Participa em estudos a decorrer ou chamadas para entrevistas.
- Divulgamos aqui vários estudos a decorrer.
- Seleciona aquele(s) em que queres participar.
- Lembra-te que as informações e links dos estudos são da responsabilidade da pessoa autora e/ou instituição.
-
Nome: Conhecimento e Atitudes face às Tecnologias de Reprodução Medicamente Assistida em Portugal
Data limite: 30-09-2025
Instituição: Universidade da Beira Interior
Temática: Orientações relacionais, Parentalidade LGBTQIA+
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Famílias Arco-Íris, Pessoas aliadas
Informação e contacto:
Caras pessoas, chamo-me António Oliveira, sou psicólogo e doutorando em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Beira Interior.
Estou a desenvolver uma investigação que tem como objetivo compreender de que forma a sociedade portuguesa pensa e se posiciona em relação às Tecnologias de Reprodução Assistida – como a gestação de substituição, a inseminação artificial ou a congelação de óvulos.
A participação consiste no preenchimento de um questionário online, anónimo e rápido, que leva apenas alguns minutos. Pretendemos recolher contributos de pessoas de todas as idades e de diferentes regiões do país, de modo a garantir uma perspetiva ampla e representativa.
Agradeço muito a colaboração, que pode ocorrer de duas formas:- Respondendo ao questionário;
- Partilhando o link com pessoas conhecidas, colegas e comunidades.
Cada resposta será de grande importância para a qualidade e robustez deste estudo.
Muito obrigado pela atenção e pelo apoio,
Com os melhores cumprimentos,
António OliveiraLink de acesso: https://forms.office.com/e/q99LtxYxAk
-
Nome: Trabalhando (n)o armário? Identidades LGBTQIAP+ e desafios no contexto de trabalho
Data limite: 30-09-2025
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Este estudo procura compreender como diferentes pessoas da comunidade LGBTQIAP+ vivem e sentem o seu ambiente de trabalho em Portugal.
Para qualquer questão/dúvida, contacte Pedro J. Teixeira:
E-mails: up200200896@up.pt; pedrojpt@gmail.com
Instagram/Tiktok: @trabalhando_no_armario
Facebook: pedrojpt80
Link de acesso: https://inqueritos.up.pt/6/index.php/541135?lang=pt
-
Nome: Além do estigma: diversas narrativas e experiências vividas de prazer sexual e empoderamento
Data limite: 30-12-2025
Instituição: Iscte-CIES
Temática: Orientação sexual, Características sexuais, Identidades e expressões de género, Orientações relacionais
Público-alvo: Pessoas LGBTI, Pessoas migrantes negras, pessoas com deficiência física, pessoas com corpos maiores
Informação e contacto:
Este estudo centra-se na sexualidade, no empoderamento e no bem-estar, entrevistando pessoas que estão dispostas a partilhar as suas histórias de vida, centrando-se nas experiências relacionadas com a sexualidade. O nosso objetivo é explorar a forma como diferentes factores, como o género, as normas sociais e os contextos culturais, se cruzam e moldam as experiências de prazer sexual e de empoderamento.Este estudo está aberto a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que se identifiquem pelo menos com um dos seguintes grupos
– Populações negras imigrantes
– Populações LGBT+
– Pessoas com deficiência física (incluindo falta de coordenação física, dependência física de uma cadeira de rodas e cegueira ou impedimento visual, entre outras diversidades funcionais)
– Pessoas com corpos maioresInformações essenciais:
– A participação é voluntária e envolve uma entrevista confidencial onde pode partilhar a sua história pessoal, partilhando tanto ou tão pouco quanto desejar
– As entrevistas serão conduzidas de forma estritamente confidencial e todos os dados fornecidos serão anónimos
– As entrevistas podem ser efectuadas em português, inglês ou espanholPorquê participar?
A sua contribuição irá apoiar importantes investigações académicas e moldar futuras conversas sobre sexualidade, empoderamento e bem-estar. É uma oportunidade para ajudar a informar programas e políticas de saúde sexual que satisfaçam as necessidades de diversas comunidades.Onde e quando?
– Pessoalmente: as entrevistas podem ser realizadas num ambiente privado, num local à sua escolha ou num local designado.
– Online: As entrevistas também podem ser realizadas através de uma plataforma online segura
– As entrevistas serão realizadas entre janeiro e dezembro de 2025.Para mais informações ou para manifestar interesse em participar, contacte-me diretamente para: bazaa@iscte-iul.pt (Bilyana Zdravkova) ou preencher o Formulário de inscrição https://forms.office.com/e/uigUUuz902
Muito obrigadaLink de acesso: https://forms.office.com/e/uigUUuz902
-
Nome: Burlas Românticas Online no Contexto das Relações de Confiança: da Intimidade à Vulnerabilidade
Data limite: 31-12-2025
Instituição: Universidade de Évora
Temática: Burlas Românticas Online
Público-alvo: Todas as pessoas que já tenham passado por experiências de tentativas ou efetivas burlas românticas online, catfish, sextortion, gosthing, entre outras.
Informação e contacto:
O tema da minha investigação de doutoramento em Sociologia são as burlas românticas online. Esta expressão cobre situações muito distintas, também designadas por vezes como “romance scams”, “catfish”, “sextortion” e “ghosting”.
Neste sentido, a ajuda que vos peço é muito simples. Em concreto, estou a recrutar participantes para a investigação que tenham sido vítimas deste tipo de burla e que estejam disponíveis para me conceder uma entrevista, a qual poderá ser realizada presencialmente ou online.
Em qualquer dos casos, o anonimato será totalmente garantido. Como estudante de sociologia estou fortemente comprometida com o Código Deontológico da Associação Portuguesa de Sociologia.
Os dados recolhidos serão tratados única e exclusivamente no contexto desta investigação, apenas eu terei acesso aos dados originais e em circunstância alguma o nome das pessoas entrevistadas será divulgado ou associado aos dados obtidos.
O que vos solicito é que se eventualmente conhecerem alguém que tenha passado por esta experiência, que por favor lhe falem sobre a minha investigação e lhe perguntem se não se importaria de dar a entrevista.
Peço que expliquem que esta será anónima nos termos já referidos e que ao participarem estão a contribuir de forma muito importante para aumentar o volume de conhecimento científico sobre este tema e assim ajudar a que outras pessoas não passem pelas mesmas experiências dolorosas.
Assim sendo, se as pessoas concordarem, por favor peçam-lhes autorização para partilhar comigo o número de telefone, sendo que eu própria me encarregarei de daí em diante fazer os contactos necessários para agendar a entrevista.
Podem-me contactar através do seguinte email: d56950@alunos.uevora.pt.
Dizer-vos somente que a participação nesta investigação poderá vir ajudar a que outras pessoas não passem por estas experiências dolorosas, para além de vir a aumentar o volume de conhecimento científico sobre esta temática. -
Nome: Vitimização, fatores de proteção e saúde mental de pessoas LGBTQ+ em Itália, Portugal e Espanha
Data limite: 22-04-2026
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Departamento de Psicologia dell’Università della Campania “Luigi Vanvitelli“
Temática: Orientação sexual, Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas LGBTI
Informação e contacto:
Este estudo faz parte de um projeto de investigação em Psicologia que decorre em Portugal, Itália e Espanha.
O objetivo é aumentar o conhecimento sobre as experiências vividas durante a infância e a adolescência e o seu impacto na saúde das pessoas LGBTQ+.
Especificamente, trata-se de uma comparação transcultural entre Itália, Portugal e Espanha, e a investigação permitirá compreender como o contexto nacional pode influenciar a vida das pessoas LGBTQ+.
Os resultados poderão ser utilizados para informar o desenvolvimento de intervenções que visem melhorar a saúde mental de pessoas LGBTQ+.
Podem participar pessoas:
- 1) portuguesas a viver em Portugal
- 2) que se identifiquem como LGBTQ+
- 3) que têm entre 18 e 45 anos de idade.
É possível participar através do preenchimento de um questionário totalmente anónimo.
Para qualquer dúvida ou comentário decorrente do estudo ou da sua participação poderá entrar em contacto com o grupo de investigação através dos emails: nicola.picone@unicampania.it; pacosta@fpce.up.pt.
Agradecemos desde já a sua participação!
Link de acesso: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_3Dx43MhR47RRoMK
-
Nome: O Serviço Social na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas de Género Diverso: Perceções, Saberes e Competências
Data limite: 31-10-2026
Instituição: Instituto de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa
Temática: Identidades e expressões de género
Público-alvo: Pessoas e identidades Trans
Informação e contacto:
O meu nome é Inês Carvalho sou doutoranda de Serviço Social no Instituto de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa, e estou a desenvolver uma investigação com a referência UI/BD/154671/2023, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), intitulada “O Serviço Social na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas de Género Diverso: Perceções, Saberes e Competências”.A investigação tem como objetivo retratar as perceções, conhecimentos e competências dos/as assistentes sociais na atuação com pessoas trans, assim como conhecer as percepções que as pessoas trans têm face a estes serviços e profissionais.
As entrevistas terão cerca de 1h, são confidenciais e podem ser online ou presenciais, conforme for mais confortável para ti!
O objetivo é ouvir as tuas experiências e opiniões para ajudar a construir práticas sociais mais inclusivas e respeitosas.
Se quiseres participar ou saber mais, contacta-me: ines98c@lis.ulusiada.pt ou 919170221 (WhatsApp).
A tua voz é importante!