Estudos a Decorrer

logo ILGA

Divulgamos aqui estudos académicos relacionados com a temática LGBT.

Veja se pode colaborar

Rastreio do VIH-SIDA na farmácia

O Vírus da Imudeficiência Humana (VIH) continua a requerer atenção e a ser objeto de estudo por parte de diversas entidades, afirmando-se a infeção pelo mesmo como um problema do atual panorama da Saúde Pública em Portugal. De 1983 a 2016, foram notificados mais de 55.500 casos de infeções por VIH no nosso país e, não obstante à taxa de notificação/ano ter vindo a ser reduzida, trata-se de uma realidade ainda preocupante.

A aposta no diagnóstico precoce da infeção por VIH tem sido uma prioridade do Programa Nacional para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose. A DGS pretende promover o acesso universal ao conhecimento do estado serológico para a infeção por VIH, alargando a oferta do teste de rastreio para infeção VIH a estruturas formais e informais de saúde.

Neste enquadramento, surge a possível comercialização de testes rápidos de VIH nas farmácias de Portugal, anunciada pela DGS. O presente estudo integra-se na Unidade Curricular de Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística, do 3º ano do currículo da NOVA Medical School Faculdade de Ciências Médicas, e pretende analisar o perfil do potencial consumidor, bem como dos fatores favoráveis e obstáculos à sua comercialização, questões às quais as respostas ainda escasseiam. A sua ajuda é crucial para a opinião dos portugueses sobre esta temática se fazer ouvir!

Link do questionário online: https://bit.ly/2HpYVPO. Estará disponível até dia 30 de Abril.

 

(inserido em Abril de 2018)

PESQUISAR Estudos
Estudos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English