Noticias

logo ILGA

Notícias: Nacionais

SAP: Formação Inicial em Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico em Questões LGBT
2014-04-04
sap

Objetivo

Capacitar psicólogos/as clínicos/as e psicoterapeutas de competências básicas para trabalhar questões LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero) na sua prática clínica, seja com crianças, adolescentes, adultos ou famílias. O grupo de formadores/as incluiu especialistas em trabalho clínico com questões LGBT e reconhecidos/as investigadores/as nesta área.

 

Destinatários/as            

Psicólogos/as clínicos/as e psicoterapeutas interessados/as em integrar a equipa do SAP. A colaboração com o SAP implica: (1) o acompanhamento de casos a preços sociais ou reduzidos, nas instalações do Centro LGBT - Serviços (em Lisboa) ou nos seus consultórios privados; (2) participação obrigatória em sessões de supervisão organizadas pelo SAP (em Lisboa). As/os formandas/os deverão ter um percurso académico e/ou profissional, bem como os devidos requisitos profissionais, que as/os habilitem para a prática de aconselhamento psicológico e/ou psicoterapia.

 

Calendário        

A formação tem a duração de 24 horas, e decorrerá em Lisboa nas seguintes datas e horários:

10 maio  10h às 17h

31 maio  10h às 17h

1 junho    10h às 17h

7 junho   10h às 13h

 

Para concluir a formação com sucesso as/os formandos/as terão de estar presentes em pelo menos 17 das 24 horas de formação, e participar na íntegra no primeiro e último dia.

 

 Candidaturas  

Para se candidatar envie um e-mail para sap@ilga-portugal.pt. Deverá fazer uma breve exposição do seu interesse ou motivação para a formação e anexar o seu CV. Data limite: 28 de abril.

 

Formadores/as

>Carla Moleiro

Professora Auxiliar no Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, doutorou-se em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, EUA, em 2003. Tem formação como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas (APTCC). Os seus interesses actuais envolvem o trabalho clínico e de investigação com clientes imigrantes, de minorias étnicas, religiosas e sexuais (LGBT). Carla Moleiro é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL), do qual faz parte da direcção e da comissão científica. Trabalha sobre Saúde Mental, Diversidade e Multiculturalismo, incluindo competências clínicas para a diversidade individual e cultural. É presidente da Associação Portuguesa de Psicologia Clínica e Psiquiatria Transcultural. É ainda membro da Task Force Europeia da EFPA sobre Diversidade Cultural e Étnica.

 

>Gabriela Moita

Psicóloga Clínica, psicoterapeuta e psicodramatista. Atualmente é presidente da  Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoramento concluído em 2001 em Ciências  Biomédicas, no  Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, com o título  "Discursos sobre  a homossexualidade no contexto clínico: A homossexualidade de  dois lados do  espelho". Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama entre 2008 e 2012 e co-presidente da FEPTO (Federation of European Psychodrama Training Associations) entre 2011 e 2013. Recebeu um Prémio Arco-íris da Associação ILGA-Portugal em 2003.

 

>Patrícia Pascoal

Tem um Doutoramento Europeu em Psicologia Clínica e é especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde. Pós-Graduada em Sexologia Clínica /Terapeuta Sexual. É responsável pela Consulta de Sexologia e Investigadora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. É investigadora do Sexlab (Universidade do Porto), e secretária geral da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. É a atual supervisora clínica do SAP.

 

>Henrique Pereira

Psicólogo e professor de Psicologia e Sexualidade na Universidade da Beira Interior - UBI. É doutorado em Psicologia Clínica, membro da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES-ISPA-IU) e desenvolve trabalho e pesquisa na área da Psicologia LGB, identidade sexual e minorias sexuais.

 

>Nuno Pinto

Doutorando em Psicologia no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, e pós-graduado em Psicologia Política pela mesma instituição. O seu trabalho de investigação tem-se centrado em questões LGBT, identidade, representações sociais e acesso a cuidados de saúde competentes – especialmente no domínio da transexualidade, a sua área de especialização. Foi um dos investigadores no projeto TRANSformation da Associação ILGA-Portugal, e o investigador responsável pela consulta da ILGA-Europe aos seus membros sobre boas-práticas, desafios e necessidades na área da saúde LGBTI a nível europeu. É voluntário da Associação ILGA-Portugal desde 2005, sendo atualmente membro da direção.

 

>Rita Torres

Mestre em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Fez o seu estágio profissional da Ordem dos Psicólogos no Serviço de Aconselhamento Psicológico da ILGA Portugal. Tem também experiência em intervenção comunitária com migrantes e minorias étnicas.Trabalha atualmente na equipa técnica da Associação, acompanhando a coordenação dos serviços de apoio e integração social, bem como a gestão de voluntariado. Assume funções enquanto co-coordenadora e psicóloga clínica do Serviço de Aconselhamento Psicológico. É voluntária de outros serviços da Associação.

PROGRAMA

 
logotipo do facebook logotipo do twitter logotipo do delicious
PESQUISAR NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
2017
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2016
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2015
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2014
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2013
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2012
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2011
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2010
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2009
Novembro
Setembro
Agosto
Julho
2006
Julho
Junho
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English