Notícia

Spirit Day 2021

Imagem alusiva a spirit day

O Spirit Day foi criado por Brittany McMillian e a GLAAD em 2019 e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para os efeitos que o bullying tem na vida das pessoas jovens LGBTI+. 

Os anos escolares são anos fundamentais para as crianças e jovens: é na escola que encontram a sua comunidade, que aprendem as regras da sociedade e que adquirem as competências psicossociais necessárias para uma vida adulta equilibrada, digna e feliz. São também as crianças e jovens LGBTI+ em idade escolar que mais sofrem discriminação e violência. 

Segundo o Inquérito LGBTI Europeu, publicado pela FRA em 2020 e que aliás reforça os dados de 2017 do Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar da ILGA, em Portugal 56% das pessoas LGBTI ainda esconde a sua orientação sexual ou identidade de género na escola e 13% reportou que teve de mudar de abandonar ou mudar o estabelecimento de ensino por questões relacionadas. 8% das pessoas foram vítimas de discurso anti-LGBTI em ambiente escolar e 47% foi vítima de bullying. 

O Spirit Day marca um compromisso que se deve cumprir todos os dias e renovar todos os anos: todas as crianças e jovens têm agência, são pessoas com autodeterminação, vontades e desejos, e têm o direito inalienável a serem respeitadas em todos os aspetos da sua identidade. Enquanto sociedade temos o dever de as proteger, de reforçar que têm o direito a ser quem são e de criar espaço e condições para que estejam em liberdade e segurança todos os dias e em todos os contextos.

Se és jovem LGBTI+ e queres conhecer outras pessoas jovens como tu, contacta a rede ex aequo.

Se é uma pessoa adulta e familiar de crianças e jovens LGBTI+ e precisa de apoio, contacte a AMPLOS, associação de mães e pais de pessoas LGBTI+.

Se queres saber mais como prevenir e combater a discriminação e violência contra pessoas LGBTI+, consulta estes dois projetos europeus dos quais a ILGA faz parte e que  que tratam diretamente de questões relacionadas com o bullying. 

➡️ O projeto SPEAK OUT tem o objetivo de promover um espaço digital mais seguro e sensibilizar pessoas e instituições sobre discurso e crimes de ódio, o que é o abuso online e onde denunciar estas situações. Sendo o espaço online um espaço de excelência para a expressão das gerações mais jovens, este projeto conta com ferramentas importante para que as pessoas percebam o que é o ciber-bullying, o discurso de ódio, que meios podem utilizar para o denunciar e que estratégias podem ser usadas para se empoderar e melhor saber gerir e responder a situações ameaçadoras e potencialmente perigosas no ciberespaço. 

➡️ O projeto SCHOOL’S OUT visa dar formação às pessoas docentes e pessoas não docentes e orientar as escolas na implementação de políticas inclusivas para pessoas LGBTI e de género diverso. O objetivo final é que as escolas sejam espaço seguros e erradicar a desinformação e o preconceito nos currículos escolares, trabalhando de perto com as pessoas que partilham o seu dia a dia com as pessoas mais jovens da nossa sociedade. 

Informa-te, junta-te ao movimento e assume o compromisso de trabalhar para uma sociedade com #muitomaisigualdade.