Noticias

logo ILGA

Notícias: Nacionais

Contagem decrescente para a maior pista de dança da cidade: o Terreiro do Paço!
2011-06-24
Contagem decrescente para a maior pista de dança da cidade: o Terreiro do Paço!

 Arraial Pride 2011 celebra conquistas recentes e marca a agenda da igualdade

 
Com abertura às 16h e inauguração às 16h30, com a presença do Presidente da CML, António Costa, a tarde começa no Pride Village, com muitas atrações que vão do rugby ao tango, passando por sessões fotográficas e pintura stencil ao vivo. Entre as 16h e as 19h, o Arraialito é o espaço pensado para todas as crianças e todas as famílias, promovido pelo nosso grupo Famílias Arco-Íris. 


O palco abre às 20h30, numa noite que vai incluir, entre outros, a antestreia do musical Gay Divas e o set do DJ Sammy Jo, dos Scissor Sisters. Depois de vinte e cinco mil pessoas terem participado na edição anterior, o Terreiro do Paço será novamente este ano a maior pista de dança do país.
 
E o Arraial Pride será uma vez mais um momento de celebração do orgulho LGBT e de recusa da vergonha que o preconceito tenta impor. Mas será também um momento de celebração das vitórias que já alcançámos em conjunto na luta pela igualdade e da mobilização continuada por todas as vitórias que ainda havemos de alcançar.
Um ano depois de haver igualdade no acesso ao casamento, celebraremos também a Lei da Identidade de Género, que colocou Portugal como exemplo a seguir no respeito pelos Direitos Humanos das pessoas transexuais. 
E neste ano em que as denúncias de discriminação aumentaram porque as pessoas LGBT já não estão dispostas a abdicar dos seus direitos, o Arraial Pride será ainda um espaço de divulgação de recursos anti-discriminação como a Linha LGBT, promovida pela ILGA Portugal; ou as próprias forças e serviços de segurança, que passaram a ter preparação específica nas questões LGBT, na sequência de uma ação de formação promovida pela ILGA Portugal; passando ainda por parcerias estabelecidas com outras organizações da sociedade civil e com entidades governamentais como a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género ou o GRAL do Ministério da Justiça.

Mas muito mais há a fazer, seja no âmbito da parentalidade, no campo da proteção anti-discriminação e no campo da educação e formação de setores-chave como a saúde ou a segurança social.
No Arraial Pride 2011, vamos por isso festejar a energia e a alegria com que lutamos pela igualdade para continuarmos a construir com orgulho um país que, tal como o Arraial Pride, seja para todas as pessoas.
 
 
:PALCO :: 20h30 às 04h00:::

DJ TAGUS QUEEN :: 20h30 às 22h30
Os êxitos das décadas de 70 e 80 abrem a noite do Arraial e transformam o Terreiro do Paço na maior pista de dança de Lisboa.

GAY DIVAS :: 22h30 às 23h30
Vanessa Silva, Paula Sá, Deborah Kristal, Fernando Tavares lideram um grupo de mais de vinte artistas em palco. Cantor@s, bailarin@s e transformistas recuam aos glamourosos êxitos musicais das últimas décadas. De Josephine Baker a Rihanna, de Marilyn Monroe a Britney Spears, sem esquecer as divas portuguesas Amália e Simone de Oliveira, que recebe aqui um especial tributo. O espectáculo, que contará ainda com a participação dos modelos masculinos da Face Models que desfilarão a colecção de Swim Wear de Fátima Lopes, encontra-se em criação e será apresentado ao público, pela primeira vez, nesta edição do Arraial Pride.

DJ SAMMY JO :: 24h00 às 02h30
Sammy Jo é o DJ dos Scissor Sisters que vai aquecer a noite do Arraial Pride 2011 com uma mistura de Disco House, Electro e Pop. De Nova Iorque para Lisboa, Sammy Jo iniciou a sua carreira na célebre discoteca nova-iorquina Mother em 1997 e, após ter conhecido Jake Shears dos Scissor Sisters, passou a acompanhar a banda em digressão a partir de 2004, na tour Crevice Canyon. Cravou o seu nome no mundo da música com um DJ set invulgar o que lhe permitiu actuar em vários clubes da Europa mantendo-se sempre ligado ao sucesso como DJ da banda americana.

DJ ROCKY G :: 02h30 às 04h00
Rocky G é a identidade de Rita Egídio como DJ. Depois da moda e televisão, Rita Egídio aposta na conquista de multidões através da música. O nome artístico surgiu em Novembro de 2008 e tornou-se rapidamente um sucesso. Com actuações por toda a Europa, Ásia e África, o seu DJ set de Tribal, House, Electrohouse e House Progressivo granjeou-lhe mais de 20 mil seguidores no Myspace, Facebook e Twitter.


::PRIDE VILLAGE :: 16h00 às 04h00:::

Nem só de música vive esta festa - queremos um Arraial para dançar, para estar, para interagir, para brincar. Para tudo isto está pensado o Pride Village.

 WELCOME CENTER ILGA :: 16h00 às 04h00
Onde a festa realmente começa. Todas as informações necessárias sobre o Arraial estão no Welcome Center ILGA. Além de poder comprar as mais giras sardinhas e merchandising colorido, podes também informar-te sobre as atividades da ILGA e de outras instituições.

ARRAIALITO :: 16h00 às 19h00
O arraial para todas as famílias! Espectáculos e actividades pedagógicas para famílias e crianças: pinturas faciais, desenhos e leituras, jogos tradicionais portugueses (jogos arco-íris), um enorme mural para colorirmos juntos, modelagem de balões, e muitas outras surpresas.Todas as famílias são bem-vindas!

LOUNGE :: 16h00 às 04h00
Espaço criado pelo já emblemático Clube Ferroviário para sentar e descontrair enquanto decorrem as animações previstas no Pride Village e ao som DJ Miss Mary (Intima Party), entre outros sets de DJs.

PHOTO SHOOT :: a partir das 16h00
Sessão fotográfica. Maquilha-te, transforma-te e regista a tua passagem pelo Arraial Pride. Com o blogger Ruben Martins.

LIVESTENCIL :: a partir das 17h00
Pintura em stencil ao vivo, com a artista plástica Trepa. A peça será mais tarde leiloada em silent auction: @s interessad@s deverão indicar o valor pelo qual pretendem adquiri-la – @ detentor/a da maior oferta será anunciado durante a noite.

TANGO LIVRE :: 19h00 às 20h00
Aula aberta com profissionais de Tango Argentino que dançam sem qualquer preconceito e discriminação de género, orientação sexual, identidade de género ou qualquer outra.

CONCERTO CoLeGaS – Coro de Lésbicas, Gays e Simpatizantes :: 20h00 às 20h30
O grupo coral da Associação ILGA Portugal afina vozes e faz-se ouvir no Terreiro do Paço. O CoLeGas é um projecto que, através da música, pretende contribuir para uma sociedade mais inclusiva, igualitária e divertida!

FILMES QUEER LISBOA :: 19h30 às 20h30
O QUEER LISBOA – Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa associa-se a esta edição do Arraial com a mostra de dois documentários portugueses: BOYS JUST WANNA HAVE FUN e TRANSFORMISMO NO FEMININO: BETTY SANTOS.

Boys Just Wanna Have Fun (Portugal, 2010, 50’), de Luís Hipólito, Margarida Moura Guedes
 “Dark Horses” é o nome da primeira equipa de rugby gay-friendly portuguesa, e também o termo usado na gíria das corridas para designar aqueles cavalos em quem ninguém aposta, mas que, ainda assim, acabam por se sagrar vencedores. Metáfora que ilustra na perfeição o espírito combatente que move os mentores deste projecto desportivo. Boys Just Wanna Have Fun é um documentário sobre esta equipa, o rugby e os seus protagonistas: os jogadores.

Transformismo no Feminino: Betty Santos (Portugal, 2009, 52’), de Ana Margarida Baptista
Transformismo no Feminino: Betty Santos tem como objetivos não só informar e esclarecer o que é o transformismo feminino que se faz, atualmente, em Portugal, como também desvendar e dar a conhecer ao grande público o trabalho e a vida da única transformista feminina Portuguesa. O documentário engloba uma série de entrevistas a familiares e colegas de Betty Santos.


:: INFO :::
http://arraialpride.ilga-portugal.pt/
http://www.facebook.com/arraialpridelx


Arraial Pride :::::::::: 25 Junho ::::::::: Terreiro do Paço ::::::::::: entrada livre


 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

 

 
logotipo do facebook logotipo do twitter logotipo do delicious
PESQUISAR NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
2018
Janeiro
2017
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2016
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2015
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2014
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2013
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2012
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2011
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2010
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2009
Novembro
Setembro
Agosto
Julho
2006
Julho
Junho
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English