
-
Daniela Filipe Bento, Presidente:
Pronomes: elu/delu ou ela/dela
Naturalidade: Cartaxo (Santarém)
Associada n.º 1295Atualmente trabalho como engenheira de software apesar de ser formada em Astronomia e Astrofísica.
Comecei o meu processo político antes de me aproximar da Associação, mas o meu coming out como mulher trans (à época, em 2014) fez-me dar esse passo de querer contribuir mais ativamente para a comunidade e/ou comunidades onde pertenço. Comecei a fazer parte da coordenação do GRIT – Grupo de Reflexão e Intervenção Trans da Associação onde participei e organizei inúmeras atividades de sensibilização e discussão política. Fiz, também, parte das últimas direções da Associação.
O meu percurso pela ILGA Portugal fez-me crescer em diversas áreas, começando também a participar noutros projectos de índole transfeminista noutras colectivas e associações, participando ativamente na difusão de informação e experiências pessoais. Acredito que a nossa experiência pode ser uma fonte de riqueza para tantas outras pessoas que nos vêem no dia-a-dia. Acredito na comunidade e na coletividade, num trabalho conjunto de entendimento da sociedade e de práticas intersecionais e de justiça social.Isaac Rodrigues, Vice-Presidente
Pronomes: ele/dele
Naturalidade: Paris, França
Associado n.º1159O meu percurso no ativismo/associativismo iniciou-se na rede ex aequo – associação de jovens LGBTI+ e apoiantes em 2014, tendo o meu envolvimento com a associação perdurado até 2022. No decorrer destes anos, estive envolvido em diversos projetos a nível local, nacional e internacional, coordenando e também participando. Fui também Tesoureiro, Vice-presidente e Presidente da Direção. Encontrei a ILGA em 2016 através do Centro LGBTI+, onde fui frequentador assíduo até começar a envolver-me aos poucos em diversas tarefas e questões logísticas que surgiam. Ao existir uma ligação intrínseca entre a ILGA e a rede ex aequo, muito do meu dia-a-dia passava também por estar presente em vários eventos e projetos que uniam as duas associações. Ao longo dos anos apaixonei-me cada vez mais pela força criada por pessoas que lutam juntas por causas e direitos que nunca estão garantidos.
Pedro Carreira, Secretário
Pronomes: ele/dele
Naturalidade: Setúbal
Associado n.º 1591Desde 2014 que participo em projetos de divulgação que fortalecem as lutas políticas, culturais e sociais da população LGBTI+. Tenho gosto e formação em áreas como o desporto, a engenharia e o marketing e é este enquadramento que me motiva a encontrar formas de comunicar com as pessoas e humanizar as suas histórias e vivências. Entre 2016 e 2023 fui membro suplente de duas direções da associação, tendo-me envolvido orgulhosamente nesses anos na organização dos Prémios Arco-Íris, Arraial Lisboa Pride e de inúmeros outros eventos enquadrados na programação do Centro LGBTI+.
Ana Rocha, Tesoureira
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: Madeira
Associada n.º 1612Trabalho em gestão de projetos de sustentabilidade como growth & marketing specialist. Estive na Direção da rede ex aequo – associação de jovens LGBTI+ e apoiantes como Tesoureira, onde fui responsável pela gestão financeira e de projetos de financiamento nacionais e internacionais. Fiz parte do núcleo de Lisboa da associação de jovens, organizando atividades de apoio entre pares com o objetivo de quebrar o isolamento e promover a capacitação e troca de experiências entre pessoas LGBTI+.
Ana Vicente, Vogal
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: Lisboa
Associada n.º 1587Lésbica, feminista e ativista pelos direitos LGBTQIA+, descobri através da ILGA Portugal e do Centro LGBTI que não estava sozinha, tendo aqui encontrado tanto de mim e das minhas/nossas comunidades. É exatamente com e pela comunidade que o ativismo faz sentido, sendo o que me move no trabalho associativo. Sou voluntária da Associação desde 2015, quando comecei a dinamizar o Grupo de Leitura da ILGA, tendo também fundado e dinamizado, juntamente com o Ziggy, o ILGA Pets. Fui voluntária do Arraial Lisboa Pride em 2016 e 2022.
A luta por uma sociedade mais justa, livre e igualitária passa também pela minha vida profissional, como copywriter/estratega de comunicação, privilegiando projetos conectados com esses valores, e pela participação em outros coletivos e plataformas ao longo dos últimos anos.Raquel Silva, Suplente
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: Funchal
Associada n.º 1768Raquel Silva aka Raquel Smith Cave, licenciada em literatura inglesa e neste momento trabalhadora a recibos verdes. Comecei a fazer ativismo em 2011 quando criei a fanzine colaborativa queer feminista, CuntRoll Zine, e desde então integrei várias coletivas queer e transfeministas. Fui impulsionadora e co-fundadora do Festival Feminista de Lisboa que ganhou o 6ª edição do Prémio Municipal Madalena Barbosa, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da promoção da igualdade de género na primeira edição em Março de 2018, e também do projecto cultural anticapistalista, Queer As Fuck, que nasceu em 2017. Onde organizo de forma voluntária, eventos culturais comunitários que celebram a pluralidade de identidades, vivências de pessoas marginalizadas e a ocupação do espaço público por corpas divergentes. Desde Queer quizzes, a clubes de leituras LGBTQIAP+, noites de Queeraoke, ciclos de cinema, workshops de drag kings etc.
Escrevo poesia, entre outras coisas, sou pansexual, drag king (Joaquim Fónix) e uma apaixonada por todas as artes, em especial música, literatura, fotografia e cinema. Acredito no poder das palavras e do trabalho em comunidade e por isso aceitei com muito orgulho este desafio de fazer parte da FamILGA e desta nova direção, com pessoas que lutam e trabalham todos os dias para transformar o mundo num espaço mais autêntico, justo e queer.Cátia Figueiredo, Suplente
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: Sintra
Associada n.º 1712A Cátia Figueiredo é feminista e ativista desde criança. É cientista e fascinada pelo futuro, com um longo passado no associativismo LGBTQIA+. Tornou-se voluntária da rede ex aequo – associação de jovens LGBTI+ e apoiantes em 2006, e oradora do projeto educação em 2008. No ano seguinte tornou-se coordenadora do mesmo projeto, cargo que manteve durante cerca de 7 anos. Fez voluntariado na AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género. Manteve várias posições na rede ex aequo e foi vice-presidente da direção em 2014 e 2015 e presidente da direção da mesma associação em 2016. Foi membra efetiva do conselho consultivo da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de género, em 2016/2017. Em 2017 e 2018 foi co-chair da direção da IGLYO – International Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer and Intersex Youth & Student Organization.
Com uma vasta experiência em educação não formal entre pares, dinamizou várias formações para pessoas voluntárias e oradoras, tendo participado como oradora do projeto educação em mais de 100 escolas em todo o país continental, na Madeira e nos Açores.
Apesar deste percurso, sabe que a sua maior forma de ativismo é ser ela própria em todos os meios onde se move.
-
Gonçalo Aguiar, Gestão Comunitária e Coordenação-Geral
Pronomes: ele/dele
Naturalidade: CascaisDesde adolescente que o associativismo, o trabalho comunitário e o voluntariado fazem parte da minha vida. Entrei, pela primeira vez, no Centro Comunitário LGBTI+ por volta de 2008. Não sabia bem o que esperar, mas, como acontece com muitas outras pessoas que procuram o Centro, encontrei o arco-íris.
No final de 2015, surgiu a oportunidade de trabalhar na ILGA Portugal, inicialmente como técnico de projetos na área de denúncia de crimes de ódio e, posteriormente, com uma dupla função: a coordenação-geral e a gestão comunitária da associação.
Desde então que a coordenação do Centro, do voluntariado e dos serviços da associação é comigo. Dou formação e tutoria e acompanho todas as pessoas voluntárias que fazem parte da nossa famILGA. Também ajudo e supervisiono a coordenação dos diversos grupos de apoio e partilha e grupos comunitários.
Oriento a logística do dia a dia da associação e, sempre que necessário, faço o acompanhamento de utentes enquanto Técnico de Apoio à Vítima.
Tenho muito orgulho no trabalho diário da ILGA Portugal e no legado deixado por tantas gerações de ativistas que me antecederam para tornar mais colorido o mundo em que vivemos.Margarida Madeira, Psicóloga Junior Estagiária
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: BarreiroSou mestre em Psicologia Comunitária, Proteção de Jovens e Crianças em Risco desde 2024 e licenciada em Psicologia. Ao longo do meu percurso académico, sempre procurei cruzar a prática psicológica com um forte compromisso social, com especial enfoque nos direitos humanos e na promoção do bem-estar de pessoas LGBTQIA+. Encontro-me a fazer o meu estágio profissional no Serviço de Apoio Psicológico.
Acredito profundamente no papel da psicologia enquanto ferramenta de transformação social. Na ILGA Portugal, podem esperar de mim uma escuta atenta, sensível e informada, sempre guiada pelos princípios da inclusão, da diversidade e da autodeterminação.Raquel Lopes, Assistente Social
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: SeixalLicenciei-me em Serviço Social e sou mestre em Sociologia. Ao longo do meu percurso académico e profissional foquei-me nas questões de violência doméstica e de género, e interessa-me particularmente a interseção entre as histórias de vida e respetivos fenómenos socioeconómicos, relacionais e, naturalmente, sociológicos. E sou feminista, claro.
Na ILGA Portugal, desempenho funções de assistente social e de técnica de apoio à vítima, coordenando o Serviço de Apoio Social e o Serviço de Apoio à Vítima.
Se contactares qualquer um destes serviços, é comigo que estarás a falar. Estou aqui para te ouvir e para, em conjunto, percebermos qual a melhor forma de te apoiar.Rute Silva, Psicóloga
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: SeixalFormei-me em Psicologia Forense em 2021 e juntei-me a esta equipa no início de 2025. Tenho vindo a dedicar o meu percurso profissional à área da saúde mental, com especial interesse na intervenção em crise, ansiedade e trauma.
Trabalho lado a lado com os restantes serviços para garantir uma resposta integrada. Se precisares de apoio psicológico ou sentires que é o momento certo para pedires ajuda, estarei aqui para te escutar, sem julgamentos, e caminharmos em conjunto para o teu bem-estar.Tânia Azevedo, Jurista e Gestora de Projeto
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: HortaLicenciei-me em Filosofia e em Direito e tenho um mestrado em Direitos Humanos. Tenho vindo a trabalhar na área da educação, dos direitos humanos, migração, crimes de ódio, violência doméstica e violência de género.
Trabalho na gestão de projetos e no apoio jurídico e estarei sempre disponível para vos ajudar. Há lutas que temos que continuar a travar, para que possamos viver numa sociedade mais inclusiva, equitativa e transparente. Contem comigo para essa mudança. -
Nuno Gonçalves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Pronomes: ele/dele
Naturalidade: Coimbra
Associado n.º 1102Tenho 47 anos. Sou Feminista. Sou gay. Sou Professor Universitário e Gestor de Inovação, mas isso não interessa nada. Sou, há vários anos, desde 2011, voluntário da ILGA Portugal em diversos projetos: uns já terminaram, outros ainda não e outros estão para começar. De 2014 a 2018 integrei o coro CoLeGaS no naipe dos Tenores. Fui membro da Direção da ILGA Portugal desde 2016, até setembro de 2023. Escrevi com alguma regularidade artigos de opinião sobre a temática LGBTI+ e feminista, mas ultimamente menos (é falta de tempo, mesmo!). Sou, desde setembro de 2023, Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Fora da ILGA, tenho-me dedicado a fazer filmes sobre a temática feminista e LGBTI+. A ILGA Portugal alterou, desde 2011, a minha vida, mudou a minha maneira de ver as coisas, alargou muito as minhas amizades e por mais que dê, nunca conseguirei dar tanto quanto já recebi.
Sónia Rodriguess, Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: Lisboa
Associada n.º 1636Tenho 48 anos, sou humanista e voluntária da ILGA Portugal em alguns projetos desde 2017. Sou, desde setembro de 2023 e com muito orgulho, Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral. E é justamente o orgulho que me fez aceitar participar nesta aventura. Orgulho nas cores das nossas bandeiras, orgulho nos nossos direitos, orgulho em NÓS. Tem sido um desafio e tanto, mas aqui estou para continuar!
David Rodrigues, Secretário da Mesa da Assembleia Geral
Pronomes: ele/dele
Associado n.º 1261Profissionalmente sou analista de negócio e gestor de produto no setor da informática. Sou também coach de carreira e tenho a principal ambição de alavancar as competências de pessoas que pertençam a grupos sub-representados em questões de raça, orientação sexual ou identidade de género através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais rumo a uma estabilidade e crescimento das suas carreiras profissionais.Sou voluntário da ILGA há cerca de 6 anos e aqui pretendo continuar na luta contra o ódio e discriminação que nos dias de hoje ainda se sentem.
-
Jorge Carvalheiro, Presidente do Conselho Fiscal
Pronomes: ele/dele
Naturalidade: Lisboa
Associado n.º 1101Natural de Lisboa, trabalho como consultor de Business Intelligence. Contudo, a minha grande paixão é o teatro, tendo já participado em diversas peças.
A minha ligação à ILGA remonta a 2011, onde comecei como voluntário no bar do Centro LGBTI+. Durante vários anos, tive a honra de acolher as pessoas neste espaço tão importante e tão nosso. Além disso, fiz parte do Grupo de Teatro da ILGA, fui voluntário em diversos Arraial Lisboa Pride, orgulhoso groupie do Coro LGBTI+, entre outros projetos.
Durante este período, refleti, debati, chorei, ri, abracei, dancei. Conheci pessoas, histórias e vidas, algumas tão próximas, outras tão distantes. Tudo isto permitiu-me crescer como pessoa e como ativista. Acredito numa sociedade mais inclusiva e mais justa, procurando fazer o que está ao meu alcance para lutar pelos Direitos Humanos e pela igualdade de género.José Luis Almécija, 1.º Vogal do Conselho Fiscal
Pronomes: ele/dele
Naturalidade: Barcelona, Espanha
Associado n.º 1469Sou voluntário da ILGA desde 2013, momento em que comecei a cantar no Coro Colegas, do qual ainda faço parte. Quando não estou no nosso querido centro LGBTI+, entre outras coisas, sou pedagogo e mestre em linguística, e trabalho na área de ensino de línguas francesa e espanhola.
Ana Ferraz, 2.ª Vogal do Conselho Fiscal
Pronomes: ela/dela
Naturalidade: Lisboa
Associada n.º 1228Trabalho atualmente em análise financeira.
Foi através de pessoas amigas que conheci melhor a ILGA, o seu propósito e impacto para a comunidade. Por me rever nos seus princípios, na luta por uma sociedade mais justa, livre de preconceitos e feminista, encarei o convite para integrar o Conselho Fiscal com muito entusiasmo e vontade de contribuir para esta causa. -
São centenas as pessoas que fazem voluntariado na Associação. Algumas fazem-no regularmente há vários anos, outras fazem-no de modo ocasional ou pontualmente nos grandes eventos.
O seu trabalho é imprescindível, e só ele torna possível a nossa existência.
A todas elas agradecemos o seu tempo, esforço e dedicação à ILGA Portugal e ao ativismo LGBTI+ em Portugal!
E dizemos bem alto e com muito Orgulho: que bom que é fazerem parte da famILGA!