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A moda do Marketing LGBT
2015-04-22
A moda do Marketing LGBT
São várias as marcas que têm vindo a apostar em campanhas que abordem questões políticas, nomeadamente o casamento homossexual. Para muitos pode ainda ser um assunto tabu, e continuamos a assistir a preconceitos um pouco por todo o mundo, mas a verdade é que os casais homossexuais fazem parte do grupo de consumidores, como qualquer outra pessoa. E a oportunidade de direccionar campanhas para grupos específicos de consumidores, ou simplesmente incluí-los nas mesmas, é algo que as marcas não estão a deixar escapar. Conheça alguns exemplos.
 
Com cerca de 178 anos de história no mercado, a tão famosa marca de luxo Tiffany & Co, que comercializa joalharia, renovou a sua marca, recorrendo a uma nova estratégia de marketing, pautada por um posicionamento irreverente e arrojado. A marca decidiu "sair da caixa" com a campanha "Will you?", com a imagem de dois homens que são um casal na vida real. A marca, para além de incluir vários casais héteros, incluiu um casal gay. O slogan, invoca assim um pedido de casamento, fazendo uma inclusão da comunidade gay, consumidores que são normalmente esquecidos por muitas marcas. Desta forma, a marca alargou o seu target, estendendo-se a um novo nicho de mercado.
 
Em 2013 a Microsoft lançou também uma campanha onde mostrou duas mulheres a casarem-se, por forma a promover o novo serviço de atualizações do Outlook. Já a Amazon lançou também um filme para promover o seu kindle, fazendo menção ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, mostrando um casal de homens de férias interagindo com um casal heterossexual. A marca assumiu-se assim como não conservadora, transmitindo a mensagem de que os casais homossexuais existem e devem ser respeitados como qualquer pessoa.
 
Mas não nos ficamos por aqui. Nos Estados Unidos da América, a marca Nikon lançou a campanha "I am a Generation", onde convidou um casal gay afro-americano, conhecido no Instragram por publicar fotografias do seu dia-a-dia com as três filhas. Neste caso a Nikon utilizou a imagem de um casal considerado como "não convencional", para promover o seu portfólio de produtos, assumindo-se assim como uma marca vanguardista.
 
O marketing de nicho tem assumido assim cada vez mais destaque no seio das marcas. A comunidade homossexual constitui uma oportunidade, inclusivamente no nosso país, porque são consumidores que também estão atentos ao mercado e às marcas e com interesses diversificados.
 
in blasting news, 22 abril 2015
 
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