Estudos a Decorrer

logo ILGA

Divulgamos aqui estudos académicos relacionados com a temática LGBT.

Veja se pode colaborar

Intimidade e Deficiência: cidadania sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência em Portugal

O projeto Intimidade e Deficiência: cidadania sexual e reprodutiva de mulheres com deficiência em Portugal é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CS-SOC/118305/2010), e é desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entre abril de 2012 e março de 2014.(Mais info em: www.ces.uc.pt/projectos/intimidade).

 
O objetivo principal deste estudo é contribuir para um melhor conhecimento sobre a vida íntima das mulheres com deficiência, ajudando assim a desconstruir preconceitos. Olhamos pois para a deficiência através de uma lente de género, no âmbito dos Estudos Feministas da Deficiência.
 
Mais especificamente, estamos a estudar os modos como as mulheres deficientes se relacionam com as esferas da sexualidade (Eixo 1) e da reprodução (Eixo 2), considerando oportunidades, obstáculos, expectativas e representações. Dentro de cada um destes eixos interessa-nos explorar um conjunto de dimensões.
No Eixo 1, Mulheres deficientes e sexualidade, queremos investigar temas relacionados com a sexualidade no âmbito da conjugalidade (casamento, coabitação e relações não co-residenciais), mas também em contexto não conjugal, incluindo o direito ao prazer e à autodeterminação.
No Eixo 2, Mulheres deficientes e reprodução, vamos estudar deficiência e maternidade desde uma perspetiva de género, considerando não só a maternidade biológica, mas também a adopção, a co-adoção e o acolhimento. Interessa-nos ainda a maternidade de substituição (‘barrigas de aluguer’) e a procriação medicamente assistida, entre outros aspetos.
Adicionalmente, no Eixo 3 Representações culturais, considera-se o papel dos/as profissionais de saúde e serviço social, bem como ativistas e familiares nas decisões das mulheres deficientes relativamente à sua sexualidade e a reprodução.
 
Entre os resultados esperados conta-se um ciclo de seminários regionais sob o tema “Para além da Academia: o mainstreaming dos Estudos Feministas de Deficiência”, a decorrer em 2013, e uma conferência internacional em 2014, para além de um conjunto de publicações e documentos de boas práticas visando as esferas do direito, políticas sociais e sociedade civil.
 
Gostaríamos de contar com a vossa colaboração na divulgação deste estudo, nomeadamente entre pessoas que possam ter interesse em participar na qualidade de mulheres entrevistadas (mulheres com deficiência entre os 30 e os 44 anos, residentes em Portugal). Para tal enviamos em anexo a Chamada para Entrevistadas, que define com maior clareza os critérios e formatos em que decorrem as entrevistas.
 
Para mais informações, por favor consulte a página do projeto na internet
www.ces.uc.pt/projectos/intimidade
 
Ou contacte:
Investigadora Responsável: Doutora Ana Cristina Santos
Contacto: intimidade@ces.uc.pt
Tel: 351 239855570
 
A equipa é constituída por Ana Cristina Santos (Investigadora Responsável), Fernando Fontes, Paula Campos Pinto, Bruno Sena Martins, Cláudia Nogueira, Cecília MacDowell Santos e Ana Lúcia Fonseca Santos (Bolseira). São entidades parceiras do projeto a Associação Portuguesa de Deficientes e a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. Como consultoras internacionais contamos com a experiência de Rosemarie Garland-Thomson, Margrit Shildrick e Gill Valentine.

 

PESQUISAR Estudos
Estudos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English