Participa em estudos a decorrer ou chamadas para entrevistas.
- Divulgamos aqui vários estudos a decorrer.
- Seleciona aquele(s) em que queres participar.
- Lembra-te que as informações e links dos estudos são da responsabilidade da pessoa autora e/ou instituição.
-
Nome: Rumo a Estruturas Residenciais Afirmativas para Adultos mais Velhos LGBTQIA+
Data limite: 31-01-2026
Instituição: Universidade de Aveiro
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTIInformação e contacto:
Queremos ouvir a sua voz!Convidamo-lo/a a participar num grupo focal virtual – uma conversa em grupo, moderada por uma investigadora, onde várias pessoas partilham as suas opiniões, experiências e ideias sobre um determinado tema.
O grupo focal pretende compreender as perspetivas de adultos mais velhos LGBTQIA+ sobre Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) que promovam cuidados afirmativos.
O que são cuidados afirmativos?
São práticas que reconhecem, validam e apoiam a identidade e as necessidades de cada pessoa, criando ambientes de cuidado onde haja respeito, igualdade e inclusão.Todo o processo decorrerá online, para facilitar a participação de pessoas de diferentes locais e garantir conforto e acessibilidade.
Para obter mais informações, basta contactar a investigadora responsável (rita.carvalho@ua.pt) ou preencher o seguinte formulário:
Link de acesso: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=499357&lang=pt -
Nome: Vitimização, fatores de proteção e saúde mental de pessoas LGBTQ+ em Itália, Portugal e Espanha
Data limite: 22-04-2026
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Departamento de Psicologia dell’Università della Campania “Luigi Vanvitelli“
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Este estudo faz parte de um projeto de investigação em Psicologia que decorre em Portugal, Itália e Espanha.
O objetivo é aumentar o conhecimento sobre as experiências vividas durante a infância e a adolescência e o seu impacto na saúde das pessoas LGBTQ+.
Especificamente, trata-se de uma comparação transcultural entre Itália, Portugal e Espanha, e a investigação permitirá compreender como o contexto nacional pode influenciar a vida das pessoas LGBTQ+.
Os resultados poderão ser utilizados para informar o desenvolvimento de intervenções que visem melhorar a saúde mental de pessoas LGBTQ+.
Podem participar pessoas:
- 1) portuguesas a viver em Portugal
- 2) que se identifiquem como LGBTQ+
- 3) que têm entre 18 e 45 anos de idade.
É possível participar através do preenchimento de um questionário totalmente anónimo.
Para qualquer dúvida ou comentário decorrente do estudo ou da sua participação poderá entrar em contacto com o grupo de investigação através dos emails: nicola.picone@unicampania.it; pacosta@fpce.up.pt.
Agradecemos desde já a sua participação!
Link de acesso: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_3Dx43MhR47RRoMK
-
Nome: Experiências turísticas de famílias LGBTI com filhos em idade escolar
Data limite: 31-03-2026
Instituição: Universidade de Évora
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género, Famílias LGBTI e experiências de lazer/turismo em família
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris
Apresentação / Informação do estudo ou investigação:
Olá, o meu nome é Tomás Lobo e sou estudante de Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Destinos e Produtos na Universidade de Évora.Estou a desenvolver uma investigação académica sobre as experiências turísticas de famílias LGBTI com filhos em idade escolar, com o objetivo de compreender como estas famílias escolhem destinos turísticos, que desafios enfrentam durante as viagens e que impactos essas experiências têm na dinâmica familiar.
Neste contexto, procuro mães, pais ou encarregados/as de educação LGBTI que tenham viajado em família com filhos em idade escolar nos últimos dois anos (viagens de lazer com duração mínima de 4 noites fora da residência habitual) e que estejam disponíveis para participar numa entrevista confidencial.
As entrevistas terão a duração aproximada de 30 minutos, serão realizadas online, apenas com consentimento informado, e os dados recolhidos serão anonimizados e tratados de forma agregada, não permitindo a identificação dos participantes. A participação é totalmente voluntária.
Se tiver interesse em participar ou se quiser obter mais informações, pode contactar-me diretamente através do email ou telefone abaixo indicados.
Muito obrigado pela disponibilidade e pela partilha.Tomás Lobo
Email: [ tomasmanuelsantana823@gmail.com ]
Telemóvel: 963 883 613
E-mail de contacto institucional: m57052@alunos.uevora.pt -
Nome: Programações evolutivas e saúde mental e sexual em adultos com orientações sexuais minoritárias
Data limite: 31-03-2026
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Temática: Orientação sexual
Público-alvo: Pessoas LGB, Pessoas LGB+ (todas as orientações sexuais não heterossexuais)Informação e contacto:
O presente estudo, “Programações evolutivas e saúde mental e sexual em adultos com orientações sexuais minoritárias”, está a ser conduzido com o objetivo de compreender a relação entre estratégias evolutivamente programadas, características sociodemográficas, e sofrimento psicológico e sexual em pessoas adultas com orientações sexuais minoritárias.
Encontra-se a decorrer no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no qual se insere uma tese de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde.
Em caso de dúvidas, deverá ser contactado o investigador responsável, Sérgio Andrade Carvalho (sergiocarvalho@fpce.uc.pt).
Link de acesso: https://ls.fpce.uc.pt/limesurvey/index.php?r=survey/index&sid=738132&lang=pt
-
Nome: Pontes Transformativas: Promoção de alegria e bem-estar de pessoas trans e não-binárias
Data limite: 01-05-2026
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans, Pessoas e identidades Não-BináriasInformação e contacto:
O meu nome é Marta Conceição e sou doutoranda no programa doutoral em Sexualidade Humana, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).No âmbito deste programa doutoral, estou a desenvolver em parceria com pessoas da comunidade trans e não-binária um projeto de investigação focado em vivências de alegria trans.
O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e baseia-se numa abordagem colaborativa e comunitária. O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da FPCEUP e garante a confidencialidade e anonimato das pessoas participantes e dos dados.
Neste momento, estamos a implementar a primeira fase do projeto, que tem como objetivo compreender as experiências de bem-estar e saúde mental de pessoas trans e não-binárias em Portugal.
A participação é voluntária e consiste na resposta a um questionário online.
Mais informações: Marta Conceição / up202400696@up.pt
Link: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_6fd7WeRADV8rd0q
-
Nome: “Vitimação sexual masculina: Mitos, aceitação e perceções da população portuguesa”
Data limite: 15-05-2026
Instituição: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa
Temática: Vitimação Sexual Masculina
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas aliadas, População geral portuguesa
Informação e contacto:
Exmos/as. Senhores/as,O meu nome é Joana Rosa e sou estudante de Mestrado em Criminologia, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, e, de momento, estou a realizar a minha dissertação, sob orientação da Professora Doutora Ana Isabel Sani.
O estudo em desenvolvimento intitula-se “Vitimação sexual masculina: Mitos, aceitação e perceções da população portuguesa”, que já conta com a aprovação da Comissão de Ética da UFP, e tem como objetivos (1) analisar o grau de concordância com mitos associados à vitimação sexual masculina na população portuguesa, bem como (2) verificar a forma como esse grau difere/varia em função de variáveis sociodemográficas (género, idade, habilitações literárias e orientação sexual).
Desta forma, de modo a garantir uma amostra verdadeiramente heterogénea, transversal e representativa da população portuguesa, e dada a importância deste problema social, gostaria de solicitar o vosso apoio na participação e divulgação deste estudo, de modo a garantir a representatividade da população e, assim, contribuir de forma significativa para a compreensão e prevenção deste fenómeno.
Agradeço, desde já, a vossa atenção e disponibilidade e, caso surjam dúvidas, posso ser contactada através do endereço estudovitimacaosexualmasculina@gmail.com.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Rosa (Universidade Fernando Pessoa)
Link de acesso: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBBYpaIXQa6QJS1mIznYRdnkqgRpgOHfiSeXh4ROISeEASDQ/viewform?usp=dialog
-
Nome: Stealthing: a remoção do preservativo sem consentimento em Portugal
Data limite: 30-05-2026
Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Temática: Características sexuais, Sexualidade Humana, Consentimento
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas, Todas as pessoas que sofreram stealthingInformação e contacto:
Para participar do presente estudo, deve estar de acordo com os seguintes itens:- A idade mínima para participar neste estudo é de 18 anos;
- Ter nascido em um país de língua materna portuguesa;
- Viver atualmente em Portugal;
- Ter sido vítima de stealthing em algum momento da sua vida.
Entendemos como stealthing a remoção do preservativo durante a relação sexual sem consentimento de uma das partes.
Link de acesso: https://shorturl.at/h6waR
-
Nome: O Serviço Social na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas de Género Diverso: Perceções, Saberes e Competências
Data limite: 31-10-2026
Instituição: Instituto de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
O meu nome é Inês Carvalho sou doutoranda de Serviço Social no Instituto de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa, e estou a desenvolver uma investigação com a referência UI/BD/154671/2023, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), intitulada “O Serviço Social na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas de Género Diverso: Perceções, Saberes e Competências”.A investigação tem como objetivo retratar as perceções, conhecimentos e competências dos/as assistentes sociais na atuação com pessoas trans, assim como conhecer as percepções que as pessoas trans têm face a estes serviços e profissionais.
As entrevistas terão cerca de 1h, são confidenciais e podem ser online ou presenciais, conforme for mais confortável para ti!
O objetivo é ouvir as tuas experiências e opiniões para ajudar a construir práticas sociais mais inclusivas e respeitosas.
Se quiseres participar ou saber mais, contacta-me: ines98c@lis.ulusiada.pt ou 919170221 (WhatsApp).
A tua voz é importante!