Notícia

25 de abril de 2021 – comemorações do 47º aniversário do 25 de abril.

Há 47 anos abrimos as portas e saímos. Mas desde a situação pandémica que não é tão fácil circularmos nas ruas, encontrarmo-nos nelas e desfilarmos a gritar a nossa existência e os nossos direitos. 

Este ano volta-se a descer a Avenida da Liberdade, embora de forma muito diferente e condicionada. Este ano, a ILGA Portugal marcha em número reduzido, limitado aos constrangimentos sanitários, mas garantindo a representação das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo neste desfile, depois da reinvindicação, junto da comissão promotora, para que tal acontecesse.

O desfile de celebração do Dia da Liberdade é um momento que tem um simbolismo importantíssimo para a nossa comunidade, uma vez que marca o início de um processo que nos permitiu, a pouco e pouco, lutar abertamente e conquistar os nossos direitos. É vital garantir a visibilidade das pessoas LGBTI em todos os momentos da nossa vida política e cívica. 

Não há estrofe da “Grândola, Vila Morena” que reflita o estado de alma sobre o facto de não ser ainda hoje que descemos a Avenida em conjunto com todas as pessoas, como fizemos durante 25 anos, ao longo da história da nossa Associação. Mas não é por isto que nós, pessoas LGBTI, deixamos de ocupar o espaço que nos é devido. Hoje relembramos as várias formas que temos de “sair à rua” todos os dias, celebrando e lutando pela nossa liberdade. 

Ainda com alguma distância, ainda com saudades dos abraços, lembramos que os nossos espaços se vão conquistando onde quer que as circunstâncias nos levem, e que o Dia da Liberdade celebra-se todos os dias e todas as ruas são largas avenidas por onde desfilar. 

Porque é a liberdade que nos une, celebra-te! 🌈💐

Avenida da Liberdade, 25 de abril de 2021.