Serviço de Apoio Psicológico
Atualização: Serviço de Apoio Psicológico da ILGA Portugal encerra temporariamente o acolhimento de novos casos
Lamentamos informar que o Serviço de Apoio Psicológico da ILGA Portugal vai suspender temporariamente o acolhimento de novos casos por motivo de falta de financiamento estrutural específico, o que não permite a contratação de mais recursos humanos. O acompanhamento de casos regulares continuará a funcionar e nenhuma das pessoas já seguidas ficará sem este apoio.
Sabemos que estamos a passar por um período social e político de grande ansiedade e que as nossas comunidades são das mais afetadas nas questões da saúde mental nestas alturas. Esta conjetura pesou na decisão de suspender o acolhimento de novos casos, porque compreendemos que a existência deste tipo de serviços é mais necessária do que nunca. No entanto, se é uma decisão difícil, é também necessária: a nossa equipa tem trabalhado arduamente para acolher o aumento de pedidos, mas não o pode continuar a fazer, sob pena de comprometer não só a sua própria saúde como também a qualidade do serviço que queremos oferecer às pessoas LGBTI+ e suas famílias.
A equipa de apoio psicológico da Associação é composta por duas pessoas a tempo inteiro e uma rede de pessoas que acompanham casos pontuais através do nosso serviço. Ao longo de 2023, o Serviço de Apoio Psicológico acompanhou 223 pessoas, perfazendo um total de 3130 sessões. Este serviço não tem qualquer tipo de financiamento estrutural, sendo sustentado pelo pagamento das consultas a preço reduzido e pelos recursos próprios da Associação. Esta falta de financiamento significa que não temos capacidade para aumentar a equipa, mesmo quando os pedidos de apoio aumentam.
Esperamos voltar a abrir o acolhimento de novos casos em breve. Pedimos a tua compreensão neste momento e deixamos-te uma lista de recursos alternativos:
- Numa situação de urgência psicológica, por favor não hesites ou desmoralizes: liga gratuitamente e 24 horas por dia para o 112 (a chamada será encaminhada para o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM) ou contacta o serviço de apoio psicológico da Linha SNS 24 pelo 808 24 24 24 (opção 4).
- Também poderás contactar outras associações ou organizações com respostas LGBTI+, como é o caso da Casa Qui, Opus Diversidades, IPA (Torres Vedras), Plano I (Porto), ou o Projeto Bússola (Guimarães), (A)MAR – Açores Pela Diversidade, Associação aeQuum, todas elas associações com apoio psicológico, que poderão dar resposta ao teu pedido.
- Poderás também voltar a contactar-nos caso não seja uma situação urgente, para perceber se, nessa altura, já conseguiremos dar seguimento ao teu pedido.
- Numa situação de violência, poderás contactar o nosso Serviço de Apoio à Vítima LGBTI+ (sav@ilga-portugal.pt) ou a Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica, gratuita e em funcionamento 24 horas por dia: 800 202 148.
- Numa situação de apoio social, por favor, contacta o nosso Serviço de Apoio Social (sas@ilga-portugal.pt), e numa situação de urgência a Linha Nacional de Emergência Social, gratuita e em funcionamento 24 horas por dia, ligando para 144.
A ILGA Portugal dispõe de um Centro Comunitário LGBTI+ em Lisboa (consulta o horário aqui). O Centro é um espaço mais seguro, onde podes falar com as pessoas voluntárias, frequentar várias atividades culturais, sociais, lúdicas e políticas. Consulta a programação completa aqui. Também podes usar o Centro para estudar ou trabalhar, beber chá, ler um livro ou ouvir música, conhecer outras pessoas.
Conhece os nossos grupos de apoio e partilha aqui: https://ilga-portugal.pt/centro-lgbti/grupos-de-encontro-e-partilha/
Conhece os nossos grupos comunitários aqui:
https://ilga-portugal.pt/centro-lgbti/grupos-comunitarios/