Serviço de Apoio Social
O Serviço de Apoio Social é movido por princípios de justiça social, de direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade e individualidade de quem ajudamos.
Sabemos que muitas vezes existem questões estruturais, bem como culturais e socioeconómicas, que impedem a real integração das pessoas na sociedade, privando-as ou limitando-as na liberdade de exercer a sua cidadania e seus direitos de forma saudável.
Se a tua vida se viu afetada por algum tipo de questão social não hesites em contactar-nos.
Estamos aqui para contigo elaborarmos um plano de vida digno!
O que fazemos?
- Identificamos e analisamos os problemas e as necessidades de apoio social das pessoas LGBTI+, elaborando o respetivo diagnóstico social;
- Fazemos o trabalho de informação, aconselhamento e encaminhamento para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas, na rede parceira;
- Envolvemos e orientamos as pessoas utentes, suas famílias e grupos no autoconhecimento e procura dos recursos adequados às suas necessidades;
- Asseguramos a continuidade dos apoios, em articulação com a rede parceira de Lisboa;
- Apoiamos no contacto deslocado: acompanhamos as pessoas aos diversos serviços sociais (quando necessário);
- Providenciamos formação e momentos de sensibilização com outras entidades de prestação de apoio social, no sentido de as apoiar no melhoramento das boas práticas no acompanhamento de pessoas LGBTI+;
- Articulamos com os restantes serviços da Associação para melhor garantir a qualidade, humanização e afirmação na prestação de apoio;
- Definimos, elaboramos, executamos e avaliamos programas e projetos de intervenção comunitária na área social.
FAQ
Não sou uma pessoa LGBTI+. Posso pedir apoio?
A Associação ILGA Portugal é uma associação de apoio exclusivo a pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo) ou em questionamento e/ou aos seus agregados familiares, pelo que o serviço de apoio social também o é.
Estou fora da área distrital de Lisboa. Podem ajudar-me?
A nossa articulação de apoio e serviços é feita exclusivamente com a rede social parceira do distrito de Lisboa. No entanto, prestamos informação, aconselhamento e mediação de serviços para todo o país.
Conseguem arranjar-me emprego ou habitação?
A ILGA Portugal não tem respostas de apoio diretas, ou seja, não possuímos respostas de habitação ou de empregabilidade. O que fazemos é articular com a rede que possui esse tipo de apoio e fazer um acionamento da resposta, garantindo o seu acompanhamento e continuidade, assim como salvaguardar os teus direitos enquanto LGBTI+. Reforçamos que a capacidade de resposta dependerá sempre da capacidade e limites da rede social parceira.
Estou em situação de emergência social. Posso contactar-vos?
O apoio que prestamos não se trata de um apoio emergencial. Se te encontrares numa emergência social, por favor contacta gratuitamente a linha 144 da Segurança Social.
O SAS tem custos? Onde é feito o atendimento?
O SAS não tem qualquer tipo de custo, e o atendimento poderá ser feito online através de videochamada ou presencialmente na Rua dos Fanqueiros, 38, 3ºESQ, em Lisboa.
Contactos e horário
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 10:30h às 18:00h.
Sujeito a marcação enviando email para sas@ilga-portugal.pt
*The appointments can be conducted in English.