Comunicado 13 de maio
No seguimento de uma sanção administrativa, em que a interpretação das forças de autoridade não foi a mesma que a nossa do ponto de vista jurídico, e após a realização de outra inspeção da Polícia Municipal na noite de 12 de maio (sexta-feira), a decisão do processo fiscal administrativo devido a uma queixa de ruído implicará encerrar o Centro Comunitário LGBTI+ ao público das 20h às 24h nos dias 13, 19 e 20 de maio de 2023, e não das 16h às 20h como tínhamos previsto.
Hoje, assim, está também cancelada a transmissão da Eurovisão a partir das 20h. Excecionalmente, o Centro LGBTI+ estará encerrado este sábado dia 13 de maio.
É com grande pesar e indignação que partilhamos esta decisão, não só por já ser tão difícil ver encerrado um dos poucos espaços comunitários e seguros para as pessoas LGBTI em Lisboa, como, à entrada das comemorações de orgulho, estarmos a ver diminuído o nosso espaço de celebração. A ILGA Portugal contestará esta ação da Polícia Municipal de Lisboa. Além de ser da nossa responsabilidade proteger as pessoas que frequentam o espaço de situações potenciadoras de stress, como pode ser o caso de intervenções policiais, não podemos também correr o risco, este fim de semana, de ver o espaço multado ou encerrado por mais tempo.
13 de maio de 2023
Comunicado 11 de maio
Para não incumprirmos com uma decisão de um processo fiscal administrativo devido a uma queixa de ruído, nos próximos dias 12, 13, 19 e 20 de maio de 2023 o Centro Comunitário LGBTI+ estará encerrado ao público das 16h às 20h.
Fica cancelado o Karaoke Especial Eurovisão previsto para sábado, dia 13, sendo que faremos a transmissão da Eurovisão a partir das 20h. No dia 20 de maio celebraremos as nossas identidades, amores, família e redes de apoio com o evento Arco-Íris no Jardim, com programação ainda a divulgar.
Esperamos ver-te pelo Centro nestes próximos dias, mesmo que num horário reduzido!
11 de maio de 2023.