COMUNICADO DE IMPRENSA
Feira do Livro Queer no Centro LGBTI+: Uma Celebração da Literatura e Cultura LGBTI+
Lisboa, 2 de dezembro – Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024, o Centro LGBTI+ da Associação ILGA Portugal vai voltar a receber a Feira do Livro Queer, um evento único dedicado à divulgação da literatura e cultura LGBTI+ em Portugal. A iniciativa tem como objetivo celebrar e amplificar a produção literária queer, além de proporcionar um espaço de encontro, troca de ideias e reflexão sobre questões de identidade, sexualidade e género.
Ao longo destes três dias de evento, o público poderá explorar uma vasta seleção de livros de pessoas autoras LGBTI+ ou que abordam identidades LGBTI+ e padrões de género, que vão desde a ficção à não-ficção, passando por poesia, biografias, ensaios e literatura infantil e juvenil. A feira contará com a presença de editoras independentes, livrarias e pessoas escritoras emergentes, além de atividades paralelas, como conversas, apresentação de livros e sessões de autógrafos. Teremos três dias repletos de literatura Queer, Orgulho, Comunidade e Luta.
A Feira do Livro Queer visa não apenas fomentar a leitura e o acesso à literatura queer, mas também criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género, e características sexuais. O evento é uma oportunidade para promover a troca cultural e o fortalecimento da visibilidade da comunidade LGBTI+ no país, convidando todas as pessoas a juntarem-se nesta celebração e escolherem a prenda ideal para este período festivo que se aproxima.
Destaques do evento
- Sessões de autógrafos e encontros com pessoas autoras – Oportunidade para conhecer e interagir com escritoras queer. Como por exemplo Aurora Pinho e Paulo Pascoal, Bruno Leão, Maria Caetano Vilalobos e Ana Zanatti.
- Lançamentos de livros – Livros e novidades do universo queer.
- Conversas e workshop – Conversas sobre temas relevantes para a comunidade LGBTI+, suas famílias e pessoas aliadas, como representação na literatura, ativismo e direitos humanos. Destacando o workshop de zines queer feministas com Raquel Smith Cave em parceria com o arquivo Lestória do Clube Safo
- Espaço de leitura – Ambiente acolhedor para quem deseja explorar as obras expostas. Uma sessão especial do nosso grupo de leitura ILGA-te à leitura, que irá focar-se nas nossas leituras queer de eleição.
Programação completa
Quinta, 5 de dezembro
- 19h00 às 20h30
- ILGA-te à Leitura – Grupo de Leitura da ILGA Portugal
- Mais informação aqui
- 21h00 às 22h30
- Aurora Pinho e Paulo Pascoal apresentam os seus livros Blue Kida e XPR4xTX
- Mais informação aqui.
Sexta, 6 de dezembro
- 19h00 às 20h30
- Bruno Leão apresenta o seu livro Por Fim em Silêncio
- Mais informação aqui.
- 21h00 às 23h00
- Noite de Poesia Queer, com a convidada Maria Caetano Vilalobos e microfone aberto
- Mais informação aqui.
Sábado, 7 de dezembro
- 14h00 às 16h00
- Workshop de Zines, com Raquel Smith Cave
- Mais informação aqui.
- 18h00 às 19h00
- Ana Zanatti apresenta o seu livro As Trapezistas
- Mais informação aqui.
- 21h00 às 22h00
- Rita Cunha e Paulo Jorge Vieira conversam sobre conteúdos literários online
- Mais informação aqui.
Editoras e Livrarias presentes
- Abysmo
- Associação rede ex aequo
- Cordel D’ Prata
- Festival de Cinema Queer
- Letra Livre
- Livraria das Insurgentes
- Livraria Greta
- Oficina do Livro
- Orfeu Negro
- Particular
- Penguin
- Planeta Tangerina
- Sistema Solar
- Urutau
Mais informações sobre a feira aqui.
Onde
- Centro LGBTI+
- Rua dos Fanqueiros, 40
- Lisboa, Portugal
Quando
- De 5 a 7 de dezembro de 2024
Horário
- 13h às 22h
Sobre o Centro LGBTI+ e a Associação ILGA Portugal:
- Fundada em 1995, a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo – é a mais antiga associação que luta pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBTI+ e das suas famílias em Portugal.
- Inaugurado em 1997, o Centro Comunitário LGBTI+ é um espaço comunitário, político e cultural para as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, para as suas famílias, e para a sociedade em geral. Conta com uma vasta programação cultural, social, lúdica e política, contribuindo para a integração social, visibilidade e reforço da cidadania das pessoas LGBTI+ e das suas famílias.