
Encerramento | Sapiens Diversus
Patente de 20 de maio a 11 de junho
Encerramento da exposição dia 11 de junho
Quantas histórias carrega um corpo. Quantos corpos carregam uma história. Quando um corpo se soma a outros, se movem, ocupam e enchem o silêncio, fazem a história, aquela que contradiz a narrativa.
A exposição Sapiens Diversus resulta de uma visão que une o documental ao autobiográfico, olhando para o movimento individual e coletivo numa representação de diversidade. Não é por acaso que a etimologia da palavra diversidade, diversitate significa “virar para fora”. Então diversidade pode também ser o movimento contrário ao que nos foi determinado. A diferença existe entre nós em reciprocidade.
O artista Mateus na Diagobal é esse corpo de histórias, um corpo que é, que se documenta, se observa e observa o mundo, mas que se une sempre à comunidade que o rodeia. Uma visão atual de movimento, de resistência, de autodeterminação e no centro, a visão de si mesmo a olhar para si, e a olhar para fora de si, em movimento contínuo.
Um registo atual de um momento marcante em que a Marcha da Visibilidade 2026 se uniu em movimento, numa direção e a uma voz.
Informações
- Quando: 11 de junho
- Hora: 19h00
- Onde: Centro LGBTI+
- Entrada: Gratuita
- Organização: Mateus na Diagobal; GRIT