Terminou hoje a 5ª Conferência da EPATH (European Professional Association for Transgender Health) 2023, que teve lugar em Killarney, Irlanda. Foram 3 dias a criar pontes e rede entre e com outras pessoas trans e profissionais de saúde.
Em nome da Associação ILGA Portugal, Daniela Filipe Bento (parte da Direcção e coordenadora do Grupo de Reflexão e Intervenção Trans (GRIT)), participou numa mesa redonda onde se trocaram ideias com outras associações, colectivas e profissionais sobre o impacto dos diagnósticos de saúde mental no desenvolvimento das identidades trans, desde uma perspectiva comunitária. Uma proposta que trouxe contexto a muitos números apresentados durante as várias intervenções que tiveram lugar durante a conferência. Uma proposta que também visava discutir o impacto que a patologização de identidades tem no dia a dia das pessoas trans, não binárias e em questionamento identitário.
Continuaremos o esforço de aproximar a academia e as pesquisas à comunidade, quebrando a distância que por vezes existe, dando-lhes uma aplicabilidade prática benéfica para as pessoas que são diariamente vítimas da transfobia estrutural e sistémica. Porque é de vidas reais, de emoções reais e de experiências reais que estamos a falar.