Estudos a Decorrer

logo ILGA

Divulgamos aqui estudos académicos relacionados com a temática LGBT.

Veja se pode colaborar

Vinculação e Envolvimento Emocional de Mães Lésbicas com o Filho Concebido por Inseminação Artificial: Estudo de Caso

 

O meu nome é Joana Franco, sou aluna do 5º ano do Mestrado Integrado em Psicologia Clínica a decorrer no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. 
De momento encontro-me a realizar um estágio académico e a trabalhar na minha dissertação de mestrado cujo orientador é o Dr. Emílio Salgueiro. 
Seguidamente apresento a minha proposta de colaboração no estudo, descrevendo de forma sucinta os objectivos e implicações do mesmo.
Tema: Vinculação e Envolvimento Emocional de Mães Lésbicas com o Filho Concebido por Inseminação Artificial: Estudo de Caso
Objectivos: Descrever a qualidade da vinculação e do envolvimento emocional das mães lésbicas com o filho concebido por inseminação artificial; comparar as mães biológicas com as mães afectivas no que respeita à qualidade da vinculação e ao envolvimento emocional.
Método: Trata-se de um estudo qualitativo em que as informações serão obtidas através de 3 a 4 entrevistas semi-estruturadas (a marcar consoante disponibilidade das entrevistadas), que serão registadas em áudio para posterior transcrição e análise. Cada uma das entrevistas não deverá exceder o tempo máximo de 1h30m, existindo disponibilidade total da investigadora para efetuá-las no domicílio. Serão aplicados também um questionário de caracterização socio-demográfica e uma escala de vinculação. 
Participantes: Casais de lésbicas com um filho/a com menos de 1 ano e cujo método de concepção tenha sido a inseminação artificial. Será entregue às participantes uma carta de consentimento informado garantindo o seu anonimato e a confidencialidade dos dados recolhidos nas entrevistas. As participantes no estudo poderão abandoná-lo a qualquer momento sem quaisquer represálias. 
Estou disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais através do e-mail joan4franco@hotmail.com.
Obrigada pela atenção.
Joana Franco - Instituto Superior de Psicologia Aplicada - IU
PESQUISAR Estudos
Estudos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English