
No âmbito do Dia da Visibilidade Lésbica (26 de abril), dinamizamos várias atividades para celebrar, reconhecer e dar visibilidade às identidades lésbicas. Consulta a nossa programação específica aqui.
Maluda nasceu em Goa, passou a adolescência em Moçambique, onde deu início à sua carreira como pintora autodidata e, posteriormente, passou a viver entre Lisboa e Paris, cidades onde expôs os seus trabalhos com regularidade.
Tida como uma das mais importantes pintoras portuguesas, viveu um amor escondido com uma jovem atriz, a Ana, 10 anos mais nova.
O telefilme Maluda centra-se na sua vida, e na relação com Ana.
Excerto da sinopse:
“Porém, o 25 de Abril não lhe trouxe liberdade, condenando o amor à manutenção das aparências. A rutura amorosa, profundamente dolorosa, levou-a ao Brasil (…).
Maluda desenvolve-se em torno de uma entrevista concedida a uma jornalista (Ana Zanatti), onde a pintora discorre sobre a sua vida e obra, levando-nos a conhecer várias situações passadas, ilustrando assim melhor a sua personalidade.”
📅 Quinta-feira, 21 de abril
⏰ 21h30
📍 Centro LGBTI+ (Rua dos Fanqueiros, 40, Lisboa)
Entrada gratuita, limitada à capacidade do espaço. Obrigatório o uso de máscara.
Com o apoio da RTP – Rádio e Televisão de Portugal e da Thrust Media Productions
Maluda é um telefilme inspirado na biografia da pintora Maluda. Um trabalho protagonizado por Margarida Moreira, com realização de Jorge Paixão da Costa e a produção de Anica Chaves. Estreou na RTP2 no dia 15 de novembro de 2021, no dia em que Maluda faria 87 anos.
Trailer