Notícia

No dia 30 de janeiro, votamos para as Eleições Legislativas de 2022 com toda a segurança

A situação pandémica em Portugal nos últimos dois anos condicionou inquestionavelmente a ocupação do espaço público de todas as pessoas, com particular impacto das populações sub-representadas, como é o caso das pessoas LGBTI+. Assim, é fundamental que, dia 30 de janeiro, faças valer o teu direito de voto, escolhendo de modo livre e consciente (mas sobretudo informado).

Votar é uma forma de assegurar que as pessoas LGBTI+ são visíveis e devem ser reconhecidas e que os seus direitos, uma vez confirmados, são devidamente incluídos na ordem jurídica, garantindo a existência e funcionalidade de mecanismos para o seu cumprimento.

Se o receio sobrevier, lembra-te: o teu voto, este ano, é duplamente seguro!

➡️ Embora a preocupação de infeção seja legítima, compreensível e justificada, se forem tomadas todas as medidas de higiene e segurança recomendadas, o momento de voto representa um risco baixíssimo de transmissão. Assim, quando fores votar, leva máscara cirúrgica ou FFP2 (se não tiveres, pede à entrada do teu local de voto), mantém a distância de segurança e vota antes das 18h. Caso estejas em isolamento por um contacto de risco, a recomendação é que vás votar no período das 18h às 19h e, se possível, que evites usar transportes públicos.

➡️ Ao votares de forma informada e protegida, estarás a fazer valer os direitos que tens hoje em dia, mas também a posicionar-te sobre o presente que nos falta. Com o teu voto também é possível tirar força de partidos, pessoas, discursos e ideologias que ameaçam a tua existência, a tua dignidade e a tua felicidade, dando poder a quem te empodera.

No passado dia 16 de janeiro, organizámos um debate com todos os partidos com assento parlamentar no seguimento das eleições legislativas de 2019 (à exceção daquele cujo discurso e programa são anti-Direitos Humanos), onde indagámos as pessoas representantes sobre as visões e políticas que pudessem ter acerca das questões LGBTI+. Podes assistir à gravação aqui.