Evento

Vigília do Dia da Memória Trans 2024

Vigília do Dia da Memória Trans 2024

A Transmutar – rede de ativistas Trans, Não-Bináries e Intersexo, convida-te participar na Vigília do Dia da Memória Trans, dia 20 de novembro, a partir das 18h00, na Praça José Fontana em Lisboa.

Transcrevemos de seguida o texto de divulgação, e apelamos à participação de todas as pessoas.

VIGÍLIA PELO DIA INTERNACIONAL DA MEMÓRIA TRANS (LISBOA)

Esta quarta, dia 20 de novembro, juntamo-nos às Vigílias pela Palestina e centramo-nos no luto trans e nas suas vozes, marcando o Dia Internacional da Memória Trans. Estaremos a partir das 18h na Praça José Fontana, com microfone aberto (centrado em pessoas trans), comida, expressão musical e artística, e num momento de acolhimento e cuidado comunitário.

A 20 de novembro de cada ano celebra-se o Dia Internacional da Memória Trans, criado para memorializar as vítimas de transfobia, num mundo onde a violência cresce cada vez mais e todos os dias contra a comunidade trans.

Criado em 1999, o “Transgender Day of Remembrance” ou TDoR assinalava Rita Hester, assassinada no ano anterior, e lembrava os nomes de pessoas trans tantas vezes esquecidos, ignorados e profanados, em toda a autodeterminação e poder. Uma vigília que todos os anos se repete. Um momento de luto transcentrado, de memória e comunidade.

Este ano, o “Trans Murder Monitoring Project” registou um dos números mais elevados de mortes desde o seu início em 2008. Foram reportadas as mortes de 350 pessoas trans e de género diverso desde 2023. A maioria das vítimas eram mulheres trans racializadas e trabalhadories de sexo, e 70% dos assassinatos foram na América Latina e Caribe. A transfobia opera e é coamplificada pelos eixos do racismo, transmisoginia, xenofobia e putofobia.

Juntamos as duas vigílias para amplificar as lutas, fomentar solidariedades, e mostrar que uma Palestina livre é livre para todes, e que só seremos todes livres quando houver uma Palestina livre. Rejeitamos toda e qualquer instrumentalização das nossas experiências para justificar o injustificável: um genocídio.

Junta-te enquanto pessoa trans ou companheire de luta e permite-te fazer este luto, e honrar memória em comunidade e cuidado.

Convidamos os diferentes coletivos e associações lgbtqia+ a juntarem-se a nós, quer na divulgação quer com a sua presença.
@transmutarredeativista

Mais informações

Quando: quarta, 20 de novembro
Hora: 18h00
Onde: Praça José Fontana (Lisboa)
Organização: Coletivo Transmutar

Ruído esperado: baixo passando a elevado
Interação esperada: baixa
Ocupação esperada: média a alta