Notícia

Nova clínica dedicada exclusivamente à comunidade trans tem parceria com ILGA Portugal

Estivemos presentes na inauguração do Transgender Health Institute by Instituto Português da Face no passado mês de novembro e é com alegria que saudamos a criação deste serviço, que pretende dar uma resposta específica a pessoas trans “num ambiente acolhedor, inclusivo e respeitoso, onde cada pessoa possa sentir-se apoiada e segura”. 

É também com orgulho que divulgamos a parceria com o Instituto Português da Face, cujo protocolo em vigor permite proporcionar à nossa comunidade de pessoas associadas e voluntárias um conjunto de descontos em diversos atos clínicos. 

Acreditamos que a equipa técnica tem a experiência e o conhecimento para proporcionarem um excelente acompanhamento, merecendo por isso a nossa confiança.

Partilhamos de seguida o comunicado de imprensa do Transgender Health Institute by Instituto Português da Face para mais informações e a tabela de descontos.


Novo centro clínico inovador em Portugal: Transgender Health Institute powered by Instituto Português da Face: nova clínica dedicada exclusivamente à comunidade trans

Com o objetivo de colmatar uma lacuna existente no atual panorama nacional, acaba de ser lançado o “Transgender Health Institute by Instituto Português da Face“, um projeto que surgiu para dar resposta médica às necessidades das pessoas trans, num ambiente acolhedor, inclusivo e respeitoso, onde cada pessoa possa sentir-se apoiada e segura. O THI dispõe de uma equipa multidisciplinar, altamente qualificada, com experiência e disponível no acompanhamento da pessoa trans nas suas mais diversas áreas e fases do processo de afirmação de género.

A missão deste novo centro clínico vai além dos cuidados médicos tradicionais, contemplando uma abordagem que compreende as necessidades físicas, emocionais e sociais de cada utente. No Transgender Health Institute (THI) destacamo-nos através de uma abordagem clínica baseada em evidência científica, personalizando a melhor solução para cada caso. Tendo por base a satisfação e o bem-estar, a proximidade e o envolvimento familiar são também essenciais em todos os procedimentos desenvolvidos.

Apostando na inovação e na qualidade nos cuidados afirmativos continuados de saúde e tratamentos de pessoas trans, o THI pretende também ser reconhecido como um centro de excelência que presta não só cuidados de saúde de alta qualidade como também desafia estigmas, promove a educação e contribui para a valência dos direitos da comunidade trans. Para que no futuro todas as pessoas, independentemente da sua identidade ou expressão de género, tenham acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade, sem discriminação e sem obstáculos.

No entanto, e apesar da natural evolução da sociedade, a comunidade trans continua a ter sérias dificuldades no acesso à saúde, sendo, ainda hoje, alvo de estigma social e discriminação. Nesse sentido é cada vez mais importante a criação de um projeto como o THI em Portugal, conforme explica a psicóloga e sexóloga clínica Sara Malcato, coordenadora do THI: “O THI é um projeto inovador e representa um passo histórico para a saúde trans no nosso país. Até agora, o acesso a cuidados afirmativos estava muitas vezes disperso, com longas listas de espera no SNS e falta de profissionais com conhecimentos e preparação específica para o atendimento inclusivo e seguro. O THI pretende ser um espaço seguro, especializado e digno, onde as pessoas trans são vistas e acolhidas na sua totalidade, sem estigma nem patologização. É, acima de tudo, um reconhecimento de que o direito à saúde também nos pertence.”

Por outro lado, Sara Malcato sublinha também que “o THI pode ajudar de várias formas, oferecendo acompanhamento especializado em diversas áreas multidisciplinares. Também diminui o sofrimento associado à disforia de género ao permitir acesso mais rápido e seguro a estes cuidados. E, talvez mais importante, porque disponibiliza às pessoas trans a possibilidade de viverem plenamente, com autoestima e autonomia, sem terem de recorrer a soluções precárias e desadequadas à sua realidade.”

Focado na saúde e no bem-estar, o Transgender Health Institute é composto por diversos departamentos que vão de encontro às necessidades específicas de cada utente, nomeadamente: Cirurgia Corporal; Cirurgia Facial; Redesignação Genital; Cirurgia da Voz; Psicologia e Sexologia; Endocrinologia; Medicina Estética Facial; Medicina Capilar; e Medicina Dentária. Desde consultas de rotina até tratamentos especializados, esta nova clínica de Lisboa pretende ser também reconhecido como um centro de excelência que presta não só cuidados de saúde de alta qualidade como também desafia estigmas, promove a educação e contribui para a valência dos direitos da comunidade trans.

Em termos de mais-valias, a coordenadora do THI destaca quatro pontos de relevo: “A Especialização, com equipas médicas e técnicas preparadas para cuidar de pessoas trans com respeito e sem preconceito; a Rapidez e a Dignidade, que permite um acesso rápido e efetivo a cuidados de saúde; a Visibilidade, já que mostra que a saúde trans é legítima e necessária; e, finalmente, destaco a Inovação, uma vez que o THI coloca Portugal no mapa europeu como um país de referência e que investe em cuidados de qualidade para pessoas trans.”

Sara Malcato, salienta ainda que o THI se distingue no atual panorama português porque “o Transgender Health Institute normaliza a ideia de que pessoas trans fazem parte da sociedade e têm direito a cuidados de saúde específicos. Traz narrativas positivas — vidas transformadas e plenas — que combatem estereótipos negativos. Além disso, pode ser um polo de formação e sensibilização para outros profissionais, multiplicando práticas inclusivas no sistema de saúde. No fundo, cada história de sucesso que nasce de projetos como este ajuda a quebrar preconceitos e a construir uma sociedade mais justa e acolhedora.  Em suma, um projeto como o THI não é apenas um espaço de saúde, é também um ato político e social, que garante direitos, salva-vidas e contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva”, finaliza.

Site: https://transgenderhi.pt

Instagram: https://www.instagram.com/transgenderhealthinstitute/