grupo de teatro

A história do teatro da ILGA

O grupo de teatro da ILGA Portugal surgiu em abril de 2013 e apresentou a sua primeira peça, (IN)cenação, em julho do mesmo ano. Seguiram-se, entre outras, produções de destaque como Macbeth e ANJOS.

Com um longo percurso e já tendo atuado em diferentes contextos (desde o Centro Comunitário a teatros, escolas e outros espaços culturais e comunitários), o grupo tem-se transformado e dado oportunidade a dezenas de projetos artísticos e pessoas para criarem, produzirem, encenarem e trabalharem em prol do respeito pelos direitos humanos através desta forma de expressão artística e cultural, potenciando a criação de ligações sociais positivas e empoderadoras.

Atualmente, o grupo de teatro da ILGA dedica-se à luta pelos direitos humanos, em particular os direitos LGBTQIAP+, utilizando como ferramenta de artivismo o Teatro Playback.

Quem somos?

Somos Acto.Visto. Acreditamos que o teatro playback pode mudar o mundo. Acreditamos que uma história pode e muda as vidas das pessoas que assistem e também das pessoas que atuam e portanto, pelo playback, emprestamos os nossos corpos às palavras das pessoas. 

O que é Teatro Playback?

É uma forma de teatro de improviso que consiste na representação feita no momento de histórias de vida, sentimentos e experiências, narradas na primeira pessoa por quem assiste. 

Para este propósito, tendo a escuta ativa como base, são usadas diversas técnicas corporais, vocais, musicais e cênicas, procurando devolver uma representação fiel à natureza da história, sensível, consistente e enriquecedora, tanto para quem partilha como para quem assiste, escuta e também para quem performa, sendo verdadeiramente uma construção coletiva com grande potencial transformador.

A nossa história

Nascemos no âmbito do projeto Dar Palco à Diferença – incubadora de companhias de Teatro Playback, implementado pelo Ispa – Instituto Universitário, na temporada 2022/2023, um projeto cujo objetivo era apoiar e defender os direitos humanos através do Playback. Com o apoio técnico e tutorial de profissionais da área do teatro e de toda a equipa DPD, pessoas às quais mantemos expressa a nossa admiração e agradecimentos, consolidamos o Teatro Playback como ferramenta de trabalho para os Direitos Humanos, ficando o grupo autonomizado em 2023/2024. 

Continuamos o nosso trabalho alinhades com a missão da ILGA e o desafio lançado pelo Dar Palco à Diferença.

Para colaborações e performances, contactar: teatro@ilga-portugal.pt.