Ser Voluntári@

logo ILGA
Olá! Bem-vind@!

O trabalho da ILGA Portugal e as ações para a conquista dos Direitos Humanos das pessoas Lésbicas, Gay, Bissexuais, Trans e Intersexo dependem também da ajuda. Sim, tu podes ajudar a fazer a diferença através do voluntariado e conhecer pessoas que trabalham com gosto pela igualdade e contra a discriminação. Precisamos de tod@s - desde pessoas que gostam de liderar e às que não gostam de todo, às que podem ajudar 3 horas por semana ou 3 horas por mês, às que preferem falar em pessoa, até mesmo às que preferem trabalhar à distância! 

Interessad@? Bora lá! Temos várias áreas de voluntariado e diversas tarefas que necessitam de diferentes disponibilidades, conhecimentos e capacidades. O voluntariado divide-se em núcleos (poderás consultá-los mais abaixo), todos essenciais para o trabalho diário da ILGA Portugal.
 
Como se desenrola o processo?
 
1º - Lembra-te: a ILGA és tu! Reforçar laços de proximidade vai ser bom tanto para ti como para todas as pessoas que irás conhecer. As tuas ideias são bem-vindas e esta é também uma forma de reforçares um sentimento de pertença tão comum às pessoas LGBTI que conhecemos. Aqui, estás segur@ - e vais sentir-te bem.

2º - Formulário - No formulário acessível em baixo, preenches os teus dados pessoais e indicas-nos as tuas áreas preferenciais. Se te sentires perdid@, não te preocupes! Na etapa seguinte ajudamos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

3º - Entrevista - Na entrevista, iremos conhecer-nos melhor. Nós conheceremos as tuas motivações e gostos pessoais e tu ficas a saber em detalhe todas as áreas de voluntariado, assim como as tarefas inerentes às mesmas.

4º - Formação - Todas as pessoas passam por uma formação-base de voluntariado. Aqui, ficarás a conhecer a associação em detalhe: todos os projetos e serviços, o trabalho diário, as linhas de pensamento e ação da associação, assim como as especificidades de se ser voluntári@ da ILGA Portugal. Algumas áreas necessitam de um módulo de formação especifico ,como por exemplo a Linha LGBT ou o Centro LGBT.

5º - Acolhimento - Depois da formação, inicias o teu projeto de voluntariado num período de adaptação a que chamamos de 'Acolhimento'. Neste período, és acompanhad@ de perto por outr@ voluntári@ mais experiente que te ajudará nos passos iniciais para uma melhor adaptação.

6º - Supervisão - Regularmente, os núcleos organizam reuniões de supervisão. Aqui, falamos tod@s do trabalho que desenvolvemos, damos e escutamos feedback de outras pessoas e desenvolvemos ou reforçamos estratégias de trabalho de acordo com as necessidades identificadas.

Lembra-te que, além de uma óptima e tranquila consciência (afinal estás a ajudar o mundo a tornar-se um lugar melhor), ser-se voluntári@ é uma animação!
 
Acede ao formulário AQUI.
SUBSCREVA NEWSLETTER
PESQUISAR
JUNTA-TE A NÓS
logo facebook logo twitter logo youtub logo sapo videos
Contacto e Sugestões | Avisos Legais | English