A Associação ILGA Portugal está a participar no 8º exercício de monitorização de discurso de ódio online, que decorre até 15 de dezembro de 2025.
O objetivo desta monitorização é fazer denúncias de discurso de ódio online, recolhendo mais dados de monitorização para a implementação do Código de conduta para combater discursos de ódio ilegais online + promovido pela Comissão Europeia, e assim assegurar mais ações concretas no combate ao discurso de ódio online.
Durante seis semanas, vamos ativamente procurar e denunciar casos de discurso de ódio nas redes sociais onde estamos presentes, reportando-os à Comissão Europeia e às respetivas plataformas, e monitorizar as suas ações de combate ao discurso de ódio, nomeadamente Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, X.
Precisamos do teu apoio
Se encontrares alguma publicação, comentário ou conteúdo numa destas plataformas ajuda-nos a denunciar!
É simples e rápido:
- Identifica o conteúdo que te preocupa (comentário, imagem, vídeo, etc);
- Faz um printscreen / captura de ecrã e copia o link desse conteúdo;
- Preenche o nosso formulário com essa informação e submete o printscreen.
Cuida de ti
A tua participação torna-se parte de uma ação coletiva para tornar o ambiente online mais seguro e mais justo para todas as pessoas.
Reconhecemos que este processo pode ser emocionalmente difícil. Ao procurar e expores-te a conteúdos de discurso de ódio, é expectável sentires desconforto, tristeza ou frustração.
Reforçamos que o cuidado pessoal também faz parte deste trabalho: pondera se estás capaz de nos ajudar, faz pausas, afasta-te do ecrã sempre que precisares e não sintas nenhuma pressão ou obrigação em participar. Se no decorrer deste exercício necessitares de apoio contacta-nos.
