School’s OUT

No final do ano de 2020, a ILGA Portugal iniciou um novo projeto Europeu, coordenado pela associação belga Çavaria, School’s OUT, sobre os problemas que as pessoas LGBTI e de género diverso enfrentam nas escolas.

O objetivo do projeto é dar formação às pessoas docentes e pessoas não docentes e orientar as escolas na implementação de políticas inclusivas LGBTI. O projeto decorre em quatro países e é financiado pela Comissão Europeia, tendo a duração de dois anos (com término em outubro de 2022).

O que queremos concretizar?

O projeto School’s OUT pretende sensibilizar para o bem-estar das pessoas LGBTI e de género diverso na sua vida escolar, baseando-se em três objetivos.

Primeiro, pretende informar as pessoas docentes e pessoas não docentes sobre como podem implementar a discussão de questões LGBTI nas suas aulas e como podem responder e atuar devidamente perante casos de bullying motivado por homo, lesbo, bi, trans e interfobia. 

Em segundo lugar, pretende aplicar uma abordagem sistemática e baseada em evidência científica ao orientar as escolas na criação de ambientes inclusivos para as pessoas LGBTI e de género diverso. Para tal, será desenvolvido um programa de inclusão escolar, baseado numa avaliação sobre os níveis de inclusão da escola. Por fim, o projeto tem o objetivo de criar um ambiente escolar mais seguro e inclusivo, onde as pessoas LGBTI e de género diverso se sintam mais capacitadas para denunciar as situações de assédio e o bullying motivados pela sua orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais.

Estes objetivos permitirão potenciar e aumentar o bem-estar emocional e psicológico de jovens estudantes a longo prazo, uma vez que este novo conhecimento sobre estas temáticas e consequentes políticas promovem um ambiente escolar seguro e inclusivo para todas as pessoas.

Quem faz parte do projeto?

O consórcio do projeto é coordenado pela associação Çavaria e é composto pela ILGA Portugal, a Bilitis na Bulgária, e o Centro Risorse e a Università degli Studi di Brescia em Itália.

O que vamos fazer?

O projeto consistirá em duas partes: uma de pesquisa e outra de implementação.
A parte de pesquisa termina em abril de 2021 e a informação coletada será agrupada em quatro relatórios nacionais.
Estes relatórios servirão de base para o desenvolvimento de ferramentas e formações, que serão testadas e implementadas em diversas escolas nos quatro países.

Resultados

O projeto School’s OUT entregará quatro relatórios sobre o contexto nacional de cada país, incluindo informação sobre legislação e boas práticas. Além disso, será desenvolvido um Inclusive School Cycle Program, compreendido por seis formações e dois e-learnings. Será também desenvolvido um manual de ferramentas para pessoas docentes e uma campanha de posters.

Os resultados e produtos do projeto surtirão efeitos em vários grupos-alvo:

  • estudantes LGBTI
  • docentes LGBTI e restante corpo docente
  • Escolas
  • Decisoras/es Políticas/os
  • ONG com intervenção em contexto escolar

Se tiveres alguma questão sobre o projeto School’s OUT contacta-nos.

Esta página foi desenvolvida com financiamento do Programa “Direitos, Igualdade e Cidadania” da Comissão Europeia. Todos os conteúdos desta página são da responsabilidade e pertencem ao programa School’s OUT e não refletem, em nenhum momento, as visões da Comissão Europeia.