Notícia

Nota de pesar pela passagem de Carlos Fernandes, ativista pelos direitos LGBTI+

É com profunda tristeza e pesar que a Associação ILGA Portugal recebe a notícia da passagem de Carlos Fernandes, ativista angolano pelos direitos das pessoas LGBTI+ e diretor geral da Associação Íris Angola.

Pioneiro pelas lutas LGBTI+ em Angola, Carlos Fernandes foi também o fundador da Associação, num passo fundamental e corajoso no reconhecimento das vidas e identidades das pessoas LGBTI+ no país. Relembramos que à data da sua criação, a homossexualidade ainda não tinha sido descriminalizada no país e que a constituição da Íris Angola precedeu este passo legislativo.

Tivemos o privilégio de conhecer o Carlos quando nos visitou no Centro LGBTI+ em 2019, foi orador numa conferência por nós organizada em 2021, e nos vários encontros que os nossos percursos nos foram proporcionando. De todos estes momentos, recordamos um ativista certo da sua luta e capaz de mover mundos pelos princípios que sabia serem fundamentais, mas também uma pessoa que tanto nos ensinou. Deixa um legado incontornável nas lutas pelos Direitos Humanos e será sempre uma figura de referência para as gerações ativistas futuras.

Estamos em pensamento com todas as pessoas suas companheiras de luta, associadas, familiares e amigas.