Notícia

Dia Nacional da Saúde Mental

Hoje celebramos o Dia Nacional da Saúde Mental, relembrando que é urgente normalizar tudo o que lhe diz respeito, desde a prevenção, passando pelo diagnóstico de doença mental até aos cuidados. 

Combater o estigma que rodeia a doença mental e fazer um caminho de priorização da saúde mental, tanto enquanto sociedade como nas nossas vidas, é cada vez mais urgente num contexto sócio-político-económico que nos sobrecarrega.

O nosso Serviço de Apoio Psicológico, que se dedica ao acompanhamento de pessoas LGBTI+ e das suas famílias, preparou este conteúdo sobre a vergonha na vida das pessoas LGBTI+ e como é que as pessoas profissionais de saúde as podem apoiar nestas questões. Sabemos que a discriminação e a violência contra pessoas LGBTI+ têm efeitos negativos e de longo prazo nas suas vidas, e o sentimento de vergonha consequente é um dos efeitos mais perversos porque altera a forma como a pessoa se vê a si própria. Dirigido a profissionais de saúde, este vídeo é útil para todas as pessoas. As nossas identidades e formas de amar e de nos relacionarmos não são motivo de vergonha.

Neste dia, relembramos ainda que uma melhor saúde mental não depende só de nós. Exigimos às entidades competentes mais e melhor acesso a cuidados de saúde LGBTI-específicos, com pessoas capazes de acolher e de apoiar de forma isenta e sem preconceito.