Diversidade e inclusão em oncologia: ILGA Portugal associa-se a uma campanha pioneira em Portugal

“Porque na luta contra o cancro, a inclusão salva vidas.”
A ILGA Portugal associa-se à campanha “Diversidade e Inclusão em Oncologia”, lançada pela AICSO – Associação de Investigação Clínica e de Suporte em Oncologia. Esta iniciativa inédita procura promover a equidade no acesso aos cuidados oncológicos para a comunidade LGBTQIA+, respondendo a necessidades muitas vezes ignoradas pelo sistema de saúde.
A experiência mostra que pessoas LGBTQIA+ enfrentam barreiras no acesso, na comunicação com profissionais de saúde e no acompanhamento prévio, durante e após os tratamentos. A campanha pretende sensibilizar profissionais, instituições e sociedade civil para que a diversidade seja integrada como parte fundamental de cuidados de saúde de qualidade.
Todas as pessoas devem ter acesso a todas as áreas clínicas. Numa área como a oncologia, em que os diagnósticos atempados são fundamentais para a vida de pacientes, esse acesso é ainda mais vital. Como tal, é com grande entusiasmo que saudamos e nos associamos a esta campanha pioneira, cujo objetivo é dar visibilidade a realidades muitas vezes silenciadas e promover práticas clínicas mais inclusivas, baseadas na empatia, no respeito e na evidência.
Enquanto a maior e mais antiga associação de defesa dos direitos LGBTQIA+ do país, a ILGA Portugal reforça que a inclusão na saúde deve ser transversal a todas as áreas, da medicina geral às especialidades, como a oncologia. Defendemos que a saúde inclusiva só é possível quando reconhece e valoriza todas as experiências e realidades, garantindo segurança, dignidade e igualdade de tratamento. Ninguém pode ficar de fora.
O apoio a esta campanha integra-se na missão da ILGA Portugal de promover uma sociedade mais justa e igualitária, em que o acesso à saúde seja verdadeiramente universal. Acreditamos que uma oncologia inclusiva é um passo essencial para uma saúde que seja, de facto, para todas as pessoas.