projetos

Histórias da nossa história LGBTI+

Em parceria com a plataforma de histórias Ambigular, a ILGA Portugal desenvolve o projeto Histórias da nossa história LGBTI+. Esta parceria é feita através do Centro de Documentação Gonçalo Diniz e tem por objetivo a criação e publicação de um podcast (entrevistas em áudio) com as histórias de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo, nascidas antes de 1965.

A luta pelos direitos LGBTI+ avançou bastante nas últimas duas décadas, mas a sua história começa muito antes. São estes os relatos e experiências que procuramos e queremos valorizar.

O que é que significava ser lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo para estas pessoas, ainda durante um período de ditadura? E depois? O que era a comunidade, como se organizava, quais eram as suas lutas? Como se existia na visibilidade ou na invisibilidade?

Ouvirmos as histórias e estórias das nossas pessoas, sabermos de onde viemos, é também uma forma de continuarmos a crescer, a experimentar, a viver as nossas identidades e a adotarmos, também nós, um papel de passagem de testemunho e de criação de narrativa coletiva.

A participação no projeto inclui workshops em storytelling e apoio na preparação das histórias.

O conteúdo final a ser publicado será definido pelas pessoas participantes e será de acesso livre.

Queremos conhecer e dar a conhecer as histórias que fazem parte da nossa história LGBTI+ em Portugal.

Identificas-te como uma pessoa Lésbica, Gay, Bissexual, Trans ou Intersexo e nasceste antes de 1965? Então inscreve-te e partilha a tua história connosco!

Queremos obter um conjunto de histórias diversificado, em identidades e zonas geográficas, pelo que poderá não ser possível registar todas as histórias nesta temporada – mas outras oportunidades existirão!

Nota: o projeto tem a possibilidade de manter o anonimato das pessoas que, por razões associadas a contextos políticos, sociais ou familiares, não queiram tornar público o seu nome e apelido.

Ajuda-nos a fazer chegar este projeto ao público-alvo para podermos preservar a nossa história LGBTI+. Partilha-o com as tuas pessoas amigas e conhecidas e passa a palavra.

Se achas que alguém tinha uma boa história para contar mas não o consegue fazer sozinha por alguma razão (não tem acesso à internet, tem dificuldade em preencher o formulário, etc), sugere-lhe que o façam em conjunto e aproveita esta oportunidade para reforçares os laços que te ligam a essa pessoa!

Este é um projeto comunitário e que pretende também reforçar as nossas ligações e criar espaços de partilha fora dele.

Planeamento do projeto

  1. Inscrições
  2. Análise das inscrições
  3. Confirmação das pessoas participantes
  4. Sessão informativa com a equipa do projeto e pessoas participantes
  5. Workshops e sessões individuais
  6. Gravação das histórias da nossa história
  7. Evento de lançamento
  8. Publicação de podcast em várias plataformas

Financiamento

Como tantas outras iniciativas, este projeto decorre do trabalho voluntário e de recursos e equipamentos próprios da ILGA Portugal e da Ambigular, não tendo atualmente nenhum financiamento.

Se quiseres contribuir financeiramente para o projeto, poderás fazê-lo presencialmente no Centro Comunitário LGBTI+ ou online aqui, devendo para isso indicar no campo de texto “Histórias da nossa história LGBTI+” .

Para já, os custos expectáveis do projeto são relativos a transportes e alimentação.

Organizado em parceria por