O projeto europeu #SafeNet, do qual a ILGA Portugal faz parte, pretende analisar o que as redes sociais consideram discurso de ódio e se esse conteúdo é ou não removido.
No documento abaixo, podes consultar a sexta apresentação de dados do projeto, que mostram os dados cumulativos de dez meses de monitorização.
Em 10 meses de monitorização fizemos 340 denúncias no X (antigo Twitter), Instagram e Facebook. Tal como já se notava nos dados anteriores, houve um aumento do discurso de ódio nas redes sociais, acompanhando o período conturbado de eleições legislativas, um novo Governo de direita e a eleição de 50 assentos de extrema-direita na Assembleia da República. Vemos um crescimento de discurso anti-género e anti-LGBTI+ que, com a falta de capacidade de resposta às denúncias por parte das plataformas, aumenta a falta de segurança nas redes sociais no geral e no X/Twitter em particular. Como se pode observar nos gráficos, além de muitas denúncias não serem resolvidas, a taxa de remoção é extremamente baixa.
Nos próximos meses iremos partilhar mais dados como estes e contribuir para perceber como tornar os espaços online mais seguros.
Acompanha e segue os próximos passos!