Porquê doar à ILGA?
A ILGA Portugal – assim como muitas outras associações no nosso país – desempenha um papel fundamental na promoção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva, onde todas as pessoas sejam plenamente integradas e possam viver com acesso à igualdade de direitos.
Trabalhamos desde 1995 pela igualdade e contra a discriminação das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo, e das suas famílias, em Portugal.
Somos a mais antiga associação LGBTI+ do país, pioneira em várias respostas sociais e comunitárias, muitas delas únicas, e sem financiamento estrutural, como exemplo:
- Centro Comunitário;
- Linha de Apoio;
- Centro de Documentação;
- Serviço de Apoio Psicológico;
- Grupos de Apoio Mútuo;
Começámos a trabalhar quando a lei não reconhecia as pessoas LGBTI+, nem eram garantidos os mesmos direitos de acesso à cidadania e à igualdade das pessoas LGBTI+ e das suas famílias.
Desde então, e até hoje, temos muito Orgulho do nosso trabalho, das nossas lutas e das nossas conquistas, por um país mais inclusivo e mais igualitário.
Somos uma organização LGBTI+ de base comunitária que intervém simultaneamente nos domínios social, político e comunitário, prestando à população LGBTI+ e às suas famílias um conjunto diversificado de serviços e respostas sociais.
E claro, também trabalhamos com organizações públicas e privadas, pois só assim conseguiremos atingir a nossa missão.
Mas o trabalho não está completo.
As leis não mudam a sociedade, e todos os dias continuamos a trabalhar para ajudar quem mais precisa – quase sempre no momento mais difícil da sua vida.
Enquanto entidade sem fins lucrativos, só conseguimos subsistir e realizar o nosso trabalho com a tua ajuda.
Agradecemos-te genuinamente por nos ajudares a fazer a diferença!
Otimizar o teu donativo
Uma das nossas principais prioridades é conhecermos os nossos custos e gerirmos os donativos de forma eficiente.
Trabalhamos diariamente para ter os custos mais baixos de despesas correntes e operacionalização do nosso trabalho, para podermos gastar mais, onde é mais preciso, e com quem mais precisa.
Exemplo disso são as pessoas que voluntariamente doam o seu tempo à ILGA, permitindo que a maioria do nosso trabalho social, político e comunitário seja feito com elas.
Anualmente, centenas de pessoas voluntárias possibilitam a execução do nosso trabalho, das ações e eventos. E também a administração da Associação ILGA Portugal – os órgãos sociais – são cargos não remunerados, executados voluntariamente por pessoas associadas.
Tudo isto é essencial para garantir que a ILGA funciona com eficiência, e é o que nos permite ajudar o maior número de pessoas em crise.
Como vamos usar o teu donativo?
Os donativos monetários podem ser usados de diferentes maneiras, por exemplo:
- fundo de apoio psicológico, para permitir que quem precisa, e não pode pagar, tem acesso a consultas gratuitas;
- fundo de emergência social, para o pagamento de necessidades imediatas, como medicação ou alimentação, até à existência de uma resposta social estruturada;
- complementar respostas onde o financiamento existente não é suficiente, como o Serviço de Apoio à Vítima LGBTI;
- pagamento de despesas correntes da associação, como comunicações, eletricidade ou licenças;
- permitir condições dignas de formação, capacitação e trabalho a quem dedica voluntariamente o seu tempo à ILGA.
Além dos donativos monetários existem outras maneiras de ajudares a ILGA, descobre-as mais abaixo e consulta a informação correspondente.
Benefício fiscal
Ajudar-nos dá-te benefícios fiscais junto da Autoridade Tributária.
O Estatuto dos Benefícios Fiscais permite que pessoas, ou entidades, que façam donativos monetários, ou em espécie (bens), usufruam de benefício fiscal no pagamento dos impostos (IRS e IRC).
Para tal, emitimos o respetivo recibo de donativo para efeitos fiscais, usando um programa de contabilidade devidamente certificado pela Autoridade Tributária. Deste modo, não tens de te preocupar ou ter o trabalho de registar dados fiscais. Sabendo o teu NIF, as informações são transmitidas automaticamente da ILGA para a AT.
Como podes ajudar
Há diversas maneiras de ajudares a ILGA Portugal, individual ou coletivamente. Consulta-as na lista seguinte, e identifica a que melhor se adequa à tua pretensão.
Se precisares de esclarecer qualquer dúvida, ou obter qualquer informação sobre donativos ou sobre o nosso trabalho, não hesites e contacta-nos!
Ajudar individualmente
-
1 – Abre a app MB WAY
2 – Seleciona a opção “Ser Solidário”
3 – Procura por “ILGA Portugal”
4 – Introduz o valor a doar, de seguida carrega em “Continuar”
5 – Confirma o pagamento e já está!
Esta opção não tem nenhuma taxa ou custo acrescido para ti. 100% do valor doado reverte para a Associação ILGA Portugal.
Para obteres um recibo de donativo deves enviar-nos o comprovativo da transferência para financeiro@ilga-portugal.pt, indicando também o teu número de contribuinte.
-
Faz o teu donativo por transferência bancária usando os nossos dados bancários.
IBAN – PT50 0035 0697 00579258630 15
BIC/SWIFT – CGDIPTPL
BANCO – Caixa Geral de Depósitos
TITULAR – Associação ILGA Portugal -
Podes doar através de referências Multibanco ou referências Payshop.
Preenche o formulário online aqui e obtém as respetivas referências.
-
Sabemos que por diversos motivos, algumas pessoas preferem doar um bem em concreto, em vez de um donativo monetário.
E também campanhas institucionais, recolha de donativos em instituições, ações solidárias, festas e similares podem ser mais fáceis sabendo para o que é que se está a contribuir.
Consulta as nossas necessidades de bens e equipamentos aqui.
-
Doar o IRS não tem custos!
Sabes que podes doar 0,5% do teu IRS a uma instituição?
E que essa instituição pode ser a ILGA Portugal?
Basta que indiques no portal da Autoridade Tributária, quando estiveres a preencher a tua declaração de IRS, o nosso número de contribuinte 503 777 331.
Consulta as informações e instruções em detalhe aqui.
-
Sabemos que nem sempre a vida corre bem, mas connosco tens a possibilidade de transformar uma multa em solidariedade!
Alguns processos criminais podem ter a suspensão da execução da pena, mediante a entrega de uma contribuição monetária, a uma instituição ou ao Estado, por exemplo, crimes rodoviários ou delitos criminais de baixa gravidade.
Para isto, é preciso que o Ministério Público tenha a concordância das partes envolvidas. Depois, a pessoa arguida pode propor ao Tribunal que a entrega do valor seja a favor da ILGA Portugal.
Se for este o caso, deverás indicar ao Ministério Público os nossos dados oficiais:
Nome: Associação ILGA Portugal
Morada: Rua dos Fanqueiros, Nº38 3ºEsq, 1100-231 Lisboa
NIF: 503 777 331Após a concordância do Tribunal, deves fazer o pagamento do valor determinado.
Para pagamento via transferência bancária usa os seguintes dados:
Transferência Bancária
IBAN – PT50 0035 0697 00579258630 15
BIC/SWIFT – CGDIPTPL
BANCO – Caixa Geral de Depósitos
TITULAR – Associação ILGA PortugalPara pagamento via MBway, PayShop ou Referências Multibanco usa o formulário aqui.
De seguida, para que possamos emitir uma fatura-recibo, deves enviar-nos um email com essa informação, indicando ainda o teu nome completo e NIF.
Desta forma estarás a ajudar a ILGA, e a evitar trabalho judicial de um possível julgamento.
Para mais informação contacta com quem te dá apoio jurídico ou com o Ministério Público. Consulta ainda o artigo 51º do Código Penal aqui e o artigo 281º do Código de Processo Penal aqui.
-
Deixar a tua herança à ILGA Portugal é a garantia de apoiares o futuro dos Direitos Humanos.
Se tens a pretensão de deixar um legado à ILGA, em conjunto com as pessoas que te são queridas e próximas, poderás fazê-lo com a redação de um testamento. Este é um gesto benemérito e muito especial.
O testamento é um documento escrito, registado nos serviços notariais, onde fica estabelecido quem herdará os teus bens e/ou como estes serão distribuídos.
É possível fazeres alterações ao testamento em qualquer momento, no serviço notarial.
Na redação do testamento, podes destinar a pessoas / entidades determinados bens (legados) ou então, deixar-lhes quotas-partes da herança. Neste caso, as pessoas / entidades contempladas têm de definir entre si como será a distribuição dos bens (partilha).
Para que a tua vontade seja cumprida, é necessário que os dados de identificação estejam corretamente registados no testamento.
Assim, se pretendes contemplar a ILGA, usa os seguintes dados oficiais:
Nome: Associação ILGA Portugal
Morada: Rua dos Fanqueiros, Nº38 3ºEsq, 1100-231 Lisboa
NIF: 503 777 331Para mais informação oficial consulta o portal ePortugal aqui, ou o portal do Instituto dos Registos e Notariado aqui.
Não existe obrigação de informares previamente quem irá beneficiar do teu legado. Se quiseres fazê-lo com a ILGA, teremos toda a consideração, cuidado e confidencialidade que o assunto merece.
-
Ao adquirires produtos na ILGA estás também a contribuir para a prossecução do nosso trabalho.
No Centro Comunitário encontras um café-bar, a Loja Solidária e ainda, ao longo do ano, a exposição de trabalhos de várias pessoas artistas.
Adquirir produtos, peças culturais ou serviços no Centro Comunitário é também uma maneira de ajudares a ILGA.
Também podes, por exemplo, organizar no Centro Comunitário a tua festa de aniversário ou casamento, ou combinar com colegas as vossas reuniões de trabalho / estudo.
Encontrarás a Loja Solidária também nos grandes eventos que organizamos anualmente (Prémios Arco-Íris, Arco-Íris no Jardim e Arraial Lisboa Pride).
No Arraial Lisboa Pride também podes contribuir diretamente, valorizando a compra de produtos nos nossos espaços identificados como Bar ILGA ou Loja Solidária.
-
ILGA-te!
Associares-te à Associação ILGA Portugal tem um duplo beneficio: além de ajudares financeiramente, com o pagamento anual da quota, também irás ajudar com a tua participação ativa na vida da associação.
As pessoas associadas são fundamentais, e a base na vida de uma associação como a ILGA, participando nas assembleias gerais, refletindo e discutindo sobre o trabalho que fazemos, propondo e votando Planos de Atividades e, podendo até, integrar os órgãos sociais eleitos.
Sabe mais e associa-te aqui.
-
Também podes angariar donativos em pequenas ações individuais.
Por exemplo:
- organizares, no teu aniversário, uma recolha de donativos junto das tuas pessoas amigas e familiares;
- recolher donativos no teu casamento;
- pedires que as prendas do teu casamento ou aniversário sejam substituídas por donativos à ILGA;
- organizares uma campanha de doação na tua escola, universidade ou local de trabalho, numa data especifica de comemoração ou visibilidade, por exemplo:
- 1 de janeiro – Descriminalização da Homossexualidade em Portugal (1983);
31 de março – Dia Internacional da Visibilidade Trans;
18 de abril – Aniversário da ILGA Portugal (1996);
25 de abril – Dia da Liberdade
26 de abril – Dia da Visibilidade Lésbica;
15 de maio – Dia Internacional da Família;
17 de maio – Dia (Inter)nacional contra a Homo / Bi / Trans / Interfobia e despatologização da homossexualidade (1990);
25 de maio – Despatologização das identidades Trans (2019)
28 de junho – Dia do Orgulho LGBTI (Revolta de Stonewall – 1969);
1 de agosto – Aniversário da Linha de Apoio LGBTI (1998);
14 de julho – Dia Internacional das pessoas não-binárias;
23 de setembro – Dia do Orgulho Bissexual;
8 de outubro – Dia do Orgulho Lésbico;
11 de outubro – Dia Internacional do Coming Out;
26 de outubro – Dia da Visibilidade Intersexo;
8 de novembro – Dia da Memória e Solidariedade Intersexo;
11 de novembro – Aniversário do Centro Comunitário LGBTI (1997);
20 de novembro – Dia da Memória Trans;
5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado;
8 de dezembro – Dia do Orgulho Pansexual;
10 de dezembro – Dia dos Direitos Humanos;
- 1 de janeiro – Descriminalização da Homossexualidade em Portugal (1983);
Ajudar institucionalmente
-
1 – Abre a app MB WAY
2 – Seleciona a opção “Ser Solidário”
3 – Procura por “ILGA Portugal”
4 – Introduz o valor a doar e carrega em “Continuar”
5 – Confirma o pagamento e já está!
Esta opção não tem nenhuma taxa ou custo acrescido para ti. 100% do valor doado reverte para a ILGA Portugal.
-
Faz o teu donativo por transferência bancária usando os nossos dados bancários.
IBAN – PT50 0035 0697 00579258630 15
BIC/SWIFT – CGDIPTPL
BANCO – Caixa Geral de Depósitos
TITULAR – Associação ILGA Portugal -
Podes doar através de referências Multibanco ou referências Payshop.
Preenche o formulário online aqui e obtém as respetivas referências.
-
Sabemos que por diversos motivos, algumas pessoas preferem doar um bem em concreto, em vez de um donativo monetário.
E também campanhas institucionais, recolha de donativos em instituições, ações solidárias, festas e similares podem ser mais fáceis sabendo para o que é que se está a contribuir.
Consulta as nossas necessidades de bens e equipamentos aqui.
-
Oferecer serviços à ILGA pode ser extremamente vantajoso para ambas as partes.
Dar a oportunidade às tuas equipas de trabalhar, ou saber que a tua entidade ajuda o trabalho da ILGA, é investir no seu bem-estar e numa aprendizagem inclusiva, além da visibilidade e notoriedade que a tua organização ganha.
Se pretendes ajudar com a prestação de serviços, ou doando horas de trabalho das tuas equipas, fala diretamente connosco aqui.
-
Adquirir serviços da ILGA é também uma forma de ajudar.
Podes contratar os nossos serviços de Formação ou Consultoria, ou ainda alugar o espaço do Centro Comunitário para as tuas ações, campanhas ou reuniões de trabalho.
Fala diretamente connosco aqui.
-
Apoiar regular ou pontualmente o nosso trabalho é investir no futuro dos Direitos Humanos e estar do lado certo da história!
Os apoios podem ser concedidos para a gestão / organização dos nossos eventos, ou dando benefícios às nossas pessoas voluntárias, ajudando a valorizar e reconhecer o seu trabalho.
Fala connosco aqui.
-
Também podes ajudar a ILGA realizando pequenas ações internas na tua organização.
Além de nos ajudares, estarás também a reforçar a coesão e entusiasmo das tuas equipas, dos teus espaços de trabalho e ainda, a passar uma mensagem pública de aposta e valorização dos Direitos Humanos
Indicamos alguns exemplos:
- doar uma percentagem do valor das vendas;
- campanha de comunicação e visibilidade interna;
- juntares-te a uma campanha da ILGA difundindo-a internamente;
- recolha de donativos junto do teu público seguido de duplicação do valor angariado;
- recolha de donativos em eventos internos ou numa data especifica de comemoração e visibilidade, por exemplo:
- 1 de janeiro – Descriminalização da Homossexualidade em Portugal (1983);
- 31 de março – Dia Internacional da Visibilidade Trans;
- 18 de abril – Aniversário da ILGA Portugal (1996);
- 25 de abril – Dia da Liberdade
- 26 de abril – Dia da Visibilidade Lésbica;
- 15 de maio – Dia Internacional da Família;
- 17 de maio – Dia (Inter)nacional contra a Homo / Bi / Trans / Interfobia e despatologização da homossexualidade (1990);
- 25 de maio – Despatologização das identidades Trans (2019)
- 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTI (Revolta de Stonewall – 1969);
- 1 de agosto – Aniversário da Linha de Apoio LGBTI (1998);
- 14 de julho – Dia Internacional das pessoas não-binárias;
- 23 de setembro – Dia do Orgulho Bissexual;
- 8 de outubro – Dia do Orgulho Lésbico;
- 11 de outubro – Dia Internacional do Coming Out;
- 26 de outubro – Dia da Visibilidade Intersexo;
- 8 de novembro – Dia da Memória e Solidariedade Intersexo;
- 11 de novembro – Aniversário do Centro Comunitário LGBTI (1997);
- 20 de novembro – Dia da Memória Trans;
- 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado;
- 8 de dezembro – Dia do Orgulho Pansexual;
- 10 de dezembro – Dia dos Direitos Humanos;
-
Patrocinar um evento da ILGA é investir no futuro dos Direitos Humanos e é potenciar a visibilidade junto de um público-alvo que é fiel.
Existem várias oportunidades de patrocínio nos nossos eventos, como os Prémios Arco-Íris, Arraial Lisboa Pride ou Conferências.
Também o patrocínio de campanhas de comemoração de dias de visibilidade e orgulho torna-se uma excelente oportunidade de destacar a tua organização, e de reforçar a imagem de organização aliada e parceira dos Direitos Humanos.
Sabe mais falando connosco aqui.