Notícia

O nosso trabalho, as nossas pessoas e o amor

O trabalho que fazemos na ILGA Portugal é complexo e até pode ser surpreendente. Hoje, foi com grande felicidade que facilitámos, mais uma vez, o casamento de duas pessoas impedidas de o fazer nos seus países de origem por razões políticas. Uma das nossas maravilhosas pessoas voluntárias foi intérprete, traduzindo para inglês as palavras da lei portuguesa, um ato que teria custos financeiros que este casal não conseguiria suportar. Hoje estivemos presentes num momento bonito e importante na vida de duas pessoas, a celebrar o seu amor e a sua liberdade.

O nosso dia-a-dia é feito de pequenas derrotas e pequenas grandes vitórias. Por vezes, é paradoxal: acompanhamos cada vez mais pessoas em situações de fragilidade extrema, ao mesmo tempo em que temos oportunidades de dar aquele “empurrãozinho” para que o amor se concretize em reconhecimento legal, em segurança, no exercício dos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo.

Nisto, as pessoas voluntárias e da equipa de trabalho da ILGA Portugal são vitais. O nosso dia-a-dia, que é o que soma o nosso trabalho efetivo, é garantido por elas. Um dos pilares fundamentais da ILGA Portugal é mesmo o nosso staff: apesar de reduzido, é uma super-equipa, que faz malabarismo com dezenas de tarefas diárias, atendimentos de casos e mil e um imprevistos. As pessoas voluntárias são o outro. São elas que dedicam o seu tempo e energia em serviço à comunidade. Esse sentido ativista e de comunidade assume várias formas e tem vários rostos: tanto pode significar traduzir uma cerimónia de casamento como ser a cara que nos acolhe no bar do Centro LGBTI, ou abdicar de muitas noites por mês para atender os telefones da Linha LGBTI e conversar apoiando quem mais precisa..

Pode parecer um pequeno feito, mas hoje foi um dia de vitória. Hoje celebramo-nos. Vivam os noivos! – e vivam as pessoas voluntárias e do staff da ILGA Portugal!