preciso de ajuda social

Serviço de Apoio Social

O Serviço de Apoio Social é movido por princípios de justiça social, de direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade e individualidade de quem ajudamos. 

Sabemos que muitas vezes existem questões estruturais, bem como culturais e socioeconómicas, que impedem a real integração das pessoas na sociedade, privando-as ou limitando-as na liberdade de exercer a sua cidadania e seus direitos de forma saudável. 

Se a tua vida se viu afetada por algum tipo de questão social não hesites em contactar-nos.

Estamos aqui para contigo elaborarmos um plano de vida digno!

O que fazemos?

  • Identificamos e analisamos os problemas e as necessidades de apoio social das pessoas LGBTI+, elaborando o respetivo diagnóstico social;
  • Fazemos o trabalho de informação, aconselhamento e encaminhamento para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas, na rede parceira;
  • Envolvemos e orientamos as pessoas utentes, suas famílias e grupos no autoconhecimento e procura dos recursos adequados às suas necessidades;
  • Asseguramos a continuidade dos apoios, em articulação com a rede parceira de Lisboa;
  • Apoiamos no contacto deslocado: acompanhamos as pessoas aos diversos serviços sociais (quando necessário);
  • Providenciamos formação e momentos de sensibilização com outras entidades de prestação de apoio social, no sentido de as apoiar no melhoramento das boas práticas no acompanhamento de pessoas LGBTI+;
  • Articulamos com os restantes serviços da Associação para melhor garantir a qualidade, humanização e afirmação na prestação de apoio;
  • Definimos, elaboramos, executamos e avaliamos programas e projetos de intervenção comunitária na área social.

FAQ

Não sou uma pessoa LGBTI+. Posso pedir apoio?

A Associação ILGA Portugal é uma associação de apoio exclusivo a pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) ou em questionamento e/ou aos seus agregados familiares, pelo que o serviço de apoio social também o é.

Estou fora da área distrital de Lisboa. Podem ajudar-me?

A nossa articulação de apoio e serviços é feita exclusivamente com a rede social parceira do distrito de Lisboa. No entanto, prestamos informação, aconselhamento e mediação de serviços para todo o país.

Conseguem arranjar-me emprego ou habitação?

A ILGA Portugal não tem respostas de apoio diretas, ou seja, não possuímos respostas de habitação ou de empregabilidade. O que fazemos é articular com a rede que possui esse tipo de apoio e fazer um acionamento da resposta, garantindo o seu acompanhamento e continuidade, assim como salvaguardar os teus direitos enquanto LGBTI+. Reforçamos que a capacidade de resposta dependerá sempre da capacidade e limites da rede social parceira.  

Estou em situação de emergência social. Posso contactar-vos?

O apoio que prestamos não se trata de um apoio emergencial. Se te encontrares numa emergência social, por favor contacta gratuitamente a linha 144 da Segurança Social.

O SAS tem custos? Onde é feito o atendimento?

O SAS não tem qualquer tipo de custo, e o atendimento poderá ser feito online através de videochamada ou presencialmente na Rua dos Fanqueiros, 38, 3ºESQ, em Lisboa.


Contactos e horário

Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 10:30h às 18:00h.

Sujeito a marcação enviando email para sas@ilga-portugal.pt

*The appointments can be conducted in English.