Grupos de Apoio e Partilha
Os Grupos de Apoio e Partilha são espaços de encontro comunitário, criados para que cada pessoa possa encontrar apoio entre pares, compreender-se melhor e trocar experiências com quem vive realidades semelhantes.
Em cada sessão, num ambiente seguro e confidencial, podes escutar e/ou partilhar vivências, dúvidas e sentimentos. As reuniões são dinamizadas por pessoas voluntárias que asseguram a facilitação dos encontros e a criação de um espaço de confiança.
Não há regras rígidas nem obrigatoriedade de falar. Cada pessoa participa ao seu ritmo, sabendo que será recebida com respeito e genuinidade. É uma oportunidade para fortalecer laços, ganhar perspetivas e crescer emocionalmente, com vista a uma maior coesão, empoderamento e independência emocional.
Se sentes vontade em participar mas não te sentes confortável em dar o primeiro passo, teremos todo o gosto em falar contigo individualmente. Indica-nos isso no formulário de registo.
Os nossos grupos
Atualmente dinamizamos três grupos:
- Grupo de Pessoas Trans, Não-Binárias ou em Questionamento
- Um espaço seguro para partilhar experiências, dúvidas e caminhos de afirmação de género, com apoio por quem vive realidades semelhantes.
- Encontros quinzenais online e mensais presencialmente
- Grupo de Mulheres Lésbicas ou Bissexuais
- Um encontro entre mulheres para trocar histórias, refletir sobre desafios e celebrar vivências Lésbicas e Bissexuais em comunidade.
- Encontros quinzenais online
- Grupo de Homens Gays ou Bissexuais
- Um espaço de partilha e apoio mútuo entre homens, para falar de identidade, relações, descobertas e bem-estar num ambiente de confiança.
- Encontros quinzenais online
Sabe mais sobre cada um dos grupos, e inscreve-te, consultando a respetiva página.
Questões frequentes
-
Não, a participação é gratuita.
A ILGA Portugal trabalha todos os dias para que o acesso aos serviços, respostas comunitárias e eventos seja gratuito ou a um preço reduzido.
Se quiseres contribuir com um donativo poderás fazê-lo aqui.
-
Sim, para participar nos encontros é preciso que todas as pessoas se vejam entre si.
Para isso precisarás de ter a câmara ligada.
Isto garante que todas as pessoas estão em igualdade entre si, tal como se estivessem num encontro presencial, e reforça a confiança mútua entre participantes.
-
Sim, se tens uma identidade interseccional podes participar nos grupos correspondentes.
Como exemplo, se te identificas como mulher trans bissexual, podes participar no grupo de pessoas trans e também no grupo de mulheres bissexuais.
Deves fazer uma inscrição separadamente por grupo.
-
Não, os encontros não têm um objetivo clínico.
São um espaço de apoio mútuo entre pares, e não têm nenhuma obrigatoriedade de participação regular ou um número mínimo, ou máximo, de participações.
-
Os Grupos de Apoio e Partilha existem para criar um espaço de apoio mútuo, partilha de experiências e fortalecimento comunitário.
Embora possam criar-se amizades ou outras relações, o objetivo primário dos grupos, e de quem os modera, não é esse.
Durante os encontros, pedimos que todas as pessoas mantenham o foco no apoio e respeito mútuo.
-
Não, podes inscrever-te a qualquer momento.
As atividade dos grupos decorrem habitualmente entre final de setembro e julho do ano seguinte. Em agosto fazemos uma pausa.
-
Não, para cada grupo deverás inscrever-te uma só vez.
Se / quando achares que já não queres receber informação dos encontros, deves responder ao email do grupo, e pedir para deixar de receber as mensagens.
-
A facilitação dos grupos, assim como a gestão do email, é feita por pessoas voluntárias.
A gestão do email e a respetiva resposta à inscrição é feita num determinado horário, que pode ser quinzenal ou mensal.
Agradecemos a tua compreensão e pedimos-te que aguardes mais um pouco.
-
Ainda que possas entender a generalidade das conversas e partilhas, expressares-te noutra língua não garante que o grupo consiga entender na totalidade as tuas partilhas, assim como não garante que o grupo consiga interagir contigo da maneira mais adequada para que possas usufruir dos encontros.
Assim, recomendamos-te que tenhas alguns conhecimentos de língua portuguesa para participar.
-
Os encontros ocorrem através da plataforma Zoom, tendo a ILGA uma licença paga.
Temos implementados e configurados vários procedimentos de segurança, que nos permitem controlar os encontros antes e durante a sua realização.
Contudo, como em tudo o que é digital / online existe sempre um risco associado.
Como em qualquer outro software ou equipamento digital, as boas práticas passam por garantires que tens as atualizações mais recentes do software, que o teu acesso à internet é seguro, que os códigos pessoais e dados de acesso não são partilhados, entre outras boas práticas.
Sabe mais sobre a política de segurança da plataforma Zoom aqui.