Prevent

Financiado pela UE, o projeto Prevent tem o objetivo conduzir uma investigação sobre a experiência das pessoas LGBTI+ nos seus locais de trabalho, bem como promover a sua inclusão e o bem-estar nestes mesmos locais. É organizado por um consórcio composto por várias associações e organizações: ILGA Portugal, IDEWE (Bélgica); Çavaria vzw (Bélgica), Bilitis (Bulgária), Fundação Glas (Bulgária).

A investigação levada a cabo pelas organizações concluiu que as pessoas LGBTI+ enfrentam riscos específicos e acrescidos no seu local de trabalho, sendo vítimas de discriminação e atitudes intolerantes, o que põe em risco o seu bem-estar.

Assim, é objetivo maior do projeto consciencializar as entidades patronais sobre estes riscos, providenciando-lhes as ferramentas para que possam combater as situações de discriminação LGBTI+ fóbica dentro das suas organizações.

Do projeto Prevent surgiu uma conferência, onde especialistas de várias áreas e de vários países abordaram o tema, expondo problemas e possíveis soluções, e abrindo linhas de diálogo valiosas para um trabalho continuado de proteção das pessoas LGBTI+ dentro das entidades empregadoras. Podes assistir aqui.

Foram também criado vários módulos de e-learning e outros materiais de apoio, que visam ser um suporte de trabalho para as entidades empregadoras que pretendem criar um ambiente mais inclusivo e seguro para todas as pessoas.

Podes descarregá-los abaixo.

Brochura PT
Toolbox | Diversidade e Inclusão LGBTI+
Análise de Risco para Empresas
Módulos eLearning