WAY OUT – Aqui Estás Segur@

Background Projeto WAY Out

Financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s / Active Citizens Fund, o projeto WAY OUT – Aqui Estás Segur@ resulta de uma parceria entre a ILGA Portugal, a AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, e Queer Tropical – Associação de Apoio à Comunidade LGBTQIA+ Brasileira em Portugal.

É o primeiro projeto financiado sobre questões de migrações e asilo de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI) em Portugal.

O principal objetivo do projeto prende-se com a capacitação interinstitucional entre Organizações Não Governamentais (ONG’s) LGBTI e ONG’s de pessoas migrantes para a promoção da qualidade de vida e integração das pessoas LGBTI migrantes, incluindo requerentes de asilo e beneficiárias de proteção internacional.

O projeto tem como objetivos:

  • avaliação de necessidades de formação e aumento do conhecimento técnico-científico sobre o fenómeno;
  • capacitação de ONG’s e coletivos LGBTI na área do asilo e migrações;
  • formação a ONG’s e outras entidades sobre questões LGBTI;
  • desenvolvimento de um manual de procedimentos e boas práticas para profissionais, sobre pessoas LGBTI migrantes, requerentes de asilo e beneficiárias de proteção internacional;
  • estabelecimento de uma rede de trabalho articulado entre entidades LGBTI e outras entidades para atuação nesta área.

Entidade financiadora Programa Cidadãos Ativ@s / Active Citizens Fund (EEA Grants)

Entidade gestora do financiamento – Consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.


Entidade promotora – Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo.
Entidades parceirasAMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género; Queer Tropical – Associação de Apoio à Comunidade LGBTQIA+ Brasileira em Portugal.