Estudos a Decorrer

logo ILGA

Divulgamos aqui estudos académicos relacionados com a temática LGBT.

Veja se pode colaborar

Amizade e pessoas LGBTQ

Amizade e pessoas LGBTQ

Convidamo-la/o a participar no INTIMATE, um projeto de investigação internacional desenvolvido entre 2014 e 2019 no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), sob coordenação de Ana Cristina Santos.

 

O que estamos a estudar?

O INTIMATE estuda as mudanças na vida familiar e pessoal de pessoas LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer) em países da Europa do Sul (Portugal, Espanha e Itália). Através do nosso trabalho procuramos dar visibilidade a múltiplas formas de diversidade sexual, afetiva e relacional. Pretendemos também participar no debate atual e contribuir para transformações sociais e jurídicas urgentes para quem vive à margem dos modelos tradicionais de família e intimidade.

Depois de um primeiro estudo sobre Conjugalidade em 2015 e outro sobre a Parentalidade em 2016, estamos agora a desenvolver estudos sobre Amizade e pessoas LGBTQ, em particular sobre Pessoas trans e práticas de apoio (estudo 1) e sobre a experiência de viver com amigas/os (estudo 2).

 

Quem pode participar?

Pretendemos falar com pessoas que se identifiquem como LGBTQ, entre os 25 e 45 anos, que vivam atualmente em Lisboa e se encontrem numa destas duas situações:

Que se identifiquem como trans em toda a sua diversidade e tenham experiência pessoal sobre práticas de apoio (Estudo 1)

OU

Que se identifiquem como LGBTQ e tenham atualmente experiência pessoal de viver com amigas/os (Estudo 2) há pelo menos 6 meses.

 

Se se identifica com alguma destas situações, gostaríamos de a/o poder entrevistar.

As entrevistas serão confidenciais e anónimas, realizadas presencialmente em Lisboa, entre Abril e Junho de 2017.

 

O que implica participar?

A entrevista será gravada em formato áudio e levará entre duas a três horas. Consiste em contar a sua história de vida a um dos membros da equipa – as suas memórias de coisas que aconteceram, particularmente relacionadas com as suas experiências em torno da amizade.

Serão feitas algumas questões, mas maioritariamente será apenas você a falar da sua vida, sobre quem e o que importa para si. A sua participação será totalmente anonimizada e os seus dados tratados sob estrita confidencialidade.

A entrevista pode ter lugar em qualquer local por si escolhido e na altura que mais lhe convenha.

Durante a entrevista pode recordar-se de coisas que já estavam esquecidas, ou olhar para alguns acontecimentos ou relações sob um novo ponto de vista. A maioria das pessoas entrevistadas considera este tipo de entrevista muito interessante, podendo inclusivamente servir para aprender algo novo sobre si mesmas. Se, em qualquer momento, se encontrar a falar sobre um tema que prefira não falar pode saltar essa parte da história, assim como fazer uma pausa para interromper a entrevista a qualquer momento. Também pode desistir de participar no estudo em qualquer fase da investigação. A única coisa que necessita de fazer é informar qualquer uma de nós de que não deseja mais participar, e qualquer dado seu será eliminado do estudo (ver informação de contacto no fim do documento).

 

Quem financia este estudo?

Este projeto de investigação é financiado pelo European Research Council – ERC (Starting Grant no 338452) e é desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O ERC não se responsabiliza pelo desenvolvimento nem resultados da investigação.

 

Onde posso ler mais sobre o projeto?

Por favor, visite a nossa página e siga-nos via facebook:

http://www.ces.uc.pt/intimate/

www.facebook.com/ces.intimate

 

Para mais informações, contacte-nos:

 Ana Cristina Santos – cristina@ces.uc.pt (estudo 1, Pessoas trans e práticas de apoio)

Ana Lúcia Santos – analucia@ces.uc.pt (estudo 2, Experiência de viver com amigas/os)

 

 

 

(inserido em maio de 2017)

 

PESQUISAR Estudos
Estudos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English