Notícia

Dia da Visibilidade Lésbica 2023

Hoje celebramos o Dia da Visibilidade Lésbica e celebramos todas as mulheres e pessoas não-binárias lésbicas que conquistaram e conquistam o seu espaço num mundo ainda lesbofóbico, misógino, machista e sexista. Celebramos a diversidade da comunidade lésbica e a pluralidade das suas formas de estar, lutar, amar e ser visível.

O que é ser visível? Como podemos ser visíveis? Que práticas e estratégias podemos usar, individual e coletivamente, para garantir que as pessoas lésbicas não são silenciadas, re-escritas, estereotipadas e fetichizadas? Quais as formas de luta e resistência que mais depressa nos trarão as soluções para os problemas que enfrentamos enquanto mulheres e pessoas não-binárias lésbicas? Quais são os futuros felizes, dignos e plenos que vemos no nosso horizonte e quais os caminhos que nos levam até lá? 

As nossas existências são, por si só, actos de resistência. Ocupamos os espaços que são nossos por direito e continuaremos a ocupá-los, mesmo que tentem impedir-nos. Porque a nossa luta é pela nossa visibilidade, mas é também uma luta pelos feminismos – porque as pessoas lésbicas também enfrentam as barreiras da desigualdade e as violências dum sistema patriarcal e capitalista. Lutamos nas nossas especificidades e lutamos nas nossas transversalidades. Visibilizamos-nos por todas as mulheres e pessoas lésbicas que são ainda silenciadas, perpecionadas, infantilizadas, fetichizadas, apagadas. 

Recordamos que ao sabermos quem somos, já somos visíveis. Recordamos que somos pessoas inteiras mesmo que o mundo não nos veja assim. Recordamos que só descansaremos quando todas as mulheres e pessoas não-binárias da comunidade lésbica puderem viver livres, sem silêncios e em plena igualdade.

A ILGA Portugal reforça o seu empenho em continuar a luta para que a comunidade lésbica se sinta representada, legitimada, respeitada e digna todo os dias.

26 de abril de 2023

Campanha digital

Para celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica 2023, lançamos uma campanha digital para que possas ter um fundo de telemóvel orgulhosamente lésbico.

Faz download das imagens, ou faz um screenshot com o teu!

(ao clicares, a imagem abre num novo separador)