Estudos a Decorrer

logo ILGA

Divulgamos aqui estudos académicos relacionados com a temática LGBT.

Veja se pode colaborar

SOS LESBIFOBIA: TESTEMUNHos de mulheres discriminadas por motivos dE orientação sexual (lésbicas, bissexuais)

 O meu nome é Helena Topa, sou psicóloga e estou a organizar um volume com testemunhos de mulheres que sejam ou tenham sido discriminadas por motivos ligados à sua orientação sexual, isto é, por terem relações amorosas com outras mulheres, quer se identifiquem como lésbicas, bissexuais ou heterossexuais.

Esta recolha de relatos/entrevistas não se destina a um estudo académico. É um projecto que pretende dar voz e visibilidade a estas mulheres, dando a conhecer a um público mais vasto e abrangente, através da publicação em livro.

Para esse efeito, peço-lhe que escreva um testemunho acerca da sua experiência. Pode seguir o guião que apresento, mas este servirá apenas como auxiliar para expor situações e questões que sejam relevantes para si. Pode, assim, acrescentar outras informações ou ideias que não estejam previstas. Pretende-se que seja uma reflexão pessoal acerca de situações que vive (ou viveu), de como as sentiu e que impacto e significado tiveram para si.

Alternativamente, e se preferir ou se for mais conveniente para si, poderei recolher o seu testemunho presencialmente ou por via telefónica, ou ainda através da internet (Messenger, Skype). Para tal, só necessito que mo solicite, para o endereço de e-mail abaixo indicado, e combinaremos a melhor forma de realizar a entrevista.

Esta recolha é anónima e em nenhum momento do seu relato terá de fornecer dados acerca da sua identidade ou de terceiros que não pretenda revelar. Apenas lhe peço alguns elementos (idade, local de residência, orientação sexual), que tem toda a liberdade de fornecer ou não.

Não há limites mínimos ou máximos para o seu testemunho, no caso de enviá-lo por escrito. Pode anexar o seu documento ao e-mail, de preferência (em Word ou pdf), ou escrever o seu depoimento directamente no próprio espaço de mensagem do e-mail, e enviar para o endereço: soslesbifobia@gmail.com

As participantes serão informadas acerca da data de publicação do volume com a reunião de todos os depoimentos.

Muito obrigada pela sua colaboração!

 

Pedido - Guião

 

De seguida apresento-lhe alguns dos tópicos que poderão orientá-la na escrita do seu testemunho, podendo seguir a ordem que entender ou acrescentar outros elementos que aqui não estejam previstos:

 

1. Conteúdo

- episódios/acontecimentos em que se tenha sentido discriminada por manter uma relação amorosa com outra mulher (namorada, companheira).

- comportamentos e atitudes de que tenha sido alvo e que revelem preconceito em relação à orientação sexual (lésbica, bissexual), tais como: insultos, ofensas, julgamento pela aparência física, tratamento diferenciado e que tenham implicado mal-estar, perturbação ou algum tipo de prejuízo na sua vida pessoal.

- situações em que tenha sentido, de algum modo, discriminação por comentários indirectos a outras pessoas ou situações, piadas, ofensas, etc. e que a tenham feito sentir posta em causa na sua orientação sexual.

 

2. Contextos

- na(s) situação(ões) que relata: O que aconteceu? Com quem estava? Como reagiu? O que sentiu? A quem contou e com quem contou? Recorreu a alguém (ou apresentou queixa)?

- situações/contextos de vida: na família, no trabalho, na escola, entre amigos/as, em ocasiões de lazer, na rua, com desconhecidos, etc.

- momento, na sua história de vida, em que sucederam: infância, adolescência, idade adulta, recentemente, no momento presente? Que impacto/significado tiveram para si?

 

- Elementos de identificação (facultativo): idade, residência, orientação sexual

- Autorização para publicar o testemunho.

PESQUISAR Estudos
Estudos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English