que vivem as pessoas transexuais e transgénero em 14 países europeus, onde não existe qualquer possibilidade de reconhecimento da sua identidade de género. De acordo com o «Trans Rights Europe Map» (2014), divulgado pela Transgender Europe, noutros 21 países o reconhecimento da identidade de género ainda exige às pessoas trans a esterilização forçada como requisito. 

Porque o mundo (ainda) não é arco-íris, temos de construir um Portugal e uma Europa de todas as cores. Em 2014, ao comemorarmos 40 anos de democracia e liberdade de expressão em Portugal, é urgente um olhar global sobre as geografias da discriminação de pessoas LGBT, que persistem em manchar os mapas do Mundo e da Europa em que vivemos.

Painel de Oradores:

Miguel Vale de Almeida (Antropólogo; Activista LGBT)
Ana Monteiro (Amnistia Portugal)
Marta Ramos (ILGA Portugal)


Local: Palácio Foz, Praça dos Restauradores
 
  • DEBATE EUROPEIAS - A caminho da igualdade para as pessoas LGBT na UE evento já ocorrido
às 19h, dia 8
Come Out

 Aproximando-se as eleições europeias e assistindo-se a um crescendo do extremismo na Europa e na União europeia, a ILGA Portugal convidou os partidos políticos para um debate dedicado ao tema "A caminho da igualdade para as pessoas LGBT na União Europeia".

 
Estão confirmadas as presenças de Ana Gomes (PS), Ana Matos Pires (Livre), Fabíola Cardoso (BE), Joana Barata Lopes (Aliança Portugal - PSD/CDS-PP), Orlando Figueiredo (PAN), Rita Rato (CDU).
 
Venham conhecer as propostas dos diferentes partidos e colocar as vossas questões!
 
Entrada livre, 19h
 
 

Local: Fundação José Saramago (Casa dos Bicos, Lisboa)
 
  • CoLeGaS - concerto evento já ocorrido
31 de maio
CoLeGaS - concerto

 É já no próximo dia 31 de maio que o CoLeGas - Coro Lésbico, Gay e Simpatizante volta ao Museu da Música para um concerto recheado de surpresas e estreias mundiais!

É às 16h30 - e a não perder.

Museu da Música
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
1500-359 Lisboa


Local: Museu da Música
 
  • Todos os rios vão dar ao Carmo: rio de todas as cores evento já ocorrido
24 de abril
Todos os rios vão dar ao Carmo: rio de todas as cores

 Na noite de 24 de Abril saltam rios de vários pontos da cidade. Esta nascente, nossa, tua, de tod@s, será guiada pelo CoLeGaS, Coro Lésbico, Gay e Simpatizante.
Vem connosco até ao Largo do Carmo a cantar por uma liberdade de todas as cores.
Dress code: ganga cor, muita cor, viva cor, cor forte!
Ponto de encontro: 21h na Rua do Comércio, nº8. 
Vamos desaguar em
https://www.facebook.com/events/432399456863106/


Local: Lisboa
 
  • ILGA Remix #6 evento já ocorrido
26 de abril
ILGA Remix #6

And we're back!

Dia 26 de abril, o Remix é na Casa Independente :-)

A partir das 22h30 e até às 2h,

atuação CoLeGaS (Coro Lésbico, Gay e Simpatizante)
&
popsucker dj set!


Local: Casa Independente
 
  • 45º Gir@ - Galerias Romanas evento já ocorrido
12

 

Olá Gir@s!
 
Excepcionalmente antecipamos a data do nosso gir@ para não perdermos a oportunidade desta visita. 
 
O Gir@s está a organizar um grupo para a visita dia 12, sábado. 
O ponto de encontro será na Rua da Conceição, junto ao nº 77 às 9h30.
 
Inscrições para: caminhadas@ilga-portugal.pt
 
Juntamos excerto da divulgação feita pelo Museu da Cidade.
 
Até sábado!
 

"As Galerias Romanas, na Rua da Prata, em plena baixa lisboeta, abrem uma vez por ano. E para lá entrar é preciso esperar horas a fio, pois muita gente não quer perder esta oportunidade.

Mas agora, o Museu da Cidade anuncia que vai abrir as Galerias Romanas, da Rua da Prata, de 11 a 13 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O monumento poderá assim ser visitado gratuitamente pelo público durante os três dias, entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h30). O ponto de encontro é na Rua da Conceição, junto ao n.º 77.

As visitas serão realizadas em grupo, sem marcação prévia e sob a orientação de técnicos do Museu da Cidade e do CAL- Centro de Arqueologia de Lisboa.

As primeiras notícias da existência de um vasto conjunto de Galerias Romanas no subsolo da Baixa surgiram em 1771 durante a reconstrução da cidade de Lisboa, na sequência do grande Terramoto de 1755.

As obras de obras de saneamento em 1859, permitiram, pela única vez, observar restos das construções romanas que se erguiam sobre as Galerias.

As Galerias Romanas abririam ao público com regularidade a partir dos anos 80 época em que foi possível à Câmara Municipal de Lisboa criar condições restritas de acessibilidade ao monumento.

 

Actualmente, são visitadas uma vez por ano, pois encontram-se com um nível de água elevado, sendo necessária a bombagem. Este é um processo moroso que levanta problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se a água fosse retirada mais vezes."

 


Local: Rua da Conceição, Lisboa
 
  • Workshop de Costura evento já ocorrido
4 a 25 de abril 2014 sextas
Workshop de Costura - programação Centro LGBT

WORKSHOP DE COSTURA

Programação Centro LGBT

 

4 a 25 de abril 2014 sextas

Casa Independente (Largo do Intendente)

18h00 às 20h00 » total de 8 horas

 

Público-alvo

Associad@s e voluntári@s da Associação.

Público em geral, com interesse/experiência em Corte e Costura.

 

Formadora

Ariane Arand / Modelista e formadora profissional

 

Objetivo geral

Este workshop pretende que tod@s @s participantes, com ou sem experiência em costura, desenvolvam um projeto individual (vestuário, acessórios, decoração) para aquisição ou melhoria das técnicas de costurar.

A formação pode ser dada em português, inglês e alemão.

 

Objetivos específicos

- Interpretar fichas técnicas e fotografias para desenvolver o projeto pessoal;

- Tirar corretamente as medidas da pessoa/do objeto;

- Tirar moldes de diversas revistas em papel e fazer moldes própios;

- Calcular o gasto de tecido e outros materiais que precisará de comprar para realizar o projeto;

- Posicionar os moldes corretamente no tecido e cortá-lo;

- Confecionar e executar os acabamentos de cada um dos projetos;

-  Realizar arranjos e transformações.

 

Materiais 

> Fornecidos pela formadora
- 2 máquinas de costura e 1 máquina de corte/costura

- Tesouras de tecido e tesouras de papel

- Lápis e borrachas

- Réguas (de alfaiate, esquadro  e direito)

- Linhas, agulhas e alfinetes

- Revistas de moldes

- Ferro de engomar

 

> Fornecidos pel@ formand@:
- Papel A1 e papel vegetal
- Tecidos, entretelas, dracalon, fitas, etc.
- Botões e fecho

 

 

Preço / pagamento
 € 25,00 por pessoa 
Transferência bancária para NIB 0035 0697 00579258630 15; envio de comprovativo para centro@ilga-portugal.pt.


____________________________

 

Ariane Arand
Modelista e formadora profissional


Nasceu em 1965 em Berlim e vive desde 1994 em Portugal. Sempre revelou um enorme gosto pelas áreas de costura, design e artes plásticas (pintura, design e azulejo). Na modelação e costura trabalha com formas, cores, materiais e texturas em duas ou três dimensões - une a arte e o artesanato.

Nos Açores teve a primeira formação em costura no atelier Almerinda Bairos. Já em Lisboa teve a oportunidade de fazer o curso profissional de modelista de vestúario no Centro de Formação Modatex. Durante esta formação completou também os cursos de Corte e Costura I e II, Acessórios de moda, Espartilhas/corpetes - com o formador Armando Gabriel.

Estagiou no atelier de Lidija Kolovrat na preparação da nova coleção outono/inverno, dando assitência no desfile da marca na Moda Lisboa.

 


Local: Casa Independente (Largo do Intendente)

FICHA DE INSCRIÇÃO

PROGRAMA

 
  • 44º Gir@ - Miradouros escondidos de Lisboa evento já ocorrido
29

 

 
Olá Gir@s!
 
Dia 29 de Março, sábado, faremos uma caminhada pelos Miradouros escondidos de Lisboa.
 
O ponto de encontro é na Praça Paiva Couceiro - esquina com a Avenida General Roçadas às 14h30. (Autocarros: 206, 706, 718, 730, 735, 742, 797).
 
Inscrições para caminhadas@ilga-portugal.pt
 
Até sábado!

Local: Lisboa
 
  • 3a Feira do Livro LGBT do Porto evento já ocorrido
22 a 29
3a Feira do Livro LGBT do Porto

Mais uma vez, contamos convosco para a terceira edição da nossa Feira do Livro LGBT do Porto! Vai ser no local habitual, no Centro Comercial Bombarda, mas desta vez no espaço "Bidonville" (loja 27). Teremos muitas novidades e surpresas, e uma programação variada. Apareçam e divulguem!

 
Horário: das 13h às 20h 
 
22 de março
abertura da feira / inauguração da exposição "eat your fruits" (ilustrações de Rita Roque)
 
23 de março
14h30 - conversa com Ana Zanatti (apresentação do livro "E onde é que está o Amor?"
ATENÇÃO: local - A Cadeira de Van Gogh (Rua Morgado Mateus, nº 41, Porto)
 
26 de março
18h - conversa com Richard Zimler (apresentação do livro "A Sentinela")
 
29 de março
16h - leitura encenada para crianças, com Tó Maia
17h - Ser e estar numa família arco-íris: conversa com psicólogo Jorge Gato
 
Tudo sobre o projeto Porto Arco-Íris em http://porto.ilga-portugal.pt.

Local: Centro Comercial Bombarda, Porto
 
  • O barulho das luzes evento já ocorrido
até 22 de março
O barulho das luzes

 "O BARULHO DAS LUZES" de Tiago Torres da Silva

Até 22 março quintas, sextas e sábados 21h30 
Teatro Municipal Amélia Rey Colaço (Algés)

€ 8,00 para associad@s ILGA Portugal € 10,00 regular
Reservas através de 919 714 919 e cda.reservas@gmail.com

"O BARULHO DAS LUZES" fala da dificuldade de ser estrangeiro dentro do próprio corpo. Num mundo formatado para que grande parte da população viva desconfortável no seu próprio corpo, três personagens que, pura e simplesmente, não se reconhecem no seu corpo e decidem acabar com esse exílio doa a quem doer, doa-lhes o que lhes doer. Carlos/Carmen,
Berta/Humberto e Carlos/Simone são apenas três pessoas que não se conformaram com o seu destino e, agora, já não têm medo das palavras, por mais duras que sejam.

Interpretação: João Lima, Maria Carson e Tiago Fernandes
Texto e Encenação: Tiago Torres da Silva
Acolhimento: Companhia de Actores / TMARC
Classificação etária: M/16

[Os lugares não são marcados. Não é permitida a entrada depois do início do espetáculo.]


Local: Teatro Municipal Amélia Rey Colaço (Algés)
 
  • 8 DE MARÇO MEU CORPO, MINHA FESTA evento já ocorrido
8 de março
8 DE MARÇO MEU CORPO, MINHA FESTA

 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS MULHERES

Em 2010, comemoraram-se os 100 anos que passaram desde que Clara Zetkin propôs a celebração anual de um Dia Internacional da Mulher, aquando da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. A origem certa deste dia é causa disputada, contudo, é certo que as lutas das mulheres operárias que marcaram o final do séc. XIX e o início do séc. XX constituem a sua inspiração. Conta-se que a 3 de Maio de 1908, em Chicago, celebrou-se o primeiro «Woman's day» [Dia da Mulher] em prol de reivindicações por igualdade económica e política. Mas a data de 8 de Março viria a perdurar a partir do dia 8 de Março de 1917 (23 de Fevereiro no calendário russo), quando mulheres operárias desencadearam uma greve geral saindo corajosamente às ruas de Petrogrado, num protesto contra a fome, a guerra e o czarismo, dando origem à Revolução de Fevereiro. A partir de 1922, o Dia Internacional da Mulher é celebrado oficialmente no dia 8 de Março e, em 1975, este dia é reconhecido pela ONU. Também neste ano, no encalço da Revolução de Abril, as mulheres portuguesas puderam festejar este dia pela primeira vez. Entre as lutas do passado e as lutas de hoje, celebramos o dia 8 de Março como o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS MULHERES. Para garantir a memória e construir o futuro – o presente reclama-nos luta feminista.

8 DE MARÇO MEU CORPO, MINHA FESTA

Neste 8 de Março, festejamos o CORPO e convocamos o mundo que queremos transformar olhando para nós mesmas, encarando essa matéria de que somos feitas e através da qual somos vida e morte e tocamos o chão. Aliando a arte à reflexão feminista, queremos afirmar esse corpo que é morada de uma identidade mas não uma prisão, que é expressão de movimento e não de opressão, que é lugar de prazer e não de violência, que é experiência de liberdade e não de negação, que é euforia, riso, sangue e lágrimas e não uma ilusão, que é soberano e não submisso, que evolui no tempo, que é aquilo que eu quero e não imposição. Aqui ao lado, no Estado Espanhol, é este corpo que está em causa quando há uma lei que vem para negar o direito ao aborto. Contra a Lei Gallardón reafirmamos solidariamente: as mulheres são proprietárias de si mesmas, o seu corpo não pertence ao Estado nem a qualquer moral. Porque as lutas do passado são também as lutas do presente e ainda há tanto por transgredir: nesta festa, o corpo é insubmissão.


Festa feminista Entrada livre Casa Independente Organização Rede 8 de Março

PROGRAMA

16h A mulher orgásmica: Hands on workshop
Para mulheres, com Iris Lican*

18h Poesia erótica: As Palavras do Corpo de Maria Teresa Horta, com Catarina Guerreiro
Vídeo-instalação: Moving On de Salomé Coelho

22h Este corpo é meu, obrigada!
Humor feminista, com Marisa Medeiros 

22h30 Marias Insubmissas – Performance destereotipada

23h Dj Mãe Dela

*As participantes devem levar uma toalha de rosto e de corpo, um espelho de mão, uma tacinha de vidro e um pareo ou pano de praia para colocar em volta do corpo.


Local: Casa Independente
 
  • Workshop de Fotografia evento já ocorrido
Programa e informações

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

  • 22, 29 março e 5 de abril de 2014 sábados
  • 16h às 20h
  • total de 12 horas

 
Objetivos
Este workshop visa solidificar os instrumentos e as capacidades de cada um e de cada uma para a prática fotográfica. Abordando de forma simples e objetiva as principais técnicas, pretende dotar @ participante de uma experiência no campo da Fotografia, que lhe possibilite alargar a sua criatividade e atuação.

A formação terá uma componente prática, com respetiva discussão e acompanhamento de resultados.

(programa e ficha de inscrição, em anexo, no final desta página)


Público-alvo

Associad@s e voluntári@s da Associação.
Público em geral, com interesse/experiência em Fotografia.


Formador
Rui Eduardo Botas, fotojornalista da Motorpress
Portfólio: http://bit.ly/1htycfL


Preço/Pagamento
€ 25,00 por pessoa
Transferência bancária para NIB 0035 0697 00579258630 15; envio de comprovativo para nucleodefotografia@ilga-portugal.pt


Programa

Dia 1 // Bases técnicas
- Intenção e objetivo do ato fotográfico
- Abordagem aos princípios básicos da técnica fotográfica

Dia 2 // Retrato e reportagem
- Leitura e utilização dos diferentes tipos de luz
- Antecipar e/ou criar o momento fotográfico

Dia 3 // Fotografia de eventos e espetáculos
- Perceção e adaptação ao espaço
- Comportamentos específicos no meio ambiente


Equipamento:
@s formand@s devem dispor de uma câmera fotográfica digital que permita o completo controlo manual da exposição, da focagem, da sensibilidade e da temperatura de cor, preferencialmente uma câmera do tipo DSLR ou Bridge.

Tripé e flash não são obrigatórios, mas caso tenham, podem trazer. 

 
Sobre o formador Rui Botas:
Com formação em Jornalismo e Fotografia, trabalha como profissional desde 1998. 

Tendo iniciado a sua atividade no campo da Fotografia de Arquitetura e Património, e depois de uma passagem pela área da Moda, trabalha atualmente na equipa de fotografia do grupo editorial Motorpress Lisboa. Aí tem vindo a desenvolver, nos últimos oito anos, um trabalho diversificado, que vai da Fotografia de Estúdio ao Desporto, passando pelo Retrato ou Foto Reportagem genérica.

Apaixonado pela imagem e pelo texto, acredita que uma fotografia, mais do que valer por mil palavras, pode engrandecer-se ainda mais pelo valor de, pelo menos, uma só palavra... 

 

Mais informações: nucleodefotografia@ilga-portugal.pt


Local: Casa Independente

Programa

Ficha de Inscrição

 
  • conferência: que direitos para as famílias? evento já ocorrido
6 de março
conferência: que direitos para as famílias?
A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa tem o prazer de convidar para a conferência
"Que direitos para as famílias? A co-adopção em casais do mesmo sexo",
a realizar-se no dia 6 de Março, às 18h00 no Auditório da Faculdade de Direito de Lisboa

Local: Faculdade de Direito de Lisboa
 
  • Festa de carnaval evento já ocorrido
sábado 1 de março
festa de carnaval 2festa de carnaval

Festa de Carnaval no Teatro do Bairro

1 março, sábado, a partir das 23h

Ménàge à trois: ILGA Portugal, DMA e Teatro do Bairro.

 

 


Local: Teatro do Bairro
 
  • Debate: coadoção evento já ocorrido
1 de março
Debate: coadoção
O evento terá lugar na sede do Partido Socialista em Évora, na Travessa da Alegria nº 2 (local alterado em relação ao cartaz) e contará com a participação de

Rita Paias - Coordenadora Concelhia da JS Évora

Isabel Moreira - Deputada do Grupo Parlamentar do Partido Socialista
Isabel Advirta - Vice - Presidente da ILGA 

João Romão - Presidente da Federação Distrital da JS Évora
 

Havendo ainda lugar a debate e conclusões.

1 de março 21h30 sede do Partido Socialista, Évora entrada livre


Local: Évora: sede do Partido Socialista
 
  • Parabéns, gir@s! evento já ocorrido
1 de março

Olá Gir@s!

 
O Gir@s Caminhadas está de parabéns! Fazemos quatro anos no dia 27 de Fevereiro e resolvemos comemorar participando com uma ou mais equipas no Peddy Paper no dia 1 de março - Os Elevadores de Lisboa, organizado pela Montes e Vales.

A inscrição no Peddy Paper tem um custo de 8,50€ e deve ser efectuada até dis 24. Não serão aceites inscrições após esta data.
O pagamento da inscrição deverá ser feito directamente para a Montes e Vales através do NIB 0023-0000-00184022387-94 e enviado o comprovativo assim como nome e data de nascimento para o Gir@s como resposta a este email.
Caso pretendam recibo devem enviar-nos o NIF.

O QUE VAMOS FAZER 1 de março

Este evento é um jogo do tipo peddy paper especialmente direcionado para quem gosta de caminhar e conhecer a história de Lisboa na altura dos Maias de Eça de Queiroz.

Os grandes temas são: Os Elevadores de Lisboa.

É um jogo por equipas, ativo, divertido e que vai exigir muito trabalho de equipa.


PROGRAMA E PONTO DE ENCONTRO

14:30 Concentração na junto à esplanada do café do Jardim do Torel (Lisboa)

15:00 Início do jogo

18:00 Fim do jogo e cálculo de pontuações

18:30 Anúncio da equipa ganhadora

 

DADOS DOS PARTICIPANTES E INSCRIÇÃO

Os dados individuais dos Participantes (nome e data nascimento) são fundamentais para podermos cumprir as nossas obrigações legais, nomeadamente a constituição de seguro de acidentes pessoais para cada participante.

 

PAGAMENTO

O preço da participação é: 8,50€

A inscrição será considerada apenas com a(s) respetiva(s) transferência(s) para o NIB 0023-0000-00184022387-94.

 

O jogo realizar-se-á com o máximo de 50 inscrições realizadas até ao final do dia 24/02/2013, data limite de reserva.


http://www.montesevales.com/index.php/eventos/2-uncategorised/48-peddypaperelevadoreslisboa 


Aguardamos as v/ inscrições para juntos cantarmos os parabéns!   


 


GIR@S CAMINHADAS

Grupo de Interesse da ILGA Portugal

Local: Lisboa
 
  • O segredo do sucesso das histórias de amor evento já ocorrido
28 de fevereiro

Tertúlia com Henrique Pereira: “O segredo do sucesso das histórias de amor”

 28 sex 21h, no Centro LGBT


Local: Centro LGBT
 
  • REMIX 6#: CoLeGas e Famílias Festa com DJ pop sucker evento já ocorrido
22 de fevereiro
REMIX 6#: CoLeGas e Famílias Festa com DJ pop sucker

Devido ao encerramento do Centro LGBT, esta atividade foi cancelada.


Local: Centro LGBT
 
  • 42º Gir@ - Sobe e Desce de Alfama ao Castelo evento já ocorrido
dia 16

 

Olá Gir@s

 
O ponto de encontro do nosso 42º  Gir@ de dia 16 de Fevereiro  é no Martinho da Arcada na Praça do Comércio às 14 h, donde partiremos para um Sobe e Desce de Alfama ao Castelo explorando ruas estreitas e recantos desconhecidos num percurso surpresa .
 
No fim do passeio teremos a oportunidade de nos sentarmos a tomar uma bica no 28café que faz uma justa homenagem ao célebre eléctrico 28.
 
Metro: Estação Terreiro do Paço (Linha Azul)
Autocarros: 711, 714, 728, 732, 736, 759, 760, 782
Eléctrico: 15 E, 25E
 
Entrada no Castelo: gratuita para residentes em Lisboa  ; restantes: 7.5€
(a entrada no Castelo é gratuita para quem comprovar viver em Lisboa através do chip do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade ou apresentação de uma factura em seu nome de uma morada de Lisboa.)
 
Sábado à tarde será disponibilizado um contacto telefónico para ser utilizado caso necessário no dia do Gir@.
 
Inscrições para: caminhadas@ilga-portugal.pt
 
Até dia 16!

 

 


Local: Praça do Comércio, Lisboa
 
  • Programação mensal do Centro LGBT evento já ocorrido
Programação de fevereiro
Programação mensal do Centro LGBT

 Programação mensal do Centro LGBT // FEV 2014


O Centro LGBT é um espaço cultural e comunitário onde apenas a discriminação não é bem-vinda. Já está disponível a programação regular de atividades culturais, lúdicas e políticas do mês de fevereiro. 
 
 

Local: Centro LGBT
 
  • 41º Gir@ evento já ocorrido
19
Gir@s

Olá Gir@s!

Cá estamos para o primeiro Gir@ do ano, dia 19 de Janeiro

Para começar assistimos, no exterior do Palácio Nacional de Belém, à tradicional cerimónia de Rendição Solene da Guarda, promovida pela Guarda Nacional Republicana através da Unidade de Segurança e Honras de Estado.

De seguida, visitamos o Museu Nacional dos Coches.

E porque entretanto já vão sendo horas, caminhamos até ao Jardim da Torre de Belém onde podemos "pic-nicar".

Depois de apreciarmos a beleza do Jardim e da Torre de Belém seguimos até à Fundação Champalimaud, onde no Darwin's Café podemos beber uma bica e trocar impressões sobre o nosso Gir@.

Outras informações:

Ponto de encontro: Praça de Táxis da Praça Afonso de Albuquerque às 10h30

Autocarro: 28, 714, 727, 729, 751
Eletrico: 15
Comboio: Estação de Belém - Linha de Cascais
Barco: Estação Fluvial de Belém

Entrada no Museu Nacional dos Coches: Gratuita

Cada participante é responsável pelo seu farnel

Sábado à tarde será disponibilizado um contacto telefónico. para ser utilizado caso necessário no dia do Gir@.

Inscrições para: caminhadas@ilga-portugal.pt

Até Domingo!


Local: Praça Afonso de Albuquerque - Lisboa
 
  • Prémios Arco-Íris evento já ocorrido
11
Prémios Arco-Íris 2013

 Os Prémios Arco-íris são organizados pela Associação ILGA Portugal, desde 2003, como forma de reconhecimento e incentivo a personalidades e instituições que com o seu trabalho se distinguiram na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género.

 
A Associação ILGA Portugal continua a empenhar-se na divulgação de situações de discriminação e no combate ao preconceito homófobo. E porque a luta contra a homofobia não tem ainda um fim à vista, ela torna-se tanto mais urgente e merecedora do nosso esforço concertado.
 
Venha conhecer as/os premiadas/os do ano de 2013 e celebrar os seus contributos no próximo dia 11 de janeiro no TEATRO DO BAIRRO, em Lisboa, a partir das 21h30.
 
21h30 Entrega dos Prémios Arco-íris com apresentação de RICARDO ARAÚJO PEREIRA
 
23h30 DJ António Almada Guerra
 
02h00 DJ Simplesmente Maria
 

Local: Teatro do Bairro, Lisboa
 
PESQUISAR EVENTOS
EVENTOS
<     2017     >
< Julho >
SegTerQuaQuiSexSábDom
     12
3456789
10111213141516
1718
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
      

2017
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2016
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2015
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2014
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2013
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2012
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2011
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2010
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English