Notícia

Em agosto, recarregamos o arco-íris.

Em agosto, recarregamos o arco-íris.

Como tem acontecido em anos anteriores, em agosto faremos uma breve pausa na Associação, de forma a podermos recarregar as energias e trabalharmos internamente para um regresso mais focado em setembro.

A direção, a reduzida equipa de trabalho e as pessoas voluntárias da Associação ILGA Portugal têm trabalhado de forma incansável e em várias frentes na promoção dos Direitos Humanos das pessoas LGBTI+ e das suas famílias ao longo deste último ano, assistindo ao surgimento de novos desafios e inquietações. São muitos os pedidos que nos chegam, poucos os recursos, mas continuamos com todo o orgulho no trabalho árduo que desenvolvemos em conjunto e em comunidade. 

Este período será de descanso, reflexão, cuidado e de reforço de energias, para que em setembro os nossos serviços e Centro Comunitário abram as portas com espírito renovado. 

Agradecemos a tua compreensão e apoio contínuo. Em conjunto, integramos tantas comunidades, tantas vezes divergentes, mas mais vezes ainda unidas – e é graças a este espírito solidário que conseguimos alcançar tantos objetivos significativos.

O nosso Serviço de Apoio à Vítima LGBTI+ continua em funcionamento. Além deste apoio específico, partilhamos contigo vários contactos alternativos, incluindo os de outras associações LGBTI+:

  • Numa situação de urgência psicológica, por favor não hesites ou desmoralizes: liga gratuitamente e 24 horas por dia para o 112 (a chamada será encaminhada para o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM) ou,
  • contacta o serviço de apoio psicológico da Linha SNS 24 pelo 808 24 24 24 (opção 4).

Também poderás contactar outras associações ou organizações com respostas LGBTI+, como é o caso da Casa Qui, Opus Diversidades, IPA (Torres Vedras), Plano I (Porto), ou o Projeto Bússola (Guimarães), (A)MAR – Açores Pela Diversidade, todas elas associações com apoio psicológico.

Poderás também voltar a contactar-nos em setembro, caso não seja uma situação urgente, para perceber se, nessa altura, já conseguiremos dar seguimento ao teu pedido.

Numa situação de violência, além do nosso Serviço de Apoio à Vítima (que será o único serviço da ILGA Portugal em funcionamento), poderás contactar a Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica, gratuita e em funcionamento 24 horas por dia:  800 202 148.

Linhas públicas: https://eportugal.gov.pt/pt/linhas-uteis


Desejamos-te um bom mês de agosto e esperamos rever-te em setembro!

Somos famILGA 🏳️‍🌈🏳️‍⚧️