O Grupo de Reflexão e Intervenção Trans (GRIT) organiza a I.ª Jornada Trans, um evento político e comunitário que visa construir pensamento e linhas de ação através do debate e diálogo entre as pessoas trans, não-binárias e em questionamento identitário.
O evento acontecerá no dia 30 de setembro, sendo esta primeira sessão dedicada às “Perspectivas na Lei e na Saúde para a comunidade Trans, Não-Binária e em Questionamento Identitário”. A conversa durará das 9h30 até às 16h30 no Centro LGBTI+ em Lisboa.
A abertura deste espaço tem como objetivo criar um momento de discussão, debate e aprendizagem coletiva e comum sobre as temáticas que queremos ver discutidas tanto ao nível da legislação como ao nível da saúde, bem como para perceber em conjunto quais os próximos passos que gostaríamos de dar enquanto comunidade(s) para ver estas visões realizadas.
Esta é uma atividade aberta apenas a todas as pessoas trans, não-binárias e/ou em questionamento identitário.
Após o dia de discussão será criado um registo do que foi falado, constituindo um documento a ser enviado às diversas associações e coletivas que trabalham na área dos direitos trans (legais, sociais e saúde), dando a conhecer algumas das nossas atuais reivindicações e as nossas linhas de pensamento político.
A jornada será composta por:
*O horário das jornadas foi alterado para permitir que as pessoas participantes possam também participar na Marcha da Habitação que decorre no mesmo dia.
9h30
Sessão de boas-vindas e roda de apresentação
10h às 12h
Conversa dedicada às questões legislativas
12h – 12h30
Pausa para almoço comunitário
(Se quiseres participar do almoço comunitário, podes trazer o teu próprio almoço ou algo para partilhar também. O Centro LGBTI+ tem microondas e talheres que estão à tua disposição.)
12h30-14h30
Conversa dedicada às questões da saúde
14h45
Saída do bloco para participação na Marcha da Habitação, para todas as pessoas que queiram participar. Temos bandeiras que podes utilizar durante a marcha.
A atividade é limitada a 25 pax, por ordem de inscrição, que é obrigatória. Após a inscrição, receberás um email a confirmar a tua presença. Caso o número de pessoas inscritas seja superior à lotação da sala, estas poderão ficar em lista de espera caso haja desistências, mas irão sempre receber o documento agregador das reflexões, ficando também numa lista de comunicação do evento.
O evento não terá registo de vídeo, mas haverá registo fotográfico ocasional. Todo o conteúdo produzido será anonimizado, para garantir que a discussão seja saudável e livre, ou seja, o registo das atas não terá a identidade da pessoa que contribui com cada um dos pontos.
Se tens sugestões ou ideias e não podes aparecer, podes deixar os teus comentários e perguntas via grit@ilga-portugal.pt