Fica a conhecer e participa no projeto “Histórias da nossa história LGBTI+” – da ILGA Portugal e da ambigular – e no projeto parceiro “Remember – Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)“, desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sob a coordenação de Ana Cristina Santos.
Projeto “Histórias da nossa história LGBTI+”
Em parceria com a plataforma de histórias Ambigular, a ILGA Portugal desenvolve o projeto Histórias da nossa história LGBTI+. Esta parceria é feita através do Centro de Documentação Gonçalo Diniz e tem por objetivo a criação e publicação de um podcast (entrevistas em áudio) com as histórias de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo, nascidas antes de 1965.
A luta pelos direitos LGBTI+ avançou bastante nas últimas duas décadas, mas a sua história começa muito antes. São estes os relatos e experiências que procuramos e queremos valorizar.
O que é que significava ser lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo para estas pessoas, ainda durante um período de ditadura? E depois? O que era a comunidade, como se organizava, quais eram as suas lutas? Como se existia na visibilidade ou na invisibilidade?
Ouvirmos as histórias e estórias das nossas pessoas, sabermos de onde viemos, é também uma forma de continuarmos a crescer, a experimentar, a viver as nossas identidades e a adotarmos, também nós, um papel de passagem de testemunho e de criação de narrativa coletiva.
A participação no projeto inclui workshops em storytelling e apoio na preparação das histórias.
O conteúdo final a ser publicado será definido pelas pessoas participantes e será de acesso livre.
Queremos conhecer e dar a conhecer as histórias que fazem parte da nossa história LGBTI+ em Portugal.
Identificas-te como uma pessoa Lésbica, Gay, Bissexual, Trans ou Intersexo e nasceste antes de 1965? Então inscreve-te e partilha a tua história connosco!
Queremos obter um conjunto de histórias diversificado, em identidades e zonas geográficas, pelo que poderá não ser possível registar todas as histórias nesta temporada – mas outras oportunidades existirão!
Nota: o projeto tem a possibilidade de manter o anonimato das pessoas que, por razões associadas a contextos políticos, sociais ou familiares, não queiram tornar público o seu nome e apelido.
Ajuda-nos a fazer chegar este projeto ao público-alvo para podermos preservar a nossa história LGBTI+. Partilha-o com as tuas pessoas amigas e conhecidas e passa a palavra.
Se achas que alguém tinha uma boa história para contar mas não o consegue fazer sozinha por alguma razão (não tem acesso à internet, tem dificuldade em preencher o formulário, etc), sugere-lhe que o façam em conjunto e aproveita esta oportunidade para reforçares os laços que te ligam a essa pessoa!
Este é um projeto comunitário e que pretende também reforçar as nossas ligações e criar espaços de partilha fora dele.
Planeamento do projeto
- Inscrições
- Análise das inscrições
- Confirmação das pessoas participantes
- Sessão informativa com a equipa do projeto e pessoas participantes
- Workshops e sessões individuais
- Gravação das histórias da nossa história
- Evento de lançamento
- Publicação de podcast em várias plataformas
Financiamento
Como tantas outras iniciativas, este projeto decorre do trabalho voluntário e de recursos e equipamentos próprios da ILGA Portugal e da Ambigular, não tendo atualmente nenhum financiamento.
Se quiseres contribuir financeiramente para o projeto, poderás fazê-lo presencialmente no Centro Comunitário LGBTI+ ou online aqui, devendo para isso indicar no campo de texto “Histórias da nossa história LGBTI+” .
Para já, os custos expectáveis do projeto são relativos a transportes e alimentação.
Organizado por
Projeto “Remember”
O projeto Histórias da nossa história LGBTI+ decorre também em parceria com o projeto Remember – Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020) desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sob a coordenação de Ana Cristina Santos.
Ambos os projetos estão ativamente a procurar pessoas LGBTI+ nascidas antes de 1960/1965 que queiram participar, dando o seu testemunho pessoal através do método narrativo biográfico.
Consulta mais informação sobre o projeto Remember aqui.