Jornadas Formação LGBTI+ 2024
De fevereiro a novembro de 2024, voltamos a promover as Jornadas de Formação LGBTI+. Esta ação de formação contínua é dirigida a pessoas profissionais de saúde, inscritas nas ordens de Psicologia, Medicina, Farmácia ou Enfermagem, ou estudantes nestas áreas.
São 10 sessões de formação específica em intervenção com pessoas LGBTI+ que contribuem para maior conhecimento sobre boas práticas e aquisição de competências mais globais na área da saúde.
Esta formação reforça a importância de criação de espaços mais seguros, diversos e inclusivos, numa área tão vital como a saúde.
Programa
- 16 março – Uso do modelo de stress de minorias, da teoria da descompensação e dos modelos de coming out em intervenção
- 13 de abril – manhã – Violência Sexual contra homens que fazem sexo com homens
- 13 de abril – tarde – Relações não-monogâmicas
- 11 de maio – Situações de risco / Suicídio
- 14 setembro – manhã – Linguagem Inclusiva
- 14 setembro – tarde – Processo de afirmação de género
- 12 de outubro – manhã – Chemsex
- 12 de outubro – tarde – Consumos e estratégias de redução de riscos e minimização de danos
- 9 de novembro – Proteção e Contracepção – IST’s’, PREP e PEP
Programa em detalhe
-
Módulo: Uso do modelo de stress de minorias, da teoria da descompensação e dos modelos de coming out em intervenção
Dia: 16 março
Hora: 10h às 17h
Com: Dr. João CarlosSinopse do módulo
- Conceitos de género, sexo e orientação.
- Uso do modelo de stress de minorias, do modelo de descompensação, e dos modelos de coming out, na intervenção.
- Aplicação na integração das identidades e dos percursos de vida, nos processos de questionamento, na identificação de estigma autodirigido, na operacionalização de recursos adaptativos, e na identificação de preconceitos como profissionais.
- O que é mais importante para esta pessoa que tenho em consulta?
- De que forma a identidade e orientação desta pessoa têm influência no seu percurso de vida?
- O que deve orientar a minha prática?
Nota biográfica
João Carlos é Mestre em psicologia clínica e docente universitário no ISPA-IU.
Desenvolve investigação em práticas LGBTI+ afirmativas, e tem prática clínica no Serviço de Apoio Psicológico da ILGA Portugal, e em grupos de apoio e partilha entre pessoas com diversidade relacional, sexual e de género. -
Módulo: Violência Sexual contra homens que fazem sexo com homens
Dia: 13 de abril
Hora: 10h às 13h
Com: Dr. Ângelo Fernandes (Associação Quebrar o Silêncio)Sinopse do módulo
Para um homem é difícil partilhar a sua história de abuso e procurar apoio por recear não ser bem recebido, nomeadamente quando o abuso aconteceu entre homens que têm sexo com homens (HSH).Neste módulo será abordada quais os contextos onde acontece violência sexual contra HSH (ex: intimidade e namoro, chemsex, dating, etc), a dificuldade de as vítimas/sobreviventes identificarem casos de abuso (ex: a normalização do abuso nas relações entre HSH), quais os principais obstáculos à procura de apoio (ex: sobreviventes HSH receiam ser recebidos com descrença e com juízos de valor por parte de profissionais), e quais as crenças que contribuem para o silenciamento dos homens vitimados, entre outras questões.
Nota biográfica
Ângelo Fernandes é o fundador da Quebrar o Silêncio — a primeira associação portuguesa de apoio especializado para homens e rapazes vítimas e sobreviventes de violência sexual.Além do apoio prestado aos homens sobreviventes na Quebrar o Silêncio, trabalha no sentido de informar e sensibilizar o público em geral sobre violência sexual, especificamente contra homens e rapazes, contribuindo para a erradicação de mitos e crenças sobre abuso sexual e desconstrução de estereótipos de género.
Realiza ações de formação sobre violência sexual para profissionais de diversas áreas e estudantes universitários, e dinamiza workshops para pais, mães e pessoas cuidadoras para promover a prevenção da violência sexual contra crianças.Escreve sobre violência sexual para o Sapo24 e outros meios.
-
Módulo: Relações não-monogâmicas
Dia: 13 de abril
Hora: 14h às 17h
Com: Dra. Marcela Aroeira (Amores Plurais)Sinopse do módulo
Parte 1 – Monogamia, casamento e amor romântico
Parte 2 – Um pouco de história da sexualidade
Parte 3 – Outras formas de relacionar-se afetivamente e/ou sexualmenteNota biográfica
Dra. Marcela Aroeira (OPP 21094) é Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta desde 2011 (PUC Minas e Instituto de Psicologia Humanista).
Em 2018, após ter feito o meu mestrado com o tema: “Empoderamento feminino em relações não monogâmicas consensuais”, criei o projeto Amores Plurais a fim de produzir conteúdos sobre relações afetivas, sexualidade e género.
Em psicoterapia, me alinho com o aporte teórico da abordagem centrada na pessoa (vertente da psicologia humanista), com contribuição de teorias afins como a psicologia experiencial e focalização.
Integrar minha experiência em relações não monogâmicas com a atuação no campo da psicoterapia (a que tenho me dedicado no momento) tem sido meu maior empenho. Minha busca tem sido cada vez mais, olhar para o indivíduo inserido no seu contexto social, trazendo para a clínica uma visão política das relações e dos afetos. -
Módulo: Situações de risco / Suicídio
Dia: 11 de maio
Hora: 10h às 17h
Com: Dr. Pedro FrazãoSinopse do módulo
- História do Suicídio;
- Principais Teorias sobre o Suicídio;
- Epidemiologia do Suicídio;
- Conceitos Fundamentais em Suicidologia;
- Comportamentos Autolesivos em Pessoas LGBT;
- Factores de Risco e Factores Protectores;
- Avaliação do Risco de Suicído;
- Metodologias de Intervenção na Crise Suicidária;
- Prevenção e Pósvenção em Suicidologia.
Nota biográfica
Pedro Frazão é psicólogo clínico e terapeuta familiar. Licenciou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (1999) e fez o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2004) na mesma instituição. Efectuou também o Curso de Intervenção Sistémica, ministrado pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (2004-2008).Exerce psicologia clínica desde 1999 e, para além desta actividade, exerceu funções de docência universitária em disciplinas como Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e Terapia Familiar (1999-2004) e manteve relações de colaboração com várias sociedades científicas, nomeadamente com a Sociedade Portuguesa de Suicidologia e com o Núcleo de Estudos de Suicídio.
Colabora há alguns anos com várias associações LGBTQIA+, tendo coordenado e exercido funções de supervisão clínica no Serviço de Apoio Psicológico da ILGA Portugal (2012/2013), funções estas que retomou em 2021 e que mantém até ao presente momento. Exerce a sua prática clínica na Associação Casa Estrela-do-Mar e no Centro Catarina Lucas.
-
Módulo: Linguagem inclusiva
Dia: 14 de setembro
Hora: 10h às 13h
Com: Daniela Filipe BentoSinopse do módulo
- Necessidade e promoção de discursos mais inclusivos atendendo à especificidade de cada pessoa – a identidade como motor para a construção de um discurso verdadeiramente inclusivo;
- Linguagem inclusiva, neutra e não-binária como possibilidade de encerrar um discurso de pessoas para as pessoas – construído para ser e existir;
- Prática em discurso neutro/não-binárie e construções político-discursivas sobre o género e identidade para uma comunicação mais próxima e empática.
Nota biográfica
Daniela Filipe Bento (Dani Bento), nascida em 86, natural do Cartaxo. Formada em Astronomia e Astrofísica e atualmente Engenheira de Software.
É uma ativista transfeminista que luta pelos direitos LGBTI+, justiça e direito social e saúde mental. Procura uma visão interseccional e uma prática radical na aplicação das suas metodologias de trabalho.
Preside a atual direção da Associação ILGA Portugal e é coordenadora do Grupo de Reflexão e Intervenção Trans da mesma associação.
Leciona, entre outras formações, a formação em Linguagem Inclusiva desde 2018-2019, procurando metodologias em formação não formal, crítica e construção de discurso político. -
Módulo: Processo de afirmação de género
Dia: 14 de setembro
Hora: 14h às 17h
Com: Jo Rodrigues (Associação Anémona)Sinopse do módulo
- Componentes sociais, legais, médicos e cirúrgicos;
- Acompanhamento ao longo da vida;
- Repensar prevenção e rastreios.
Nota biográfica
Jo Rodrigues formou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da UP, terminando em 2022 o Internato Formação Geral no Centro Hospitalar Barreiro Montijo e a Pós-Graduação em Sexualidade Humana na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2023.
Participou no estudo ‘Discriminação e Barreiras ao Acesso ao Serviço Nacional de Saúde percecionadas por Pessoas Trans’, onde acompanhou e participou na consulta de Sexologia da Dra. Zélia Figueiredo, e na fundação da Associação Anémona – Movimento de promoção e defesa de direitos e cuidados de saúde para pessoas trans e não binárias em Portugal – que preside desde 2021. -
Módulo: Chemsex
Dia: 12 de outubro
Hora: 10h às 13h
Com: Dr. Filipe CoutoSinopse do módulo
- Noções fundamentais sobre substâncias psicoativas e o seu uso por pessoas LGBTQI+;
- Abordagem aos usos sexualizados de substâncias psicoativas, com destaque para uma tipologia específica: o chemsex.
Nota biográfica
Filipe Couto Gomes (ele) é médico psiquiatra, pós-graduado em Sexologia e em Psiquiatria Social e Cultural, com prática clínica em Lisboa, focada nas áreas da Adictologia, da Sexologia e da Saúde Mental LGBTQI+.
Coordena a Consulta DiverGENTE, no SNS, dirigida a pessoas LGBTQI+ com perturbação de uso de substâncias psicoativas, e o projeto ChemsLX, criado pelas associações GAT e Kosmicare, para múltiplas valências de apoio a pessoas que fazem chemsex.
É psiquiatra no Serviço de Apoio Psicológico da Associação ILGA Portugal, na Clínica Social da Associação Casa Qui e no centro comunitário de saúde sexual GAT Intendente. -
Módulo: Consumos e estratégias de redução de riscos e minimização de danos
Dia: 12 de outubro
Hora: 14h às 17h
Com: Dra. Inês Diniz (Kosmicare)Sinopse do módulo
- Fundamentos Gerais da Redução de Riscos;
- Da redução de riscos à gestão de prazeres;
- Estratégias gerais de gestão de prazeres e riscos;
- Tipologias de Substâncias e redução de riscos.
Nota biográfica
Inês Diniz é licenciada em Animação Sociocultural, pela Escola Superior de Edução de Lisboa e mestre em Marketing e Publicidade, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.
Desde 2008, trabalha em redução de riscos em contextos recreativos e comunitários.
Atualmente, integra a equipa Kosmicare, onde desenvolve e coordena projetos relacionados com a intervenção em contextos recreativos e intervenção comunitária. -
Módulo: Proteção e Contracepção – IST’s’, PREP e PEP
Dia: 9 de novembro
Hora: 10h às 17h
Com: a confirmarSinopse do módulo
A confirmar.
Nota biográfica
A confirmar.
Informações
- As sessões decorrem online.
- Os módulos de dia completo decorrem das 10h00 às 17h00 com uma pausa das 13h00 às 14h00.
- Cada módulo formativo apenas se realiza com um mínimo de 10 inscrições.
- As pessoas interessadas poderão inscrever-se nos 10 módulos, beneficiando assim de um preço mais baixo de inscrição, ou em módulos individualmente.
- Para inscrição será necessário o envio do CV e comprovativo de pagamento (via formulário).
- Embora a formação seja prestada por pessoas profissionais e especialistas nas suas áreas respetivas, não é certificada, sendo que é possível emitir uma declaração de participação caso a pessoa necessite.
Inscrição e pagamento
- Inscrição por módulo: 50,00€
- Inscrição nos 10 módulos: 400,00€ (desconto de 10%)
- A inscrição só é considerada válida após envio de comprovativo de pagamento. Deverá enviar diretamente no formulário de inscrição.
- Informações para a transferência bancária
- IBAN – PT50 0035 0697 00579258630 15
- BIC/SWIFT – CGDIPTPL
- BANCO – Caixa Geral de Depósitos
- TITULAR – Associação ILGA Portugal