Notícia

14 de fevereiro: Dia para Namorar

A diversidade das nossas relações, sejam elas de que natureza forem, remete-nos para umas igualmente diversas celebrações neste e noutros dias, sejam elas de âmbito social ou pessoal. É assim relevante aproveitarmos este dia para olharmos para as relações, sejam elas amorosas ou não, reforçando aquilo que nelas é o mais construtivo, enriquecedor e emocionalmente vinculativo. E, reforçamos, independentemente dos modelos relacionais escolhidos. À lógica meramente consumista ou normativa, respondemos com a oportunidade para uma reflexão sobre consentimento, respeito e criação de laços afetivos empoderadores. 

Acreditamos que o amor é múltiplo, diverso e livre. Nesse sentido, este é um dia para desconstruirmos preconceitos sobre o amor romântico, que idealizem o ciúme ou tolerem a violência em situações de conjugalidade ou namoro. Reiteramos, hoje e sempre, que a toxicidade, a manipulação, o controlo, a perseguição, a agressão verbal e/ou física são formas de violência e não modos de amar. 

Enquanto pessoas LGBTI+, estamos muitas vezes mais expostas a situações de vulnerabilidade e tal acontece também no plano mais íntimo, amoroso e/ou relacional. É importante não nos isolarmos e procurarmos ajuda sempre que necessário. Importa, pois, que saibas que estamos aqui para ti.

Se precisas falar, tens à tua disposição a Linha LGBTI+, através dos telefones 218 873 922 e 969 239 229, às quintas e sextas das 20h00 às 23h00. Temos também o Serviço de Apoio Psicológico, ao qual podes aceder através do nosso site (vê o link na bio).

Se vives numa situação de violência, o nosso Serviço de Apoio à Vítima existe também para te ajudar através do email sav@ilga-portugal.pt ou do telefone 927 247 468, de segunda a sexta das 9h30 às 16h30.

Se te encontrares em risco imediato, liga 112 ou 800202148 ou manda um SMS para 3060.

Por namoros bons, livres e seguros todos os dias. Esse é o nosso desejo.