Arquivo de estudos
Este arquivo contém pedidos de participação em estudos e/ou entrevistas feitos posteriormente a abril de 2021, e cuja data limite tenha expirado.
Serve como base de pesquisa para pessoas potencialmente interessadas em procurar outros trabalhos e resultados.
Os links de acesso aos formulários e contactos pessoais foram omitidos propositadamente.
Para consulta de arquivo anterior a abril de 2021 contacta-nos por email.
-
Nome: Dádiva de sangue por HSH e perceção de acessibilidade aos serviços de colheita de sangue em Portugal
Data limite: 01-10-2024
Instituição: Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa
Temática: Saúde Pública – Políticas de Saúde
Público-alvo: Homens que têm sexo com homens
Informação e contacto:
Após a flexibilização das normativas que indeferiam temporariamente as doações de sangue pela população HSH em Portugal, nenhum estudo até o momento se propôs a avaliar a prática da doação por HSH em Portugal, lacuna que a presente proposta pretende preencher.
Como um segundo objetivo, pretende-se avaliar a perceção de acessibilidade da população de HSH nos serviços de colheita de sangue, considerando-se aspectos geográficos, econômicos, culturais e funcionais.
Gostaríamos de solicitar a sua participação neste estudo. A informação recolhida é anónima e confidencial, não permitindo a sua identificação.
A sua participação no estudo é estritamente voluntária, podendo interromper o preenchimento do questionário e desistir da participação a qualquer momento, sem que tal resulte em prejuízos para si.
Instagram: @gpcds_usp########################################
Nome: Discriminação contra LGBTQIAPN+ no ambiente de trabalho
Data limite: 30-09-2024
Instituição: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Chamo-me Alexandre, sou um homem cis gay, aluno do Mestrado na Universidade de Lisboa. Minha área de estudo aborda a comunidade LGBTQIAPN+ e o Direito do Trabalho. O inquérito pretende analisar casos, em Portugal, de discriminação nas relações de trabalho. A partir das respostas, pretende-se desenvolver sugestões que visem garantir proteção aos direitos do trabalho da população LGBTQIAP+. O inquérito é rápido, anônimo, confidencial e pode ser respondido por qualquer pessoa que tenha sofrido algum preconceito ou discriminação, relacionado a questão de orientação sexual ou identidade de género, em uma relação de trabalho, em Portugal. Agradeço imensamente a participação! Alexandre Medeiros########################################
Nome: As expectativas de envelhecimento de pessoas LGBTQ+ com mais de 50 anos em Portugal
Data limite: 30-09-2024
Instituição: Universidade da Beira Interior
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Envelhecimento
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá! Sou a Catarina Taborda, aluna de mestrado em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais na Universidade da Beira Interior.
Estou a realizar a minha dissertação de mestrado sobre o tema: as expectativas de envelhecimento de pessoas LGBTQ+ com mais de 50 anos em Portugal, sob a orientação da Profª Amélia Augusto.
Sabendo que as pessoas LGBTQ+ idosas, são pessoas socialmente vulneráveis, por efeito de múltiplas discriminações, pretendo conhecer, aprofundar e reconhecer as experiências e expectativas de envelhecimento da população LGBTQ+ em Portugal, para tornar possível o desenho de políticas sociais que se dirijam aos seus problemas e expectativas.
Apelo a todas as pessoas com 50 ou mais anos que se identificam como uma pessoa homossexual (lésbica/gay), bissexual, trans ou queer, a participarem numa entrevista anónima e confidencial, a realizar num local à sua escolha.
Todas as informações partilhadas são anónimas e confidenciais.
A concretização desta investigação depende da sua participação.########################################
Nome: Estudo sobre as experiências de mulheres residentes no centro de Lisboa – Freguesia da Misericórdia
Data limite: 31-08-2024
Instituição: IGOT – Universidade de Lisboa
Temática: Experiências geográficas de mulheres
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O objetivo desta pesquisa é conhecer e compreender o quotidiano das mulheres em suas múltiplas identidades na Freguesia da Misericórdia.
Gostava de ouvir as vivências e desafios ao viver em uma área que tem passado por significativas transformações nos últimos anos devido ao crescimento do turismo.
A coleta de dados é feita através de entrevistas. Falar com Sara Larrabure########################################
Nome: Experiências no acesso e utilização de Cuidados de saúde primários da comunidade Trans em Portugal
Data limite: 21-08-2024
Instituição: Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias, Pessoas Intersexo
Informação e contacto:
O meu projecto tem como objectivo conhecer as experiências das pessoas trans em portugal no aceso aos cuidados de saúde primários.
A recolha de dados será feita através de entrevistas anónimas a pessoas com mais de 18 anos residentes em portugal há pelo menos 3 anos.
terá como objectivos:
· Conhecer as percepções e experiências de indivíduos trans no acesso e utilização dos CSP;
· Compreender as barreiras e aspectos facilitadores do acesso e utilização dos CSP, na perspectiva de indivíduos trans;
· Explorar as perspetivas de indivíduos trans sobre potenciais estratégias para melhorar o acesso e utilização dos CSP por parte da comunidade trans.
O estudo já foi aprovado pela comissão de ética da ENSP-UNL garantido a privacidade dos dados de todos os participantes.########################################
Nome: (In)visibilidade das mulheres lésbicas e bissexuais em Lisboa: Uma investigação interseccional.
Data limite: 01-08-2024
Instituição: ISCTE-IUL
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Visibilidade
Público-alvo: Mulheres queer e cis
Informação e contacto:
Estou a investigar a visibilidade das mulheres queer em Lisboa, e era ótimo ter uma variedade de perspectivas.
A critério é ter uma ligação com Lisboa (trabalho, estudar, viver, socializar) e ser queer e cis.
Se tiver interesse em participar, por favor manda um email e entrarei em contacto com si.########################################
Nome: Práticas Parentais e Normas de Género (Dissertação de Mestrado)
Data limite: 31-07-2024
Instituição: ISCTE
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
O meu nome é Margarida Madeira e sou estudante do mestrado de Psicologia Comunitária Proteção de Crianças e Jovens em Risco do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.Estou neste momento a realizar a minha dissertação de mestrado cujo tema se trata de “Práticas Parentais e Normas de Género”, orientada pela professora Carla Moleiro, onde tenho o objetivo de perceber as percepções de famílias portuguesas relativamente às normas de género na educação que praticam.
Desta forma, pretendo chegar a mães e pais de crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, para contribuírem para este meu estudo, através de uma entrevista semiestruturada com uma duração aproximada de 50 minutos, individual ou em casal. A participação neste estudo é voluntária e confidencial e será muito valorizada, ao estar a contribuir para o avanço do conhecimento neste domínio da ciência.
########################################
Nome: Avaliação da adesão de indivíduos Transgénero e Não-Binários aos exames de mamografia
Data limite: 25-07-2024
Instituição: Escola Superior de Tecnologias e Saúde de Lisboa
Temática: Características sexuais, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
Divulgação de Estudo de Investigação: “Avaliação do conhecimento e adesão de indivíduos Transgénero e Não-Binários aos exames de mamografia” Este projeto de investigação está inserido no âmbito da UC Investigação em Imagem Médica e Radioterapia, da Licenciatura de Imagem Médica e Radioterapia, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, IPL.Desenvolvido pelas alunas do 4ºano, Iara Monteiro e Inês Almeida, este estudo pretende conhecer a perspetiva da população Transgénero e Não-Binária relativamente aos seus conhecimentos e causas de baixa adesão aos exames de mamografia.
Para tal, foi desenvolvido um questionário online para a recolha de dados que serão utilizados somente para fins de investigação, onde o público-alvo são pessoas Transgénero ou Não-Binárias, com mais de 18 anos. Pede-se a participação anónima, confidencial e voluntária para o preenchimento deste questionário com a duração de aproximadamente 15 minutos.
########################################
Nome: Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation – Relational (SCORE-15-R): Estudos de Validação com
Data limite: 31-05-2024
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
A presente investigação surge no âmbito da Dissertação do Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Este estudo tem como objetivo a validação do instrumento de medida Relational Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation-15 (SCORE-15-R), numa versão dirigida pessoas que estão (ou estiveram) numa relação íntima. Pedimos que se foque sempre na mesma relação ao longo de todo o questionário. A sua participação de extrema importância neste processo.
A sua participação consiste em responder a um questionário dividido em quatro secções, estimando-se que o seu preenchimento demore cerca de 10 minutos.
Cerca de duas a quatro semanas após responder a este questionário, voltaremos a pedir que preencha apenas uma parte do mesmo, com o objetivo de avaliarmos a fiabilidade temporal do instrumento.
Os dados obtidos serão utilizados apenas no âmbito da investigação, mantendo sempre o anonimato e a confidencialidade. A participação neste estudo é totalmente voluntária, pelo que poderá desistir a qualquer momento.
########################################
Nome: O papel dos content creators em uma estratégia de Brand Activism pró comunidade LGBTQI+
Data limite: 31-05-2024
Instituição: IPAM | Instituto Português de Administração e Marketing
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Olá! Meu nome é Giuliana e estou a tirar o meu Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM, aqui no Porto. Para a minha dissertação, resolvi pesquisar sobre a relação entre criadores de conteúdo e o ativismo de marca pregado por muitas marcas focado no público LGBTQI+, tendo assim como temática “O papel dos content creators no desenvolvimento de uma estratégia de Brand Activism pró comunidade LGBTQI+”. Para conseguir criar essa relação, estou em busca de pessoas que trabalham em empresas que preguem o ativismo de marca LGBTQI+ principalmente, mas que também possa ter outros tipos juntos, e também criadores de conteúdo (creators) que já tenham trabalhado com marcas que tenham essa posição publicamente.########################################
Nome: O impacto da SIDA na percepção do movimento LGBTQIA+ em Portugal
Data limite: 29-05-2024
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Temática: Orientação sexual, Características sexuais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O meu nome é Maria Catarina Batista e sou aluna de Ciências da Comunicação da Universidade de Lisboa.
No âmbito do projeto académico que tem como tema “O impacto da SIDA na percepção da Comunidade LGBTQIA+ em Portugal”, procuro perceber que ações e protestos foram feitos desde os anos 90 no âmbito do combate à sida, assim como entender as vivências de alguém pertencente à comunidade LGBTQIA+ nesta altura.
Procuro obter o testemunho de alguém que seja seropositivo à mais de 25 anos, de forma a compreender como é viver com HIV e pertencer à comunidade LGBTQIA+ em Portugal, desde o século XX.
Qualquer tipo de testemunho ou informação partilhada será mantida em anonimato.########################################
Nome: LOVING – Papel do Amor no Ajustam. Diádico e Satisf. Sexual em Relações Heterossexuais e Homossexuais
Data limite: 31-01-2024
Instituição: Universidade Portucalense, Porto
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Amor
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
No âmbito do Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento da Universidade Portucalense, Porto, está a ser desenvolvida a investigação “Loving – Papel do Amor no Ajustamento Diádico e na Satisfação Sexual em relações heterossexuais e relações homossexuais”.
Com esta investigação pretende-se contribuir para a acumulação de evidência científica em torno da conjugalidade.
Para isto, necessitamos da máxima participação possível, pelo que apelamos à divulgação deste estudo.
Quem pode participar?
A participação é confidencial, anónima e voluntária e baseia-se na resposta, online (Google Forms), em momento único, a 5 questionários cujo tempo estimado de preenchimento é de, aproximadamente, 20 minutos.
Os/As participantes devem ter idades iguais ou superiores a 18 anos e encontrar-se numa relação amorosa.
Gratas pela atenção, Ana Durão (Doutoranda) e Ana Conde (Orientadora)########################################
Nome: A Invisibilidade das Mulheres Bissexuais em Portugal
Data limite: 18-01-2024
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova FCSH
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
A todas/es/os, Este formulário surge no âmbito da minha dissertação de mestrado, com orientação e coorientação da Doutora Eduarda Ferreira e Doutora Ana Lúcia Teixeira, respetivamente, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Nova de Lisboa (FCSH-UNL), no curso “Estudos sobre as Mulheres: As Mulheres na Sociedade e na Cultura”, e tem como objetivo compreender as experiências e vivências das Mulheres Bissexuais (Cis ou Trans) nas relações interpessoais (familiares, de amizade e parcerias).
Grata pela colaboração. Atenciosamente, Margarida Martins Ralo########################################
Nome: Representação da comunidade LGBT+ nas televisões generalistas
Data limite: 12-01-2024
Instituição: Universidade Autónoma de Lisboa
Temática: Representação da comunidade LGBT+
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Somos alunos da Universidade Autónoma de Lisboa e neste inquérito criado para a unidade curricular de Métodos de Trabalho Científico serão apresentadas uma diversidade de perguntas e de afirmações, à qual pedimos respostas baseadas na sua opinião e experiências pessoais sendo um membro da comunidade LGBT+.
Temos como objetivo com este inquérito saber qual o tipo de representação existente da comunidade LGBT+ nas televisões generalistas, qual o seu papel na aceitação pela sociedade portuguesa e finalmente se têm sido tomadas as devidas medidas em torno da inclusão e aceitação.########################################
Nome: Representação da comunidade LGBT+ nas televisões generalistas
Data limite: 12-01-2024
Instituição: Universidade Autónoma de Lisboa
Temática: Representação da comunidade LGBT+
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Somos alunos da Universidade Autónoma de Lisboa e neste inquérito criado para a unidade curricular de Métodos de Trabalho Científico serão apresentadas uma diversidade de perguntas e de afirmações, à qual pedimos respostas baseadas na sua opinião e experiências pessoais sendo um membro da comunidade LGBT+.
Temos como objetivo com este inquérito saber qual o tipo de representação existente da comunidade LGBT+ nas televisões generalistas, qual o seu papel na aceitação pela sociedade portuguesa e finalmente se têm sido tomadas as devidas medidas em torno da inclusão e aceitação.########################################
Nome: Minorias sexuais e sintomas depressivos
Data limite: 10-01-2024
Instituição: Instituto Superior Miguel Torga
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
O meu nome é Afonso Ferreira e encontro-me a frequentar o Mestrado em Psicologia Clínica, ramo de especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais, a decorrer no Instituto Superior Miguel Torga. Tendo em vista a realização da dissertação de mestrado, estou a desenvolver uma investigação relacionada com as relações e interações sociais e os sentimentos depressivos em pessoas pertencentes a minorias sexuais, sob a orientação do Doutor Diogo Carreiras. Poderá participar neste estudo se se identificar como uma pessoa não heterossexual (por exemplo, lésbica, gay, bissexual, pansexual ou outra), tiver idade compreendida entre os 18 e os 65 anos e for fluente em língua portuguesa. Se reunir as características anteriores e quiser participar neste estudo, ele tomará cerca de 10/15 minutos do seu tempo. As suas respostas sinceras são fundamentais para garantir a qualidade deste estudo. O preenchimento do questionário garante o total anonimato dos/as participantes e confidencialidade dos dados. A sua participação é totalmente voluntária e não envolve qualquer despesa e/ou riscos. Os resultados deste estudo poderão ser divulgados em conferências, congressos e outros eventos de cariz científico e académico, garantindo sempre a confidencialidade das respostas. Para qualquer esclarecimento por favor contacte: Afonso Ferreira.########################################
Nome: Minorias sexuais e sintomas depressivos
Data limite: 10-01-2024
Instituição: Instituto Superior Miguel Torga
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
O meu nome é Afonso Ferreira e encontro-me a frequentar o Mestrado em Psicologia Clínica, ramo de especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais, a decorrer no Instituto Superior Miguel Torga. Tendo em vista a realização da dissertação de mestrado, estou a desenvolver uma investigação relacionada com as relações e interações sociais e os sentimentos depressivos em pessoas pertencentes a minorias sexuais, sob a orientação do Doutor Diogo Carreiras. Poderá participar neste estudo se se identificar como uma pessoa não heterossexual (por exemplo, lésbica, gay, bissexual, pansexual ou outra), tiver idade compreendida entre os 18 e os 65 anos e for fluente em língua portuguesa. Se reunir as características anteriores e quiser participar neste estudo, ele tomará cerca de 10/15 minutos do seu tempo. As suas respostas sinceras são fundamentais para garantir a qualidade deste estudo. O preenchimento do questionário garante o total anonimato dos/as participantes e confidencialidade dos dados. A sua participação é totalmente voluntária e não envolve qualquer despesa e/ou riscos. Os resultados deste estudo poderão ser divulgados em conferências, congressos e outros eventos de cariz científico e académico, garantindo sempre a confidencialidade das respostas. Para qualquer esclarecimento por favor contacte: Afonso Ferreira.########################################
Nome: Separações Amorosas em Jovens Adultos
Data limite: 07-01-2024
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Dinâmicas relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Este estudo tem como objetivo compreender o impacto que as separação amorosas podem ter na vida dos jovens adultos. Todas as pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e com experiência de uma separação amorosa no último ano, podem participar. Agradecemos desde logo a sua participação! Equipa de Investigação: Joana Fernandes (FPCEUP), Mariana Martins (FPCEUP) -
Nome: Menstruar Sem Tabu
Data limite: 31-12-2023
Temática: Ciclo menstrual e menstruação
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans e Não-Binárias, Pessoas Intersexo
Informação e contacto:
Somos a Inês Vieira (mestre em Psicologia Escolar e da Educação) e a Rita Andrade (mestre em Psicologia Escolar e da Educação e Educadora Menstrual) e a título individual desenvolvemos o projeto “Menstruar Sem Tabu”. Ainda que cada vez mais se fale sobre menstruação em Portugal, pouco se conhece sobre a realidade portuguesa. A menstruação ainda é um tema tabu, sendo vista por muitas pessoas como algo sujo e impuro. “Menstruar Sem Tabu” é, assim, um projeto pretende sensibilizar e informar para o tema do ciclo menstrual e da menstruação. Além disso, deste projeto faz parte um questionário de levantamento de necessidades sobre a realidade das mulheres e outras pessoas que menstruam em Portugal.
O questionário “Menstruar em Portugal” tem como objetivos:
– perceber o nível de conhecimento das mulheres e outras pessoas que menstruam sobre o ciclo menstrual e a menstruação;
– conhecer as representações sociais (por exemplo, mitos e crenças) em volta destes fenómenos;
– e conhecer o nível de acesso a produtos menstruais e a saneamento básico.
É dirigido a todas as pessoas que menstruam e que residem em Portugal. Assim, a participação no mesmo implica a realização de um inquérito online, de caráter anónimo e confidencial.########################################
Nome: Consentimento, Privacidade e Controlo de dados em Tecnologias de Saúde Íntima Digital
Data limite: 15-12-2023
Instituição: Instituto Superior Técnico
Temática: Características sexuais, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Olá! Sou a Diana Moniz, estudante de mestrado de Engenharia Informática e Computadores no IST. Estou à procura de participantes para um estudo sobre o uso de tecnologias de saúde íntima e a privacidade digital em Portugal. Este estudo é relevante para pessoas que utilizam ou já utilizaram tecnologias de saúde íntima, como apps de monitorização da menstruação, fertilidade, gravidez, contraceção, menopausa, ou outros dispositivos e plataformas que auxiliem na monitorização da saúde íntima e reprodutiva. Valorizamos a diversidade de experiências, incluindo as da comunidade LGBTQ+, uma vez que estas perspetivas são cruciais para entendermos diferentes necessidades e garantirmos uma representação abrangente no nosso estudo e no futuro desenho destas tecnologias. Agradeceria imenso a vossa participação. Com este tipo de estudo, visamos um futuro onde as tecnologias de saúde íntima poderão oferecer melhores mecanismos de privacidade, consentimento e controlo sobre os dados sensíveis. Queremos mudar a abordagem de “one size fits all” no desenho destas aplicações, passando a ter em conta as necessidades de diferentes comunidades, origens, nacionalidades, géneros e experiências. Obrigada!########################################
Nome: Lived Experiences of Sexual Minorities in their Achievement of Leadership and Psychosocial Well-being
Data limite: 30-11-2023
Instituição: Universidade da Beira Interior
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais, Bem estar e saúde psicológica; experiências de liderança
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Estamos a realizar uma investigação no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã – Portugal), cujo objetivo é descrever as experiências de liderança de pessoas LGBTQIA+ em contextos organizacionais e respetivo impacto no bem-estar psicossocial. Mais especificamente, pretendemos explorar como é que líderes/coordenadores/pessoas no topo das suas carreiras que atuam (ou atuaram) nos seus contextos e organizações específicos, negoceiam as suas identidades e práticas, navegando numa cultura iminentemente heterossexista, analisando implicações na saúde e no bem-estar psicológico. A sua participação é muito importante. Para tal, contamos com a sua colaboração através do preenchimento da presente entrevista eletrónica, que é anónima e confidencial. É constituída por uma parte de respostas fechadas e outra parte de respostas abertas onde pedimos que desenvolva os seus pensamentos ou ideias. O seu preenchimento demora cerca de 15/20 minutos. Esta entrevista está dirigida a pessoas com 18 anos de idade ou mais e que exerçam (ou exerceram) uma atividade de liderança/coordenação/topo de carreira, em algum tipo de organização e que se identifiquem como LGBTQIA+. Desde já muito obrigado/a pela sua colaboração!
A equipa: Renata Della Torre, MSc. Cand., Universidade da Beira Interior
Henrique Pereira, Ph.D., Universidade da Beira Interior########################################
Nome: Saúde Psicossexual de Pessoas Trans e/ou Não-binárias em Portugal
Data limite: 15-11-2023
Instituição: Universidade da Beira Interior (UBI)
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans e Não-Binárias
Informação e contacto:
Olá, sou a Hugo Henriques, estudante do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na UBI – Covilhã e venho desta forma solicitar a tua participação naquela que é a minha investigação para a dissertação de mestrado, onde me encontro a estudar “Saúde Psicossexual de Pessoas Trans e/ou Não-binárias em Portugal”. O teu contributo passa pelo preenchimento de uma entrevista electrónica, onde quanto mais pormenorizada forem as tuas respostas, maior utilidade terão do ponto de vista científico. Uma vez que o meu estudo envolve temáticas relacionadas a saúde mental e o reviver de experiências potencialmente traumáticas, quero que sintas que tens o pleno direito de deixar de responder em qualquer fase do mesmo e podes sempre contactar os serviços de ajuda como o SAV – Serviço de Apoio à Vítima LGBTI (sav@ilga-portugal.pt) ou o SAP – Serviço de Apoio Psicológico (sap@ilga-portugal.pt). A tua participação neste estudo é deveras importante e necessária para o avanço do conhecimento científico de experiências e vivências de pessoas como nós, bem como da nossa individualidade.########################################
Nome: A relação entre disponibilidade emocional parental e o uso de substancias psicoativas
Data limite: 31-10-2023
Instituição: Universidade do Algarve
Temática: Orientação sexual, Consumo de substancias psicoativas; Disponibilidade emocional parental
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
No âmbito da minha Dissertação de Mestrado, estou a realizar um estudo que tem como objetivo compreender o impacto que a disponibilidade parental teve ao logo do desenvolvimento e os seus comportamentos de saúde. O estudo consiste no preenchimento de um questionário que é anónimo e confidencial que demora, aproximadamente, 15min a preencher. Tem como objetivo aprofundar o conhecimento cientifico nesta área, nomeadamente, a nível de intervenção psicoterapêutica.########################################
Nome: O que significa para si diversidade nos serviços de saúde mental?
Data limite: 31-08-2023
Instituição: Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais na Universidade ISCTE-IUL, Lisboa
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, A diversidade nos cuidados de saúde mental
Público-alvo: Pessoas LGBTI, ou indivíduos que tiveram experiências em cuidados de saúde mental ou trabalham em contextos de cuidados de saúde mental (em psicologia clínica, aconselhamento e/ou psicoterapia);
Informação e contacto:
Para compreender o que significa a diversidade em contextos de saúde mental, estamos a realizar entrevistas pessoais com profissionais (com experiência de trabalho em cuidados de saúde mental) e clientes (indivíduos que tiveram ou têm experiência com serviços de saúde mental, como psicoterapia ou aconselhamento) sobre as suas experiências. A língua comum será predominantemente o inglês. A entrevista tem uma duração de aproximadamente 45-60 minutos no local ou online. O estudo está a ser conduzido por Inga Schmidt, aluna de Mestrado em Psicologia na Universidade ISCTE-IUL em Lisboa, sob a supervisão da Professora Carla Moleiro. Até breve! Inga Schmidt########################################
Nome: Experiências Adversas ao Longo da Vida das Pessoas LGBTI+: Necessidades, Impactos e Serviços de Apoio
Data limite: 31-08-2023
Instituição: Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Temática: Interseccionalidade, Violência e Trauma
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Ao longo das últimas décadas, as pessoas LGBTI+ (Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) alcançaram progressos significativos na conquista e garantia de direitos legais em muitas partes do mundo. Apesar da maior visibilidade, as suas vivências diárias continuam a ser marcadas por stress de minorias e taxas mais elevadas de trauma interpessoal. Deste modo, para que cada vez mais a investigação esteja alinhada com estas realidades e vivências, daremos o devido lugar de fala a pessoas LGBTI+, de forma a compreender as suas experiências e melhorar as intervenções e os recursos disponibilizados. O presente estudo, coordenado pela Doutora Mariana Gonçalves, desenvolve-se na Linha de Investigação Interseccionalidade, Violência e Trauma, inserida no Laboratório de Investigação Vítimas, Ofensores e Sistema de Justiça, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Tem como objetivo geral avaliar as experiências, as necessidades e os recursos de pessoas LGBTI+ em Portugal, através de uma perspetiva interseccional. A informação recolhida neste estudo é confidencial, sendo os dados utilizados apenas no âmbito de trabalhos académicos e apresentações científicas. A sua participação é voluntária, podendo desistir a qualquer momento, sem qualquer prejuízo para si. Nesse caso, todos os seus dados serão eliminados. Este estudo foi submetido e aprovado pela Subcomissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas (SECSH), da Universidade do Minho. Muito obrigada pela colaboração. Mariana Gonçalves, PhD (Coordenadora) Joana Neiva e Marina Hintze (Investigadoras)########################################
Nome: Investigação sobre atletas trans (MtF) e intersexo
Data limite: 31-07-2023
Instituição: Universidade Nova de Lisboa
Temática: Características sexuais, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas Intersexo
Informação e contacto:
Sou a Ana e sou aluna do doutoramento em Estudos de Género na Universidade Nova de Lisboa. A minha investigação é sobre atletas trans (MtF) e intersexo no desporto (em especial no desporto de alto rendimento). Estou a iniciar a minha pesquisa e preciso de ajuda da comunidade. Gostaria de entrar em contacto com pessoas trans (MtF) e pessoas intersexo desportistas para podermos falar sobre a temática. Apenas uma conversa informal para me ajudar a traçar o caminho da minha investigação. Obrigada.########################################
Nome: Orientação sexual: opiniões e experiências e a sua relação com a saúde mental
Data limite: 31-07-2023
Instituição: Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade do Algarve
Temática: Orientação sexual, Características sexuais
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
No âmbito da minha Dissertação de Mestrado, estou a realizar um estudo sobre como as diversas experiências e opiniões se relacionam com a saúde mental geral. O estudo consiste no preenchimento de um questionário que é anónimo e confidencial que demora, aproximadamente, 15m a preencher. Tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico nesta área, nomeadamente, a nível de intervenção psicoterapêutica. Para qualquer questão, podem contactar-me através do e-mail. Muito obrigada pela disponibilidade e por todo o tempo despendido! Atentamente, Paula Nunes########################################
Nome: Experiências Psicoterapêuticas de Psicólogos/as Portugueses/as com Clientes LGB
Data limite: 30-07-2023
Instituição: ISPA
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas aliadas, Psicólogos/as da área de clínica que tenham tido experiências com pessoas LGB
Informação e contacto:
Olá a tod@s, O meu nome é Nicole Moniz, aluna do 2ºano de Mestrado em Psicologia Clínica do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). No âmbito das dissertações de mestrado, orientadas pelo Professor Pedro Costa, eu e a minha colega Rita Maranhão, estamos a realizar o estudo sobre “Experiências Psicoterapêutica de Psicólogos/as Portugueses/as com Clientes LGB”. O presente estudo tem o objetivo de aprofundar o conhecimento científico acerca da experiência que os psicólogos/as clínicos/as portugueses/as têm com a população LGB, nomeadamente a formação dos mesmos. O estudo terá caráter qualitativo, sendo assim será feita uma entrevista com os participantes. A participação no presente estudo passa primeiramente por o preenchimento de um formulário Google Forms para efeitos de seleção da amostra e posteriormente serão feitas entrevistas semi-estruturadas relativamente à formação e experiência de psicólogos/as portugueses/as com a comunidade LGB. Para ser possível participar no estudo em questão, os participantes devem ser psicólogos/as que estejam inscritos na Ordem dos Psicólogos Portugueses e que já tenham começado a exercer na área e que tenham tido alguma experiência com clientes LGB. A participação é voluntária, e a entrevista será gravada. Contudo, os dados recolhidos serão utilizados somente para fins académicos e apenas os membros da equipa de investigação terão acesso aos mesmos, para que desta forma possamos preservar a privacidade dos participantes. Agradecemos a atenção, os melhores cumprimentos, Nicole Moniz e respetiva equipa de investigação.########################################
Nome: Envelhecimento Homossexual Masculino
Data limite: 16-07-2023
Instituição: Universidade Lusíada de Lisboa
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas +65 anos, sexo masculino homossexuais
Informação e contacto:
O meu nome é Ana Abrantes e sou estudante de Mestrado em Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa. De momento encontro-me a iniciar um estudo sobre o envelhecimento homossexual masculino em que os principais objetivos irão consistir na recolha de dados sobre a:
1) perceção da especificidade do processo de envelhecimento da população idosa homossexual do sexo masculino;
2) perceção destes idosos sobre o seu processo de envelhecimento;
3) perceber as sequelas da discriminação destes idosos no seu processo de envelhecimento;
4) perceber o papel do Serviço Social na problemática do envelhecimento homossexual.
Com estes objetivos pretende-se proporcionar uma maior visibilidade sobre os problemas e necessidades dos idosos homossexuais do sexo masculino e contribuir para melhorar os programas de intervenção social junto desta população. Agradeço a vossa colaboração.########################################
Nome: Narrativas de pessoas trans sobre o acesso a cuidados de saúde primários
Data limite: 15-07-2023
Instituição: Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
Este estudo tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de investigação na área dos cuidados de saúde primários centrados nas pessoas trans. Podem participar pessoas trans/não binárias, maiores de 18 anos, residentes em Portugal, que falem português, e que já tenham efetuado pelo menos uma consulta em contexto de cuidados de saúde primários do Sistema Nacional de Saúde. O estudo prevê a realização de entrevistas individuais, em formato presencial ou online, e com uma duração prevista de uma hora. Será feita a gravação em áudio, mediante autorização das pessoas participantes, para efeitos de registo e posterior transcrição, garantindo sempre o anonimato e confidencialidade das pessoas entrevistadas. Se tiveres interesse e disponibilidade, por favor, entra em contacto comigo: Lia Mendes########################################
Nome: Stress minoritário e saúde mental em jovens gays e lésbicas: uma comparação entre Portugal, ES e IT
Data limite: 08-07-2023
Instituição: ISPA-Instituto Universitário
Temática: Orientação sexual, Stress minoritário e saúde mental
Público-alvo: Pessoas Lésbicas e Gays
Informação e contacto:
É um estudo que faz parte de um projeto de investigação em Psicologia que decorre em Portugal, Itália e Espanha. A sua participação permitirá avaliar a relação entre stress e saúde mental, assim como estudar o impacto que diferentes contextos sociais e políticos (viver em diferentes países) podem ter no stress e saúde mental de pessoas gays e lésbicas.########################################
Nome: Parentalidades (In)Visíveis: Aspirações Parentais de Pessoas Trans em Portugal
Data limite: 30-06-2023
Instituição: Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU)
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
Me chamo Ana Luiza Barata, aluna do Mestrado de Psicologia da Saúde no ISPA-IU, e estou a realizar um estudo sobre as aspirações parentais de pessoas trans em Portugal sob a orientação do Professor Doutor Pedro Alexandre Costa. Logo, a dissertação tem como objetivo compreender o desejo, as intenções e as expectativas parentais de adultes trans em Portugal. Nesta altura, estou a recrutar, para participar de uma entrevista individual com cerca de 90 minutos, pessoas que:
– se identifiquem como trans
– tenham entre 20 e 40 anos
– vivam em Portugal########################################
Nome: Parentalidade LGBT+: Expectativas e Experiências
Data limite: 30-06-2023
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa – Mestrado em Família e Género
Temática: Parentalidade LGBT+ (desejada e concretizada)
Público-Alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Olá! O meu nome é Dora Amélia Brandão e sou estudante do mestrado em Família e Género no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A minha dissertação, orientada pela Professora Cláudia Casimiro (ISCSP- Lisboa), terá como objeto de estudo a “Parentalidade LGBT+” e o objetivo é conhecer as expectativas de casais LGBT+ coabitantes que querem ser mães/pais e as experiências daqueles que já o são. Para cumprir este objetivo, necessito de aceder ao testemunho destes casais através da realização de entrevistas. As entrevistas serão realizadas simultaneamente a ambos os membros do casal, terão uma duração expectável de 1:30h e serão realizadas num local seguro e confortável, à escolha dos entrevistados, podendo ainda decorrer via Zoom. Os principais temas da entrevista serão o suporte social e familiar, o estigma / discriminação, o contexto socioeconómico associado a determinados métodos de concretização da parentalidade e a logística familiar, sendo que os entrevistados poderão falar livremente de todos os temas que sintam ser importantes para dar a conhecer as suas experiências.As entrevistas serão gravadas apenas em áudio mediante consentimento dos entrevistados e serão posteriormente transcritas, sendo garantida a confidencialidade da informação e o anonimato dos participantes. Considerando o exposto, se são ou conhecem casais LGBT+ que residam juntos, com filhas/os de um projeto parental em comum ou casais LGBT+ que residam juntos, sem filhas/os, mas com desejos e intenções de se tornarem mães/pais, agradeço que preencham o formulário de participação. Para qualquer questão, podem contactar-me através do e-mail. Muito obrigada pela disponibilidade! Com os melhores cumprimentos, Dora Amélia Brandão########################################
Nome: Identidade de género e parentalidade biológica em pessoas transgénero e não binárias
Data limite: 30-06-2023
Instituição: Università degli studi di Padova (Itália)
Temática: Parentalidade biológica em pessoas não binárias e transgénero
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias, Pessoas Intersexo
Informação e contacto:
Olá, Tem alguns minutos para nos ajudar? Somos duas estudantes italianas no Mestrado em Psicologia clínica. O nosso projecto de investigação visa investigar o desejo e intencão da parentalidade em pessoas transgénero e não-binárias aqui em portugal, a fim de fazer uma comparação com uma amostra de pessoas italianas. O que lhe pedimos é, se faz parte da comunidade transgénero, que preencha um pequeno questionario que demora cerca de 15 minutos sobre esta questão. Todos os dados recolhidos ficam confidenciais e vão ser analisados de uma forma agregada e anónima. Finalmente, pedimos-lhe, se desejar, que partilhe o link do questionário com outras pessoas que conhece na comunidade transgénero. Isso vai ajudar-nos muito! Muito obrigada! Não hesites em nos contactar caso tenha alguma dúvida.########################################
Nome: O efeito das microagressões na saúde mental e na capacidade para o trabalho de adultos LGBTQIA+ PT
Data limite: 30-06-2023
Instituição: Universidade da Beira Interior
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais, Saúde Mental e Trabalho
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá! No âmbito da dissertação de Mestrado que estou a desenvolver no curso de Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade da Beira Interior “O efeito das microagressões na saúde mental e na capacidade para o trabalho de adultos LGBTQIA+ portugueses”, convido à resposta do respetivo questionário.
Este estudo visa entender o impacto que as microagressões, provenientes da orientação sexual e identidade de género, podem ter na saúde mental e na capacidade para o trabalho de adultos LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, etc.) e é dirigido a indivíduos LGBTQIA+ portugueses, com mais de 18 anos e que tenham, de momento, ou tenham tido, no passado, experiências laborais. Agradeço desde já o tempo despendido na resposta ao questionário.########################################
Nome: Representações sociais das masculinidades entre homens não heteros
Data limite: 25-06-2023
Instituição: ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Este estudo tem como objetivo a recolha de uma amostra para o desenvolvimento de uma Dissertação de Mestrado, sendo a mesma relativa às Representações sociais das masculinidades entre homens não heteros, no âmbito do Mestrado em Família e Género, no ISCSP. A sua vivência relativamente aos temas que envolvem as masculinidades será de extrema importância para este estudo. Se tiver interesse em participar no presente estudo, tem apenas de, primeiramente, preencher o formulário. Posteriormente, irão ser realizadas entrevistas com os participantes, via Zoom. Nesta altura, estou a recrutar, para participar de uma entrevista individual com cerca de 20 a 30 minutos, pessoas que:
– sejam homens
– não heterossexuais (que sejam homossexuais, bissexuais, pansexuais, entre outros)
– tenham entre 25 a 35 anos
– residam em Portugal
Agradeço desde já a atenção e disponibilidade! Cleiton Oliveira
Caso tenha perguntas ou dúvidas, estarei disponível via email.########################################
Nome: Experiência Psicoterapêutica de Psicólogos/as Portugueses/as com Pacientes LGB
Data limite: 30-05-2023
Instituição: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
No âmbito das Dissertações de Mestrado, estamos a realizar o estudo “Experiência Psicoterapêutica de Psicólogos/as Portugueses/as com Pacientes LGB”. O presente estudo tem o objetivo de aprofundar o conhecimento científico acerca da experiência que os/as psicólogos/as clínicos/as portugueses/as têm com a população LGB, nomeadamente a formação dos mesmos. Se tiver interesse em participar no presente estudo, tem apenas de, primeiramente, preencher o formulário. O formulário em questão menciona temáticas como a orientação sexual do/a psicólogo/a, ponto que será importante para fazer a divisão dos participantes entre as duas dissertações de mestrado. Posteriormente, irão ser realizadas entrevistas com os participantes. Agradecemos desde já a atenção e disponibilidade! Obrigada, Rita Maranhão e Nicole Moniz########################################
Nome: Desigualdade no acesso à saúde
Data limite: 21-05-2023
Instituição: Instituto Superior De Ciências Sociais e Políticas
Temática: Contrastes nos acessos à saúde entre pessoas transgénero e cisgénero
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
Boa noite! O meu nome é Joana Pereira e juntamente com 3 colegas de faculdade estamos a fazer um trabalho com recurso a um questionário exploratório, onde o nosso principal objetivo é tentar perceber se existem contrastes no acesso à saúde entre as pessoas cisgénero e pessoas transgénero. Gostaríamos de saber se poderíamos contar com o vosso apoio.########################################
Nome: Constituir família enquanto casal LGBT em Portugal
Data limite: 15-05-2023
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa)
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Esta chamada visa a concretização de uma reportagem académica essencialmente escrita, mas que teria fotografias, caso os participantes não façam questão de manter o anonimato (o que também é uma hipótese, naturalmente). A ideia-base visa a problematização das hipóteses dadas aos casais homossexuais em Portugal: a adoção (e os constrangimentos duplos associados), fertilização in vitro (um processo não linear, além de altamente dispendioso) e maternidade de substituição (ou “barriga de aluguer”, desde que feita de forma não lucrativa). Se pertences ou conheces uma família arco-íris, partilha a tua história e inspira a tua comunidade!########################################
Nome: Dissidências de género: experiências de pessoas intersexo
Data limite: 15-05-2023
Instituição: Universidade Aberta
Temática: Características sexuais
Público-alvo: Pessoas Intersexo
Informação e contacto:
No âmbito de um estudo sobre as experiências de pessoas intersexo (Síndrome de Insensibilidade aos Androgénios, Klinefelter, Turner, Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, Hiperplasia Adrenal Congénita, disgenesia gonadal, deficiência em 5-alfa-redutase, deficiência em 17beta hydroxisteroide desidrogenase, 47-XXY, XXXY ou XXXXY, 47-XYY, entre outras formas de diversidade sexual de desenvolvimento) solicito a divulgação do mesmo, no sentido de fazer chegar este apelo à participação a pessoas intersexo. O estudo realiza-se no âmbito da dissertação de Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres, a decorrer na Universidade Aberta, e os resultados obtidos, através de entrevistas, serão exclusivamente para uso académico, sendo garantida a confidencialidade e anonimato dos dados. Podem participar todas as pessoas intersexo maiores de 18 anos a residir em Portugal.
Agradeço a divulgação e colaboração. Vera Pereira, Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, Pós-Graduada em Sexualidade Humana e Mestranda em Estudos Sobre as Mulheres.########################################
Nome: Processos de Adoção em Portugal: Famílias Tradicionais e Novas Conceções de Família
Data limite: 10-05-2023
Instituição: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Somos duas alunas finalistas de sociologia e estamos a realizar um projeto sobre os processos de adoção em Portugal. Este estudo pretende aferir se existem diferenças nos processos de adoção para famílias adotantes tradicionais e famílias que se enquadrem nas novas conceções de família, tais como famílias monoparentais, recompostas e homoafetivas. Para isto, estamos a realizar entrevistas a diversas famílias que adotaram nos últimos 20 anos, em Portugal, e estamos à procura de casais em relações homoafetivas que tenham passado por este processo. O anonimato será sempre salvaguardado durante todo o processo.
Obrigada,########################################
Nome: “Ser bi não é binário”: curta de animação documental baseada em entrevistas
Data limite: 08-05-2023
Instituição: Universidade Lusófona de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
O meu nome é Bia Côrte-Real, sou estudante do Mestrado de Animação, e no âmbito da disciplina Animação Documental, decidi realizar/produzir uma curta de animação documental que pretende representar, através do meio da animação, as experiências de pessoas bissexuais entrevistadas, demonstrando quão multifacetadas são, mas também apontar o que têm em comum. Também tem a intenção de chamar atenção e condenar estereótipos e generalizações sobre a bissexualidade e pessoas bi, e promover uma melhor compreensão e empatia dentro e fora da comunidade LGBTI+.########################################
Nome: Queering Intimate Data: Enquiring Privacy and Security in Intimate Health Technologies and the LGBTQ
Data limite: 03-05-2023
Instituição: Instituto Superior Técnico
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Tecnologias de auto-monitorização
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá, o meu nome é Inês Oliveira e sou aluna de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no IST. Atualmente, estou a trabalhar no meu projeto de tese “Queering Intimate Data” que tem como objetivo explorar o uso de tecnologias de auto-monitorização pela comunidade LGBTQIA+ em Portugal. Assim sendo, estou à procura de pessoas da comunidade LGBTQIA+ em Portugal que estejam disponíveis para falar um pouco sobre as suas experiências. Acredito que as tuas perspetivas e opiniões são muito importantes para o sucesso da minha pesquisa e adoraria ter a oportunidade de conversar contigo sobre este assunto. As entrevistas podem ser presencialmente (no IST) ou online, dependendo das disponibilidades e preferências de cada pessoa. Se for online, podemos usar qualquer plataforma da tua preferência, no entanto, eu recomendo uma plataforma mais segura chamada Jitsi! Pretendo fazer perguntas sobre experiências pessoais, opiniões sobre questões importantes que afetam a comunidade e o uso de tecnologias mencionadas anteriormente. Tenciono que não sejam muito demoradas, no máximo 30 minutos! Todas as informações recolhidas serão mantidas em sigilo e terás total controlo sobre as informações partilhadas durante a entrevista. Se estiveres interessad@ em contribuir ou tiveres alguma dúvida sobre a pesquisa, por favor, preenche o form abaixo!########################################
Nome: Focus Group Study: What do diversity and cultural competence mean in mental health care?
Data limite: 01-05-2023
Instituição: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, competências clínicas para a diversidade em contextos de cuidados de saúde mental.
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
> Identifica-se como LGBTQI+ e maior de idade?
> Já teve ou tem experiência em serviços de saúde mental, como a psicoterapia ou o aconselhamento?
Estamos atualmente a fazer um apelo para participação num estudo sobre competências clínicas para a diversidade em contextos de cuidados de saúde mental. Está a procurar compreender melhor o que é necessário para fornecer e receber diversos cuidados de saúde mental competentes. Estamos a procurar participantes em abril e a língua comum será predominantemente o inglês. As experiências individuais podem ser únicas, mas ao entrevistar clientes e terapeutas em grupos focais separados, este estudo proporciona um espaço mais seguro para partilhar e falar confidencialmente sobre experiências, preocupações, e as melhorias ideais nos cuidados de saúde mental. Se tiver perguntas ou dúvidas, estarei disponível para uma breve reunião para falar sobre o estudo e fornecer mais informações. Sinta-se à vontade para partilhar este estudo com qualquer pessoa que possa estar interessada – quer da perspectiva de um cliente ou profissional. Muito obrigada! Inga Schmidt########################################
Nome: Os significados da (perda de) virgindade em pessoas cisheterossexuais e LGBTQIA+
Data limite: 30-04-2023
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais, (Perda de) Virgindade
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
A perda de virgindade é um construto social complexo, frequentemente visto como um ritual de passagem relevante. Neste sentido, a sua participação nesta investigação contribuirá para estudar como é que é experienciada a perda de virgindade, assim como a sua definição, crenças associadas, reações e relação com outros temas associados. Se é residente em Portugal e fala fluentemente português, tem idade igual ou superior a 18 anos e considera já ter tido uma experiência relacional de cariz sexual ou erótico correspondente à sua conceção de perda de virgindade (independentemente do que considerar ter sido a sua perda de virgindade), convido-o(a) a colaborar, de forma voluntária, na dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, orientada e supervisionada pela Professora Doutora @luanacunhaferreira.psi. A sua participação nesta investigação é de extrema importância, constituindo um contributo fundamental para aprofundar o conhecimento sobre a temática da perda de virgindade! Maria Grácio – Mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Luana Cunha Ferreira – Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.########################################
Nome: “Ser plurissexual e portador de VIH em Portugal: estudo da interseção de diferentes estigmas”
Data limite: 25-04-2023
Instituição: ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Temática: Orientação sexual, Status VIH
Público-alvo: Pessoas LGBTI, pessoas plurissexuais
Informação e contacto:
O estudo pretende conhecer as experiências de pessoas bissexuais, pansexuais, queer, etc que vivem com VIH. Ambas as identidades (ser plurissexual e viver com VIH) trazem desafios como experiências de discriminação, mas também a resiliência através da superação desses mesmos desafios. O objetivo é que, através da fotografia, os participantes partilhem e discutam as suas experiências enquanto pessoas plurissexuais que vivem com VIH, num pequeno grupo.########################################
Nome: A Família e a Homoparentalidade
Data limite: 16-04-2023
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Homoparentalidade
Público-alvo: Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
O meu nome é Daniela Lima, sou aluna do Mestrado em Estudos da Criança, Especialização em Intervenção psicossocial com crianças e famílias, da Universidade do Minho. Procuro famílias homoparentais que tenham filhas e/ou filhos para participarem na investigação “A Família e a Homoparentalidade”. A tese é orientada pela Profª. Doutora Ana Almeida Tomás (Universidade do Minho) e coorientada pelo Prof. Doutor João Alves (Universidade do Minho). A coleta de dados consiste no preenchimento de um questionário, com o intuito de conhecer as experiências familiares em famílias homoparentais.########################################
Nome: Demands of LGBTQIAPN+ people in Lisbon for social work
Data limite: 15-04-2023
Instituição: ISCSP ULisboa
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
This research is being developed for the Master of Advanced Development in Social Service (ADVANCES) and aims to understand the demands of LGBTQIAPN+ people in Lisbon for Social Work. Our objective is to understand the demands from the perspective of the people, to give visibility to their needs and to raise their voices. We want to know: how is your situation as a LGBTQIAP+ person living in Lisbon, what kind of services are you seeking for support and how social workers can be helfpul in this scenarios. Several questions will be asked in different groups: profile, health, education, culture and leisure, housing and social participation. There are no mandatory questions, and you can leave the questionnaire at any time. You can answer in English or Portuguese. Please read the terms of consent and voluntary participation carefully before beginning to respond. This research is being developed by Carina Portal de Oliveira, social worker and master’s student at Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa under the supervision of professor Carla Pinto.########################################
Nome: Inserção no mercado de trabalho e discriminação: repercussões na identidade das pessoas trans
Data limite: 07-04-2023
Instituição: Universidade de Aveiro
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
Boa tarde! O meu nome é Inês Batista e sou estudante de Mestrado em Gestão na Universidade de Aveiro. Atualmente, no âmbito da minha dissertação de mestrado, sob a orientação científica da Professora Doutora Andreia Vitória, estou a desenvolver uma investigação sobre a inserção e discriminação das pessoas trans no mercado de trabalho. Neste sentido, de forma a obter dados reais e fidedignos, tendo como objetivo enriquecer a literatura científica e fornecer ferramentas para as empresas serem mais inclusivas e, com isso, a desmistificação e democratização da inclusão das pessoas trans no mercado de trabalho, venho apelar à sua participação, através de uma entrevista online. É ainda de salientar que, de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE) de 2016/679, de 27 de abril de 2016, o qual entrou em vigor a 25 de maio de 2018 em Portugal, todos os dados recolhidos no decorrer do estudo são totalmente confidenciais e anónimos, sendo apenas utilizados para fins de pesquisa científica. É muito importante a sua participação! Apenas assim, conseguiremos tornar o mercado de trabalho mais inclusivo. Agradeço, desde já, toda a atenção. Com os melhores cumprimentos, Inês Batista########################################
Nome: Análise do Consumo de Notícias
Data limite: 05-04-2023
Instituição: IPAM
Temática: Notícias
Público-alvo: Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
Somos alunas do 1º ano do Curso Técnico e Superior Profissional em Marketing Digital da Universidade IPAM. No âmbito deste curso estamos a realizar um trabalho acerca do consumo de notícias. Entenda como consumo de notícias todo o tipo de informação noticiosa que chega até si, como por exemplo em Blogs, Imprensa Online (Observador, Sapo, Público, Expresso, Jornal de Notícias, etc…) , Imprensa escrita (Jornais, Revistas), Televisão, Rádio e Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc…). Assim, gostaríamos de contar com a sua colaboração respondendo ao seguinte questionário.########################################
Nome: Dating Apps em Jovens Adultos
Data limite: 31-03-2023
Instituição: UTAD
Temática: Características sexuais
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
O presente estudo pretende determinar a prevalência do uso de aplicações de encontros, em Portugal, obtendo-se, de igual modo, informações, relativas à perceção que os indivíduos detêm dos seus benefícios e riscos. Para além destes objetivos, pretende-se ainda traçar o perfil dos seus utilizadores, comparando-os com não utilizadores das mesmas.########################################
Nome: Discriminação no mercado de trabalho e estratégias identitárias para estilhaçar a heteronormatividade
Data limite: 31-03-2023
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Homens gays
Informação e contacto:
Olá! Sou a Francisca Silva e sou aluna do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Minho e gostava de fazer uma chamada para entrevistas para partilha de testemunhos para a minha dissertação.
O tema da mesma é “Identidade sexual, discriminação no mercado de trabalho e estratégias identitárias para estilhaçar a heteronormatividade”.
Resumidamente quero aprofundar conhecimentos sobre a perceção de discriminação das minorias sexuais, com especial ênfase nos homens gays, e procurar perceber como a heteronormatividade e a discriminação no mercado de trabalho os afetam, que estratégias de gestão de identidade utilizam para lidar com estas situações, e como os seus testemunhos são relevantes para sermos bem-sucedidos na sua inclusão em contexto laboral.
Os critérios necessários para a participação são:
– Homens gays;
– Experiência no mercado de trabalho português;
– Já terem presenciado ou sofrido algum tipo discriminação em contexto laboral.
Os interessados em participar podem entrar em contacto comigo via email. Obrigada pela atenção!########################################
Nome: Impacto das abordagens terapêuticas hormonais e cirúrgicas na saúde mental de pessoas trans
Data limite: 20-03-2023
Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
O presente questionário surge no âmbito do Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e tem como objetivo avaliar a relação entre a realização de terapêuticas afirmadoras de género e a saúde mental de pessoas trans. De acordo com o Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu (GDPR), garantimos a confidencialidade da informação prestada e o uso exclusivo dos dados recolhidos para os fins do presente estudo. A participação neste estudo é anónima e totalmente voluntária, sendo que o registo guardado das suas respostas ao questionário não contém nenhuma informação identificativa a seu respeito e, caso decida participar, pode desistir a qualquer momento. Ao responder ao questionário está a dar o seu consentimento informado para participar neste estudo.########################################
Nome: As vítimas LGBTQIA+ no contexto de Violência Doméstica em Portugal
Data limite: 28-02-2023
Instituição: Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Temática: Violência doméstica na comunidade LGBTQIA+
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
O meu nome é Madalena Pereira e sou estudante do Mestrado de Ciências Polícias com especialização em Criminologia e Investigação Criminal do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
O meu tema de dissertação é sobre ‘As vítimas LGBTQIA+ no contexto de Violência Doméstica em Portugal’ sob orientação do Professor Doutor Nuno Poiares e gostaria de recolher alguns dados sobre a respectiva temática. Procuro saber (e dar a conhecer), se as estruturas de apoio e intervenção de Violência Doméstica em Portugal, correspondem às necessidades da comunidade LGBTQIA+.
Recolher experiências na primeira pessoa, é contribuir para o futuro e desenvolvimento do nosso país; é criar e oferecer segurança e ferramentas a qualquer pessoa independentemente do sexo, orientação sexual, identidade de género, religião, origem, condição social e entre outros; é permitir Igualdade, Respeito e Visibilidade. Alguma questão adicional sobre os objetivos, procedimentos do estudo, dúvidas ou sugestões, não hesite em contactar.
Agradeço desde já, a sua colaboração, Madalena Pereira.########################################
Nome: ASPIRAÇÕES PARENTAIS
Data limite: 28-02-2023
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Parentalidade
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Se tem entre 18 e 45 anos, solicitamos a sua participação num estudo sobre ASPIRAÇÕES E EXPERIÊNCIAS PARENTAIS:
Podem participar nesta investigação internacional pessoas jovens e adultas, com ou sem filhos e independentemente de quererem ou não ter (mais) filhos. Para nós é muito importante recolher uma amostra diversificada, nomeadamente do ponto da orientação sexual e identidade de género.
Este estudo obteve o parecer positivo da Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Este estudo internacional visa investigar as perspetivas sobre ter ou não ter filhos explorando atitudes, características psicológicas e perfis sociodemográficos de pessoas que podem ou não querer vir a querer ter filhos no futuro. Presentemente, estão a ser conduzidas investigações paralelas no Reino Unido e em Israel. No questionário vai encontrar, para além de questões sobre os prós e os contras de ter filhos, questões sobre as suas atitudes e o seu bem-estar psicológico. Também fazemos algumas perguntas de caracterização sociodemográfica que permitam descrever a amostra. A maior parte das perguntas são de fácil e rápida leitura com múltiplas opções de resposta. Em algumas questões é-lhe pedida uma resposta curta.########################################
Nome: O papel protetor de processos psicológicos e da autoaceitação da sexualidade na saúde mental em pessoas não-heterossexuais
Data limite: 15-02-2023
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá a todes! No âmbito da minha dissertação de mestrado, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, estamos a pedir a colaboração de pessoas não-heterossexuais, maiores de 18 anos, no preenchimento rápido (10/15 minutos) de um inquérito.
Este estudo tem como objetivo explorar alguns aspetos da saúde mental de pessoas que não se identifiquem como heterossexuais, no sentido de melhor atender às suas necessidades e melhorar a sua qualidade de vida. É totalmente anónimo e confidencial. Muito obrigada!########################################
Nome: Visão intergeracional da adaptação familiar ao “coming out” trans*
Data limite: 15-02-2023
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
O presente projeto de investigação está a ser desenvolvido no âmbito do Mestrado de Psicologia Clínica e Saúde com especialização em Sistémica por Rita Guedes e com a supervisão da Prof.ª Dr.ª Luana Cunha Ferreira.
Neste estudo, pretende-se compreender os processos de adaptação ao “coming out” trans experienciados pela família de origem (i.e., próprie e cuidadores, irmães, ties, avês, etc.) no contexto sociocultural português.
O objetivo principal subjacente é aumentar a representatividade das necessidades, desafios e forças destas famílias, o que fornece pistas para uma prática clínica mais afirmativa e contextualizada.
Para concretizar isto, serão realizadas entrevistas preferencialmente presenciais, mas também online, com a duração de, pelo menos, 1 hora.
Está apte a participar neste estudo se:
1) tiveres mais de 18 anos;
2) fores fluente na língua portuguesa; e
3) te identificares com a seguinte definição abrangente de pessoa trans* – pessoa cuja identidade de género não corresponde ao género atribuído à nascença.########################################
Nome: O papel protetor da autoaceitação da sexualidade na saúde mental em pessoas não-heterossexuais
Data limite: 15-02-2023
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá! No âmbito da minha dissertação de mestrado, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, estamos a pedir a colaboração de pessoas não-heterossexuais, maiores de 18 anos, no preenchimento rápido (10/15 minutos) de um inquérito.
Este estudo tem como objetivo explorar alguns aspetos da saúde mental de pessoas que não se identifiquem como heterossexuais, no sentido de melhor atender às suas necessidades e melhorar a sua qualidade de vida. É totalmente anónimo e confidencial. Muito obrigada! 🙂########################################
Nome: As plataformas de streaming e a representatividade trans* – o caso de EUPHORIA
Data limite: 10-02-2023
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas NOVA FCSH
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
Olá a todas, todos e todes! O meu nome é Carolina Franco e estou neste momento a desenvolver a minha dissertação de mestrado em Antropologia – Culturas Visuais na NOVA FCSH. O tema é a representatividade trans* nas séries disponibilizadas nas plataformas de streaming e o caso de estudo é EUPHORIA — que servirá de ponto de partida para reflexões maiores do que a própria série.
O objetivo do estudo é perceber o impacto da representatividade trans*, que efeitos poderá ter na auto-estima de pessoas trans* , como é que pessoas trans* entendem as diferentes representações na diversidade das suas existências, e qual o contacto que têm com estas histórias no audiovisual.
Procuro pessoas trans* que estejam disponíveis para responder a este questionário — e que não precisam necessariamente de ter visto EUPHORIA. No final do questionário poderão deixar o seu contacto caso estejam interessadas em integrar o estudo num sentido mais formal, com uma entrevista individual.
Estou ao dispor para conversar e tirar dúvidas a todas as pessoas interessadas.
Muito obrigada, desde já, pelo vosso tempo.
Tempo aproximado para responder: 7 minutos.
NOTA: Ao longo do questionário o termo trans* surge com asterisco para se referir ao conceito guarda-chuva que engloba pessoas transexuais, mulheres transgénero, homens transgénero, transmasculines, travesti e pessoas não binárias.########################################
Nome: The role of emotion regulation strategies, personality traits and coping strategies as mediators between early life stress and Depression and Anxiety
Data limite: 01-02-2023
Instituição: Universidade do Minho
Temática: População com ou sem histórico de violência na infância (seria interessante avaliar a relação com a identidade de género)
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Pretendemos incluir todo o púbico-alvo, inclusive heretosexuais.
Informação e contacto:
Caros colegas, Espero que se encontrem bem. O meu nome é Catarina, estou a realizar um estudo intitulado “The role of emotion regulation strategies, personality traits and coping strategies as mediators between early life stress and Depression and Anxiety”, que visa avaliar o papel da regulação emocional, traços de personalidade e estratégias de coping na relação entre exposição a eventos stressantes na infância e o bem-estar emocional e/ou físico. Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos pode participar. Este estudo foi avaliado e validado pela Subcomissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Minho, com referência nº CEICSH 087/2021. A sua participação é de elevada importância e por isso pedimos a colaboração no preenchimento do seguinte questionário em formato online. Muito Obrigada. Cumprimentos, Catarina Gomes########################################
Nome: Projeto de investigação ProPsiSexES
Data limite: 31-01-2023
Instituição: ISPA – Instituto Universitário
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
O projeto de investigação ProPsiSexES visa avaliar, sob a perspetiva de narrativa de vida, a rede de suporte familiar e o impacto de variáveis psicossociais no bem-estar da população de seniores gays, lésbicas e bissexuais (LGB) em Portugal.
Solicitamos a participação, anónima e confidencial, de pessoas com 60+ anos, através de uma entrevista individual. Para participar basta entrar em contacto com a Dra. Eva Henriques, membro da equipa de investigação responsável pela recolha de dados. A equipa de investigação deste estudo é liderada pelo Dr. José Alberto Ribeiro-Gonçalves. Tem também como supervisores científicos o Dr. Pedro Alexandre Costa e Dra. Isabel Leal. O projeto de investigação foi aprovado pela Comissão de ética do ISPA – Instituto Universitário.########################################
Nome: Cuidados Paliativos na Comunidade LGBTQIA+ em Portugal
Data limite: 31-01-2023
Instituição: FMUL
Temática: Saúde
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
No âmbito da realização do Trabalho Final de Mestrado, orientado pelo Dr Paulo Reis-Pina, realiza-se um estudo sobre Cuidados Paliativos na Comunidade LGBTQIA+ em Portugal. As pessoas da comunidade lésbica, gay, bissexual e trans (LGBT+) constituem uma população especialmente vulnerável à discriminação, tanto no quotidiano, como nos serviços de saúde. Consequentemente, esta população apresenta uma maior taxa de incidência de doença. Por esta razão, a comunidade LGBT+ possui necessidades únicas de cuidados de saúde, especialmente nos Cuidados Paliativos, em que os utentes se apresentam numa fase de vida especialmente vulnerável. Existe uma lacuna na literatura sobre as necessidades e o conhecimento desta comunidade à cerca dos serviços de Cuidados Paliativos, tanto a nível internacional, como nacional. Com este estudo, pretende-se avaliar o conhecimento e as particulares necessidades das pessoas LGBT+ perante os Cuidados Paliativos em Portugal. Este questionário demora cerca de 5 minutos a ser respondido. Para o esclarecimento de dúvidas, por favor, contactar########################################
Nome: Compreender como melhorar a prevenção da infeção pelo VIH em homens jovens que têm sexo com homens
Data limite: 31-01-2023
Instituição: Centro de Medicina Digital P5, Universidade do Minho
Temática: Representações, atitudes e práticas sexuais nos HSH
Público-alvo: Homens (18-30 anos) que têm sexo com homens
Informação e contacto:
O projeto de investigação “Compreender como melhorar a prevenção da infeção pelo VIH em homens jovens que têm sexo com homens” tem como objetivo principal definir estratégias para a melhoria da prevenção da infeção por VIH nos homens jovens (entre os 18 e os 30 anos) que fazem sexo com homens.
Estamos a recrutar voluntários para participarem numa entrevista online, confidencial, que incidirá sobre as representações, atitudes e comportamentos face ao VIH e respetivas estratégias preventivas.
Os interessados em participar ou em obter mais informações sobre o projeto poderão entrar em contacto via email ou ainda aceder ao formulário de consentimento informado, onde poderão encontrar mais detalhes sobre o estudo, bem como sobre a proteção dos dados fornecidos. Quem pretender inscrever-se poderá ainda preencher e submeter o respetivo formulário.
Agradecemos muito a sua atenção e eventual participação, que será um contributo valioso para a promoção da saúde e qualidade de vida da população em estudo.########################################
Nome: Transição para Parentalidade – Saúde Mental, Bem-Estar Psicológico, Vinculação, Aspirações Profissionais
Data limite: 30-01-2023
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Temática: Pais e não pais, estudo comparativo
Público-alvo: Todos os adultos até 45 anos, sem filhos
Informação e contacto:
Olá a todos/as!
No âmbito da minha tese de mestrado em Psicologia Clínica, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), encontro-me a realizar uma investigação que tem como principal objetivo, investigar o processo de transição para a parentalidade, tendo em consideração a perceção da qualidade de vinculação e saúde mental, assim como bem-estar psicológico e aspirações de carreira dos indivíduos que se tornaram pais recentemente, comparativamente com indivíduos sem filhos. Deste modo, se tiver entre 18 e os 45 anos e não tiver filhos, solicito a sua colaboração no preenchimento deste questionário.
Agradeço a sua participação nesta esta etapa tão importante do meu percurso académico.########################################
Nome: a saude mental na sexualidade
Data limite: 05-01-2023
Instituição: Escola secundária da Amora
Temática: a saúde mental na sexualidade
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas########################################
Nome: O papel da identidade queer nas representações do “eu” nas redes sociais online
Data limite: 01-01-2023
Instituição: ISCTE
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Para a minha dissertação, pretendo estudar o papel da identidade queer nas representações do “eu” nas redes sociais online. As entrevistas podem ser por chamada ou videochamada.
Obrigada desde já! -
Nome: Violência sexual através de meios digitais
Data limite: 31-12-2022
Instituição: Universidade da Maia
Temática: Violência sexual nos meios digitais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas, Pessoas que queiram participar
Informação e contacto:
Este estudo insere-se no Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica, da Mestre Rafaela Monteiro, na Universidade da Maia – UMAIA, tendo como orientadora a Prof.ª Doutora Anita Santos e co-orientadora a Prof.ª Doutora Helena Grangeia. O estudo insere-se na área de investigação acerca da violência sexual através dos meios digitais, nomeadamente com foco na perspetiva da vítima. Para além de pretender mapear o fenómeno, o objetivo principal deste estudo é a avaliação do impacto da violência sexual digital ao nível da sintomatologia psicológica. Para qualquer esclarecimento adicional são livres de contactar através do email.########################################
Nome: Vivências da intimidade queer em (des)acordo com a heteronorma
Data limite: 31-12-2022
Instituição: UNL-FCSH
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Olá! O meu nome é Catarina, e estou a realizar uma dissertação de mestrado sobre relações de intimidade entre pessoas da comunidade LGBTQIA+. Nesse âmbito, preciso de pessoas interessadas em participar na primeira fase da investigação, que irá ser constituída por entrevistas em grupo, cujo objetivo é discutir as percepções individuais e coletivas sobre o tema. Para participar, apenas preciso que a pessoa cumpra 2 critérios:
1) que pertença de alguma forma à comunidade LGBTQIA+ e
2) que já tenha estado em pelo menos uma relação de intimidade não heterossexual.Estes grupos serão realizados ao longo do mês de janeiro, em formato presencial ou online, dependendo da disponibilidade. Se estiveres interessade em participar ou conheceres quem possa estar, contacta-me por e-mail ou via telefónica. Obrigada desde já, todas as possíveis participações são muito importantes nesta fase!########################################
Nome: Envelhecimento Homossexual Masculino
Data limite: 31-12-2022
Instituição: Universidade Lusíada de Lisboa
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
O meu nome é Ana Abrantes e sou estudante de Mestrado em Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa. De momento encontro-me a iniciar um estudo sobre o envelhecimento homossexual masculino em que os principais objetivos irão consistir na recolha de dados sobre a perceção da especificidade do processo de envelhecimento da população idosa homossexual do sexo masculino; perceção destes idosos sobre o seu processo de envelhecimento; perceber as sequelas da discriminação destes idosos no seu processo de envelhecimento; perceber o papel do Serviço Social na problemática do envelhecimento homossexual. Com estes objetivos pretende-se proporcionar uma maior visibilidade sobre os problemas e necessidades dos idosos homossexuais do sexo masculino e contribuir para melhorar os programas de intervenção social junto desta população. Para este estudo ser bem-sucedido preciso de entrevistar algumas pessoas homossexuais do sexo masculino com +65 anos, residentes em Lisboa. Caso conheçam alguém que queira participar neste estudo por favor divulguem o meu contacto de e-mail.########################################
Nome: Bullying não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando vulnerabilidades
Data limite: 31-12-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
Você está sendo convidada a participar da pesquisa denominada Bullying não é brincadeira: escutando sujeitos e perscrutando vulnerabilidades. O objetivo da pesquisa é conhecer os sentidos produzidos nas relações entre agressores, vítimas e testemunhas de bullying escolar. A pesquisa é uma atividade de meu estágio de doutoramento, que está sob orientação da Profa. Dra. Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira e Profa. Dra. Liliana Graciete Fonseca Rodrigues, ambas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e da Profa. Dra. Vera Silvia Facciolla Paiva, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Após o envio deste questionário, de acordo com suas respostas e caso queira, poderá receber um convite para participar de entrevistas individuais, confidenciais e presenciais a fim de cooperar com o aprofundamento da compreensão sobre o tema da pesquisa. A pesquisa obedece critérios éticos de pesquisa com seres humanos e sua participação será voluntária e poderá ser interrompida a qualquer momento. Não haverá qualquer tipo de compensação pela sua participação. Os dados obtidos pela aplicação deste questionário poderão ser utilizados para fins acadêmicos, sem revelar informações que possam identificar as pessoas que o responderam. Ao final do questionário, você poderá entrar com seu e-mail para receber notícias sobre o andamento e resultados da investigação. Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, entre em contato com a Profa. Liliana G. F. Rodrigues, ou com Ubirajara Caputo.########################################
Nome: Integração de Pessoas Trans no Mercado de Trabalho em Portugal
Data limite: 11-12-2022
Instituição: ISCSP – Universidade de Lisboa
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
Encontro-me neste momento a desenvolver um estudo, sob a orientação das professoras Dália Costa e Sónia P. Gonçalves, sobre a integração de pessoas trans no mercado de trabalho em Portugal integrado na minha dissertação de doutoramento. Neste sentido, vinha pedir a ajuda no preenchimento e na partilha do meu questionário, bastante curto, com um tempo expectável de preenchimento de apenas 5 minutos. O público alvo do mesmo serão pessoas trans com mais de 18 anos que possuam experiência profissional. Estarei à disposição para responder a qualquer dúvida. Muito obrigado! 🙂########################################
Nome: LGBT – Varias letras, Uma Sigla, Uma Luta
Data limite: 08-12-2022
Instituição: Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras
Temática: Orientação sexual, Uma pessoa para cada letra
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Estou a realizar uma reportagem sobre a comunidade LGBTQIA+ para o âmbito da minha formação em Jornalismo e Comunicação.
Gostaria de entrevistar uma pessoa pertencente a cada letra da sigla para dar a conhecer a diversidade que compõe esta comunidade.
Quem quiser e se sentir à vontade para falar comigo eu deixo aqui o meu e-mail pra que possamos conversar e agendar um meeting (que pode ser virtual).########################################
Nome: Imigração de membros da comunidade LGBTQIA+ para Portugal
Data limite: 05-12-2022
Instituição: Universidade Autónoma de Lisboa
Temática: Imigração de membros da comunidade LGBTQIA+
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Jovens
Informação e contacto:
Sou a Jéssica Oliveira, aluna do 2º ano de Ciências da Comunicação e estou a fazer uma reportagem sobre a imigração de membros da comunidade LGBTQIA+ para Portugal. Gostava de entrevistar algumas pessoas que pertencessem à comunidade e que tivessem passado por essa situação.
Obrigado pela atenção e disponibilidade.########################################
Nome: Infidelidade Virtual
Data limite: 04-12-2022
Instituição: International Institute of Body Language
Temática: Infidelidade
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O projeto consiste num estudo exploratório sobre o conceito de infidelidade e definir comportamentos de infidelidade virtual na população em geral. Os estudos existentes na área têm dados quase em exclusivo de pessoas heterossexuais pelo que seria importante ter uma quantidade de dados relevantes de pessoas não heterossexuais. Fernanda Fernandes.########################################
Nome: Abuso Tecnológico e sua Associação a Produtos e Casas Inteligentes
Data limite: 17-11-2022
Instituição: IADE- Universidade Europeia
Temática: Produtos inteligentes podem viabilizar novas formas de perseguição e abuso na violência?
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Este questionário foi elaborado para medir e compreender como a tecnologia e os produtos inteligentes afetam a vida diária das pessoas e as suas relações em Portugal. Mariana Carvalho########################################
Nome: “A Família e a Homoparentalidade – Um estudo de caso”
Data limite: 30-11-2022
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Homoparentalidade
Público-alvo: Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
O meu nome é Daniela Lima, sou aluna do Mestrado em Estudos da Criança: Intervenção psicossocial com crianças e famílias, da Universidade do Minho.
Procuro famílias homoparentais que tenham filhas/filhos para participarem na investigação “A Família e a Homoparentalidade”.
Esta tese é orientada pela Profª. Doutora Ana Almeida Tomás (Universidade do Minho) e coorientada pelo Prof. Doutor João Alves (Universidade do Minho).
A coleta de dados consiste em entrevistas a realizar-se online, com o intuito de conhecer as experiências familiares em famílias homoparentais. Durante a realização das entrevistas e durante todo o processo de investigação será assegurado o anonimato das famílias participantes.########################################
Nome: Relação afetiva com uma pessoa transgénero
Data limite: 15-11-2022
Instituição: SPSC – Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Trans, pessoas Cisgénero
Informação e contacto:
Olá a todo/a(s). Escrevo para pedir a vossa colaboração no âmbito da monografia que estou a realizar, sob orientação da Professora Doutora Paula Castilho, para concluir a minha formação enquanto Sexóloga Clínica e Terapeuta Sexual, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
O estudo tem como principal objetivo explorar as vivências de pessoas que se encontram numa relação afetiva com uma pessoa transgénero (alguém cujo sexo biológico não coincide com a sua identidade de género), que tenha já iniciado (ou não) o seu processo de transição (mas que o deseje fazer), em variáveis como a satisfação com a relação, a conexão à comunidade LGBT, os sintomas de ansiedade, depressão e stress, entre outros elementos.
Pretendo, também, verificar se existem diferenças, nestas variáveis, entre pessoas que se encontram numa relação afetiva com uma pessoa transgénero e pessoas que se encontram numa relação afetiva com uma pessoa cisgénero (alguém cujo sexo biológico coincide com a sua identidade de género).
Assim, venho pedir a vossa importante colaboração, podendo participar quem estiver numa relação.
Agradeço muito a ajuda e a colaboração! Se puderem, divulguem o estudo!########################################
Nome: Jovens com Infeção VIH e a relação com o Tratamento Antirretroviral
Data limite: 07-11-2022
Instituição: ISCTE – Dissertação de Mestrado em Sociologia
Temática: VIH, Tratamento antirretroviral, Jovens
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Portugal encontra-se entre os países da União Europeia com maior taxa de infeções VIH anuais por 100 mil habitantes, com um número considerável de diagnósticos em HSH em idades jovens e diagnósticos tardios entre homens heterossexuais. No entanto, poucos estudos têm sido desenvolvidos em Portugal sobre o VIH, nomeadamente estudos que envolvam jovens com infeção VIH.
O estudo “jovens com infeção VIH e a sua relação com o tratamento antirretroviral” pretende compreender a experiência subjetiva da doença dos jovens residentes em Portugal e a sua relação com o tratamento antirretroviral.
Para o efeito a metodologia aplicada consiste em entrevistas presenciais ou online, entre 45 e 60 minutos, a jovens com infeção VIH entre os 18 e os 29 anos sem qualquer tipo de especificidade adicional, de forma a privilegiar a diversidade dos entrevistados. O estudo garante o anonimato dos entrevistados e a confidencialidade das informações divulgadas, que serão utilizadas exclusivamente para fins científicos.
A compreensão da experiência subjetiva da doença (significados, representações, linguagens, práticas) contribui para uma compreensão alargada do fenómeno e dos problemas subjacentes à doença e ao tratamento, invisibilizados socialmente e sociologicamente, contribuindo assim para uma possível melhoria da condição dos doentes e da prestação de cuidados.########################################
Nome: Projeto MyGender (PTDC/COM-CSS/5947/2020)
Data limite: 31-10-2022
Instituição: Universidade de Coimbra | Faculdade de Letras
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O projeto da FCT MyGender – Práticas mediadas de jovens adultos: promover a justiça de género nas e através de aplicações móveis, está a recrutar jovens de Portugal entre 18 e 30 anos para participação voluntária numa entrevista.
A duração média é de uma hora, online (via Zoom) e terá nome e informações sensíveis anonimizados.
A ideia é conversar sobre práticas de utilização de apps móveis e que significados atribuem a estas plataformas, entre outros tópicos.########################################
Nome: Dinâmicas de Casal durante a Pandemia COVID-19
Data limite: 01-10-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa; Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra;
Temática: Dinâmicas de Casal
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O estudo decorre de um projeto de doutoramento na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O objetivo do estudo é compreender as dinâmicas de casal durante a pandemia COVID-19. Precisamos de participantes num relacionamento de casal há pelo menos 3 anos, que tenham estado a viver juntos e a trabalhar em Portugal (full-time) durante a pandemia COVID-19, sejam portugueses e com mais de 18 anos. A participação envolve a realização de uma entrevista via ZOOM/SKYPE com duração máxima estimada de 50 minutos com ambas as pessoas do casal.########################################
Nome: Queer Marriage Project
Data limite: 30-09-2022
Instituição: Universidade de Évora — Escola de Ciências Sociais
Temática: Atitudes perante o casamento entre pessoas do mesmo sexo
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Excelentíssimos(as) Senhores(as), Serve a presente missiva para disseminar uma investigação de cariz sociológico sobre atitudes perante o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Este projeto integra uma investigação no âmbito do apoio especial Verão com Ciência, aprovado pela FCT a 1/07/2022, para atividades de investigação científica e tecnológica em unidades de I&D – CICS.NOVA: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (UIDB/04647/2020), financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).
O objetivo geral do estudo é o de desenvolver evidência empírica em torno das atitudes e sentimentos perante o casamento por parte de pessoas LGBTQ+.
Segue o link pertinente à manifestação de interesse em participar no estudo Queer Marriage Project (PRT):
Uma investigação inserida no projeto-estudo internacional de nome análogo, cuja página WEB encontrará disponibilizada aqui https://queermarriage.gaylekaufman.com
Desde já, deixamos os nossos agradecimentos. Ricardo Oliveira
Aluno do 3º ano da Licenciatura de Sociologia da Universidade de Évora########################################
Nome: An intersectional exploration of youth’s experiences with Sex Education in Portugal
Data limite: 31-08-2022
Instituição: ISCTE
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais, Educação sexual
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
EN
Seeking participants for an intersectional study (master thesis) in Sex Education in Portugal.
Young adults 18-26, who identify themselves as a part of LGTBQIA+ community and have attended schoon in Portugal. Short interviews conducted in English*
*If participant does not speak English, it may be arranged to have the interview in Portuguese or Spanish.PT
Procuro participantes para um estudo interseccional em Educação Sexual em Portugal (dissertação de mestrado)
Jovens adultos de 18 a 26 anos, que se identifiquem como parte da comunidade LGTBQIA+ e tenham frequentado escola em Portugal.
Caso o participante não fale inglês, pode-se combinar a entrevista em português ou espanhol.########################################
Nome: Racismo e Saúde Mental
Data limite: 14-08-2022
Instituição: ISPA
Temática: Direitos Humanos/Racismo/Mentalidade Colonial
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas, Pessoas que se identifiquem como Negras/Afrodescendentes acima de 13 anos
Informação e contacto:
Muito obrigada por considerar responder a este inquérito, que tem como objetivo nos permitir melhor compreender a relação entre a mentalidade colonial, a resiliência familiar e as suas consequências na saúde mental da população negra em Portugal.
O estudo está a ser promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em colaboração com o ISPA – Instituto Universitário, no âmbito de uma dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica, pela Dr. ª Anna Luiza Ribas, sob orientação da Prof. Doutora Mariana Pires de Miranda.
Todas as respostas são anónimas. Os dados serão utilizados exclusivamente para fins de investigação, mantendo assim a sua privacidade. A recolha de dados para este estudo foi previamente aprovada pela Comissão de Ética do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
A sua participação é voluntária e poderá desistir a qualquer momento independentemente do motivo. Após começar o estudo – e porque garantimos o anonimato dos participantes – não existe a possibilidade de proceder à eliminação das suas respostas.
A resposta ao questionário não lhe trará nenhum risco e estima-se que termine em, aproximadamente, 20 minutos.
Ao participar, habilita-se a ganhar um de 2 prémios de 25€. A sua participação será considerada válida apenas quando terminar, com sucesso, este estudo.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, poderá entrar em contacto com Anna Luiza Ribas ou Mariana Pires de Miranda########################################
Nome: O papel da moda na expressão das (trans)identidades
Data limite: 31-07-2022
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
O meu nome é Sofia Batista e no âmbito da minha Dissertação de Mestrado pretendo estudar a relação entre a moda e a expressão de identidades Não-Binárias.
Deste modo, o objetivo é, através de entrevistas, investigar e tentar compreender as formas como diferentes pessoas fazem uso deste meio para expressar o seu género, em Portugal.
Assim sendo, peço a todes que possam estar interessades para, por favor, entrarem em contacto comigo. Agradeço desde já a disponibilidade interesse########################################Nome: Perceções das crianças e jovens face às famílias homoparentais
Data limite: 30-07-2022
Instituição: ISCTE-IUL
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Crianças com contacto com familias homoparentais (e.g. amigos/familiares da crianças proveniente da familia homoparental)
Informação e contacto:
Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito de uma dissertação para a conclusão do mestrado em Psicologia Social e das Organizações.
O principal objetivo do estudo é entender quais as perceções das crianças e jovens face às familias homoparentais.
Assim, a população alvo deste estudo são crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos e que, preferencialmente, tenham contacto com famílias homoparentais (uma vez que uma das minhas hipóteses é que o preconceito reduz quando há contacto com membros da comunidade).
A recolha de dados seria feita numa sessão zoom e a tarefa consiste num jogo de distribuição de cartões pelas representações das diferentes familias (heterossexual, homoparental, monoparental, adotiva, sem filhos e reconstituída).
Faço assim o apelo a que partilhem o meu estudo com familiares/amigos, seria um enorme contributo para a realização da minha dissertação.
Encontro-me disponível para esclarecer qualquer dúvida.
Agradeço desde já!########################################
Nome: Exílio queer? Migração de pessoas brasileiras LGBT+ para Portugal com a ascensão da ultradireita no Brasil
Data limite: 28-07-2022
Instituição: Universidade Nova de Lisboa
Temática: migração de pessoas LGBT+
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
O estudo em questão pretende analisar a relação entre a eleição de Bolsonaro no Brasil e a migração de pessoas LGBT+ do Brasil para Portugal, buscando portanto pessoas LGBT+ brasileiras que tenham se mudado do Brasil para Portugal nos anos de 2018 ou 2019 (apenas neste período). As pessoas serão entrevistadas presencialmente, durante cerca de 1 a 2 horas, no mês de julho de 2022. A participação é voluntária. Não há qualquer restrição de idade ou qualquer outro fator, e aprecia-se a candidatura de pessoas das mais diversas identidades de gênero e orientações sexuais, ou seja, lésbicas, gays, bissexuais, homens trans, mulheres trans, travestis, pessoas não-binárias e pessoas intersexo.########################################
Nome: Processos de construção do corpo em pessoas transgéneras
Data limite: 30-06-2022
Instituição: Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
O meu nome é Daniel Matias e estou actualmente a realizar um projecto de investigação no âmbito da formação em Psicoterapia na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.
A investigação centra-se nos processos de construção do corpo, nas suas múltiplas dimensões, em pessoas transgéneras, com idade igual ou superior a 18 anos.
O estudo contempla a recolha de narrativas biográficas, realizada através de um conjunto de entrevistas. Estas poderão ser presenciais e/ou online.
A participação no estudo é voluntária, assegurando-se o anonimato e a confidencialidade da informação recolhida.########################################
Nome: Violência em relações de intimidade entre gays, lésbicas e bissexuais
Data limite: 30-06-2022
Instituição: Instituto Universitário Egas Moniz
Temática: Orientação sexual, Orientações relacionais, Violência em relações de intimidade
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Psicologia Forense do 3º ano da Licenciatura em Psicologia do Instituto Universitário Egas Moniz e tem como objetivo estudar a violência em casais de pessoas do mesmo sexo com orientação sexual gay e lésbica ou bissexual. Esta investigação pretende contribuir para um maior conhecimento do fenómeno da violência nas relações de intimidade.
Para preencher este questionário deve ter idade superior a 18 anos, possuir nacionalidade portuguesa, e ter tido ou ter atualmente uma relação de intimidade com uma pessoa do mesmo sexo.
A sua participação consiste em responder a algumas afirmações de forma pessoal e sincera. Não existem respostas certas nem erradas, demorando cerca de 7 a 10 minutos a sua realização.
Todas as respostas são individuais, anónimas e confidenciais.
Agradecemos desde já a sua colaboração,
Ana Reis, Carlos Luís, Daniel Monteiro, Inês Pinto e Pedro Rodrigues.########################################
Nome: Estudo sobre uma aplicação de viagens seguras para a comunidade LGBTQ+
Data limite: 14-06-2022
Instituição: ETIC
Temática: Viagens seguras
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Em contexto académico estou a estudar o mercado existente para a criação de uma aplicação de viagens que visa assegurar viagens e experiências seguras para a comunidade LGBTQ+########################################
Nome: Investigação sobre o apoio psicológico às pessoas trans
Data limite: 10-06-2022
Instituição: Universidade Lusófona do Porto
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias
Informação e contacto:
Olá a todos! Nós somos um grupo de estudantes da Universidade Lusófona do Porto e no âmbito da Unidade Curricular de Métodos de Pesquisa e Investigação do 1º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, estamos a fazer um estudo relativamente ao apoio psicológico das pessoas trans durante o seu processo de identificação.
Esta secção é dirigida a todas pessoas com o objetivo de recolher dados estatísticos para um melhor entendimento da nossa investigação.########################################
Nome: Arquivo reparativo: publicações independentes e a historiografia queer portuguesa (1974-2000)
Data limite: 31-05-2022
Instituição: NOVA-FCSH & Instituto de História Contemporânea (IHC)
Temática: História LGBTI+
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Chamo-me Joana Matias e sou doutoranda em História e investigadora no Instituto de História Contemporânea (IHC) em Lisboa.
Estou a levar a cabo uma tese de doutoramento sobre publicações LGBTI+ editadas em Portugal entre 1974 e 2000.
Parte do trabalho inclui entrevistas com antigos colaboradores, bem como eventuais leitores ou outras pessoas envolvidas nestes vários projectos. Sendo que a informação sobre alguns dos títulos em estudo é escassa, agradeço toda a ajuda!
De momento o arquivo em estudo inclui os seguintes títulos: The Gay, Nós, Orbita Gay Macho, Organa, Cúmplice, Gaie France, Lilás, Trivia, boletim da ILGA, Clube Amigo, Korpus, Zona Livre, Sem Medos!, Lesbiana, e o boletim da Opus Gay.
– Se contribuiu de alguma forma para um ou mais números de qualquer destes títulos;
– Se se lembra de ler alguma destas revistas;
– Ou se tem conhecimento de outros jornais, boletins, revistas, panfletos, fanzines de temática LGBTI+ ou queer publicados neste período,########################################
Nome: Transexualidade e Envelhecimento: principais desafios
Data limite: 31-05-2022
Instituição: Ulisboa / ISCSP
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
Objetivo: Identificar os principais desafios que podem influenciar o envelhecimento das pessoas transexuais
Abordagem: Principais desafios sob a crítica do Etarismo / LGBTIsmo como molas propulsoras para o preconceito, discriminação, desigualdade, e isolamento. O estudo visa contribuir para a qualidade do envelhecimento LGBT, hoje ainda invisível nos serviços, políticas e pesquisas.
Será com homens e mulheres trans, residentes em Portugal, a partir dos 50 anos de idade, através de entrevistas individuais, consentidas espontaneamente, anônimas, sigilosas e autorizadas documentalmente. Poderão ocorrer presencial ou por vídeo, dada a disponibilidade e o meio que mais confortável for ao entrevistado.########################################
Nome: Diversity At Work
Data limite: 31-05-2022
Instituição: ManpowerGroup
Temática: Diversidade e Inclusão no Local de Trabalho
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O objetivo deste inquérito é ter uma melhor compreensão da situação da comunidade LGTBQI no trabalho.
Esta informação irá ajudar-nos a promover a diversidade e a inclusão. Este inquérito contém perguntas pessoais, por esta razão é completamente anónimo e a sua identidade não será rastreada por nenhum meio.
A participação no inquérito é completamente voluntária, pode também optar por responder apenas às perguntas com as quais se sente à vontade.
Agradecemos o seu apoio e sinceridade para construção de um estudo completo e com a maior precisão possível.
Quaisquer perguntas ou preocupações sobre privacidade, por favor contacte Weizheng Chen, ManpowerGroup regional DPO Europe.########################################
Nome: Forms of action of NGOs with LGBTQIA+ people in refugee situations and asylum seekers
Data limite: 31-05-2022
Instituição: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Temática: Experiência com ONGs / Experience with NGOs
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
EN
Hello, my name is Flávia Batista, I am Brazilian, non-binary, LGBT, and in my PhD I am researching the work of NGOs with LGBTQIA+ people in refugee situations or asylum seekers in Portugal, Spain and Italy.
Anonymity is guaranteed, no information about the interviewees will be disclosed. The interview can take place in Portuguese, English or Spanish.
It is very important for me to be able to hear your experience with NGOs during the asylum process or asylum application.
Each interview lasts between twenty and thirty minutes, can be online or in person, anywhere you prefer. If you have any questions, I am entirely available to clarify.
Thank you very much for participating.PT
Olá, eu me chamo Flávia Batista, sou brasileira, não-binária, LGBT, e no meu doutorado estou pesquisando a atuação de ONGs com pessoas LGBTQIA+ em situação de refúgio ou requerentes de asilo em Portugal, Espanha e Itália.
O anonimato é garantido, nenhuma informação sobre os entrevistados será divulgada. A entrevista pode acontecer em português, inglês ou espanhol. É muito importante para mim poder ouvir a vossa experiência com ONGs durante o processo de refúgio ou solicitação de refúgio.
Cada entrevista tem duração entre vinte e trinta minutos, pode ser online ou presencial, em qualquer lugar de sua preferência. Se você tiver qualquer dúvida estou inteiramente à disposição para esclarecer. Agradeço muito a participação.########################################
Nome: Dinâmicas Amorosas em Relações do Mesmo Sexo
Data limite: 30-05-2022
Instituição: Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz
Temática: Dinâmicas relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Caro participante,
A presente investigação “Dinâmicas Amorosas em Relações do Mesmo Sexo” encontra-se a ser desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Psicologia Forense no Instituto Universitário Egas Moniz pelas alunas Ana A. Pereira, Beatriz Duque, Karina Stankowicz, Inês Duarte, Ines Knezevic e Inês S. Pinto sob orientação da Professora Doutora Cristina Soeiro. Este estudo apresenta como objetivo a compreensão e caracterização das dinâmicas amorosas em relações do mesmo sexo, a possível presença de violência nas mesmas e de que modo é que estas diferem das relações heterossexuais.
Deste modo, vimos por este meio, apelar à sua colaboração e consentimento para a participação no nosso estudo. A sua colaboração e contribuição é crucial para nos ser possível aprofundar o nosso entendimento relativamente às dinâmicas entre relações do mesmo sexo e a possível presença de violência nas mesmas.
A sua participação é inteiramente voluntária, sendo que as respostas serão confidenciais e anónimas, podendo desistir a qualquer momento, se assim o desejar. Todas as respostas obtidas são de caráter anónimo e confidencial sendo unicamente utilizadas para fins investigação cientifica.
Para que a sua participação seja válida deve ter idade igual ou superior a 18 anos e estar ou ter estado numa relação com uma pessoa do mesmo sexo. Entenda-se por relação amorosa do mesmo sexo, qualquer tipo de relação íntima (com ou sem compromisso) entre duas pessoas do mesmo sexo.########################################
Nome: A visão que os jovens da comunidade LGBTQIA+ têm sobre família
Data limite: 25-05-2022
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Este projeto, Repórteres em Construção, será emito na Antena 1 e 3, com o objetivo de apresentar testemunhos de pessoas que tenham a intenção de desmistificar a visão tradicional de família.
Precisávamos de entrevistas, sejam elas online ou presenciais na Zona de Vila Real, Porto, Guimarães e Viana do Castelo, para o nosso trabalho.
Contactos:########################################
Nome: Conhecimento, Atitudes e Crenças em Relação à Diversidade de Género
Data limite: 10-05-2022
Instituição: Escola de Psicologia e Ciências da Vida (ULHT)
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
O contacto para eventuais dúvidas poderá ser realizado na página do instagram e no facebook através da########################################
Nome: Reportagem sobre Identidade de Género – Pessoas transexuais, não binárias ou transgéneros
Data limite: 09-05-2022
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá! Na unidade curricular de Oficina de Jornalismo do 1º ano de Mestrado em Ciências da Comunicação – Informação e Jornalismo na Universidade do Minho foi-nos pedido para elaborar uma reportagem, cujo tema foi escolhido por nós.
Deste modo, decidimos abordar a identidade de género, nomeadamente pessoas transexuais, não binárias ou transgéneros e, neste momento, estamos à procura de pessoas que se identifiquem com estes aspetos, para as podermos entrevistar e dar forma ao nosso projeto académico.
Também estamos à procura de atores transexuais, não binários ou transgéneros.
Se alguém se identificar nas características mencionadas, por favor contactem-nos através do número de telemóvel ou então através do email .########################################
Nome: Bem me queer, mal me queer: pornografia lésbica na perspetiva de mulheres lésbicas e bissexuais
Data limite: 08-05-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Orientação sexual, Orientações relacionais, Pornografia
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
Olá, meu nome é Eleonora Apolo de Azevedo e sou estudante do Mestrado em Temas de Psicologia da Universidade do Porto.
Estou à procura de mulheres lésbicas e bissexuais que tenham assistido pornografia antes da primeira experiência sexual com outra mulher para responder a uma entrevista para a minha investigação.
Esta tem por objetivo explorar o papel da pornografia na experiência sexual de mulheres lésbicas e bissexuais, bem como compreender melhor a educação sexual recebida por cada uma delas.
Os dados que serão obtidos nesta investigação poderão contribuir para uma melhor compreensão da educação sexual não normativa, o que pode ser importante para pensar em melhores políticas governamentais na área da educação sexual.########################################
Nome: Born This Way: Experiências de Pessoas Lésbicas, Gay e Bissexuais (LGB) em Psicoterapia
Data limite: 07-05-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Saúde Mental, Psicoterapia
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
Estamos a realizar um estudo sobre as experiências em psicoterapia de pessoas lésbicas, gays e bissexuais (LGB).
Queremos compreender como as pessoas LGB viveram os seus processos psicoterapêuticos, de uma forma geral e também sobre o papel da orientação sexual nesse momento específico.O estudo insere-se no âmbito de uma tese de mestrado da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL), do curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, realizada por David Pedrosa e orientada pela Professora Doutora Ana Catarina Silva.
A tarefa consiste numa entrevista de aproximadamente 60 minutos a uma hora e meia (1h30), através da plataforma Zoom, com gravação do áudio da mesma para futura análise dos dados.
Será garantida a total confidencialidade e os dados obtidos serão usados apenas para investigação científica e serão eliminados após o fim da investigação presente.
Os/as participantes poderão desistir em qualquer momento, caso o pretendam, sem qualquer consequência ou prejuízo associado.Para participar, tem de:
1. Ser maior de idade (i.e., ter 18 anos ou mais).
2. Identificar-se como lésbica, gay ou bissexual.
3. Ter passado por uma experiência de psicoterapia nos últimos 2 anos em Portugal.
4. Ser falante da língua portuguesa fluentemente.########################################
Nome: A autoestima influencia o comportamento agressivo nas relações de intimidade na população LGBTQIA+?
Data limite: 03-05-2022
Instituição: Instituto Universitário Egas Moniz
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI########################################
Nome: Saúde Mental e Bem-estar em Pessoas Não Heterossexuais
Data limite: 30-04-2022
Instituição: FPCE-UC
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB
Informação e contacto:
Daniel Seabra,
Maria do Céu Salvador,
Andreia Manão.########################################
Nome: (Auto)Revelação da orientação sexual plurissexual aos profissionais de saúde
Data limite: 30-04-2022
Instituição: ISPA – Instituto Universitário
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas que sintam atração sexual e/ou romântica por mais do que um género/sexo
Informação e contacto:
Bom dia, o meu nome é Inês Lopes da Costa e estou de momento a realizar a minha dissertação de mestrado em Psicologia da Saúde no ISPA, sob orientação do professor Doutor Pedro Alexandre Costa.
A dissertação é sobre a (auto)revelação da orientação sexual plurissexual aos profissionais de saúde, pelo que a sua colaboração é imprescindível para o sucesso da mesma! Entende-se como plurissexual as pessoas que sintam atração sexual e/ou romântica por mais do que um género/sexo.
Toda a informação recolhida será confidencial e anónima, sendo que apenas os investigadores acima mencionados terão acesso aos dados, que serão tratados no seu todo. Não será pedido qualquer tipo de dado identificativo!
De mencionar que este estudo teve o parecer favorável da Comissão de Ética do ISPA – Instituto Universitário!
A sua participação é desejada e voluntária, pelo que poderá desistir a qualquer momento, sem qualquer prejuízo. Caso sinta algum desconforto com algumas perguntas existem contactos de emergência no fim do questionário, mas espera-se que os riscos da sua participação sejam mínimos.########################################
Nome: Avaliação nutricional da população transgénero portuguesa: um estudo transversal
Data limite: 30-04-2022
Instituição: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Temática: Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias, Pessoas IntersexoInformação e contacto:
Sou um estudante de mestrado de Nutrição Comunitária e Saúde Pública da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Estou atualmente a elaborar uma tese de dissertação “Avaliação nutricional da população transgénero portuguesa: um estudo transversal.” Este projeto tem como objetivo descrever a frequência de excesso de peso na população transgénero portuguesa e averiguar se existe uma relação entre a terapia hormonal e os hábitos alimentares. Os resultados desta investigação servirão para estruturar futuras intervenções na área da nutrição e, consequentemente, fazer avanços nos cuidados nutricionais para esta população, melhorando assim a saúde da comunidade. Para atingir os objetivos traçados será efetuada uma entrevista online via zoom, com duração prevista de 1h30 para levantamento de informações sobre características sociodemográficas e sobre o estado de saúde nutricional. A participação neste estudo é voluntária. As pessoas participantes terão a possibilidade de receber relatórios com a informação recolhida na entrevista, bem como a possibilidade de agendamento de sessões de aconselhamento nutricional gratuitas como forma de seguimento e acompanhamento. Na referida entrevista, serão também utilizados questionários validados para avaliar os hábitos alimentares habituais, frequência de consumo de alimentos e atividade física. Por último, serão recolhidos alguns parâmetros antropométricos (peso, estatura, perímetro da cintura e perímetro da anca). Estes poderão ser obtidos por auto-mensuração no momento da entrevista, ou poderão ser medidos à priori e depois serem levados comunicados para a entrevista. As pessoas que tenham interesse em participar devem entrar em contacto com o presente investigador e, em seguida, preencher consentimento informado para agendar a entrevista no momento mais apropriado. Deixo abaixo o meu contacto institucional para qualquer esclarecimento. Ivo Sousa########################################
Nome: Crimes de ódio contra a comunidade LGBT
Data limite: 30-04-2022
Instituição: Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
O meu nome é Telma Portela e estou no último ano de Mestrado de Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Encontro-me neste momento a fazer a minha tese de mestrado com o tema “Crimes de ódio contra a comunidade LGBT: Replicação do estudo de Walters, Paterson, Brown e McDonnell”, tendo como objetivo caracterizar, em Portugal, a vitimação da comunidade LGBT por crimes de ódio e a sua perceção sobre a ação do Sistema de Justiça Criminal.
Este estudo implica a realização de um inquérito online, que será anónimo e confidencial. Os dados serão analisados de forma agregada e não serão recolhidas informações que permitam a identificação das pessoas inquiridas.
Para participar no estudo é necessário identificar-se como lésbica, gay, bissexual ou trans e ter pelo menos 18 anos.########################################
Nome: Foi Assim Que Aconteceu, A NOSSA FAMÍLIA
Data limite: 30-04-2022
Instituição: William James Center for Research (WJCR), ISPA – Instituto Universitário
Temática: Famílias LGB
Público-alvo: Pessoas LGB, Famílias Arco-ÍrisInformação e contacto:
Atenção Famílias! “Foi assim que aconteceu, A NOSSA FAMÍLIA” é um projecto de investigação científica (SFRH/BD/118225/2016) dedicado às famílias que recorreram à adopção, à procriação medicamente assistida, à auto-inseminação caseira e à gestação de substituição (barriga de aluguer) e que têm filhos com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos de idade.O objectivo principal é aceder às diferentes trajectórias percorridas durante o processo de se constituírem como uma família, bem como compreender como lidaram com as dificuldades sentidas ao longo do processo (resiliência familiar).
Participem (via skype ou zoom ou videoconferência)!
########################################
Nome: Bem-estar Psicossexual e a Dinâmica das Relações de Intimidade entre pessoas do mesmo sexo
Data limite: 20-04-2022
Instituição: Instituto Universitário Egas Moniz
Temática: Bem-estar psicossexual e dinâmicas das relações de intimidade
Público-alvo: Pessoas LGBInformação e contacto:
Consideramos de extrema importância para a população LGBTQ+ promover a investigação científica, que permita sustentar intervenções para o bem-estar, equilíbrio, igualdade e integração saudável dos seus membros! Assim, o nosso grupo de trabalho agradece a vossa preciosa colaboração neste estudo com foco específico numa população cujas relações íntimas sejam com pessoas do mesmo sexo, uma vez que o conhecimento científico que existe nesta área ainda é muito escasso.########################################
Nome: Adoção Homoparental
Data limite: 17-04-2022
Instituição: ISCTE
Temática: Orientação sexual, Famílias LGB
Público-alvo: Pessoas LGB, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Olá! Somos três alunas do ISCTE, frequentamos o curso de Sociologia e estamos neste momento a desenvolver o nosso projeto final de licenciatura sobre a ‘Adoção Homoparental’. No presente momento, estamos na fase de entrevistas e estamos à procura de casais LGB que tenham vivenciado esta experiência para compreendemos como foi todo o processo por o qual passaram.
Desde já garantimos a total confidencialidade de todos os dados pessoais, sendo este projeto apenas para fins académicos. Gostaríamos assim de saber se nos quereriam ajudar participando na nossa entrevista. Com os melhores cumprimentos Marta Amorim, Rita Sousa e Sofia Vaz########################################
Nome: Trajetórias de Desenvolvimento de Identidades Trans
Data limite: 16-04-2022
Instituição: ISPA – Instituto Universitário
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
O presente estudo insere-se no projeto de dissertação de mestrado em psicologia clínica da aluna Marta Conceição, em curso no ISPA – Instituto Universitário, sob a orientação do professor doutor Pedro Alexandre Costa.
O objetivo desta investigação é estudar as trajetórias de desenvolvimento de identidades trans. Para tal, pretende-se recolher o testemunho de pessoas trans, com idades compreendidas entre 14 e 25 anos.
A participação, voluntária e confidencial, consistirá na realização de uma entrevista presencial ou online, com duração prevista de 60 minutos. Serão colocadas algumas questões sobre a trajetória de identidade de género, sendo também pedido que sejam assinalados os momentos mais significativos deste percurso, numa atividade de linha da vida.
Não existe qualquer risco associado, contudo, é possível que sejam relatadas experiências difíceis que podem evocar algumas emoções negativas, pelo que serão facultados, no fim da entrevista, alguns contatos de apoio.
A participação neste estudo é determinante para a investigação de identidades trans no contexto português, no sentido de contribuir para o conhecimento científico e melhor atender as necessidades desta população.########################################
Nome: Saúde Mental ao Longo do Espetro LGBT
Data limite: 15-04-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Identidade de género
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
SÁUDE MENTAL AO LONGO DO ESPETRO LGBT: Correlatos Psicopatológicos da Vivência de Estigmatização nas Sexualidades Não-normativas
O presente estudo insere-se no âmbito da realização de uma tese de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde: Especialidade de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O projeto será levado a cabo pelo investigador, Pedro Freitas, sob orientação da prof.ª Doutora Maria João Afonso.
Esta investigação tem como foco a temática das sexualidades não-normativas: lésbicas, gays, bissexuais e/ou trans (LGBT). Pretende-se compreender o impacto que a perceção de discriminação, preconceito e estigmatização experienciada pelos indivíduos das populações LGBT tem na sua saúde mental.
Podem participar adultos entre os 18 e os 60 anos de idade, com sexualidades não-normativas (LGBT) ou normativas (heterossexuais cisgénero) e de nacionalidade portuguesa. Se pertence a uma destas populações, a sua participação é muito importante porque este estudo poderá contribuir para um melhor entendimento das dificuldades e desafios que as pessoas LGBT enfrentam no seu dia-a-dia, tendo como finalidade poder ajudá-las em contexto preventivo ou clínico, de forma mais eficaz e responsiva às suas necessidades.
A tarefa dos participantes consiste em responder a um questionário online, numa única sessão, sendo o tempo médio para a sua realização 35 minutos. A confidencialidade dos dados recolhidos e a privacidade dos participantes estarão asseguradas, uma vez que as respostas ao questionário serão dadas de forma anónima. Os participantes podem desistir a qualquer momento, caso o pretendam, sem que haja qualquer consequência ou prejuízo associado.########################################
Nome: Avaliação das Experiências de Heterossexismo e Relação com a Qualidade de Vida Psicológica
Data limite: 31-03-2022
Instituição: Instituto Superior Miguel Torga
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Este questionário destina-se exclusivamente à população LGBTI+,com objetivo de avaliação de experiências de heterossexismo e a sua relação com a qualidade de vida psicológica.
Agradecemos a participação e partilha!########################################
Nome: Stress Pós-Traumático e Ansiedade em Vítimas de Violência Doméstica e Stalking
Data limite: 31-03-2022
Instituição: Universidade Lusíada de Lisboa
Temática: Violência Doméstica e Stalking
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Informação e contacto:
Este estudo é no âmbito da minha dissertação de mestrado e tem como objetivo para além de falar de violência doméstica e stalking no relacionamento heterossexual demonstrar que pessoas que fazem parte da comunidade LGBT e de outras comunidades podem sofrer destes dois crimes.########################################
Nome: Bem me queer, mal me queer: A pornografia lésbica na perspetiva de mulheres lésbicas e bissexuais
Data limite: 30-03-2022
Instituição: FCEUP, Universidade do Porto
Temática: Orientação sexual, Sexualidade, Pornografia, educação sexual
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
ENQUADRAMENTO
A presente investigação faz parte do Mestrado em Temas de Psicologia da estudante Eleonora Apolo de Azevedo, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob orientação da Prof. Dra. Alexandra Oliveira.OBJETIVOS
O objetivo deste estudo é explorar o papel da pornografia lésbica na experiência sexual de mulheres que se relacionam afetivo-sexualmente com outras mulheres. Consideramos que esta pesquisa é importante porque pode ajudar a compreender a influência do consumo de pornografia nas experiências sexuais de mulheres lésbicas e bissexuais, bem como a perceção destas sobre a pornografia lésbica. Os dados que serão obtidos nesta investigação poderão ainda contribuir para uma melhor compreensão da educação sexual não normativa, o que pode ser importante para pensar em melhores políticas governamentais na área da educação sexual.CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
A participação neste estudo é voluntária e será requisitada somente uma vez. Se concordar em participar, ser-lhe-á pedido que responda a um conjunto de questões num inquérito on-line que demora cerca de 10 minutos. Para poder participar neste estudo é necessário:
1) Ser mulher lésbica ou bissexual;
2) Ter assistido a pornografia lésbica antes da primeira experiência sexual com outra mulher
3) Ser falante de portuguêsRISCOS E BENEFÍCIOS
Esta investigação poderá vir a beneficiar pessoas LGBT na medida em que poderá fornecer ferramentas para uma melhor compreensão da efetividade de políticas públicas voltadas para a educação sexual nas escolas e em outros contextos. Ao colaborar com esta investigação você estará a contribuir para um conhecimento baseado em evidências acerca do assunto. Não se prevêem riscos imediatos decorrentes da participação nesta investigação, mas é possível que sinta algum desconforto, tal como: cansaço ou aborrecimento ao responder o questionário, assim como algum incómodo, invasão de privacidade ou constrangimento ao expor sua opinião.SIGILO E PRIVACIDADE
As investigadoras garantem que a sua privacidade será respeitada, ou seja, você não precisará de revelar seu nome, e qualquer dado ou elemento que possa, de qualquer forma, identificá-la, será transformado ou apagado de forma a salvaguardar o anonimato das respostas. As investigadoras responsabilizam-se por guardar e manter a confidencialidade dos dados, bem como a não usar os dados da investigação para outras funções além das mencionadas. Caso deseje conhecer os resultados da investigação, poderá fornecer um endereço eletrónico no final do inquérito para onde enviaremos a dissertação de mestrado uma vez concluída.AUTONOMIA
Você pode recusar-se a participar no estudo, ou retirar seu consentimento a qualquer momento, sem precisar de se justificar. Pode, ainda, desistir da participação a qualquer momento, sem que isso acarrete qualquer consequência para si, e solicitar a destruição ou não uso de seu testemunho no período de um mês após sua submissão da resposta.CUSTOS
A participação no estudo não tem qualquer custo e não será disponibilizada nenhuma compensação financeira adicional.CONTATO
Esta pesquisa está a ser conduzida por Eleonora Apolo de Azevedo, mestranda em Psicologia da Universidade do Porto, e é orientada pela Prof. Dra. Alexandra Oliveira. Se tiver alguma dúvida ou precisar de algum esclarecimento adicional, antes, durante ou após a resposta ao inquérito, pode contactar a investigadora a qualquer momento pelo número de telefone.
Esta investigação teve parecer favorável da Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.########################################
Nome: Não-Monogamias Consensuais
Data limite: 25-03-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Somos um grupo de alunas de Psicologia da Universidade de Lisboa e no âmbito da unidade curricular de Grandes Teorias das Ciências Sociais, propusemo-nos a investigar as “Não Monogamias Consensuais”.
Neste sentido, elaboramos um questionário que tem como objetivo compreender o que leva as pessoas a procurar (ou não) alternativas relacionais à monogamia.
As respostas serão totalmente anónimas e apenas demora cerca de 2 minutos a ser respondido.########################################
Nome: Violência em relações de intimidade em casais homossexuais femininos e o bem-estar subjetivo
Data limite: 10-03-2022
Instituição: Universidade Lusófona do Porto
Temática: Violência em relações homossexuais femininas
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
O estudo aborda violência em relações homossexuais femininas e o bem-estar subjetivo, estudando o papel moderador do suporte social online. O estudo é para mulheres que mantém ou mantiveram relações amorosas/íntimas com outras mulheres, independentemente da orientação sexual.########################################
Nome: Vivências de Violência de Género pela População LGBTI em Portugal
Data limite: 01-03-2022
Instituição: ISPA-IU
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
O presente estudo está a ser desenvolvido no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para fins de obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica da aluna Rita Januário, sob a orientação da Professora Andreia de Castro Rodrigues.
O estudo tem como objetivo perceber as vivências de violência de género por parte da população LGBTI em Portugal. Como tal, solicito a sua participação na investigação através da realização de uma entrevista, por Skype ou Zoom, a qual será gravada para posteriormente ser transcrita.
Será devidamente assegurada, em todos os momentos, a confidencialidade dos dados recolhidos, sendo que os mesmos serão usados apenas para fins da presente investigação.
A participação é totalmente voluntária, pelo que poderá desistir a qualquer momento, sem qualquer tipo de dano ou prejuízo para si.
A sua colaboração é crucial para a realização da presente investigação!########################################
Nome: Transfobia dentro da comunidade lgbt e o crescimento do movimento lgb alliance
Data limite: 28-02-2022
Instituição: Escola de psicologia da Universidade do Minho
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-BináriasInformação e contacto:
A participação consiste numa entrevista de 20 a 30 minutos.
Apenas pessoas portuguesas, maiores de 18 anos podem participar.
O anonimato é mantido através da atribuição de um código e da eliminação da gravação da entrevista após a transcrição da mesma.########################################
Nome: Experiências de Segurança, Autocompaixão e Suporte Social no Estigma e Ajustamento Psicológico
Data limite: 20-02-2022
Instituição: Universidade Portucalense
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
O meu nome é Joana Silva, sou estudante do segundo ano de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Portucalense. No âmbito da dissertação deste ciclo de estudos, encontro-me a realizar um estudo de investigação sobre o Papel das Experiências de Segurança, da Autocompaixão e do Suporte Social no Estigma e Ajustamento Psicológico na população LGBT, sob a orientação científica das docentes Prof. Doutora Ana Xavier e Prof. Doutora Lara Palmeira. Xs participantes deste estudo deverão pertencer à comunidade LGBT e ter idade igual ou superior a 18 anos. A colaboração neste estudo consiste no preenchimento de um conjunto de questionários de autorresposta. Não existem respostas certas ou erradas, apenas preencha o questionário com o máximo rigor e honestidade, sabendo que o mesmo é totalmente confidencial e anónimo, e que tem apenas finalidade de investigação. Obrigada pela sua participação e lembre-se que a LGBTfobia combate-se com a educação!########################################
Nome: Representatividade LGBTQIA+ na Publicidade
Data limite: 20-02-2022
Instituição: IPAM Porto
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Olá! O meu nome é Rita e estou a escrever a minha tese de mestrado sobre a Representatividade LGBTQIA+ na Publicidade. Agradecia imenso que partilhassem este questionário com os vossos seguidores, de forma a chegar ao maior número de pessoas possível (e poder estudar mais profundamente este tema tão importante) Muito obrigada!########################################
Nome: Viver a dois numa monogamia aberta
Data limite: 19-02-2022
Instituição: Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Casais lgbtqi+ e casais heterossexuaisInformação e contacto:
Olá a todes! O meu nome é Ana Rita Oliveira, e estou neste momento a realizar a minha dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sob a orientação da Profª Drª Luana Cunha Ferreira (FP-UL). O objetivo principal desta investigação é aprofundar o conhecimento científico sobre como é ser e fazer parte de um casal Monogamish ou Monogamia Aberta, ou seja, um casal tendencialmente monogâmico, mas que não se enquadra na prática da exclusividade sexual. Assim gostaríamos de perceber como é que estes casais definem a sua relação e como negociam os limites e fronteiras da sua relação. Se se identifica com esta descrição, e acha que esta se encaixa na sua situação amorosa atual, eu convido-o/a a participar no meu estudo, e contribuir para a obtenção e expansão do conhecimento sobre esta área. A sua participação passaria por uma entrevista realizada simultaneamente a ambos os membros do casal, que poderá ser presencial ou online (pela plataforma Zoom), consoante a evolução da situação de pandemia, que demorará cerca de 90 min. Para participar, terá de ter mais de 18 anos, ser fluente em língua portuguesa e residente em Portugal, e estar atualmente numa relação amorosa monogamish (ou monogamia aberta), heterossexual ou LGBTQI+. Durante a entrevista, serão abordados temas como a infidelidade, intimidade e sexualidade, pelo que se não se sentir confortável a falar sobre estes temas, deve ter isso em conta, caso tenha interesse em participar. Vou deixar aqui o link com o website da minha investigação, que tem um pouco mais de informação sobre o tema. Se tiver interesse em participar, e respeitar os critérios de inclusão, basta preencher o formulário que está no website – https://sites.google.com/view/monogamish/p%C3%A1gina-inicialQualquer questão que tenha, pode sempre mandar mensagem privada e eu tentarei esclarecer o que for necessário. Obrigada, e espero notícias vossas em breve!
########################################
Nome: Bullying no local de trabalho na comunidade LGBTI+
Data limite: 06-02-2022
Instituição: Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) – Politécnico de Leiria
Temática: Orientação sexual, Bullying no local de trabalho
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Exms, Gostaríamos de solicitar a vossa participação no preenchimento de um questionário do estudo “Bullying no local de trabalho na comunidade LGBTI+”, em desenvolvimento no Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) do Politécnico de Leiria, sob a coordenação da professora doutora Neuza Ribeiro. Como saberão, o bullying em contexto profissional de pessoas LGBTI+ é um problema que ainda afeta muitas pessoas em Portugal. Contudo, existe ainda pouco conhecimento sobre este problema, o que dificulta a sensibilização e formação de organizações empregadoras e autoridades públicas, a fim de desenvolverem práticas e políticas para a redução do mesmo. Neste sentido, apelamos à vossa participação no preenchimento deste questionário (e à sua divulgação), mesmo estando conscientes que poderá implicar que revivam algumas experiências negativas. O questionário é de preenchimento rápido (aproximadamente 7min.) E destina-se a pessoas que se encontram a trabalhar há pelo menos 6 meses numa organização e que pertençam à comunidade lgbti+. Todas as informações recolhidas serão analisadas garantindo total confidencialidade e anonimato.########################################
Nome: Reconhecimento da diversidade da população transgénero: Um estudo transversal
Data limite: 04-02-2022
Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Cuidados de saúde
Público-alvo: Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
A disforia de género refere-se ao sofrimento causado pela incongruência entre a identidade de género de um indivíduo e o sexo que lhe foi atribuído ao nascimento. A população transgénero engloba, assim, um grupo de pessoas bastante diverso, com diferenças já identificadas no que diz respeito à sua autoperceção e interpretação da sua condição.Neste sentido, com o objetivo de reconhecer e caracterizar a heterogeneidade desta população, o presente questionário pretende explorar as possíveis identidades de género, orientações sexuais e perspetivas relativas aos diferentes procedimentos de redesignação de sexo, incluindo psicoterapia, terapêutica hormonal e cirurgia.
Trata-se de um estudo elaborado no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e desenvolvido por João Filipe Silva, sob orientação do Professor Doutor Manuel Esteves.A participação neste projeto de investigação tem um caráter voluntário e todos os dados recolhidos neste questionário são anónimos e confidenciais.
########################################
Nome: Avaliação do Impacto das Diferentes Fases de Transição no Bem-estar da Pessoa Transgénero
Data limite: 01-02-2022
Instituição: ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Temática: Saúde Trans
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias, Pessoas IntersexoInformação e contacto:
José Luís Guimarães, estudante do 6° Ano do MIM do ICBAS.
Sob orientação da Dra. Zélia Figueiredo e Professora Doutora Carolina Lemos.########################################
Nome: O impacto do consumo de pornografia no consentimento sexual
Data limite: 01-02-2022
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Olá! Peço que respondam a este questionário desenvolvido na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, no âmbito da minha tese de Mestrado. O objetivo do estudo é investigar as relações sexuais. Estima-se uma duração aproximada de 10 minutos. Para participar é necessário ter 18 ou mais anos.
As respostas serão mantidas confidenciais e anónimas.
Agradeço, desde já, a sua colaboração!########################################
Nome: Identidades Trans na prática clínica – um olhar sociológico sobre pessoas trans na relação (…)
Data limite: 30-01-2022
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa)
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Famílias Arco-ÍrisInformação e contacto:
O meu nome é Beatriz Roque e sou estudante de segundo ano no Mestrado em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estou a desenvolver a minha dissertação de mestrado, sob orientação científica da Doutora Cláudia Urbano, que tem como objetivo geral compreender que perceções têm as pessoas trans sobre os profissionais de saúde que os acompanham no seu processo de transição de género. O que se propõe é um convite a participar numa entrevista, que será anónima e com total respeito.
A participação neste estudo é de extrema importância para que possa acrescentar conhecimento científico ao existente.########################################
Nome: Distração cognitiva durante a atividade sexual
Data limite: 10-01-2022
Instituição: Universidade do Minho, Escola de Psicologia
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Olá! Pretendo divulgar o meu questionário e alcançar todas as pessoas, para ter resultados representativos. Todas as pessoas podem responder, inclusive quem não iniciou a atividade sexual.
O questionário é feito para incluir todas as pessoas. Agradeço a colaboração! São apenas 10 minutos e ajudam-me imenso!
O objetivo do estudo é investigar os processos cognitivos durante a atividade sexual. As respostas serão mantidas confidenciais e anónimas. Para participar é necessário ter 18 ou mais anos. -
Nome: Discriminação pela identidade de género e orientação sexual em contexto escolar
Data limite: 17-12-2021
Instituição: Instituto Piaget de Almada
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Boas pessoal, Estamos a realizar um estudo para a disciplina de Métodos de Investigação do Instituto Piaget de Almada sobre a Discriminação pela identidade de género e orientação sexual em contexto escolar.
Com isto queremos avaliar a discriminação que pessoas da comunidade sofrem na escola e precisamos da vossa participação no nosso questionário. Cumprimentos########################################
Nome: Homoparentalidade vivenciada em diferentes contextos: estudo com famílias brasileiras e portuguesas
Data limite: 15-12-2021
Instituição: Universidade do Porto
Temática: Parentalidade
Público-alvo: Pessoas LGB, Famílias Arco-ÍrisInformação e contacto:
Olá! Venho convidá-lo/convidá-la para participar de pesquisa direcionada a famílias com filhos até 18 anos que vivenciam a dupla maternidade / dupla paternidade no contexto brasileiro e português.
Essa pesquisa faz parte do doutoramento de Carolina Biasutti, aluna do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFES/Brasil, sob orientação da Profª Drª Célia R. R. Nascimento e em mobilidade internacional na Universidade do Porto/Portugal, sob coorientação do Prof. Dr. Jorge Gato.
Se você vivencia a homoparentalidade, pode participar da pesquisa preenchendo e/ou divulgando para outras pessoas. Sua participação é muito importante para nós!########################################
Nome: Pobreza/exclusão social entre a Comunidade LGBTQIA+
Data limite: 15-12-2021
Instituição: Instituto superior de serviço social do Porto
Temática: Pobreza/exclusão social entre a Comunidade LGBT+
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Este questionário pretende recolher estatísticas para posterior análise, percecionando quais os contornos que a pobreza e ou exclusão social pode assumir entre a Comunidade LGBT+########################################
Nome: Nome: Linguagem Neutra em Português
Data limite: 11-12-2021
Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Temática: Uso de linguagem inclusiva e neopronomes em Português
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Nome: Sofia Pinho Silva########################################
Nome: Violência nas Relações de Intimidade entre Mulheres Lésbicas ou Bissexuais
Data limite: 09-12-2021
Instituição: Universidade do Minho
Temática: Violência nas Relações de Intimidade
Público-alvo: Mulheres Lésbicas ou BissexuaisInformação e contacto:
O meu nome é Inês Ferrão e estou a elaborar a tese no Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade da Universidade do Minho.
O meu estudo, com recurso a um questionário, pretende obter um maior conhecimento sobre a Violência nas Relações de Intimidade entre Mulheres Lésbicas ou Bissexuais, contribuindo para a visibilidade deste fenómeno!!
Pode participar quem cumprir todos os critérios seguintes:
(1) Mulher lésbica ou bissexual;
(2) Com idade igual ou superior a 18 anos;
(3) Que tenha sido ou seja vítima e/ou perpetradora de violência numa relação de intimidade com uma pessoa do mesmo sexo.########################################
Nome: Transexualidade
Data limite: 08-12-2021
Instituição: IUCS – Cespu
Temática: identidade de género e preconceitos sociais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Com este trabalho procuramos ver os preconceitos e estereótipos ainda existentes relativamente à transexualidade.########################################
Nome: Bullying no local de trabalho na comunidade LGBTI+
Data limite: 30-11-2021
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Exms, começamos por agradecer a sua disponibilidade para participar neste estudo. Este inquérito faz parte de uma pesquisa levada a cabo por uma equipa do Centro de Investigação Aplicada em Gestão e Economia (CARME) do Politécnico de Leiria, sob a coordenação da professora doutora Neuza Ribeiro.
O propósito desta investigação é o de analisar as práticas de “Bullying” no local de trabalho no seio da comunidade LGBTI+, em Portugal.
Todas as informações recolhidas neste inquérito destinam-se apenas a tratamento estatístico, garantindo total confidencialidade e anonimato.
Por isso, pedimos que responda da forma mais sincera possível, pelo que a sua opinião verdadeira é extremamente importante para o desenvolvimento de um estudo realista e genuíno.
O questionário demorará apenas alguns minutos a preencher (aproximadamente 7min.) e destina-se a pessoas que se encontram a trabalhar há pelo menos 6 meses numa organização.
Para qualquer questão ou dúvida, por favor, não hesite em contactar-nos.
Obrigada pela sua colaboração e participação!########################################
Nome: RAINBO – 2020-1-UK01-KA226-VET-094572
Data limite: 22-11-2021
Instituição: Sociedade Promotora de Estabelecimentos de Ensino
Temática: LGBTQI e a Covid-19: efeitos da pandemia, apoios e prestação de serviços
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias, Pessoas Intersexo, Prestadores de serviços profissionais (saúde, direitos humanos, formação profissional…)Informação e contacto:
O projeto europeu “RAINBO – Raising the Digital Literacy of Professionals to Address Inequalities and Exclusion of LGBTQI Community” (Elevar a Literacia Digital dos Profissionais para enfrentar as desigualdades e exclusão da Comunidade LGBTQI), tem como principal objetivo equipar os profissionais na Europa com os recursos necessários para poderem lidar com as tecnologias online e o distanciamento social para melhor servirem a população LGBTQI, excluída em resultado da crise emergente da COVID-19.
Este projeto, financiado pelo programa Erasmus KA2/Inovação e Parceria Estratégica, conta, para além de Portugal, com parceiros do Reino Unido, Grécia, Luxemburgo, Roménia e Países Baixos.
Os estudos disponíveis mostram que os incidentes de discriminação com base na orientação sexual, identidade de género e/ou características sexuais aumentaram durante a pandemia, ao mesmo tempo que muitas pessoas LGBTQI não se sentiram seguras ao ficarem em casa, a fim de se manterem a salvo do vírus, devido à falta de respeito, apoio e aceitação por parte dos membros próximos da família.
Para que possamos completar e aprofundar a nossa investigação, pretendemos dar voz à comunidade, associações, prestadores de serviços, voluntários e outros/as interessados/as para que expressem os efeitos da pandemia nas suas vidas e que competências e apoio podem necessitar.
Criámos um questionário online endereçado à comunidade, organizações e prestadores de serviços, pelo que solicitávamos a sua colaboração na resposta e divulgação do mesmo. Procuramos também profissionais e indivíduos LGBTQI+ que possamos entrevistar, individualmente e numa vertente de focus-group (mesa redonda), para este projeto.
Ressalvamos que, tanto os questionários como as entrevistas e focus-group (que poderão ser realizados online, através do Zoom), são anónimos e os resultados servirão apenas para os fins do projeto.
Agradecemos a sua disponibilidade e ajuda!########################################
Nome: Estudo para a promoção de soluções de segurança para a comunidade LGBTQ+
Data limite: 13-11-2021
Instituição: Instituto Piaget – ISEIT
Temática: Violência e Discriminação
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas LGB, Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias, Pessoas Intersexo, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Somos estudantes do 3º ano do curso Licenciatura em Psicologia, no Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEIT).
Estamos a realizar um projeto para a unidade curricular Empreendedorismo, Economia Social e Cooperativismo. O âmbito deste trabalho prende-se com a comunidade LGBTQ+ e as ameaças que sofrem diariamente na sociedade, de forma a elaboramos um projeto que vise a criação de um acessório (pulseira, fio, anel ou similar) que emita um aviso de perigo a contatos de emergência definidos por cada usuário, de forma a ajudar a reduzir o número de ataques físicos, sexuais, verbais, etc., a pessoas que pertençam à comunidade. Neste sentido, vimos por este meio, solicitar a participação para responder a dois questionários que elaboramos que servirão apenas como guia de percepção das ocorrências de violência e/ou discriminação, bem como questões relacionadas com a utilidade do próprio produto. Terá a possibilidade de desistir a qualquer altura. O primeiro questionário pretende recolher dados sociodemográficos necessários ao tratamento estatístico, assim como informação sobre as ocorrências de violência e/ou discriminação. O segundo questionário relaciona-se com aspetos relacionados com o produto que estamos a desenvolver. A sua participação tem a duração máxima de 10 minutos. Não existem respostas corretas ou incorretas, o mais importante é que elas reflitam a sua experiência pessoal. Os dados recolhidos serão tratados e apresentados de forma anónima garantindo a confidencialidade das informações fornecidas. Ao responder a estes questionários, declara que tomou conhecimento das indicações fornecidas anteriormente.########################################
Nome: Processo de construção de identidade de pessoas Trans e não binárias
Data limite: 08-11-2021
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-Binárias########################################
Nome: Estudo sobre a Violência entre Parceiros Íntimos LGB: Impacto da Homofobia Internalizada
Data limite: 05-11-2021
Instituição: Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGBInformação e contacto:
Sou a Bruna Fernandes Fonseca aluna do segundo ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, encontro-me a desenvolver uma investigação intitulada “Estudo sobre a Violência entre Parceiros Íntimos LGB: Impacto da Homofobia Internalizada”.
Este estudo tem como objetivo explorar a relação entre o impacto da homofobia internalizada na violência entre parceiros íntimos LGB em jovens adultos e adultos. A recolha de dados implica a aplicação de três questionários a indivíduos que se identifiquem como gays, lésbicas ou bissexuais que estejam ou tenham estado numa relação recentemente, e que por isso, queiram participar no estudo.
Lembro-lhe que não há respostas certas ou erradas, peço apenas que responda de forma consciente e honesta às perguntas que lhe serão feitas.
As informações recolhidas neste estudo são confidenciais e anónimas, os seus dados de identificação não serão divulgados em caso algum.
Para participar neste estudo, terá de autorizar a recolha de dados através de um consentimento informado, indicando apenas se autoriza.
Caso pretenda desistir, sinta-se à vontade para tomar essa decisão a qualquer momento.
Estarei disponível para prestar esclarecimentos adicionais que julgue necessários, através do contacto abaixo indicado.
Muito obrigada pela tua participação!
########################################Nome: Homofobia no desporto e exercício físico
Data limite: 31-10-2021
Instituição: ISEIT – Instituto Piaget (Almada)
Temática: Homofobia/discriminação no desporto
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
A presente investigação tem como objetivo estudar a presença de momentos de discriminação/homofobia nas aulas de educação física, no desporto e na atividade física. A participação é voluntária, e a informação recolhida será totalmente confidencial e utilizada apenas em contextos de investigação.########################################
Nome: Sexual and gender minorities and intimate relationships
Data limite: 30-10-2021
Instituição: Faculdade de psicologia e de ciências da educação da universidade de Coimbra
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
O meu nome é Isabel e frequento o mestrado de psicologia clínica e da saúde, com subespecialização em psicoterapia sistémica e familiar, na universidade de Coimbra.
Dito isto, gostaria de mencionar que a minha dissertação de mestrado se encontra integrada num estudo transcultural que procura incentivar a criação de conteúdo científico útil e inclusivo.
Os participantes devem ter + de 18 anos e identificarem-se enquanto minoria sexual ou de género.
########################################Nome: Madres Mías – Perspetivas Reproductivas de casais homosexuais femininos
Data limite: 16-10-2021
Instituição: Instituto Valenciano de Infertilidad
Temática: Reprodução assisitda
Público-alvo: Mulheres lésbicas, Famílias Arco-ÍrisInformação e contacto:
Somos um grupo de jovens médicos de vários países – Brasil, Portugal, Espanha, França, Roménia, Letónia, Polónia, UK, etc.
Estamos a fazer um estudo internacional sobre a reprodução de casais homossexuais femininos – o estudo MADRES MÍAS.
Ajude-nos a melhorar a reprodução assistida para mulheres homossexuais, respondendo a um pequeno questionário anónimo. É realmente curto e simples! Muito obrigado pela colaboração########################################
Nome: Funcionamento sexual, fantasias sexuais e personalidade
Data limite: 20-09-2021
Instituição: ISPA – Instituto Universitário
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Orientações relacionais, Funcionamento sexual e fantasias sexuais
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
Boa tarde, Como membro da comunidade LGBTI venho por este meio apelar à Vossa ajuda para a partilha e resposta do questionário referente à minha tese de mestrado.
Assim, no âmbito da minha tese de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica do Ispa – Instituto Universitário, gostaria de pedir o auxílio na partilha e resposta do referido questionário. Garanto o anonimato e confidencialidade das respostas dadas, realçando que se tratam de temáticas relacionadas com a sexualidade, sendo algumas questões referentes a situações traumáticas.
Informo que será possível a edição das respostas ao questionário, mesmo após a sua submissão. Nesse sentido, se identificarem algum erro, peço o especial favor de entrarem em contacto comigo, para o poder corrigir com a maior celeridade possível. Aconselha-se o preenchimento no telemóvel, através do link apresentado. Apelo ao preenchimento e partilha, tendo em conta que a grande maioria todos os instrumentos relacionados com sexualidade estão maioritariamente adaptados para pessoas heterossexuais. Como lésbica e membro da comunidade LGBTI, quis e fiz questão que a minha comunidade, dentro do possível a nível da adaptação dos instrumentos referidos, fosse incluida. Face à dificuldade na dita adaptação dos instrumentos, gostaria de pedir desculpa por algum possível erro ou omissão. Infelizmente, devido à dificuldade acima referida na adaptação dos instrumentos, bem como a problemas técnicos com a plataforma utilizada, o prazo já é escasso, tendo então até dia 20 do próximo mês para conseguir um total mínimo exigido de 300 respostas.
Grata pela atenção dispensada desde já.
Com os melhores cumprimentos, Inês Simão (ela)########################################
Nome: Trajetórias de Envelhecimento de Pessoas Trans Portuguesas
Data limite: 15-09-2021
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
O meu nome é Ana Rita Mondim Almeida e sou estudante de 5ºano de Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Estou a desenvolver, no âmbito da minha Dissertação de Mestrado, uma investigação que tem como objetivo conhecer as diferentes trajetórias de vida das pessoas trans portuguesas e os seus desafios face ao envelhecimento. Este estudo está a realizar-se sobre a orientação científica da Professora Doutora Liliana Rodrigues, e integra o projeto de investigação que se intitula “Estudo Cross-Cultural sobre Corpos das/nas Margens: Vidas Vulnerabilizadas e Perspetivas sobre o Envelhecimento das Pessoas Trans (no Brasil e em Portugal)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia a decorrer na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Neste sentido, venho solicitar a sua colaboração para participar numa entrevista caso se autoidentifique como trans, transgénero e/ou transexual, tenha 40 ou mais anos, e seja de nacionalidade portuguesa. Todos os dados recolhidos no decorrer do estudo são totalmente confidenciais, com garantia de anonimato e serão apenas usados para fins de pesquisa científica, de acordo com o regulamento geral de proteção de dados de 2016/679 da União Europeia que entrou em vigor a 25 Maio de 2018 em Portugal.########################################
Nome: E o que nos guia quando pequenas coisas nos pesam?
Data limite: 31-08-2021
Instituição: ISPA
Temática: Aborrecimentos Diários e a Orientação Sexual
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Este estudo insere-se no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia Clínica a decorrer no ISPA – Instituto Universitário, com o intuito de compreender como os aborrecimentos diários estão relacionados com a maneira como cada pessoa vê a sua própria vida, numa amostra da população portuguesa (com idade igual ou superior a 18 anos). A sua participação envolve o preenchimento de um inquérito com a duração de aproximadamente 10 minutos.
A sua participação é totalmente anónima e voluntária, pelo que está livre para desistir a qualquer momento. Os dados recolhidos são confidenciais e utilizados exclusivamente para fins estatísticos. Não existem respostas certas ou erradas. Estamos interessados na sua opinião. Agradecemos, desde já, a sua participação.########################################
Nome: Impressões sobre Campanhas Públicas
Data limite: 31-08-2021
Instituição: CIS-IUL/ISCTE-IUL
Temática: Campanhas públicas de prevenção da violência na intimidade
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Pedido de colaboração – Estudo de Psicologia Social
No âmbito de um doutoramento em Psicologia Social (CIS-IUL/ISCTE-IUL), procuro averiguar as impressões sobre diferentes tipos de campanhas de consciencialização.
Podem participar pessoas que estão ou já estiveram em relações íntimas de sexo diferente ou do mesmo sexo. Têm de ter mais de 18 anos. Os testemunhos serão confidenciais e anónimos, e a duração máxima estimada é 10min. Obrigado pela sua participação!########################################
Nome: Fatores psicossociais associados à ideação suicida na pessoa trans: fatores de proteção e vulnerabilidade
Data limite: 31-08-2021
Instituição: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
Esta investigação pretende avaliar o papel de algumas variáveis psicossociais e processos psicológicos – ex. a aceitação, a tolerância ao mal-estar psicológico, a abertura à experiência e o apoio social – como possíveis fatores de risco ou de proteção para o desenvolvimento de ideação suicida entre a população Trans portuguesa.
A participação no estudo consiste na resposta a um questionário com duração aproximada de 20 minutos.########################################
Nome: Impacto da Discriminação e Desigualdade na Comunidade LGBT
Data limite: 15-08-2021
Instituição: Universidade Lusófona do Porto
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
Este estudo pretende avaliar a forma como as experiência de desigualdade e discriminação são vividas e experienciadas e o seu impacto na saúde mental, entre pessoas com identidades de género e sexuais não hetero ou cis-normativas.########################################
Nome: Bullying Transfóbico no Contexto Escolar Português – Vivências Escolares
Data limite: 31-07-2021
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades TransInformação e contacto:
Olá, O meu nome é Noemi Lopes Miranda, sou estudante do 5º ano de Mestrado Integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
Estou a desenvolver, no âmbito da minha Dissertação de Mestrado, sob a orientação científica da Professora Doutora Liliana Rodrigues e do Professor Doutor Hugo Santos da FPCEUP, uma investigação sobre bullying transfóbico no contexto escolar português – vivências escolares. Neste sentido, venho solicitar a sua colaboração, para participar numa entrevista caso se identifique como trans e tenha sofrido bullying transfóbico no contexto escolar.
Todos os dados recolhidos no decorrer do estudo são totalmente confidenciais, com garantia de anonimato e serão apenas usados para fins de pesquisa científica, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados de 2016/679, que entrou em vigor a 25 de maio de 2018 em Portugal.########################################
Nome: Relação dos serviços de saúde com a população LGBTQIA+
Data limite: 31-07-2021
Instituição: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Uma equipa de alunos e professores da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa) está a desenvolver um estudo sobre a ”Relação dos serviços de saúde com a população LGBTQIA+”.
Com este estudo pretendemos:
– compreender de que forma os serviços de saúde, no geral, e os profissionais de saúde, em particular, se devem relacionar com as pessoas LGBTQIA+;
– analisar como a discriminação em relação às pessoas LGBTQIA+ se manifesta nos serviços de saúde;
– compreender em que medida as pessoas LGBTQIA+ se sentem confortáveis para, num serviço de saúde, falarem sobre a sua orientação sexual e/ou identidade de género;
– identificar que tipo de ambiente e de linguagem poderia contribuir para que as pessoas LGBTQIA+ se sentissem seguras e bem acolhidas nos serviços de saúde.A recolha de dados será feita através de entrevista realizada por videoconferência (Zoom).
A identidade das pessoas participantes não será divulgada. Apelamos à sua participação!########################################
Nome: Redes pessoais e agência de imigrantes LGBT: uma compreensão das experiências.
Data limite: 30-07-2021
Instituição: ISCSP – Universidade de Lisboa
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Olá pessoal, Me chamo João Carvalho e atualmente estou conduzindo uma pesquisa no âmbito do mestrado em Família e Género (ISCSP/ULisboa) acerca das experiências de imigrantes LGBTQIA+ Brasileir@s, maiores de 18 anos, residentes em Portugal, sobretudo em relação à constituição de suas redes pessoais.
Gostaria, de deixar o convite para aquel@s que se enquadrem nesse perfil ou conheçam alguém que tenha interesse em contribuir com essa investigação através de uma entrevista individual de aproximadamente 1h.########################################
Nome: Questionário cyberbullying Covid-19 2ª Fase
Data limite: 16-07-2021
Instituição: APPsyCI – ISPA & CIS-IUL – ISCTE
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadas, Pessoas não LGBTIInformação e contacto:
Somos uma equipa de investigação do APPsyCI – ISPA e do Instituto Universitário de Lisboa (CIS-IUL/ISCTE-IUL) e estamos a realizar um estudo online sobre cyberbullying durante a pandemia Covid-19.
Este questionário destina-se a estudantes maiores de 13 anos a frequentar um qualquer nível de ensino.
Ao participarem ficam habilitadxs a ganhar um voucher Sonae no valor de 25€, que poderão utilizar em lojas como Continente, Worten, Sportzone, entre outras.
Agradecemos muito a vossa colaboração.########################################
Nome: A perceção de risco em prática de sexo bareback por homens que têm sexo com homens na AML
Data limite: 01-07-2021
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ULisboa
Temática: Orientação sexual, Características sexuais
Público-alvo: homens gays e bissexuaisInformação e contacto:
O estudo tem como objectivo conhecer como homens que têm sexo com homens percebem o risco de infeção por VIH na Área Metropolitana de Lisboa em prática de sexo sem preservativo e de forma deliberada, o bareback.
Neste sentido, a perceção do risco envolve os conhecimentos sobre o VIH/Sida; do uso e experiências das intervenções biomédicas, nomeadamente a PrEP (profilaxia pré-exposição) ou a PPE (profilaxia pós-exposição); e das as intervenções comportamentais, como o soroposicionamento, sorotriagem e/ou outras modalidades de acordo com parceiros sexuais.
O estudo envolve a realização de entrevistas semiestruturadas (gravadas em áudio) a indivíduos que cumpram os seguintes requisitos cumulativos:
a) ter idade maior de 18 anos;
b) pratique sexo com homens (independente da orientação sexual);
c) tenha tido pelo menos uma relação sexual sem preservativo e deliberada nos últimos 06 meses;
d) se adota ou não alguma das intervenções biomédicas e/ou comportamentais supracitadas;
e) resida na Área Metropolitana de Lisboa.Portanto, estou a procura de homens que possam participar de uma entrevista online ou presencial que ocorrerá entre os meses de Abril e Junho de 2021.
A participação no estudo é inteiramente voluntária, não havendo lugar a qualquer tipo de contrapartida.
A finalidade da participação prende-se unicamente a atingir o objectivo desta investigação.
Investigador (a)/Entrevistador(a): Victor Lira Rocha
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa########################################
Nome: Estudo Internacional sobre Relações Amorosas
Data limite: 30-06-2021
Instituição: Universidade Lusófona do Porto
Temática: Características sexuais, Identidades e expressões de género, Relações Amorosas
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadas, Pessoas HeterossexuaisInformação e contacto:
Olá, O meu nome é Diogo Lamela e sou docente e investigador em Psicologia na Universidade Lusófona do Porto.
Uma rede de investigadores de 70 países reuniu-se para desenvolver um estudo internacional sobre as relações amorosas, atração pelo/a parceiro(a) e atratividade física.
O nosso objetivo com este estudo de larga escala é compreender as diferenças e semelhanças culturais na forma como os seres humanos pensam e vivem as suas relações amorosas.
Gostaria, por isso, de o/a convidar para participar neste estudo académico internacional. A sua participação irá ajudar-nos a conhecer os comportamentos amorosos da população portuguesa e como se comparam com os outros países dos cinco continentes.
A equipa portuguesa é composta por investigadores do ISCTE, Universidade do Porto e Universidade Lusófona do Porto.
A participação é online. Na página inicial do estudo, encontrará informação detalhada sobre os objetivos do estudo, assim como sobre procedimentos éticos adotados e o consentimento informado.########################################
Nome: Impactos do teletrabalho em casais do mesmo género/sexo em contexto pandémico
Data limite: 1 JUN 2021
Instituição: ISPA – Instituto Universitário
Temática: Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGB, Famílias Arco-ÍrisInformação e contacto:
Procuram-se casais do mesmo género/sexo sem filhos, que estejam a viver juntos em contexto pré-pandémico e atual, e que ambos estejam em regime de teletrabalho. Casais que voltaram ao trabalho presencial recentemente também se encaixam.
A participação é voluntária, realizada através de uma entrevista onde a informação recolhida será totalmente confidencial e anónima.########################################
Nome: Estudo de Validação e Adaptação da Escala de Auto-Imagem Genital
Data limite: 31-05-2021
Instituição: INTELECTO – Psicologia & Investigação
Temática: Autoimagem Genital
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Não-Binárias, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas########################################
Nome: Turismo LGBT: As preferências e expectativas da comunidade LGBT
Data limite: 16-05-2021
Instituição: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Temática: Turismo LGBT
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadasInformação e contacto:
O meu nome é Ana Rita Santos e sou aluna do Mestrado em Turismo: Gestão Estratégica de Destinos Turísticos na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
No âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Especialização em Produtos Turísticos estou a desenvolver um trabalho sobre Turismo LGBT: As preferências e expectativas da comunidade LGBT e encontro-me a desenvolver este questionário para aferir alguns pontos da investigação.
Desde já agradeço a sua participação!########################################
Nome: LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva
Data limite: 12-05-2021
Instituição: Instituto de Educação da Universidade do Minho
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais, Educação inclusiva
Público-alvo: Profissionais da educação e da saúde que costumam trabalhar em educação em sexualidade nas escolas de Portugal (professores/as, psicólogos/as, enfermeiros/as e médicos/as).Informação e contacto:
Exmo/a. Sr/a. Convidamo-lo/a a participar da investigação “LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva: Potencialidades de uma Formação Coconstruída para Profissionais de Educação e Saúde”, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Destina-se a profissionais da educação e da saúde que costumam trabalhar em educação em sexualidade nas escolas de Portugal (professores/as, psicólogos/as, enfermeiros/as e médicos/as), e queremos conhecer o que pensam e sentem sobre tais temas.########################################
Nome: Regulação Emocional e Saúde Mental
Data limite: 07-05-2021
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas e identidades Não-BináriasInformação e contacto:
Divulgação de estudo que visa analisar as diferentes formas de lidar com situações difíceis e a sua relação com a saúde mental, em pessoas heterossexuais e não-heterossexuais.
Na fase de recolha atual procura-se pessoas não-heterossexuais.
Para mais informações acede à página de facebook do estudo: https://www.facebook.com/profile.php?id=100066554241619########################################
Nome: Envelhecimento LGBT+ na idade adulta avançada
Data limite para a resposta: 30 ABRIL 2021
Instituição: ISPA – Instituto Universitário
Temática: Experiência do envelhecimento enquanto pessoa LGBT
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
O meu nome é Inês e estou de momento no primeiro ano de mestrado em Psicologia da Saúde no ISPA – Instituto Universitário.
Estou a realizar um trabalho semestral no âmbito da unidade curricular de Gerontologia cujo objetivo será perceber a vivência das pessoas LGBT no seu envelhecimento.
Para tal, necessito de realizar entrevistas a pessoas LGBT que tenham 60 anos ou mais.
O anonimato será assegurado no trabalho escrito e os dados apenas passarão por mim, sendo que serão apenas apresentados em contexto de sala de aula.
A entrevista, dado o contexto pandémico, será realizada numa plataforma online a combinar.
As questões não englobam linguagem abusiva nem penso que sejam muito pessoais, sendo que não há problema em não querer responder a dada pergunta.########################################
Nome: Políticas Municipais de Juventude de Lisboa
Data limite: 9 ABRIL 2021
Instituição: CML – Divisão para a Coesão e Juventude
Temática: Juventude
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas.Informação e contacto:
A Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão para a Coesão e Juventude, pretende auscultar a opinião de jovens que vivam, estudem ou trabalhem na cidade de Lisboa, sobre as Políticas Municipais de Juventude.
Se tens entre 14 e 30 anos participa respondendo ao breve questionário.