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Vídeo-arte sobre homossexualidade feminina vence BES Photo
2010-03-17
foto LUSA

A vencedora da sexta edição do Prémio BES Photo, Filipa César, considerou hoje que o galardão constitui "uma grande recompensa" pelo trabalho "difícil" sobre a relação com o passado que a artista visual desenvolveu no projeto agora exposto no Museu Colecção Berardo.

A artista falava à agência Lusa após ter sido declarada vencedora, numa cerimónia que decorreu no museu, em Belém, com a presença do comendador Joe Berardo, do presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, patrocinador do prémio, e do secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, entre dezenas de convidados da área da cultura.

"Foi uma grande oportunidade concorrer a este prémio", salientou Filipa César, depois de ter agradecido à organização, aos dois júris do galardão, à família, e aos outros dois finalistas do concurso, Patrícia Almeida e André Cepeda.

Nascida no Porto, Filipa César, 34 anos, vive e trabalha em Berlim, uma cidade onde "é mais fácil trabalhar e exibir vídeos alternativos".

Limbo entre arte e cinema

"Não é fácil trabalhar na vídeo-arte porque é ainda uma espécie de limbo entre a arte e o cinema. A mim não me interessa a equação da eficiência.

O que me interessa é a perceção", salientou a artista, a quem os amigos costumam perguntar "porque escolhes trabalhos tão difíceis?".

O projeto de Filipa César para a última fase do BES Photo, intitulado "Memograma", inclui dois filmes e uma série de fotografias sobre o processo de censura da película "As Lágrimas Amargas de Petra von Kant" do realizador alemão Rainer Werner Fassbinder.

Para um dos filmes entrevistou várias pessoas em Castro Marim, cidade de fronteira que foi lugar de exílio para mulheres homossexuais durante o Estado Novo e terra de contrabando, e noutro filme é descrita a história e memória deste lugar no contexto português, apresentado como "um mapa, uma textura de memórias".

Abordagem pessoal da história

Filipa César disse à Lusa que não lhe interessa a história de Portugal convencional. "A História é mais científica e impessoal. Como artista posso fazer uma abordagem mais pessoal e mais poética do passado. O que me interessa é essa relação com o passado, e transmitir a História de uma forma pessoal", apontou.

A artista revelou que, para o seu processo de trabalho fez diversas investigações na Torre do Tombo, e não viu aquele espaço de arquivos como um espaço "bolorento".

"Estes temas podem interessar ao público se forem apresentados de outra forma, que tenha a ver com o presente", defendeu, sublinhando que seria gratificante se o seu trabalho pudesse contribuir para que a História fosse vista de outra maneira.

Trabalhos expostos no Museu Berardo

O prémio, no valor de 25 mil euros, também constitui "um alívio" para a artista, confessou, porque o projeto representou um "elevado investimento financeiro".

Para justificar a escolha de Filipa César, o júri destacou o carácter de um trabalho que "resulta da criação de um objeto ímpar".

"Pela maneira de tratar múltiplos problemas - a história de Portugal, a censura e a moral salazarista, o degredo, a homossexualidade feminina, o trabalho e a matéria - cruzando narrativas com a geografia e construindo imagens em que o a-humano, o elementar, o cósmico, contaminam com um fora inatingível, a ação do homem".

Os trabalhos de Filipa César, Patrícia Almeida e André Cepeda vão estar patentes no Museu Berardo até 4 de abril.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
in Expresso online, 24-02-2010

Tags: arte lésbica

 
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